31.05
2012

Intercâmbio: Os Intermináveis 5 minutos na imigração em Londres!

Continuando a falar do meu intercâmbio, achei que seria interessante relatar como foram as duas (principais) vezes que precisei passar na Imigração em Londres quando estava vindo do Brasil.

Acredito que 95% dos brasileiros começam a suar frio so de pensar no assunto Imigração em Londres (e em Madri tambem), não é mesmo? E comigo nao foi diferente!

Primeiro, mesmo quem tiver como destino final qualquer cidade do Reino Unido, se o voo for Brasil – Londres, com toda a certeza o voo chegara no Aeroporto de Heathrow e a Imigração vai ser ali mesmo em Londres.

Se o voo for Brasil – com conexão em qualquer outra cidade da Europa – com destino a qualquer cidade do Reino Unido, a imigração sera na cidade destino final.

Como meu voo saiu de São Paulo – Guarulhos com destino a Londres – Aeroporto de Heathrow e so depois eu peguei o proximo voo pra Edimburgo, a imigração aconteceu em Londres!

Depois do desembarque, é so olhar as placas e seguir até a imigração, onde vai ter uma placa enorme escrito: UK BORDER. Chegando ali, vai ter duas filas: ‘Passaporte UK e UE’ e ‘Outros Passaportes’. Como eu não tenho dupla cidadania, fui na fila ‘Outros Passaportes’.

Foto retirada do site telegraph.co.uk

→ Imigaração: A primeira vez!

(para intercambio com curso de curta duração, inferior a 6 meses, como foi o meu caso, o visto foi concedido na hora da entrada no pais, la no Reino Unido)

No inicio da primeira parte do intercambio em 2010, eu estava viajando com meus pais e meu irmão, que estavam indo passar uns dias de ferias pela Europa. Não vou dizer que eu estava tranquila pq eu estava indo com eles, pq isso não seria verdade! Eu tava suuuuper hiper master mega nervosa, tão nervosa que falei pro meu irmão me ajudar quando o Oficial do UK Border começasse a saraivada de perguntas! E dito e feito. Foram 5 minutos que eu literalmente suei frio!

Como eu ja comentei nesse post aqui, eu tomei todo o cuidado do mundo pra juntar todos os documentos da forma como eram exigidos, e ainda por conta, separei mais alguns pra garantir!

O Oficial pediu os nossos passaportes e o Landing Card (um cartão que a aeromoça entrega no avião para preenchermos um pouco antes de chegar em Londres).

A primeira pergunta foi: Qual o motivo da viagem? Meu irmão disse que ele e meus pais estava vindo de ferias por 18 dias e que iriam visitar Escócia, Inglaterra, Suécia, Dinamarca e Holanda e que eu estava ali para fazer essa mesma viagem, mas que eu não voltaria para o Brasil com eles, pq eu iria ficar 6 meses em Edimburgo estudando ingles.

Enquanto folhava nossos passaporte, ele olhou nosso visto americano e enquanto via esse visto, pediu se nos ja haviamos estado em Londres antes (?). Respondemos que sim, no final de 2008 em uma viagem de quase 20 dias pelo Reino Unido (acho que nessa hora o negocio aliviou um pouco pelo que percebi).

Mas o Oficial nao deixou por menos e ainda veio muitas perguntas ela frente, como…

Ele pediu a Visa Letter (a carta que a Escola me enviou dizendo que me aceitou) e o comprovante de pagamento do curso. Ok, mostrei!

Pediu tambem onde eu iria morar nesses 6 meses, eu mostrei o contrato do Flat que tinha alugado em Edimburgo e inclusive mostrei o comprovante de pagamento para o periodo total dos 6 meses e o recibo de quitacao que foi enviado pela Gerente do Flat.

Ele pediu se eu tinha comprovante da conta bancaria de quem estaria pagando minha viagem. Mostramos os comprovantes da minha conta, da conta do meu pai e da conta da minha mae. Ele olhou os valores nas contas e pediu se aqueles valores eram em reais ou em libras. Respondemos que eram em reais, mas que para transformar em libras era so dividir por 3 para ter um valor aproximado.

Ele tambem pediu se eu estava levando dinheiro em especie comigo. Falei que sim e disse quanto eu tinha comigo na minha bolsa.

E acreditem, foi ‘so’ isso!! Carimbou meu passaporte e escreveu ‘Visa – Studant Visitor’ e nesse exato momento eu recuperi minha voz e minhas pernas, como num passe de magica, pararam de tremer! hahaahahaha

Parece exagero né?!?! Mas exatamente isso que senti, até pq eu ja tinha TUDO pago, curso, aluguel do flat, passagens compradas, ingressos de shows (em Edimburgo e em Londres), hotéis reservados pra nossa viagem em familia, seria impossivel nao ficar nervosa diante da possibilidade de perder quase todo esse dinheiro (a escola devolve o dinheiro total, mas o flat eu nao sabia se eles devolveriam alguma coisa no caso de ter o visto negado), ja imaginou???????

** O oficial de imigração poderia ter pedido para ver se eu tinha passagem de volta e também poderia ter pedido as reservas dos hotéis **

→ Imigração: A segunda vez!

(nessa vez, meu visto era de longa duração, aquele que retiramos ainda no Consulado Britanico no Rio de Janeiro)

Dessa vez, eu voltei pra Edimburgo sozinha. Como eu ja tinha o visto no meu passaporte, sai do Brasil mais confiante, eu estava bem mais tranquila. Pq pensando bem, eu tinha ficado 6 meses la, me comportei direitinho, respeitei todas as regras e procurei fazer tudo certo, e ainda tinha o visto no meu passaporte. Entao, qual o motivo eles teriam pra me mandar de volta pra casa? Ao meu ver, nenhum!

Cheguei na imigração em Londres, no Aeroporto de Heathrow e dessa vez, como eu previa, foi muuuito mais tranquilo.

Depois de entregar o passaporte e o Landing Card, a Oficial da Imigração apenas me pediu o que eu estava indo fazer na Escocia, quanto tempo eu iria ficar la e se ja tinha lugar para ficar. Carimbou meu passaporte e eu fui bem feliz pra sala de embarque esperar pelo meu voo pra Edimburgo!

→ Outras considerações

Passar pela Imigração no Reino Unido não é nenhuma coisa de outro planeta. Infelizmente não tem uma regra, nem ordem de perguntas e muito menos formulas mirabolantes pra que tudo de certo. É organizacao e um pouco de sorte também! Com todos os documentos em mãos e comprovando que a intenção nao é ficar por la mais do que o permitido ou ilegal, ja eh meio caminho andando.

O fato de ja ter tirado o visto ainda aqui no Brasil também não é garantia de nada. O oficial da imigração tem o ‘poder’ de decidir o que ele quiser. E o lema deles é bem claro: ‘na duvida, mandamos embora’. Simples assim!

Porém antes de mandar embora sem ter um forte indicio, os oficiais podem solicitar: traducoes de documentos (ou qualquer outro papel que esteja em nossos pertences e que eles achem que seja necessario), verificar as nossas malas e pertences, inclusive podem olhar até nosso notebook.

Se o nivel de ingles não for desejavel, temos direito a solicitar tradutor, não ha nada de errado nisso. É melhor ter alguem traduzindo bem certinho o que queremos dizer do que o oficial ficar imaginando ‘sera que ela quis dizer isso ou aquilo’.

Por ultimo, porem não menos importante, toda vez que sai do Reino Unido para ir pra qualquer outro pais na Europa, como no caso das minhas famosas viagens de final de semana, toda vez que eu voltava pra Edimburgo eu tinha que passar pela imigração. O fato de eu ter recebido o visto de entrada quando vim do Brasil não era garantia para as outras vezes, ou seja, nao me dava passe livre ou me livrava da imigração. Algumas vezes apenas me pediam quando eu iria voltar para o Brasil, ou em algumas (pouquissimas vezes, acho que foram 2 vezes so) me pediram pra mostar a Visa Letter da Escola e o pagamento do meu Flat.

Ahhh, e antes que eu me esqueca, uma coisa que aconteceu nessa segunda vez que eu tava indo pra Escocia, na hora que o aviao pousou, o piloto disse que nao era pra ninguem se levantar e pegar seus pertences, pq a policia iria entrar no aviao para revistar. Era pra todo mundo ficar sentado e de cinto afivelado. PANICO!!! Foi so isso que ele disse, e todo mundo ficou se olhando com cara de quem nao estava entendendo nada. Em questao de 5 minutos os policiais entraram no aviao, algemaram um brasileiro, pediram pra ele onde estava a bagagem de mao dele, abriram e revistaram e foram falando que ele estava preso por porte de drogas. COMO ASSIM??? NOSSA, FIQUEI CHOCADA!

Pra finalizar (até pq esse post ja esta enooorme), um conselho que deixo: nao é recomendado mentir na imigracao, os oficiais sao treinados e sao muito espertos. Ahhh, mas eu ja li relato de pessoas que mentiram 100% e ninguem pegou. ok, isso pode acontecer. Mas e se o plano nao der certo? Vale a pena arriscar? Eu acho que nao! Primeiro pq a possibilidade deles ‘abusarem’ do nosso nervosismo é grande. Tem oficiais que fazem a mesma pergunta 2 ou 3 vezes de forma diferente e se as respostas nao forem iguais meu amigo, ja era! Vai ser mandando embora!

As estatisticas mostram que os brasileiros so perdem para 2 paises africanos em numero de deportação na imigração em Londres. E olha, ter um visto negado no Reino Unido nao é um bom negocio, pq o pais eh muito respeitado e facilmente isso sera um problema no futuro para entrar em outros países, principalmente nos países que fazem parte do Commonwealth.

É importante juntar todos os documentos possíveis e imagináveis pq a gnt nunca sabe o que eles vao perguntar e o que vao pedir pra olhar!

E é sempre bom deixar o Oficial conduzir a entrevista e responder somente o que for perguntado, sem muitos e muitos detalhes.

E por mais difícil que seja, é importante manter a calma, sempre!

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroportos, Edimburgo, Escócia, Inglaterra, Intercâmbio, Intercâmbio, Intercâmbio na Escócia, Londres
Booking.com
  1. celmartin 31/05/2012 | 11:07

    Olá Bruna,
    Eu já perdi a conta que quantas vezes passei pela imigração em UK!! Eu passo 6 meses por lá e viajo muito! Houve uma viagem em que entre idas e voltas pela Europa eu imigrei 4 vezes em um mês! E mesmo assim fico nervosa! Mas na grande maioria das vezes a “entrevista” acaba com um sorriso do oficial e aquela sensação de alívio indecritível!

    • Bruna 01/06/2012 | 18:47

      Oi Cel,
      Ah, eu tbm, nao tenho nem ideia de quantas vezes passei na imigracao no UK, no tempo que fiquei la em Edimburgo, mas as vezes que passei em Londres sempre me dava um ‘medinho’ extra.

      Na Escocia parecia que a coisa nao era taaaao ‘intimidadora’. Uma vez peguei um Oficial do UK Border que falava portugues. Acredita?!?! heeheheh

  2. Nick 05/06/2012 | 09:06

    Oi Bruna, eu viajo sempre pra europa e nunca tive problemas na imigranção de nenhum país (inclusive em Madri…rsrs). Essa foi minha segunda vez em UK, na primeira eu tinha menos de 30 anos e cheguei de navio vindo da Holanda, foi bem estressante. Dessa vez eu com 40 e poucos…rsrsrs, cabelos grisalhos, etc, e entrando por Edinburgo (meu vôo foi por Paris), achei que seria tranquilo, mas que nada, uma oficial super chata no aeroporto de Edimburgo, fez um moooonte de perguntas. Por essas e outras que na minha próxima ida a europa, difícilmente meu destino será o Reino Unido, apesar de o lugar ser incrível e as pessoas de lá bem educadas.

    • Bruna 05/06/2012 | 18:06

      Oi Nick,

      É, a fama da imigração britânica nunca foi das melhores.. Mas ultimamente, pelo que tenho lido por ai, eles estão um pouco mais exigentes q o normal. Talvez pelos eventos que estão acontecendo no pais, Jubileu e as Olimpiadas.. Vai saber!

      Eu tbm nunca tive problema na imigraçao, nem em Madri, nem no Reino Unido ou qqer outro pais, mas achei a imigraçao em Oslo e em Dublin bem chatinhas, mas nada que manter a calma e ter muuuita paciencia nao resolvam hehehe

  3. Marco Marins 14/07/2013 | 23:45

    Tenho algumas dúvidas, teria como me mandar um e mail? Acho melhor a comunicação por lá! Abraços

    • Bruna Bartolamei 15/07/2013 | 12:03

      Oi, Marco

      O email para contato esta na parte chamada “Contato” ali no topo, lado direito!

      :D

  4. nicky 14/08/2013 | 17:01

    oi
    vc pode me ajudar? viajo para a Irlanda dia 5 de setembro, vou passar pela imigração em Londres e Dublin, só que o meu passaporte vence em julho de 2014….devo renovar o passaporte antes de viajar, ou não tem problema?
    não quero que me barrem na imigração por causa disso…
    abs
    nicky

    • Bruna Bartolamei 16/08/2013 | 01:49

      Oi, Nicky

      Eu não sei se a tua viagem é a turismo ou vai fazer intercambio, mas o que posso te dizer é que não é necessário renovar, se a tua viagem (e visto, dependendo do que vc vai fazer lá) não durar mais do que a validade do teu passaporte, claro.

