03.06
2012

Intercâmbio: Comprando a passagem aérea para a Escócia

Aqui no blog eu já falei um pouco sobre o aeroporto de Heathrow, em Londres e o aeroporto de Edimburgo. Também já falei como são os processos de obtenção de visto de estudos que recebemos na Imigração ou ainda no Consulado aqui no Brasil. Porém eu nunca tinha falado nada sobre como comprar a passagem aérea para a Escócia.

Para chegar a Escócia não existem voos diretos partindo do Brasil, então obrigatoriamente será necessário fazer uma conexão pelo caminho. Normalmente quem vai pra Escócia, acaba indo a Londres ou alguma grande capital européia e a partir dai, segue para os aeroportos de Glasgow ou Edimburgo, os maiores do país.

Nas duas vezes que eu fui, dei preferencia em ir direto pro Reino Unido, mesmo sabendo que a imigração em Londres tem a fama que tem. Pra quem acha que a imigração na Escócia vai ser mais facil, isso é pura lenda. Eu ja vi gente sendo mandado embora enquanto eu estava na fila aguardando a minha vez.

Uma coisa que muita gente não sabe, inclusive eu que só descobri depois de ter comprado a minha passagem, é que para pessoas que estejam indo estudar fora do pais, algumas cias aéreas oferecem vantagem para estudantes. 

As cias aéreas que oferecem essa vantagem, devem seguir algumas regras, como:

– solicitar obrigatoriamente a confirmação da inscrição em algum curso no exterior, através da Visa Letter, que é enviada pela escola;

– essa vantagem só é concedida para pessoas que tenham entre 12 a 34 anos;

– ao comprar a passagem ida e volta, é obrigatório definir as datas, mas a grande vantagem é que, se necessário, a remarcacão do voo da volta pode ser feito sem cobrança extra de taxa, ou seja, é gratuita;

Este tipo de passagem pode ser comprada diretamente no 0800 das cias aéreas ou em algumas agências de intercâmbio autorizadas a revender.

Outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar a passagem, independente de ser a passagem com tarifa normal ou para estudante:

– o ideal é comprar sempre passagem ida e volta, sempre o preço vai ser mais barato. E como é exigido apresentar a passagem de volta, então já favorece;

– é indicado comprar a passagem com pelo menos 6 meses de antecedência;

– qual mês vai ser a viagem: os meses de férias escolares tanto aqui no Brasil como no exterior, o preço das passagens vão ser um pouco mais caras do que a média;

– normalmente as passagens vendidas na terça-feira e na quarta-feira são mais baratas pq não apresentam grande procura.

– para a passagem sair mais barata, o indicado é que a ida e a volta tenham saída do mesmo lugar, por exemplo: na ida São Paulo – Londres e volta Londres – São Paulo, ao invés de São Paulo – Londres na ida e na volta Paris – São Paulo.

Com a passagem comprada, agora vem a melhor parte, começar a organizar a viagem…

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Intercâmbio, Intercâmbio, Intercâmbio na Escócia - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
31 comentários em "Intercâmbio: Comprando a passagem aérea para a Escócia"
  1. Celia   21/06/12 • 08h49

    Bom dia, Bruna. Em breve viajarei ao Reino Unido (Inglaterra, Escócia e Irlanda) e fiquei com uma dúvida em sua publicação. Porque Lisboa está riscado nesse texto? Algum motivo especial? Penso em iniciar minha viagem via Lisboa e de lá seguir a ordem de países escritos acima. Obrigada

  2. Bruna   21/06/12 • 10h55

    Oi Celia!
    Ahhh, que legal! =)
    Eu acabei riscando pq Lisboa nao tem mais voo direto pela TAP e nem pela British (tem que fazer conexao em Londres antes) para Edimburgo. Unica opcao sao as cias de baixo custo, mas pra quem vem do Brasil, por causa da mala nao seria tanta vantagem. So por isso mesmo que risquei.

  3. luciano   06/03/14 • 15h18

    Parabéns seu blog é fantastico!!! meu plano de viagem é passar 2 semanas conhecendo londres/liverpool e edimburgo…o que vc me sugere em termos de deslocamento??avião ou trem…

    • Contando as Horas   07/03/14 • 20h54

      Oi, Luciano

      Tudo depende de qto tempo e dinheiro vc está disposto a gastar com isso. Quanto antes vc comprar as passagens, maiores as chances de vc conseguir preços melhores e até promocionais. Mas se eu estivesse fazendo esse teu roteiro, eu faria assim:
      De Londres a Liverpool eu iria de trem, de Liverpool a Edimburgo eu iria de avião ou trem (mas o trem tem conexão) e de Edimburgo a Londres eu iria de trem ou avião tbm (mas daria preferencia para o trem, as paisagens são muito bonitas).

  4. Anderson