  5. Allan 25/09/2013 | 15:01

    Oi Bruna, tudo bem? Já fui a europa algumas vezes – A caminho de Lisboa. Sempre opto por uma conexão em que eu possa sair do aeroporto. Dessa vez escolhi ir por Londres. Ficarei 10 horas na ida e 15 no retorno. Minha dúvida é, posso sair do aeroporto para dar uma volta (sempre foi possivel em outros paises). Passarei pela imigração ao entrar no pais ou só passarei caso deseje sair do aeroporto? AH, meu inglês é muito ruim rsrs… Obrigado!

    • Contando as Horas 26/09/2013 | 16:39

      Oi, Allan

      Possivel sempre é, ainda mais com todo esse tempo. Mas muita coisa vc não conseguira fazer. Leve em consideração o tempo de ida e volta do aeroporto/centro. Se for possivel, pegue o Heathrow Express, em questão de 15 minutos vc estara na estação de Paddington, no centro da cidade.

      Se vc fizer conexão nao vai passar pela imigração, porem se for passear em Londres, vai ser necessario sim.

  6. Augusto Rocha 06/10/2013 | 16:44

    Adorei seu blog Bruna. Está de parabéns. Estou de mudança para Galashiels, a sul de Edimburgo pois minha esposa entrou no Doutorado da Heriot Watt em Têxtil e o campus dela não fica em Edimburgo. Já entrei por Londres 4 vezes no Reino Unido e realmente dá medo. Mas nunca tive problemas.
    Mas uma vez foi engraçado. A foto do passaporte da minha esposa, a cor do cabelo estava diferente do que ela estava usando. A oficial olhou, ficou comparando… e a demora… e o medo… daí ela começou: Nossa, seu cabelo está lindo assim! Tente não mudar, pois assim está muito bom! ahahahahah

    • Contando as Horas 06/10/2013 | 18:36

      Oi, Augusto

      Obrigadaaaa!!! =D

      Ah é??? Que legal!!! Já ouvi falar nessa universidade, mas nunca tinha ouvido falar no nome do lugar onde ficava essa universidade hehehe Vou pesquisar!

      Sabe que também já me perguntei como as pessoas, principalmente as mulheres, fazem com relação a isso de ter uma cor no passaparte e outra atualmente. hahahaha Que bom que deu tudo certo com vcs e ainda de quebra, olha a sorte em receber um elogio de um oficial de imigração, raridade!!! =DD

      • Augusto Rocha 07/10/2013 | 04:47

        O elogio podia ficar gravado no passaporte para facilitar posteriores entradas, ehehehehe…
        A sede da Universidade é em Edimburgo mesmo. Só o campus de têxtil que fica a 50 milhas, na cidade de Galashiels, que no final eu estou achando é bom pois fugimos dos preços altos, mas continuaremos muito próximos de Edimburgo. Vou continuar hoje a degustar seu blog que com certeza tirarei ótimas dicas.
        Abraços!

        • Contando as Horas 08/10/2013 | 10:38

          hahahaha verdade!!! vamos sugerir!! =DD

          não sei como andam as coisas por lá hj em dia, mas qdo eu tava morando em Edimburgo, eu não achava tãããão caro não, principalemtne depois que eu voltava de alguma das várias viagens que fiz até Londres.

          Umas semanas atrás eu li uma reportagem dizendo que o custo de vida em Edimburgo tinha aumentado muito por conta dos festivais e do aumento no número de turistas na cidade. O trabalho do orgão responsável pelo turismo no país está fazendo um ótimo trabalho, mas pra quem vai morar lá, as coisas ficam um pouco mais dificeis.

          Eu dei uma pesquisada sobre essa área de Galashiels e achei bem bonitinha e realmente, eu nunca tinha ouvido falar mesmo.

          Tenho certeza que vc vai adorar morar na Escócia! Aproveita bastante, pq dá uma saudade gigaaaante depois!! =D

  7. mark balotelli 07/11/2013 | 04:06

    fala bagaray… podia resumir ne… mulheres

    • Contando as Horas 07/11/2013 | 10:27

      Oi, Mark

      Detalhes! Eu costumo descrever o máximo que consigo, pq qdo eu fui, não achei nenhum post dessa forma. Espero que tenha te ajudado, mesmo o post tendo ficado longo.
      :D

  8. Lara 28/12/2013 | 04:21

    Não precisa resumir nada não! Está ótimo assim rsrs
    Homens… hahaha
    Estou adorando o seu blog! Parabéns!
    Só a libra agora a R$4 e tanto que tá sacanagem…
    Beijos!

    • Contando as Horas 28/12/2013 | 16:43

      Oi, Lara

      Não se preocupe, não tenho capacidade de sintese muito apurada. Sempre escrevo com muitos detalhes, as vezes tenho até que cortar partes hahahaha

      Verdade, a conversão da libra tá de arrancar os cabelos, infelizmente! Espero que em 2014 ela resolva dá uma tregua!!

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  9. Stephanie 07/01/2014 | 00:10

    Olá,
    Vou para londres semana que vem para um intercâbio, ficarei 6 meses e 4 dias, será que terei algum problema com a imigração devido a esse 4 dias que ultrapassam os 6 meses? Seria melhor remarcar a passagem de volta?
    Obrigada !!!

    • Contando as Horas 07/01/2014 | 04:44

      Olá, Stephanie

      Qual o tipo de visto que vc vai pegar? Aquele que a gente recebe no aeroporto? Eu não sei te dizer com 100% de certeza o que poderia te acontecer, mas na duvida, acho melhor não arriscar.

  10. Carla. 04/02/2014 | 17:48

    Bruna. Amei suas dicas, principalmente guardar malas nos aerportos e todas suas viagens pela europa.
    My Question: Posso ficar com meu filho na Inglaterra durante a graduacao dele? Or terei que aplicar algum tipo de visto para isto?
    Detalhe, ele ja e um estudante maduro,20 anos.
    Gostaria de ficar com ele mais que um ano.
    Agradeco sua resposta e tenha um bom dia.

    • Contando as Horas 05/02/2014 | 13:12

      Oi, Carla

      Obrigada!! :D

      Sabe que nunca parei pra pensar nisso? Eu imagino que vc precise sim de algum tipo de visto, até pq brasileiros só podem ficar no UK a turismo por 180 dias e ele não da permissão para trabalhar. Então, ao meu ver, se vc vai acompanhar o teu filho sem estudar ou trabalhar lá, qdo der 6 meses vc tem que vir embora. Não tem como ficar mais que isso indo a turismo, digamos assim.

  11. Carla. 07/02/2014 | 22:49

    Bruna Obrigada. Estamos aplicando os vistos, eu o student visitor e ele o tier 4. Espero que der tudo certo na documentacao.
    Quantos meses eles te deram para o Student Visitor?? To preocupada porque queria um pouquinho a mais que 6 meses porque queria estar ajudando meu filho. Se desse pelo menos para viajar para europa e voltar UK depois que expirar o visto. Mas nao , acho que tenho- que voltar ao Brazil ou mesmo pagar um curso de pos-graduacao para ficar perto dele. Mae de unico filho sofreeee….
    Beijos Have a great end wonderful Weekend. You are nice and beautiful girl.!! Thank you so much.

    • Contando as Horas 09/02/2014 | 02:47

      Oi, Carla

      Na época que fui, só existia o Visto de Estudante de 6 meses (agora tem o de 11 meses também) e eu recebi pelo tempo total. Infelizmente não tem muito o que fazer, o jeito é voltar ao Brasil mesmo ou fazer algum outro curso que te permita pegar um novo visto, seja eele o visto de estudante visitante ou o tier 4.

      Thanks!! And have a nice weekend!! =DD

  12. Carla. 08/02/2014 | 00:40

    Bruna. Outra perguntinha: Quando vc tirou o seu Student Visitor vc ja tinha comprado a passagem de volta ao Brasil??
    Estou na duvida se compro a volta ou nao.
    Agradeco sua resposta. Again have a fantastic weekend!!

    • Contando as Horas 09/02/2014 | 02:51

      Carla,

      Sim, já tinha comprado tudo, desde passagem (ida e volta), alugado a residencia estudantil, comprado as passagens a passeio que fiz durante os finais de semana, reservado hotéis pra essas viagens, comprado tickets pra shows em Edimburgo. Arrisquei. Mas se vc vai com tudo certinho, não tem pq se preocupar.

      Na minha opinião, se me permite, eu acho que é altamente aconselhado vc comprar a passagem de volta. Pq com toda a certeza eles vão pedir pra ver no aeroporto, principalmente se o tipo de visto que vc vai solicitar é o de estudante visitante (que vc recebe lá mesmo no aeroporto).

  13. Rayza 08/02/2014 | 12:39

    Eu excedi meu visto por 20 dias e na volta me fizeram aquelas perguntas infinitas, me deram papeis, pegaram digitais e etc. Queria saber se posso voltar la, sai em outubro de 2013 e gostaria de voltar em março de 2014. Obrigada

    • Contando as Horas 09/02/2014 | 02:54

      Oi, Rayza

      Infelizmente não sei te responder essa pergunta, pois nunca passei por essa situação ou soube de alguém que tenha passado.

      Mas vc pode verificar se tem algo no teu passaporte, algum tipo de registro por causa disso. Vc lembra o que eram esses papéis? Pq eles podem te dar a resposta que vc procura, se vai ter ou não problemas numa futura entrada no UK.

  14. Carla. 10/02/2014 | 22:31

    Bruna muit obrigada. To correndo atras dos vistos. meu e meu filhote.
    Deus te Abencoe.
    Have a great Week

    • Contando as Horas 12/02/2014 | 13:43

      Oi, Carla

      Tomara que dê td certo com os vistos, pois ter uma oportunidade de morar e estudar no UK, é mto privilégio. Tenho certeza que vcs vão amar a experiência!! :D

  15. Adrien Bessane 18/03/2014 | 04:08

    Oi Bruna,

    Meu intercambio para Edimburgo está chegando e agora estou com uma pulga atras da orelha. Quando eu chegar na imigração em Edimburgo posso solicitar um tradutor? Pelo nervosismo tenho medo de travar ali com o agente e dar tudo errado. A escala do meu voo é em Amsterdan. Que horas eu posso solicitar esse tradutor??

    Aguardo seu retorno.

    • Contando as Horas 18/03/2014 | 17:21

      Oi, Adrien

      Infelizmente não sei como isso funciona, pois nunca utilizei. Nas não precisa ficar tãão nervoso, pois são perguntas simples, do tipo: o q vc veio fazer aqui? Qto tempo vai ficar? Onde vai estudar inglês? Onde vc vai morar? Vc tem dinheiro pra se manter? Não é um bicho de 7 cabeças, vc vai ver.

      Como eles exigem que a pessoa tenha nivel intermediário de ingles pra estudar no UK, se vc não tentar falar vai ficar meio estranho. Vc não acha?

  16. Leonardo Reis 19/03/2014 | 15:55

    Parabéns pelo post Bruna. Suas informações vão ser bem úteis em setembro, quando eu for a Londres com minha namorada visitar meus tios e primos. Meu inglês é médio em leitura, mas bem básico na fala, sabe me dizer se posso solicitar um tradutor caso não esteja conseguindo entender as perguntas do Oficial?

    • Contando as Horas 20/03/2014 | 11:50

      Oi, Leonardo

      Teoricamente vc pode sim, mas vc vai conseguir se virar, as perguntas são sempre as mesmas. Não esquece de levar os comprovantes de passagem de volta, reserva de hotel ou qualquer outra coisa que vc ache que ajude a comprovar que vc não vai ficar por lá.

  17. Camilla Fernandes 20/03/2014 | 23:48

    Oi Bruna. Em agosto estou indo à suíça, mas tô morrendo de medo da imigração. Meu voo sai de Recife, pela TAP. Tenho duas dúvidas. A primeira é: se eu faço a imigração em Lisboa ou Zurique?; já a segunda é que, em junho de 2004, viajei pra Suíça tb pela TAP, partindo de Recife, mas fiz a imigração em Zurique. Detalhe: eles me mandaram de volta pra o Brasil do aeroporto mesmo. Eu menti na imigraçao, achando que dizendo que iria ficar em hotel seria mais tranquilo de passar, mas lá no desembarque tinha uma amiga me esperando e eles descobriram. Ela não pôde fazer nada por mim, apesar de ter tentado. Eu não fui deportada, apenas tive a entrada negada, o que, segundo a P.F., há uma diferenca. Foi uma experiência horrível. Apesar do trauma, vou tentar realizar meu sonho novamente que é conhecer a Europa. Queria saber se terei problemas lá, de algum registro da ocorrência, devido a esse contratempo ocorrido há quase dez anos, ou se, pelo tempo, o registro caducou?

    • Contando as Horas 21/03/2014 | 12:44

      Oi, Camilla

      Vc vai fazer imigração nos dois, pelo que lembro. Quando a gente viajou pra Suiça e Austria em 2012, meus pais foram até Lisboa e de lá seguiram pra Zurique, eles passaram na imigração nos dois países. Isso acontece pq a Suíça não faz parte do Acordo de Schengen, assim como o Reino Unido. Então sempre que vc viajar pra esses países (e mais alguns como Noruega e a Irlanda, os outros não lembro de cabeça), vc sempre vai passar na imigração desses países, pois eles não tem a suas “fronteiras abertas”, digamos assim. Existem países, como o Reino Unido, que permitem vc seguir conexão sem passar pela imigração, mas para isso vc precisa ter a passagem em mãos do segundo trecho da viagem (e claro, vc não consegue sair do aeroporto, vc fica apenas na area de transito).

      Quanto a tua segunda duvida eu não sei te dizer, nunca passei por uma situação dessas e também não conheço ninguém que tenha passado. Infelizmente não sei te ajudar com essa duvida, pois não sei qual é o procedimento adotado.

  18. Maripê 24/03/2014 | 22:36

    Oi! Tô com uma dúvida. Se vou de Londres para a Escócia de trem, onde faço a imigração para a Escócia? Na estação de trem tem alfândega como nos aeroportos? Desculpa a pergunta que parece boa, mas eu não achei nenhum lugar que falava isso…

    • Contando as Horas 26/03/2014 | 02:25

      Oi, Maripê

      Não tem imigração entre Escócia e Inglaterra, pois mesmo sendo países diferentes, eles fazem parte do Reino Unido, então se vc for a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (não a Irlanda que tem a capital Dublin), vc não vai passar na imigração se o descolocamento for doméstico, independente do meio de transporte utilizado.

  19. Fabio Canieto 31/03/2014 | 00:48

    Olá, gostaria de tirar umas dúvidas: minha namorada e eu estamos pensando em uma viagem de 8 dias para Londres. Quantas libras devemos levar mais ou menos para não termos problemas na imigração? em espécie e no VTM.. na hora da entrevista, dá para irmos juntos ou é separado? muito obrigado e parabens pelo site, é muito bom!!

    • Contando as Horas 31/03/2014 | 03:11

      Oi, Fabio

      Geralmente todo mundo vai junto na hora da entrevista, mas se caso eles pedirem pra um de vcs esperarem, é só voltar pra fila (pode acontecer).

      Como vc já vai estar com passagens e hospedagem pagas, acho interessante vc levar uma boa quantia para almoço e entradas nas atrações (se caso vc não comprar pela internet). Não sei te dizer um valor ao certo, pq isso é meio complicado, mas acho que se vc calcular pelo menos umas 80,00 libras/dia vc não vai ter problema.

  20. Adrien Bessane 31/03/2014 | 01:46

    Oi Bruna,

    Adoro seu blog já escrevi algumas vezes aqui para você.. Minha viagem está chegando ( FRIO NA BARRIGA MASTER.. HEHEHEHE) Daqui 2 semanas sou o mais novo morador de Edimburgo..

    Hoje juntando os documentos para a viagem me surgiu uma dúvida, existe algum comprovante bancário específico que tenho que levar?? Apenas um extrato do meu banco tirado no caixa eletrônico?? Vou tirar o Studant Visitor lah no aeroporto de Edimburgo mesmo e tenho q mostrar “quanto dinheiro eu tenho” certo??

    Aguardo sua resposta.

    • Contando as Horas 31/03/2014 | 03:20

      Oi, Adrien

      Aiii, que legal!!! Ansiedade a mil então?!?! Eu posso até imaginar, pq quando eu fui, eu tava mega nervosa também hahaha Até quando vc fica lá? Esse ano eu vou pra Escócia também e já to literalmente contando as horas. Depois me conta se vc gostou ou não de “Edinbrá” =DD

      Quando eu fui, meu pai pegou um comprovante em papel timbrado (com a logo do banco) com o gerente da nossas contas (a minha, a dele e a da minha mãe), uns dois dias antes da viagem, pra ser o mais recente possível, pra evitar problemas.

      Tua viagem não vai ser via Londres? Geralmente eles não pedem pra ver o dinheiro (mas é bom falar certinho quanto vc tem, melhor garantir né), mas o comprovante da conta sim.

      Em resumo: passagem de volta, comprovante da hospedagem, visa letter (carta de aceitação de onde vc vai estudar), comprovante da conta bancária são os documentos mais importantes, esses vc não pode esquecer. E de bonus, vc leva mais tudo oque vc achar que seja interessante, pq eu sou da opinião que é melhor garantir do que depois ter motivos pra se arrepender de não ter algo pra comprovar lá na hora.

      Mas fique tranquilo, vai dar tudo certo!

      Ah, e não esquece do landing card (vc deve pedir pra aeromoça, mas só no trecho da viagem que vai te levar ao UK) e levar preenchido. Ao chegar no guiche, vc so entrega o landing card e o teu passaporte. O resto vc só tira da mochila se o oficial pedir, senão é só responder as perguntas.

      =D

  21. Adrien Bessane 31/03/2014 | 17:56

    Oi Bruna,

    Entao farei isso tambem!! Vou pegar com o gerente então!! Melhor assim!! :)

    Minha escala é em Amsterdam.. Tenho que pedir nesse trecho até Edimburgo entao!! Valeu a dica!!

    Então.. Fico lá até fim de setembro!! Aproveitarei bastante a viagem!! Hehehhe.. Quando vai pra lá? Vamos beber uma cerveja la!? Hahahah.. Nao vejo a hora de conhecer os Pubs!! Hehehhe..

    Até mais!

    • Contando as Horas 01/04/2014 | 17:39

      Oi, Adrien

      Isso, eu fiz exatamente assim e não tive nenhum problema. Certamente vc tbm não vai ter, pois vai estar com todos docs necessários.

      Eu chego na Escócia em setembro. Vou ficar uma semana em Edimburgo. Quem sabe vc vai me dar dicas dos novos pubs da cidade, hein?!? :D

      Eu tenho mais uma amiga virtual (leitora do blog) que tbm sugeriu de ir a um pub qdo eu estiver la. Quem sabe, se td der certo, vamos todos juntos.

      Boa viagem e aproveita, pq certamente essa vai ser a melhor época da tua vida. Uma experiência que vc vai lembrar sempre. :D

      • Adrien Bessane 02/04/2014 | 02:05

        Que otimo!! Tenho certeza que vai ser tudo de bom mesmo!! Vou dar as dicas dos novos lugares lá sim!! Grande abraço!!

  22. Adrien Bessane 13/04/2014 | 16:14

    Oi Bruna,

    Você tinha toda razão!! Foi bemmmmmm tranquilo a imigração!! Como havia dito eu só passei por ela aqui em Edimburgo. Eu estava com um frio na barriga muito forte! Hahahhaha.. Sai correndo do avião para ser o primeiro da fila, ae entreguei meu passaporte junto com a Landing Card. Ela olhou perguntou oq eu ia fazer e quanto tempo eu ia ficar, respondi que ia estudar inglês por 24 semanas , ela pediu minha Visa Letter eu entreguei. Nesse momento ela pegou minha carta e foi falar com o outro agente do lado dela ( foi ae que eu comecei a pensar na minha viagem de volta para o Brasil e chorei por dentro hahhahahahha)

    Ela carimbou meu passaporte escreveu six mouths student visitor e só!! Hahahhahaha.. Eu tinha levado tudo certinho.. Comprovantes de pagamento de tudo.. Passagem de volta comprada.. Extratos de banco e tudo mais! Ela não me pediu NADA!! Mais tranquilo impossível!! :)

    Gostaria de te agradecer pela ajuda e dizer que ainda continuarei lendo seu blog!! Ja dei uma passeada pela cidade e é tudo muito lindo!! E ESSE SOTAQUE MEU DEUS!!! DIFÍCIL DE ENTENDER!!! Mas certeza que com o tempo eu pego o jeito!!!

    Grande abraço

    • Contando as Horas 13/04/2014 | 21:40

      Oi, Adrien

      Bah, que legal!! Te disse que ia dar tudo certo. Se a gente esta com todos os documentos em mão é muito difícil eles implicarem, pois qual seria o motivo, né?!? Mas eu te entendo completamente, da um super mega nervosão hehehe Passei por isso duas vezes!! :D

      Ah, o sotaque é difícil mesmo, mas logo vc entra no esquema. Mande noticias e as novas dicas de Edimburgo!! Aproveiteee!! :DD

  23. Tati 15/04/2014 | 16:03

    Olá Bruna, mts dúvidas kkkk, irei para London no final de maio, minha dúvida é qto a imigração, algumas coisas já respondida em outros comentários, mas a minha é: Vou sozinha para Londres ficar entre 5 a 7 dias, não falo nada em inglês :( o meu temor é na hora de responder as perguntas na imigração.Não trabalho no Brasil sou basicamente dona de casa e que esta bancando a minha viagem é o meu marido que é empresário,ficarei hospedada com a minha irmã em um hostel, ela está fazendo um curso na espanha mais irá me encontrar qdo chegar. Como devo proceder? Devo falar que minha irmã tb irá para Londres me encontrar? Devo pedir tradutor? Minhas possibilidades de entrar ou não, por não ter um trabalho no Brasil? Mas tenho comprovante de contas bancárias em conjunto e tb só as do meu marido, devo levar uma carta em inglês do banco? Enfim…mto obrigada pela ajuda desde já!

    • Contando as Horas 17/04/2014 | 01:00

      Oi, Tati

      Dificil essas suas perguntas, hein?!?!?! Claro que cada caso é um caso, mas eu acho que vc deve falar somente de você. Mostrar os documentos que comprovem que vc tem passagem ida e volta, tem reserva de hotel e tem dinheiro ou cartão de crédito pra se manter. Se vc não entender as perguntas (muitas vezes eles apenas pedem o que vc vai fazer ali e quantos dias vai ficar), acho que é melhor. Mas se vc se virar, fica melhor ainda.

  24. Julia 18/04/2014 | 18:50

    Oi Bruna, tudo bem?
    Meu voo sai de Recife no dia 12 de junho (ULTRA ANSIOSA!! haha) e faz escala em Lisboa, e de la, pego um voo para Londres.
    Afinal, a imigracao faco em Lisboa, Londres, ou nos dois? achei um pouco confuso essa parte… Obrigada desde ja! Mto bom o blog!
    Grande beijo e sucesso!

    • Contando as Horas 22/04/2014 | 00:54

      Oi, Julia

      Teu voo é no mesmo dia que começa a Copa do mundo!!!

      Posso imaginar a ansiedade! Eu sou super ansiosa tbm! hehe =D

      Faz nos dois lugares, pois o UK não faz parte do acordo de Schengen, o que não dá direito de vc entrar por Portugal e circular pelo UK livremente sem passar novamente pela imigração.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  25. Sergio 01/05/2014 | 00:51

    Oi Bruna, três perguntas sobre entrar em Londres:
    1) Vou para Londres com conexão em Madri. Faço a imigração em Madri?
    2) Vou com minha esposa e um filho de 9 anos. Ela não trabalha, o que preencho no landing card?
    3) a grana, cerca de 80 libras / dia é contado por pessoa, ou seja, por nós três?
    Grato

    • Contando as Horas 01/05/2014 | 21:11

      Oi, Sergio

      1) sim, faz em Madri e em Londres, a não ser que em Madri eles tenham mudado o esquema da imigração como aconteceu recentemente em Londres, onde quem já fez o check in pro próximo voo e já tiver o bilhete em mãos, não precisa passar pela imigração.

      2) preenche alguma formação que ela tenha, tipo no que ela é formada na faculdade pode ser.

      3) na verdade essa questão do dinheiro é muito relativa, eles sugerem 800,00 libras/mês em Londres para essas despesas de comidas, transportes e passeios, mas eles não verificam a risca, apenas querem saber se vc não vai “passar fome lá e criar problemas por estar sem dinheiro pra despesas básicas”.

      • Morelli 16/03/2015 | 19:12

        Olá, ouvi uma menina comentando na fila do aeroporto em peru, e acabei perguntando a ela sobre o comentário, ela disse q comprou uma passagem com destino final ITÁLIA, com conexão em Londres, ela disse q NÃO pegou imigração em Londres e poderia sair do aeroporto de quisesse…acredito q não pegou porq o destino final seria ITÁLIA…vc, ou alguém ai já fez esse tipo de escala e aconteceu isso?

        • Contando as Horas 16/03/2015 | 23:28

          Oi, Morelli

          Impossivel desembarcar em Londres sem passar na imigração. Vc nao passa na imigraçao em Londres, apenas se tiver conexão pra outro país, mas vc nao pode sair do aeroporto.

          Já fui a Zurique, na Suíça via Londres e nao passei na Imigraçao, mas tbm nao pude sair do aeroporto.

  26. Natalia 12/05/2014 | 16:44

    Olá Bruna, tudo certo?
    Parabéns pelo blog! Gostei muito e me esclareceu muitas dúvidas! hehe
    Porém, gostaria de fazer uma pergunta.
    Em setembro vou fazer minha primeira viagem para a Europa (super ansiosa!!.) Irei pegar um avião para Zurique com escala em Londres. Você sabe se precisarei passar pela imigração em Londres também ou só em Zurique?
    Obrigada!!!!
    Beijos

    • Contando as Horas 12/05/2014 | 17:26

      Oi, Natalia

      Obrigada, fico feliz! =D

      Dois anos atras eu fiz exatamente esse mesmo trajeto que vc vai fazer, fui até Zurique com conexão em Londres. Pra vc não precisar passar pela imigração em Londres, vc precisa já ter a passagem do segundo trecho da viagem em mãos (o trecho Londres – Zurique). Se vc já sair com todos os check-ins feitos e com as duas passagens em mãos, vc só vai passar pela imigração em Zurique. Foi o que aconteceu comigo! Ainda em tempo, claro que vc não vai poder deixar o aeroporto em Londres nesse periodo de conexão, ok?

  27. Sonia 14/05/2014 | 13:02

    Olá Bruna! adorei seu blog, dicas ótimas…

    Vou para Londres com minha prima de 2o grau, é o presente dela de 15 anos. Vamos estudar por 2 semanas na ST Giles (em turmas diferentes é claro, pois eu sou a ‘titia’), penso que devemos passar juntas na imigração, é isto? Também gostaria de passar um final de semana em Edimburgo (ainda não fechado). Vamos sair de Londres para Paris em 14/07, assim estava pensando na possibilidade de ir para Edimburgo no sabado 12 voltando no domingo à noite ou na 2a. pela manhã,chegando na estação para tomar o trem para Paris… A imigração no regresso de Edimburgo também pode demorar… qto tempo deverei deixar entre a chegada a Londres e partida para Paris? É mais seguro voltar na domingo à noite? Pretendo deixar as malas na estação, seria melhor guardá-las no maleiro em Londres ou Edimburgo?

    • Contando as Horas 15/05/2014 | 10:12

      Oi, Sonia

      Sim, vcs podem passar juntas na imigração. Inclusive, se apenas uma pessoa quiser falar, é melhor (na minha opinião, claro).
      A imigração de saida do Reino Unido em direção a França é super rapidinha, mas mesmo assim, eu acho bom vc garantir e deixar pelos menos umas 2 horas (ou mais) de intervalo entre a chegada de Edimburgo e a partida para Paris. Vai que acontece algum atraso, nunca se sabe, certo?!?!

      O tempo de viagem entre Londres e Edimburgo de trem leva em media 4 horas e 20 minutos, vc pretende voltar no domingo a noite no Caledonia Sleeper?

      Se vc vai voltar a Londres, vc pode deixar as tuas malas em Londres mesmo. Vc pode ler mais sobre esse assunto aqui:
      http://contandoashoras.com/2013/08/14/onde-guardar-as-malas-em-estacoes-de-trem-ou-aeroportos-na-escocia-e-no-uk/

  28. Sonia 16/05/2014 | 17:45

    Bruna, Muito obrigada!!!

  29. sonia carrusca 25/05/2014 | 20:06

    Vou para Londres em Julho, mas farei conexão em Lisboa. Passarei pela imigração em Lisboa ou em Londres? Fico 8 horas em Lisboa aguardando o vôo para Londres.

    • Contando as Horas 26/05/2014 | 00:54

      Oi, Sonia

      Nos dois, vc vai passar na imigração tanto em Lisboa (como entrada na União Européia) e depois em Londres (pois o Reino Unido, apesar de fazer parte da União Européia, não faz parte do Acordo de Schengen, que permite a livre circulação entre países sem precisar passar pela imigração todas as vezes).

  30. Thiago 09/06/2014 | 16:44

    Ola Bruna te contar minha historia e ve se pode me ajudar.. fui para londres em janeiro com intensao de ficar 30 dias tinha dinheiro em maos carta convite e meu tio que é legalizado la a 15 anos estava me esperando no aeroporto , me entrevistaram por horas e por fim negaram a minha entrada no pais , o agente disse que nao ia deixar nada salvo em meu nome mas que se eu tentasse ir de novo era pra ir com visto, agora recebi um convite para voltar la a trabalho um diretor de um filme que sera rodado la me fez o convite, sera que vou ter problemas com a imigraçao por ter pouco tempo que me negaram a entrada?

    • Contando as Horas 09/06/2014 | 22:16

      Oi, Thiago

      O que eu vou te dizer? Que triste essa história!! Acho que essa história de eles não deixarem registrado não deve ser bem assim. Eu acho que eles registram tudo. O que vc pode fazer, já que vc vai trabalhar, é seguir o conselho que o oficial te deu: ter um visto de trabalho. Ter um visto em mão não é garantia de nada, mas ao menos antes de vc gastar e se deslocar até lá, vc já vai ter uma pré aprovação de entrada no pais. Sem contar que pra trabalhar, vc realmente vai precisar de visto.

  31. Thalita 14/06/2014 | 22:31

    Olá, Bruna! Parabéns pelo blog, está sendo muito útil para o planejamento da nossa viagem!
    Bom, minha dúvida é a seguinte: embarco próxima terça, dia 17/06 para Londres. Vou com meu filho de 12 anos e nos encontraremos com meu esposo (na verdade, companheiro, pois não somos casados no papel), que já vai estar na europa, pois foi ontem para Noruega à trabalho, para uma convenção da empresa. Minha preocupação é que não estou trabalhando atualmente, sou advogada e estudo para concursos. Então, o que devo dizer caso me questionem sobre minha ocupação? Estou levando os vouchers dos hotéis (Londres e Edimburgo), passagens de trem para Edimburgo, passeio de city tour, ingressos para o Harry Potter, extrato de cartão de crédito conjunto, dinheiro em espécie e travel money, comprovantes de residência…
    Será que é suficiente ou eles podem implicar com o fato de eu não estar trabalhando??
    Agradeço imensamente se poder sanar minha angústia!!

    • Contando as Horas 15/06/2014 | 04:29

      Oi, Thalita

      Muito obrigadaaa!! =DD

      Pergunta difícil essa, mas eu acho que se vc é formada em Direito e exerceu a profissão e como estuda pra concursos, eu acho que vc pode dizer que é advogada. Pq vc não deixa de ser, certo? Geralmente eles não perguntam qual é a tua profissão, pois isso vc vai preencher no formulário (Landing Card) que a aeromoça vai te entregar ainda dentro do avião. Então eu imagino que eles não vão implicar com isso.

      Geralmente o que eles perguntam é o que vc está indo fazer lá, quantos dias vai ficar, onde vc vai, esse tipo de coisa. As vezes podem pedir pra ver algum comprovante (reserva de hotéis, passagem de ida e volta e tal). Até hoje eu só tive que mostrar minha passagem de volta quando fui a passeio pra lá, pois pra ir fazer o intercâmbio tive que mostrar mais coisas.

  32. Eric 28/06/2014 | 17:15

    Ola!
    Infelizmente comigo foi ao contrario, estava eu super tranquilo na imigração e falei 101% de verdade, e o que resultou? 5 horas de imigração, 22 horas no aeroporto,humilhação,constragimento,perda emocional e financeira, uma cruz no carimbo, trauma de qualquer imigração,fico nervoso em todas desde entao,vontade de fazer um mochilao na europa e medo!!!
    o lance e esperar ate 2018 quando meu passaporte completa 5 anos e vence, e segundo fiquei sabendo os dados tambem somem do sistema do UK

    • Contando as Horas 30/06/2014 | 13:22

      Oi, Eric

      Puxa, que desagradável. Infelizmente não sei exatamente como são as coisas nesse sentido, quando se tem uma entrada negada no UK, mas espero que em uma próxima viagem dê tudo certo.

  33. Theo Araujo 10/07/2014 | 01:11

    Olá. Tenho uma dúvida sobre carta convite. Estou indo pra Madri com conexão em Munique. A carta convite tem q ser necessariamente registrada na polícia da Espanha e em espanhol. Ou pode ser assonsada a mão scanneada em inglês? Obrigado!

    • Contando as Horas 10/07/2014 | 16:19

      Oi, Theo

      Infelizmente nunca peguei carta convite, sempre me hospedei em hotéis. Eu imagino que se vc escrever em inglês será melhor (por causa de Munique), mas vc pode pedir em espanhol também (pra vc mostrar em Madri).

  34. Fernando 12/07/2014 | 00:45

    Olá Bruna !!!
    Ja morei na Irlanda de 2006 ate 2012 , em 2013 voltei entrando em Lisboa , comprei um voo de Lisboa pra Galway na Irlanda ,mas fui barrado ao chegar na Irlanda (Galway airport ) eles tinha todo meu historico no computador , meus dados,, Tudo .sabiam que tinha morado la ilegal por seis anos…
    Emfim… Pretendo ir pra Paris , ficar 7 dias , depois pegar um trem pra londres ( VC sabe como funciona a imigracao do reino UNIDO dentro da estacao de trem de paris?) Pretendo ficar 7 dias em paris depois pegar um voo pra Irlanda do Norte ,, Aii meu primo estara me esperando na Irlanda do Norte pra irmos pra Galway !!!
    VC acha que Terei problemas pra entrar em paris ??? Devido minha deportacao da Irlanda???

  35. Fernando 12/07/2014 | 00:49

    Oi desculpa !! Quando chegar em LONDRES pego um voo pra Irlanda do Norte , so corrigindo

    • Contando as Horas 12/07/2014 | 18:28

      Oi, Fernando

      Então, não sei te dizer. Nunca passei por uma situação dessas e pra te falar bem a verdade, sigo rigorosamente essas regras de imigração, justamente pra não passar por um problema como esse.

      Eu acho que vc vai ter que arriscar e ainda, corre o risco de não entrar no UK, pq a Irlanda e o UK tem acordos. Em Paris, se vc for pegar o Eurostar, vc já vai passar pela imigração britânica na estação de trem em Paris. Ao desembarcar em Londres, é só vc pegar a tua mala e tudo certo.

  36. Fernanda Pereira 21/08/2014 | 16:43

    Oi!! Muito obrigada pelos detalhes no relato!! viajo somente em maio de 2015 para Dublin, mas já estou me preocupando com a temida imigração… Estava sentindo falta de alguém que disse exatamente como foi. kkkk Sou daquelas que pergunta, e aí, o que ele disse? e o que tu respondeste? e depois ele disse o quê?kkkkkkkk
    Pelo que entendi quando se trata de conexão apenas, só passarei pela imigração da Irlanda, correto?

    • Contando as Horas 22/08/2014 | 00:05

      Oi, Fernanda

      hahahaahah Eu sou exatamente como vc, gosto de tudo explicadinho nos mínimos detalhes. Quanto mais informação, melhor.

      Teu voo é direto Brasil – Londres? Se for, vc pode fazer o check-in de todos os trechos ainda aqui no Brasil e seguir viagem sem passar na imigração em Londres. Foi isso que aconteceu comigo quando fui a Suíça. Mostrei minha passagem e fui direto pra area de embarque. Depois é só esperar pela imigração na Irlanda!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  37. Paula Barros 01/09/2014 | 13:44

    Oi, Bruna! Vou viajar pela primeira vez para Europa, estou morena na foto do passaporte e agora meu cabelo está loiro (bem loiro, rsrs) você acha que posso ter problemas? Obrigada! Beijos!

    • Contando as Horas 01/09/2014 | 19:10

      Oi, Paula

      Eu imagino que não, a cor do cabelo é o de menos. As vezes eles pedem pra verificar as digitais tbm. Imagino que seria problema se vc tivesse feito uma plastica muito radical, mas a cor do cabelo até onde eu sei, eu nunca vi ninguém ser barrado ou ter problemas por causa disso.

  38. Paula 23/09/2014 | 22:24

    Oi Bruna, você sabe me responder eu saindo de amsterdan e indo de voo doméstico para Escócia ou Edimburgo eu passo por imigracao ?

    • Contando as Horas 24/09/2014 | 00:08

      Oi, Paula

      Para ir de Amsterdam a Edimburgo (ou qqer outra cidade do UK), se vc estiver com passaporte brasileiro, vc precisa passar na imigração no Reino Unido sim, independente de qual cidade vc entre no país. Caso vc tenha cidadania européia, vc não precisa passar na imigração.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  39. Simone Rufino 03/10/2014 | 21:27

    Boa noite! Fui a Portugal no dia 22 de maio deste ano e acabei ficando por quatro meses.Ou seja, retornei no dia 19 de setembro. Namoro um francês que tem dupla nacionalidade, pois os pais dele são portugueses. Quero passar o natal com ele na França e entrar por Portugal novamente. Vou com a carta convite dele e gostaria de saber, se esta carta deve ser feita nos dois idiomas? Ele precisa anexar que tipo de documento? E se eu terei problemas por ter passado um mês a mais que o permitido pelas leis que são 3 meses? Posso retornar após ter passado 90 dias no Brasil? Por favor, me ajude! Já comprei a passagem e estou cheia de dúvidas. Agradeço vossa atenção!

    • Contando as Horas 06/10/2014 | 19:14

      Oi, Simone

      Infelizmente não sei te dizer quando a questão da carta convite, pois nunca pedi ou recibi uma. Mas acredito que seja interessante estar nos dois idiomas, claro.

      Eu não sei o que pode te acontecer pelo fato de vc ter ficado mais tempo que o permitido, mas pra vc voltar a entrar lá, vc precisa dar um intervalo de 6 meses fora da Europa desde a ultima vez que vc esteve lá.

  40. Paola Bellucci Ortolan 08/10/2014 | 20:09

    Nossa lendo tudo isso vejo como eu fui despreparada nesse sentido para Londres rsrs. Eu não fazia ideia que a Imigração tinha toda essa fama e fui sem carta de acomodação, escola, e etc. Eu só tinha a carta de 1 semana da Brunel University onde fiz um curso de 1 semana. De resto nada chegou a tempo e a agência de intercâmbio que eu contratei disse que não tinha problema (afff). Lógico, fiquei mais de 1 hora na imigração e por pouco não voltei para o Brasil! Precisa se preparar bem mesmo!

    • Contando as Horas 09/10/2014 | 15:51

      Oi, Paola

      Puxa, que chato passar por todo esse sufoco. Nem gosto de imaginar a adrenalina que foi essa 1 hora na imigração. Eles são super chatos. Juro que até hoje não vi uma imigração que seja mais cuidadosa com quem quer entrar no país. As leis de imigração tbm estão apertando o cerco, tanto que o primeiro ministro David Cameron se elegeu mais pq ele prometeu dificultar a entrada de pessoas no UK.

      Como disse no outro comentário, falha total da tua agência de viagem. Passou sufoco, mas ao menos vc não ficou no prejuízo!

      Obrigada pelo comentário, isso serve de alerta para outras pessoas que estão indo pra lá estudar!

  41. Elis Lima 26/12/2014 | 11:07

    Oi Bruna,
    Estou adorando as dicas do blog, achei justamente pois eu e meu namorado vamos para Inglaterra e Escócia nas férias agora em abril :)

    Nós vamos de Londres para Edimburgo de trem, (inclusive decidimos de acordo com suas dicas aqui no blog :D) a gente vai passar por alguma imigração em Edimburgo mesmo não chegando de avião?
    Já passei por imigração em Madrid e nunca tive problema, mas sabe como é, ne? A fama dos britânicos é de serem carrascos na imigração assim como os espanhóis!

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 22:24

      Oi, Elis

      Não, se vc for de trem de Londres a Edimburgo não tem imigração. Vc só passa pela imigração quando entrar no Reino Unido pela primeira vez, depois disso, todos os deslocamentos, seja de trem ou avião, entre os países membros (Inglaterra, Escócia, PAís de Gales e Irlanda do Norte), vcs não passam mais pela imigração, pois todos os deslocamentos são considerados domésticos.

      Eles tem sido meio chatinhos no sentido de pedir toooodos os comprovantes possiveis, mas não implicam muito se vc comprovar tudo de acordo com o esperado.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Um ótimo 2015 pra vcs!

  42. Natasha 06/01/2015 | 11:50

    Bom dia!
    Tenho um amigo escoces e estou querendo passar uns dois meses na casa dele e la procurar um curso de ingles. Como faço pra comprovar onde vou ficar, ja que nao tem nenhum comprovante de pagamento ou reserva?

    • Contando as Horas 06/01/2015 | 20:36

      Oi, Natasha

      Não sei te dar detalhes de como proceder nesse caso, nunca estive numa situação dessas.

  43. Lais 24/01/2015 | 18:31

    Oi bruna tudo bem? Li todos os comentarios mas nao vi nada sobre a minha duvida. Vou pra Italia em abril e farei conexao em Londres. Meu namorado tem dupla cidadania (italiana) e vamos juntos ate Londres, de la ele pega outro voo separado e nos encontraremos em Veneza. Nosso voo chega em Heathrow e sozinha pego o voo para Italia no Gatwick. Passarei pela imigracao no Heathrow ou assim que chegar no Gatwick? mesmo com check-in feito, passagem da ida e passagem de volta podem barrar minha ida a italia? Vc acha valido levar uma carta convite em maos ja que nao vamos pra ficar em hotel e sim na casa da familia dele?

    • Contando as Horas 25/01/2015 | 18:57

      Oi, Lais

      Vc passa na imigração no Heathrow, pois vai ser o primeiro ponto de desembarque no UK. Como vc vai trocar de aeroporto, é no Heathrow que vc fará imigração.

      Sobre te barrar ou não, isso ninguém pode afirmar. Se vc levar todos os documentos exigidos e tiver tudo certinho, não tem com o que se preocupar.

      Vc vai ficar alguns dias em Londres antes de seguir pro Gatwick e pegar o voo pra Itália? Se sim, é legal vc levar algo que comprove onde vc vai ficar sim, pois eles sempre pedem pra ver a passagem de volta e o local onde vai ficar hospedado. Ao menos comigo a grande maioria das vezes foi assim, pouquíssimas vezes não precisei mostrar, mas isso foi quando tava morando em Edimburgo e viajava pra paises nos arredores no final de semana.

  44. Pedro Saletti 11/02/2015 | 03:18

    Oi Bruna Li todo o poste mais minha duvida inda é sobre não ter o inglês na ponta da linguá estou fazendo um curso a 8 meses mais ainda não me acho apto a conversação solicitar um tradutor não sera um problema logo de inicio estou pensado em levar uma carta em ingles explicando toda a viajem ficarei 7 dias em Londres depois irei para França e depois para Itália num total de 20 dias.

    • Contando as Horas 13/02/2015 | 01:13

      Oi, Pedro

      Normalmente eles fazem esse tipo de pergunta que relatei no post. Se vc consegue se virar bem e responder isso, tranquilo. Vc não precisa formular frases completas, apenas responde o que te pediram da maneira mais simples e direta possivel.

      Como vc segue viagem pra outros paises, é legal vc legar reserva de hotel e as passagens, pois isso ajuda muito vc a provar que vc não pretende ficar lá apos o periodo do teu intercambio.

  45. Laura 09/04/2015 | 08:42

    Oi Bruna , tudo bem? Primeiramente adorei seu site. Está de parabens. Bem, meu namorado é britanico e ele
    Me convidou pra ir ao casamento da irma dele que será na França. Mas antes ficaria uma semana na inglaterra com ele e ficaria na casa dele com os pais e depois iremos todos para o casamento da irma dele na frança. Vc acha que corro muito risco de ser barrada por eles pensarem que foi ficar la ilegalmente com meu namorado? Vou levar todos os documentos certinho como carta convite, passagem ida e volta, dinheiro, carta do meu emprego e talvez carta convite da irma dele que irá nos hospedar na França. Vc acha que falo toda essa verdade ou falo somente que estarei indo visitar um amigo? Desde ja mto obrigada. Beijos

    • Contando as Horas 09/04/2015 | 21:05

      Oi, Laura

      Eu sempre prefiro falar a verdade, ainda mais na imigração. Na verdade, vc deve deixar o oficial conduzir a entrevista. As vezes eles nem pedem nada referente a tua hospedagem, mas 99% das vezes pedem pra ver a passagem de volta. Então, se vc está indo com tudo certinho, não há com o que se preocupar.

  46. Nathalia Varro 07/05/2015 | 13:56

    Oi Bruna, parabens pelo site e pelas dicas.

    Eu estou planejando ir pra Londres estudar durante 5 ou 6 meses.
    Se for o de 5 meses, seria o Short Term Visa (STudent Visa) e eu tava pensando em um final de semana ir para Paris ou Roma, aproveitando o fato de estar na Europa. Você sabe me falar se eles costumam implicar quando voce entra de novo no pais ou é tranquilo ?

    Obrigada

    • Contando as Horas 11/05/2015 | 18:57

      Oi, Nathalia

      Eu particularmente nunca tive nenhum problema. Em umas 2 ou 3 viagens de final de semana, quando voltei pra Edimburgo, eles me pediram pra ver todos os documentos. Em todas as outras vezes só respondi umas perguntinhas. Muito tranquilo!

      Mas assim, é sempre bom vc levar todos os documentos com vc, tipo.. Carta de aceitação da escola, pagamento do aluguel, comprovante da tua passagem de volta para o Brasil, entre outros.

  47. Luiza Rocha 26/05/2015 | 22:43

    Oi Bruna, tudo bem?
    Adorei o seu blog, muito bem escrito, cheio de detalhes e informações boas e importantes.
    Mas vamos lá, eu tenho algumas perguntas e acredito que você possa me ajudar.
    Eu estou indo a primeira vez para Londres, agora em junho. Vou estudar 6 meses em uma escola de inglês, e pretendo ficar os outros 6 meses trabalhando para poder praticar mais o inglês, já que sou formada em comércio exterior e isso é fundamental na profissão, né?!
    Então, eu tenho o passaporte italiano.
    Eu vou para a fila da União Européia na imigração, certo? Mas aí, eles pedem todos esses documentos? Eu sei que é muito mais fácil tendo o passaporte italiano. Mas queria saber como é, o que pedem ou podem pedir, perguntar..
    Está começando a dar aquele friozinho na barriga, sabe?! Hahaha
    Ah e meu vôo vai ser: São Paulo – Brasília – Lisboa – Londres.
    Eu só paro na imigração em Londres, né?! Ou em Lisboa também?

    Bom, a princípio, eu acho que é isso :)
    Beijos e obrigada!!

    • Contando as Horas 26/05/2015 | 22:50

      Oi, Luiza

      Obrigada!! =DD

      Então, eu não tenho passaporte europeu. Sempre que viajo, ando com o passaporte brasileiro mesmo. Não tenho maiores detalhes de como são as coisas nesse sentido, mas imagino que seja mais tranquilo.

      Vc vai direto pra fila da União Européia. Eu não sei ao certo se eles chegam a te pedir alguma coisa ou como funciona a questão do estudo e trabalho pra quem tem passaporte europeu. Infelizmente não vou poder te ajudar com maiores detalhes.

      Vc para na imigração em Lisboa e depois em Londres também. Lisboa pq é o primeiro lugar que vc vai desembarcar na Europa e em Londres, pq o UK apesar de fazer parte da União Européia, não tem as fronteiras abertas, então sempre que vc for a qualquer lugar no UK vindo de outros países da União europeia vc vai passar na imigração.

  48. Luiza Rocha 27/05/2015 | 09:58

    Oi Bruna!
    Obrigada pela ajuda :)
    Você acredita que não entro blogs ou fóruns, nada que alguém fale sobre. Entrada com passaporte europeu?! Mas vou dar mais uma pesquisada!
    Sua ajuda já super valeu!!
    Beijos

    • Contando as Horas 27/05/2015 | 19:55

      Oi, Luiza

      Eu tava tentando lembrar se tinha algum blog que eu sigo que alguém tenha comentado que foi estudar ou trabalhar usando o passaporte europeu, mas tbm não to lembrando de ninguém no momento.

      Será que na embaixada italiana ninguém te ajuda com essa questão?

  49. Denise 04/07/2015 | 07:54

    Olá novamente Bruna… desculpe a enxurrada de perguntas… rsrs… Você sabe dizer se as reservas de hoteis pelo booking.com dão certo pra apresentar? Estou indo durante a copa do mundo de rugby e meu sogro que fez as reservas, no nome dele, mas ele não vai estar comigo, eu vou duas semanas depois. Irei apresentar essas mesmas reservas, aquelas confirmações que recebemos pelo email. Será que isso basta? Estou indo com meus dois filhos pequenos, meu marido e sogro já estarão lá. Obrigada.

    • Contando as Horas 05/07/2015 | 01:38

      Oi, Denise

      Não tem problema, pode perguntar!! =DD

      Sim, sempre que viajo eu levo as reservas do booking e apresento na imigração quando me pedem. Nunca tive problema com isso. Todos vcs vão ficar no mesmo quarto? Se sim, acho que deve valer. LEve as passagens do seu marido e filhos e sogro pra apresentar, caso o oficial tenha duvida. Se vcs ficarem em mais quartos, provavelmente cada quarto está no nome de uma pessoa, assim vc apresenta todas as reservas dizendo que as demais pessoas já estão no UK e vc chegou depois. Acho que não tem problema isso não. As vezes eles nem questionam os nomes na reserva, só querem confirmar as datas.

  50. sayu 05/07/2015 | 02:38

    Oi Bruna,
    adorei o seu blog, muito legal!!!
    Queria tirar uma dúvida, os documentos que devo levar para provar q tenho como me sustentar na Inglaterra pode ser só o do meu pai e um cc meu? vou visitar meu namorado que é europeu e vou ficar na casa dele por 5 meses,como nao preciso trabalhar aqui no Brasil, nao tenho como provar o vínculo com emprego… como faço para mostrar que é meu pai quem manda o dinheiro para mim? qual doc tenho q mostrar?? Não consigo nem dormir só de pensar em ser mandada embora na imigraççao! =( ah, viajo no começo de novembro e já tenho a passagem de volta comprada também.
    Obrigada.

    • Contando as Horas 05/07/2015 | 21:13

      Oi, Sayu

      Na época, eu levei os comprovantes das contas do meu pai, minha mãe e da minha conta pra provar que tinha dinheiro pra me sustentar lá.

  51. Barbara Delgado 08/07/2015 | 00:30

    Bruna me tire uma duvida… Meu destino final é Copenhague mas farei conexão em Londres… Passarei pela imigração lá? Tem alguma problema sair do aeroporto para conhecer a cidade durante meu tempo de espera? Pagarei alguma taxa de embarque por sair e voltar???

    • Contando as Horas 08/07/2015 | 00:42

      Oi, Barbara

      Não passa pela imigração em Londres, se vc não ficar no Reino Unido. Agora se vc quiser ir pro centro de Londres, sim, vc vai passar pela imigração. Não sei quanto tempo vai ser a tua conexão, mas pra valer a pena ir até o centro de Londres tem q ter muuuuito tempo livre, senão vale mais a pena ficar la no aeroporto mesmo.

      A taxa de embarque não tem relação com o fato de vc sair ou entrar no aeroporto e sim, esta relacionada com a passagem aerea, o uso que vc fara da estrutura do aeroporto.

      • Barbara Delgado 08/07/2015 | 00:48

        Eu quero conhecer o Centro de Londres pois ficarei 16h lá e como vou explicar isso… A passagem já esta com todas as taxas inclusas mas li em alguma comentário sobre essa taxa e fiquei assustada.

        Obrigada Bruna

        • Contando as Horas 08/07/2015 | 21:18

          Oi, Barbara

          Mas essa tua conexão inclui dormir em Londres tbm? Pelo que sei, as taxas vc já paga junto com a passagem, não tem nenhuma taxa pra pagar no aeroporto pq vc quer sair conhecer a cidade.

  52. Barbara Delgado 08/07/2015 | 21:59

    Não… chego por volta de 15h e o próximo voo sai as 07h prefiro dar uma volta na cidade e voltar para esperar….

    • Contando as Horas 14/07/2015 | 11:19

      Oi, Barbara

      Entendi. Não sei que mês é a tua viagem, mas alguma coisa sempre da pra aproveitar, apenas vc precisa se organizar muito bem.

  53. Barbara Delgado 14/07/2015 | 22:59

    Já estou… Pelo menos o London Eye já comprei pela net o “Fast Track” estou indo próximo mês dia 10… :)

  54. Luciana Caldas Zetum 31/07/2015 | 20:56

    Olá Bruna!
    Estou planejando uma viagem sozinha pela Escócia a turismo, mas de bike.
    Pegarei o voo direto para Gasglow, a bike já estaria comprada em uma loja da cidade ( eu traria apenas roupas apropriadas e equipamento). Me hospedaria cerca de 4 dias na cidade para conhecer todo o entorno. Depois iria para Ilha de Aslan e arredores mais distantes antes de partir para Edimburgo. Vou sempre me hospedar em lugares mais em conta (Café e Cama traduzindo no literal), mas não posso ter reservas de todos os lugares, pois estarei viajando de bike e o roteiro pode mudar…:/ Terei reserva de Gasglow, de Aslan…mas posso chegar em Edimburgo ou posso resolver ficar em alguma cidade antes para conhecer melhor ou para descansar.

    Acha que pode ser um problema ou é algo compreensível? Acho que eles estão acostumados com este tipo de turismo. Espero.

    Terei todo meu roteiro planejado e as opções de hoteis e albergues escritas ( estou fazendo quase um livro com nomes de lugares, atrações e estradas que devo passar). Isso ajuda, certo?

    Meu inglês não é bom e tenho medo de me embaralhar na hora de conversar com o fiscal, será que fica chato pedir um tradutor de cara? rs
    Falta mais de uma ano para minha viagem e muita coisa pode ocorrer, mas quero me planejar!

    • Contando as Horas 01/08/2015 | 13:37

      Oi, Luciana

      Noooosssaaaaa, que coragem!! Percorrer a Escócia de bike.. Legal, hein!!

      Então, vc pode fazer reserva em algum site desses (tipo Booking) que permite cancelamento até 1 dia antes da hospedagem. No geral, eles costumam pedir na imigração passagem de volta e hospedagem. Vc pode explicar que por motivos inesperados pode acontecer algo e vc preferiu não reservar nada em Edimburgo, mas eu te aconselho a ter uma reserva, é sempre melhor.

      Isso ajuda muuuito. Quanto mais coisas vc tiver pesquisado e levar anotado, melhor. Se algo sair fora do planejado ou até mesmo se vc fizer a programação de um dia mais rapido que o que vc imaginava, vc pode ja ir adiantando outras coisas. Eu sempre levo também outras opções de passeios como um plano B, pq o tempo na Escócia é muito imprevissivel.

      Não acho que tenha necessidade. Eles fazem perguntas básicas, mas se eles começarem a pedir muita coisa e vc vê que não consegue responder, ai sim acho interessante vc partir pra essa outra opção. As perguntinhas são basicas na imigração, o que complica é quando vc não consegue responder de forma satisfatoria ou apresentar a documentação exigida. Ai pode ser que venha uma saraivada de perguntas. Mas fora isso, se vc tiver tudo certinho em mãos, no geral, não tem com o que se preocupar.

      Boa viageeeem!! =D

  55. Pamila 27/08/2015 | 20:52

    Ei Bruna! Obrigada por compartilhar conosco sua experiência! Com relação à imigração e conexões, peço seu esclarecimento. Farei a viagem: Brasil-Londres-Edimburgo (chegando em heathrow e com conexão para edimburgo por lá mesmo), se conseguir fazer todos os check-ins aqui no Brasil, pego imigração só na Escócia? Grande abraço e parabéns pelo blog!

    • Contando as Horas 28/08/2015 | 00:55

      Oi, Pamila

      Não, vc faz imigração em Londres. Quando estiver viajando pro UK, a primeira cidade que vc chegar é onde é feito a imigração. Como vc vai a Londres antes de ir a Edimburgo, a imigração será em Londres.

      Obrigada pela vista aqui no blog! =D

  56. Pamila 28/08/2015 | 09:46

    Obrigada Bruna! Quando eu retornar ao Brasil passo por aqui para dizer como foi a bendita imigração…rsrsrs

    • Contando as Horas 28/08/2015 | 12:29

      Oi, Pamila

      Se vc estiver com tudo certinho, com todos os documentos em mãos, vai dar tudo certo!!

      Fiquei com uma invejinha de vc indo pra Edimburgo! hahaha Com a libra nessa cotação, to decepcionada…

  57. Pamila 28/08/2015 | 19:48

    Bruna, vou só em novembro, mas como planejamento é tudo, espero que até a viagem eu esteja, ao menos na teoria, uma expert em escócia! rsrs
    Com relação aos documentos vou providenciar tudo o que a embaixada pede naquele “supporting documents guide”. E a libra, putz…nem me fale…tô aqui fazendo e refazendo conta…kkkk

    • Contando as Horas 29/08/2015 | 14:35

      Oi, Pamila

      Novembro é um bom mês pra visitar a Escócia, geralmente a hospedagem é bem mais barata do que nos outros meses (outubro ainda é o fim do horário de verão e dezembro já tem as comemorações de Natal e Hogmanay), o que é importante nessa atual fase de conversão da libra frente ao nosso real.

      Aproveite! E mande notícias! =DD

  58. Wellington 10/09/2015 | 13:34

    Olá Bruna!

    Eu vou para Newcastle-UK na próxima semana. Vou fazer conexão em Londres. Só para confirmar a imigração será feita em Londres ou Newcastle?

    Obrigado!

    • Contando as Horas 12/09/2015 | 00:54

      Oi, Wellington

      Se Londres for a tua primeira parada no UK, será lá a imigração. A imigração acontece sempre no primeiro destino que vc chegar.

  59. Wellington Batista 28/09/2015 | 17:26

    Olá Bruna, boa tarde.

    Estarei indo à Londres em Novembro com conexão em Madri. Como ja vi no seu blog, não preciso fazer imigração em Madri, somente em Londres. Mas tenho uma dúvida. Vi em outros sites e com várias pessoas de que não é necessario um visto, igual ao que se faz para ir ao EUA, para ir para Londres. Mas no seu blog vc disse que levou um visto, entao fiquei nao duvida, preciso ou nao preciso de um visto aqui no Brasil para entrar na Inglatera?
    Parabéns pelo site. Ótimos posts.

    Muito obrigado

    • Contando as Horas 30/09/2015 | 00:49

      Oi, Wellington

      A turismo vc não precisa de visto. O visto só é necessário em caso de estudo ou trabalho. Como eu fui estudar inglês, precisei do visto.

  60. Pamila 22/11/2015 | 17:14

    Olá Bruna! Vim compartilhar com você e os leitores do blog como foi o encontro com o agente de imigração de Heathrow. Como eu já havia comentado aqui, estava morrendo de medo, pois meu marido está desempregado… eu sou servidora pública e estava na torcida para isto bastasse como comprovação de nosso vínculo com o Brasil. Bom, estivemos na Escócia de 04-14 de novembro, nosso destino era Edimburgo, e por estarmos indo direto, eu tinha um sentimento de que a imigração seria mais tranquila, e ufa, como foi. Nos preparamos com vasta documentação que pudesse provar que não tínhamos intenção de ficar por lá: certidão de casamento, extrato de contas bancárias, extrato do VTM, um pouco de dinheiro vivo, carteiras profissionais, comprovante de passagens de volta e de hospedagem.
    Como meu inglês é bem mais ou menos, meu marido é que ficou incumbido de conversar com o agente. Chegando nossa vez, uma mulher nos atendeu e perguntou o que estávamos indo fazer. Ele respondeu “turismo”, então ela perguntou para ele “Qual a sua profissão?”, e ele disse “Sou engenheiro” (A carteirinha do CREA traduzida estava lá para comprovar), outra pergunta “Engenheiro de quê? Civil, Mecânico?”, e ele disse ” Engenheiro de controle e automação”. Daí a dona, com uma cara de não muitos amigos, o questionou “Controle e automação?”, ele disse que sim, controle e automação. Ela checou nossos passaportes, se deteve no carimbo da imigração Uruguaia do início de 2015 e nos liberou! Sequer quis saber da minha vida!! E eu que achei que meu emprego é que iria nos garantir..kkkk. Então, como você sempre fala aos viajantes, temos que falar a verdade. Meu esposo estava disposto, se fosse necessário, a explicar que havia saído do emprego para estudar para concursos, levou inclusive documento comprovando que ele estava inscrito em curso preparatório, mas nada foi preciso. Graças a Deus deu tudo certo. Já estou louca para voltar e conhecer outros cantos do país!
    Grande Abraço.

    • Contando as Horas 25/11/2015 | 14:17

      Oi, Pamila

      Isso ai, tem que dizer a verdade sempre, mas respondendo somente o que o oficial da imigração pergunta, sem muitos e muitos detalhes.

      Essa questão da documentação é um saco, pois a gente nunca sabe o que eles vão pedir e o que eles vão pedir pra comprovar. É sempre bom levar algumas coisas.

      Mas enfim.. Que bom que deu tudo certo!! E melhor ainda, que vcs gostaram da Escócia.

      Obrigada pelo depoimento, certamente vai ajudar outros brasileiros em mesma situação que vcs.

  61. Lara Barcelos 08/01/2016 | 11:45

    Oi Bruna! Tudo bem?
    Em março vou pela primeira vez para Europa com meu companheiro (moramos juntos, mas não temos comprovação da União Estável) e 4 amigos. Somos micro empresários, porem a empresa esta em meu nome… Penso em levar como documentos extratos bancarios, compravantes dos passeios que compramos no Brasil, contrato do hostel (está em nome de outra pessoa que estará comigo na viagem), compravante residencial, cartão de crédito internacional e dinheiro em especie, contrato da escola e documento do nosso filho (no sentido de provar nossa relação), passagens de ida e volta rs, e também comprovante que estou matrículada em uma faculdade. Você acha que estes documentos são suficientes? Me indica mais algum?
    Mais um dúvida rs. Meu companheiro e eu não falamos nada de ingles, como devemos solicitar o tradutor? Isso é ruim?!
    No nosso grupo de 6 pessoas apenas 1 fala e entende perfeitamente o ingles. Na imigração passamos todos juntos ou separado?
    Parabéns pelo blog. Estou adorando as dicas. Beijos!!

    • Contando as Horas 08/01/2016 | 13:57

      Oi, Lara

      Essa sua viagem vai ser só a turismo? De férias? Se for, vc não precisa comprovar relação com o teu marido, vc só precisa levar documentos que comprovem o real motivo da tua viagem (passeio), ou seja, ter reserva de hotel, passagem de volta, esse tipo de coisa. Documentos mostrando que vc não tem a intenção de ficar lá e comprovar relação com o Brasil vale mais pra quem estiver indo estudar ou trabalhar por um tempo e vai pegar o visto de visitante no aeroporto.

      Se vocês não falam inglês e tem apenas 1 no grupo que fale, tentem ir todos juntos na imigração. Se o oficial pedir algo, é só explicar. Em 2013 eu fui com meus pais, tia e primo pra Londres e apenas eu falava inglês, fomos todos juntos na imigração (expliquei o motivo) e não tive nenhum problema. Mas isso fica muito a critério do oficial, permitir ou não. Mas acho que vale tentar, antes de pedir um tradutor.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  62. Lara Barcelos 08/01/2016 | 16:33

    Nossa viagem será a turismo, 21 dias.
    Quando digo em comprovar minha relação com o meu “marido” é no sentido de comprovar o vinculo dele com o Brasil, pois somos micro empresários e a empresa está em meu nome, então ele não tem como comprovar um trabalho fixo no Brasil.
    Obrigada por responder!!

    • Contando as Horas 08/01/2016 | 21:53

      Oi, Lara

      Ahhh tá! Não tinha entendido que a tua intenção era comprovar o vinculo e trabalho dele com o teu. Desculpa. Achei que você queria apenas comprovar a relação, até achei meio estranho hehe

  63. edson luiz montibeller 21/01/2016 | 03:33

    boa noite Bruna, estou aguardando meu passaporte chegar pra saber se consegui meu visto de tier 5, gostaria de saber se esse tipo de visto é tranquilo de obter tendo em vista que tenho uma carta de sponsor e uma manutenção mensal pago pelo patrocinador, estou receoso de dar errado, e meu visto sendo aprovado na imigração caso meu inglês não seja bom, terei que me virar na lingua ou falam português? obrigado

    • Contando as Horas 22/01/2016 | 22:47

      Oi, Edson

      Teoricamente você precisa falar com eles em inglês. Se vc se vira com o basico (normalmente eles costumam perguntar sempre: O que vc vai fazer lá, quanto tempo vai ficar, tem passagem ida e volta, vai ficar hospedado onde), vc não vai ter problema. No geral eles costumam ser pacientes e falam devagar. Agora, se vc não entende nada x nada, ai talvez seja interessante pegar um tradutor (mas não sei como esse procedimento funciona, pois nunca usei).

  64. Wallace 25/04/2016 | 12:24

    Olá, a partir de uma busca no Google encontrei o teu blog. Li alguns posts, e vários comentários, e gostei da sua consideração com os leitores de responder, parabéns. Aproveito a oportunidade, para fazer uma pergunta. Estou indo a Dublin-Irlanda em Agosto desse ano, e tanto na ida quanto na volta farei conexão em Londres-Heathrow. Na ida a conexão será de 5 horas (portanto ficarei no aeroporto, conhecendo, etc) já na volta a minha conexão será de 13 horas, e aí gostaria de saber se nesse tempo (com meu destino final sendo Guarulhos-SP) eu poderia sair do aeorporto e ir até a área central de Londres. Obrigado desde já.

    • Contando as Horas 30/04/2016 | 16:20

      Oi, Wallace

      Teoricamente vc até pode, mas vc vai precisar pegar o Heathrow Express (que te leva ao centro de Londres de forma mais rápida, em apenas 15 minutos). Chegando lá, vc desembarca na estação de Paddington e lá vc deve ir até a área onde ficam o Palácio de Buckingham, Parlamento, London Eye… Todos esses lugares ficam próximos. Mas acredito que vc só conseguirá ver essa parte da cidade, pq realmente o tempo é curto. Também te aconselho a separar umas 2 horas antes do horário do teu voo pra voltar pro aeroporto e fazer o restante do procedimento antes do embarque. É corrido e arriscado, mas dá pra fazer alguma coisa sim.

      Sobre responder a todos os comentários, meu blog existe pra esse propósito, trocar experiências. Se não responder a todos os comentários, nem precisaria ter um blog. Vc não concorda?

      Obrigada pela visita por aqui!! Aproveite!!

  65. bianca 04/05/2016 | 20:12

    Ola Bruna! Estou adorando seu blog e tenho algumas duvidas..

    Pretendo ir pra Londres ficar na casa de um amigo, nao trabalho pois acabei de acabar faculdade/cursos e estou esperando abrir seleçoes de empregos.. caso eu nao arranje um emprego ate o fim do ano pretendo viajar para Londres..

    minha duvida seria, no caso de eu ficar na casa de um amigo, a carta convite seria um problema por ele ser uma amigo homem? ou vc recomendaria fazer reservas pelo booking e cancelar elas depois?

    e tambem no landing card vi que tem uma parte q precisa escrever profissao.. porem nao tenho.. como eu deveria proceder e caso me perguntem tambem vc sabe qual seria a melhor coisa a responder? respondo o que eu me formei ou q nao tenho trabalho, porem que meu pai me banca (e mostro documentacao dele)?

    Ja fui e voltei dos EUA varias vezes entao acredito q isso tambem poderia ajudar na imigracao..

    obrigada!!!

    • Contando as Horas 06/05/2016 | 14:50

      Oi, Bianca

      Não sei o que te dizer com relação a essa situação, pq nunca me hospedei em casa de amigos. Mas normalmente apresentar a carta convite não costuma ser um problema não, desde que vc tenha passagem de volta também (eles sempre pedem pra ver a passagem de volta) e outros documentos que vc ache importante e que comprovem que vc não tem intenção de ficar lá.

      Coloca a profissão na qual vc se formou. Eu sempre faço isso.

  66. pedro 13/06/2016 | 19:25

    Ficou de perna bamba atoa.. Com tudo certinho.nao tem erro, eu entrei todo errado.fiquei em.choque kkkkkk mas deu certo.. Pra quem.vai no gato.. Dicas: compre uma passagem.para outro destino para eles nao desconfiarem tanto (tipo 3 dias depois da ibglatrrra uma passagem pra alemanha) .. Mostra passaporte, diz que é turistao.. Pega um hostel baratex e diz q so vai ficar os 3 dias la.. Sussa demais! Boa sorte a todos.
    Madrid era o.bichao para entrar anos atras.. Agora galera entra sem.nem falar nada rsrs

    • Contando as Horas 18/06/2016 | 14:48

      Oi, Pedro

      Normal ter um pouco de medo em uma situação dessas. Mas realmente, se você via com tudo certinho, eles não implicam, mas de qualquer forma, sempre pedem pra ver tudo (passagem, reserva de hotel e tal). Importante viajar com tudo direitinho.

  67. Yaury Rodrigues 17/06/2016 | 14:38

    Olá Bruna,

    Eu estou no processo de visto, sou angolano, mas vivi no Brasil praticamente minha vida toda. No meu caso, para qualquer tipo de estadia preciso de visto, vou visitar minha tia que mora em Glasgow, estou aguardando a resposta do consulado. Estou em Angola e por aqui o tramite é praticamente via internet. Estou confiante que vou ser aceito, mas certamente na migração vai ser tenso. Infelizmente nós africanos não somos muito aceitos em vairas partes do mundo. Acredito que tenha uma boa dose de preconceito. Eles são rigorosos com a comprovação de valores pois muitos africanos migram para a Europa. Mas não é o meu caso, quero apenas visitar minha tia e ficar uns 6 meses conhecendo e desfrutando das maravilhas Escocesas.

    • Contando as Horas 18/06/2016 | 15:49

      Oi, Yaury

      Mas brasileiro também sofre com isso. Alguns sempre acabam pagando pela desonestidade de outros compatriotas. Faz parte, né. O interessante é vc levar documentos que comprovem que vc não tem intenção de ficar la ilegal, isso ajuda bastante.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  68. Sophie 27/06/2016 | 12:52

    Olá bruna, tudo bem?
    Sou brasileira, mas tenho cidadania europeia, estou morando em Glasgow faz 7 meses com minha família, estamos todos trabalhando. Minha namorada vai vir em setembro estudar inglês por 5 meses aqui. No caso ela vai ficar na minha casa, uma carta convite seria prova suficiente para eles não implicarem? Alem de todo os outros documentos, claro.
    Ela irá conseguir trazer mil libras, será que precisaria de um sponsor para comprovar mais renda?

    • Contando as Horas 27/06/2016 | 13:27

      Oi, Sophie

      Pra comprovar onde vai morar, acho que a carta convite é uma boa opção. Mas te aconselho a ver o site do British Council e ver o que eles dizem ao certo sobre as opções de acomodação e como comprovar. É melhor. No blog eu apenas compartilho minhas experiências e não tenho autoridade nesse assunto.

      Segundo o site do British Council, eles pedem algo em torno de 800 a 1000 libras/mês como comprovação estimada mínima de renda, dependendo da cidade escolhida.

  69. Janine 23/09/2016 | 12:47

    Olá, adorei o blog. Tenho uma dúvida. Viajo pra Dublin em março de 2017, com conexão no aeroporto Heathrow, e estou morrendo de medo de me perder naquele aeroporto gigantesco, rs. Já descobri que a British Airways só trabalha no terminal 5, e como vai mudar para um voo doméstico da mesma companhia, gostaria de saber se a imigração é também nesse terminal, pois a conexão que consegui foi de 3h. E se é preciso retirar a bagagem e despachá-la novamente. Muito obrigada!

    • Contando as Horas 02/10/2016 | 19:18

      Oi, Janine

      Pelo que sei vc não passa na imigraçao em Londres, ao menos a outros destinos da Europa é assim. Talvez com a Irlanda a situação possa ser diferente, mas eu imagino que não. Quanto a bagagem, vc pode ver direitinho na hora do check-in, antes de sair aqui do Brasil. Teoricamente a bagagem vc só pega no destino final, se vc comprou todos os trechos no mesmo localizador.

  70. Rhaisa 03/11/2016 | 16:15

    Oi bruna, td bem?
    Vou para Edimburgo agora no começo de Dezembro e estou com algumas dúvidas e bem nervosa. Meu voo sai do Brasil pela LATAM e faz escala em Londres, vou para Edinburgh pela British Airways.. então eu passo pela Imigração em Londres ou em Edinburgh quando entrar? Outra coisa, eu comprei passagem para 6 meses exatos, mas fechei com a escola 3 meses para ver se vou gostar do curso e fechar diretamente o restante dos 3 meses com eles estando lá, vc acha q a imigração implicariam com isso??
    Outra coisa, na mesma semana que eu chegar eu vou para Copenhagen passar 4dias saindo e voltando por edinburgh mesmo, vc acha que teria algum problema?
    Última dúvida, eu esttou pesquisando alguns apes pelo Airbnb e vi alguns no bairro chamado Leith, vc sabe me dizer se a area é boa e segura? Tem alguma dica para áreas com preços de hospedagens mais em conta e que não seja tãããão afastado do centro e da Kaplan??
    Seu blog me ajudou muito com tudo na trip, parabéns e obrigada!!

    Abs.
    Rhaisa

    • Contando as Horas 04/11/2016 | 13:38

      Oi, Rhaisa

      A imigração acontece no primeiro lugar que vc desembarcar no UK, se for Londres, será em Londres a imigração.

      Não sei te dizer.. Mas já te aviso que com toda a certeza eles vão te pedir a passagem de volta. Você pode explicar a situação (isso não seria nenhum problema ou ainda, dizer que vai aproveitar pra viajar nos proximos meses, mas ai você precisa de confirmações de hospedagem, então… Na duvida, é sempre bom falar a verdade, evita bastante dor de cabeça).

      Acredito que não. Quando eu fiz meu intercâmbio, também fiz isso. Passei uns dias em Londres e Edimburgo, fui pra Dinamarca e voltei pra Edimburgo, Foi tudo bem tranquilo. Lembre sempre de andar com os comprovantes (ou o xerox deles) de documentos importantes, tipo passagem de volta, residencia estudantil, entre outras coisas que vc achar conveniente. As vezes, ao voltar a Edimburgo, os oficiais de imigração me pediram pra verificar todos esses documentos novamente.

      Leith é a região onde fica o Porto de Edimburgo. Essa região já foi pior. Não faz muito tempo, essa area passou por uma grande revitalização. Não é a minha região preferida da cidade, mas também está longe de não ser um lugar seguro. Eu já escrevi um post sobre os bairros de Edimburgo, não sei se você já viu?!?!
      http://contandoashoras.com/2015/05/28/escocia-onde-e-melhor-morar-em-edimburgo/

      Dá uma olhada nesse post, acho que ele pode te ajudar.

      Aproveite Edimburgo… A época de final de ano é muito legal na cidade! Qualquer coisa é só me escrever! Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  71. Leila 30/11/2016 | 16:31

    Oláá,

    Impossível não concordar com todos, seu site é muito legal e muito útil. Parabens!

    Vou explicar minha situação. Vou fazer um mestrado em Glasgow em janeiro de 2017, se Deus quiser, porque ainda estou esperando o visto Tier 4. Não está mais sendo feito aqui em Botafogo (RJ), tem que ir até o centro agora. Precisei passar por entrevista (audio conferencia). Acho que agora estao adotando este procedimento para todos. Depois mandam seus docs para a embaixada em Bogotá. Os docs foram enviados na terca passada e ainda estou aguardando o visto chegar (ou nao hahaha). Na entrevista foram perguntas básicas para comprovar que voce está indo mesmo estudar e nao ficar por lá ilegal.
    Meu curso durará 1a e 4meses. Eu verifiquei aqui no blog e a maioria das perguntas que te fazem é sobre como passar pela imigração no UK, mas não achei uma resposta para a minha dúvida.

    É o seguinte, eu procurei flats para alugar em Glasgow mas pelo alto numero de “scams”, eles dizem que você deve sempre verificar o lugar antes de alugar. Tem gente que pede um depósito para guardar o lugar pra você mas na verdade é tudo falcatrua. Entao resolvi ficar em hotel por uns 4 dias para poder verificar os flats que selecionei nos sites.

    Pergunta 1- Voce acha que teria problema na imigração dizer que vai ficar 1a e 4m na cidade e chegar la com uma reserva de 4 dias em hotel?

    Pergunta 2- Teve muita burocracia para vc alugar um flat em Edinburgh? Quanto tempo demorou desde o tempo que vc escolheu o flat, assinou o contrato e finalmente se mudou pra lá?

    Teria a opção de eu ficar no alojamento da universidade mas o ambiente é compartilhado por 6 a 8 pessoas. Do jeito que a libra ainda está subindo, nao quero distrações e correr o risco de nao aproveitar este investimento ao máximo.

    Bjo guria.

  72. Leila 30/11/2016 | 17:00

    Oii, esqueci de perguntar também se vc acha que vou precisar comprar passagem de volta.
    Vi que quando o curso tem duracao de mais de 1 ano, eles podem te dar 4 meses a mais depois que vc termina o curso.

    Brigadaaa

    • Contando as Horas 04/12/2016 | 23:31

      Oi, Leila

      Obrigada!! :DD

      Pergunta 1) Hum… difícil dizer. Quase 100% das vezes que fui ao UK, quase sempre me pediram o comprovante de voo de volta e reservas de hotel. Quando fui fazer intercâmbio, sempre me pediram, as duas vezes. Então, é muito provável que te perguntem também. Mas o que vc pode fazer é levar a reserva do hotel é algo que comprove que vc tem reservas pra ver alguns aptos e tal devido à esse problema que vc me relatou, vc não quis arriscar (quem sabe eles entendam, afinal, eles sabem como são as coisas aqui no Brasil). Isso é apenas uma sugestão.

      Pergunta 2) Não tive nenhuma dificuldade, mas era uma residência estudantil. Fiz tudo por e-mail e fiz o pagamento por telefone. Dias depois recebi o recibo de pagamento do flat, pq falei que precisava apresentar na imigração, senão teria recebido somente quando entreguei o contrato assinado antes de ter acesso ao apartamento.

      Pergunta 3) Não sei se é obrigatório vc ter a passagem nesse caso de mais de 1 ano. Mas acho que poderia soar estranho vc chegar lá sem passagem de volta e sem reserva de apartamento. Então, vc pode comprar a passagem no modelo de venda para estudantes, já escrevi um post sobre isso aqui no blog. Essas passagens pra estudantes tem alguns benefícios, mas isso vc tem que fazer por telefone ou com uma agência de intercâmbio, não tem como fazer pelo site (tá onde eu sei).

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  73. Felipe 15/12/2016 | 15:55

    Oi, Bruna,

    Tudo bem?

    Farei minha primeira viagem para o UK em março de 2017 e tenho várias dúvidas, muitas delas já respondidas aqui pelo blog (muito obrigado!!!).

    Bom, algumas que não consegui encontrar:

    1. Moro com meu namorado há mais de 2 anos, porém, não temos nenhum documento comprovando a união estável. Você saberia nos dizer se, ainda assim, poderíamos passar juntos pela imigração, ou você acha melhor passarmos separadamente? Chegaremos no London City Airport.

    2. A Immi UK aceita reservas do AirBnB de boa? Vamos passar 7 dias em Londres, 4 em Edimburgo e 4 em Dublin e, em todos esses lugares, já temos reservas feitas/pagas pelo AirBnb.

    3. Eu gerencio uma agência em BH e não tenho salário fixo, por isso, levarei £1.000,00, além do cartão de crédito e cartão pré-pago, pois não acho que seria viável apresentar um extrato da minha conta corrente, por exemplo. Isso poderia dar algum problema?

    4. Faço faculdade e minha viagem ocorrerá logo no início do semestre acadêmico. Você acha viável levar uma carta da minha coordenadora de curso dizendo que eles estão cientes da minha viagem? Fiquei pensando na possibilidade de o Oficial de Imigração questionar se sou estudante e, com a resposta afirmativa, questionar, também, o porquê de eu estar lá “no meio do semestre”… Eu fico viajando nessas possibilidades, chega a ser paranoia. Também levarei uma carta da minha diretora, dizendo que tenho emprego e estou no meu período de férias.

    Obrigado pela atenção! :)

    • Contando as Horas 21/12/2016 | 16:21

      Oi, Felipe

      1) Vcs podem tentar passar junto. Como são 2 pessoas, as vezes não há problema. Caso um de vcs não se vire bem no inglês, vc pode argumentar que estão juntos ali por esse motivo.
      2) Sim, eu já estive na Escócia em 2014 e fiquei 1 semana inteira em um apto da AirBnB em Edimburgo. Não tive problema.
      3) Geralmente quando a viagem é a turismo (essa foi a minha experiência), eles não me pediram nenhuma vez comprovação de renda pra me manter lá. Somente me pediram isso quando estive na imigração nas vezes que ia iniciar meu intercâmbio. Mas se vc achar mais confortável ter essa info, acho que não custa levar um extrato da tua conta.
      4) Eles só vão te perguntar se vc é estudante se vc colocar no Landing Card que tua “profissão” é estudante. Se vc colocar o cargo que ocupa na agencia em que vc trabalha, ninguém vai te questionar isso. Fique tranquilo.

      No mais, a imigração é meio uma loteria, as vezes eles pedem pra ver tudo, as vezes pedem apenas pra ver a passagem de volta e reserva de hotel. Todas as vezes que estive no UK até hoje, sempre, sempre mesmo, reserva do hotel e passagem de volta eu tive que mostrar, o resto depende muito do oficial que está te entrevistando. Lembrando que, só responda exatamente o que ele te pediu, vc não precisa ficar dando muitos detalhes, pq ai sim eles podem desconfiar de algo.

      No geral, apesar da fama, a imigração em Londres costuma ser bem tranquila, basta vc comprovar tudo o que eles pedirem.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  74. Leila 28/12/2016 | 23:04

    Oi Bruuuna,
    Volteeeei!! kkkkkkk Meu visto chegou e já estou de malas prontas.

    A dúvida agora é a seguinte: Dinheiro!!
    (Se você já tiver explicado isso em outro post, me desculpa, acabei nao encontrando, mas posso procurar)

    Quando você ficou esse tempo todo lá em Edinburgh, você usava cartao de crédito? Fiquei besta de ver o quanto é caro no final devido às taxas. Pensei em abrir uma conta em um banco lá, mas se eu transferir dinheiro entre as contas, é descontado imposto de renda!! Inacreditável!! Nao entendo como podem descontar duas vezes imposto sobre o mesmo dinheiro! que roubalheira!!

    Ai queria saber se você teria alguma dica para “economizar” lá, para fugir das taxas, dos impostos, do IOF kkkk

    Brigadaa

    Bjo guriaaa

    • Contando as Horas 28/12/2016 | 23:32

      Oi, Leila

      Ah é? Que legalll! :DD
      Nossa, é um alivio quando o visto chega né?!?!

      Sim, usava cartão de crédito sim. Poucas vezes, mas usava. A maioria das coisas do dia-a-dia eu pagava em dinheiro (seja a quantia que tinha levado aqui do Brasil ou seja o dinheiro que saquei usando o VTM). Na verdade, usava cartão de credito somente durante as viagens ou se tinha que comprar algo pela internet.

      Tem muita gente que abre conta no banco, pode ser uma boa ideia. Na época que morei em Edimburgo, a cotação da moeda tava bem tranquila e não existia essa história do IOF.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Boa viagem e aproveite Edinbrááááá!! :D

  75. Diógenes 29/12/2016 | 06:18

    Oi, Bruna. Há quase um mês passei pela imigração em Newcastle e foi bem tranquila. Era um domingo, dia 3/12, por volta das 16:00. O oficial apenas perguntou o que eu faria lá. Respondi que estudaria inglês e ele pediu para ver a carta de aceitação da escola. Anotou alguns dados no verso do landing card e pronto. SÓ! Foi tudo muito rápido.

    PS: estou em Edimburgo agora e ficarei até 1°/1/2017. Em pouco tempo na cidade (cheguei ontem à tarde), deu pra sentir o porquê de sua paixão pela cidade. A feira de Natal está em pleno funcionamento, a cidade está lotada e iluminada. Coisa bonita de se ver. Antes de chegar aqui, estava convicto que faria o tour a Highlands, mas não sei mais. A cidade mostrou-se interessante. Não gostei de uma escadaria imensa que tem pra ir de uma rua a outra. As pernas chegaram ao topo cansadas. :D

    • Contando as Horas 29/12/2016 | 12:04

      Oi, Diógenes

      Ah é?? Que ótimo!! Melhor assim, né? Que bom que deu tudo certo! :D

      Edimburgo é sensacional!!! Minha cidade preferida!! Quando eu digo que o ideal é ficar uns 3 ou 4 dias no minimo, ninguém acredita. Vale muito a pena! As Highlands tbm vale muito a pena, mas se vc puder encaixar em uma próxima vez, vc aproveita melhor os dois destinos.

      Eu acho que sei qual é essa escadaria hehehe É uma que fica bem em frente a entrada lateral da Waverley Station? Se for essa, é de matar mesmo.. degraus que não acabam mais. Tem outras subidas mais amenas, se vc quiser ir da Princes Street a Royal Mile sem sacrifício, é só ir ate North Bridge (passa na rua lateral onde está o Hotel Balmoral). É o acesso mais plano de uma rua a outra!

      Aproveite Edinbrááá!! Bom Ano de 2017 pra vc e tua família.

  76. Midori 19/01/2017 | 23:04

    Oi Bruna!

    Pretendo viajar em junho/2016 para Dublin e Edimburgo de férias com uma amiga. Passaremos pela imigração dos dois lugares? Podemos passar juntas, pois nosso inglês é muito básico. Obrigada pela atenção!

    • Contando as Horas 27/01/2017 | 19:59

      Oi, Midori

      Depende. Vcs vão primeiro em Dublin e depois Edimbjrgo? Teoricamente passa na imigração, mas por exemplo, qdo eu fui de Edimburgo a Dublin eu passei na imigração, mas na volta não. Fiquei meio sem entender, mas doi isso que aconteceu comigo.

      Vcs podem tentar, as vezes eles permitem.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Diógenes 21/03/2017 | 18:03

        Olá, Bruna. Enquanto estive em Newcastle fui a Dublin e estranhei porque não fiz imigração quando retornei. Eu pedi ao comissário de bordo o landing card, disse que eu não era europeu e ele me respondeu que não tinha o papel. Tá, desci do avião e, confesso, tava “nervoso”. Comecei a andar e, quando percebi, já estava na área de restituição de bagagem. Bom, aí foi correr pro metrô (o último sairia em minutos) e ir até a estação central.

        • Contando as Horas 22/03/2017 | 16:30

          Oi, Diógenes

          Comigo também aconteceu exatamente a mesma coisa. Na chegada em Dublin, passei na imigração, mas na saída não. Também não recebi o landing card. Achei muito estranho. Nunca entendi muito bem isso.

  77. Gessica 18/03/2017 | 16:39

    Oie flor…uma duvida…minha prima distante mora em londres a 15 anos…ela me deu uma viagem pra la de presente…pagara as passagens e tbm todos os meus gastos la…na hora da imigracao li que eles pedem dinheiro em especiw ou cartao e taus…mas no meu caso…so mostrar a carta convite onde ela fala que arcara com todos os meus gastos seria o suficiente?

    • Contando as Horas 21/03/2017 | 12:26

      Oi, Gessica

      Não é sempre que eles pedem pra ver comprovante de dinheiro ou cartão de credito em viagem a turismo. Sempre me pediram comprovante da passagem de volta e reserva de hotel. Como vc vai ficar na casa da tua prima, precisa da carta convite especificando onde vc vai ficar e se necessário (vai que eles te pedem, né?!?), vc precisa comprovar como vai se sustentar lá também nesse período.

  78. carolina 28/04/2017 | 10:19

    Olá tenho uma dúvida, se vc puder me ajudar… ;)
    Eu e meu marido vamos pra Dublin fazerintercambio e compramos a passagem pela TAP com conexão em Lisboa e Londres. Porém em Londres trocaremos de aeroporto e de empresa aérea, terá uma duração de 3h em LOndres.
    Passaremos pela imigração? Dará tempo suficiente de trocar de aeroporto?
    Quando compramos a passsagem pelo decolar já veio tudo desse jeito :(
    Quais documentos eles devem pedir?

    desde já obrigada

    • Contando as Horas 29/04/2017 | 22:20

      Oi, Carolina

      Sim, vcs passam na imigraçao em Londres sim. Três horas é um tempo muito apertado, o aeroporto de Heathrow é bem afastados dos outros aeroportos.

      Eles podem pedir qualquer coisa, leve todos os documentos que achar necessario para comprovar que vai estudar ingles e que nao tem intençao de ficar ilegal na Irlanda.

  79. Quênia 17/05/2017 | 21:36

    Oi, Bruna, tudo bom?
    Primeiramente, gostaria de dizer que seu blog é um achado precioso na minha vida! Sem exageros! haha Poxa, parabéns pelos posts, os poucos que li até agora estão super bem escritos e o seu site é um exemplo de organização, tou impressionada e muito contente porque, como você mencionou em um dos comentários aí em cima, é uma ajuda imensa quando a gente vai viajar pela primeira vez e quer dicas de viagem mas a maioria dos blogs/sites tem informações muito enxutas que acabam não tirando nossas dúvidas. Então, muito obrigada!
    Aí… Comecei a enumerar as minhas dúvidas aqui, mas ficou muito longo e pessoal, então vou continuar via e-mail, espero que não se importe. Mesmo que você não me responda, seu site já tá sendo uma ajuda enorme!!!
    Abraço

    • Contando as Horas 19/05/2017 | 16:53

      Oi, Quênia

      Obrigada pelas palavras. :D

      Passei por essa fase das duvidas e sempre achei interessante escrever com detalhes, ate pq qdo fiz meu intercambio tive que me virar sozinha em tudo ou em sites em inglês, em português mesmo, nada.

      Já respodi teu email. Dá uma olhada!!

  80. Ellen 10/08/2017 | 22:01

    Olá, tenho uma dúvida, pode me ajudar?
    Vou para Escócia em novembro visitar um amigo, vou me hospedar na casa dele e ele irá pagar pelo custo da viagem, oq devo levar para passar tranquilo pela imigração?

    • Contando as Horas 12/08/2017 | 15:57

      Oi, Ellen

      Tudo que você acha interessante ter em mãos em caso do oficial te questionar sobre qualquer coisa, principalmente se você não tem intenção de ficar iegal lá. Passagem de volta, carta dizendo onde ficará hospedada, comprovantes de vinculos com o Brasil, dinheiro pra se manter lá nesse periodo, entre outras coisas.

  81. Vivi 16/08/2017 | 23:02

    Oie gostaria de uma informação .. passei um tempo ilegal em Londres .. pq conheci um rapaz fiquei noiva e engravidei, pq me negaram atendimento no hospital voltei ao Brasil por conta do baby.. infelizmente com a estressada viagem perdi meu bebe vou me casar com meu noivo na mesma mais estou louca pra voltar .. estamos separadores a mais de 3 meses e estou sofrendo muito minhas perdas. Eu vou viajar para Escócia .. e então tentar ir de trem para Londres .. não tive carimbo ou algo no meu passaporte .. já viajei pra lá 3 vezes e também já fui a Paris.. somente em Paris carimbaram minha volta às chances de enfrentar grandes problemas são grandes ?oq você acha ?

    • Contando as Horas 21/08/2017 | 22:54

      Oi, Vivi

      Não entendi muito bem. Vc quer entrar no UK prla Escócia pq nunca teve carimbo a partir de lá, isso? Eu acho q nao interfere muito, pq o teu historico fica no sistema e todos os países membros tem acesso. Não sei te dizer se vc vai ter problemas ou nao, mas ter ficado lá ilegal (e se eles ja sabem disso), pode ser um fator que complique muito pra vc voltar la. De qqer forma, te desejo boa sorte!

  82. Juliana 10/09/2017 | 19:42

    boa noite, Bruna
    Estou planejando fazer um curso de inglês 8 semanas em Londres em novembro, antes de ir pra lá gostaria de visitar uma prima por 1 semana em Barcelona. Pelo que pesquisei é mais barato eu comprar ida e volta por Barcelona e comrpar uma passagem interna ida/volta Bac/Londres. Vc acha que teria algum problema nisso?
    Outra coisa: estou pensando emir só com 1 mes de estadia já pago e depois lá ver se dar certo se fico no mesmo lugar, no 2 mes pensei em deixar uma reserva de hostel feita só pela imigração. acha que daria certo?obrigada

    • Contando as Horas 21/09/2017 | 18:31

      Oi, Juliana

      Desculpa a demora pra responder, estava viajando.

      Acredito que não tenha problema. Ja fiz esse tipo de coisa algumas vezes. Vc só precisa ter todos os comprovantes de todos os voos, caso seja solicitado pelos oficiais de imigração.

      Não sei te dizer, nunca fiz isso. Pode ser que de certo, como pode ser que não. Tudo depende de como vai ser a tua entrevista com o oficial de imigração.

Deixe o seu comentário...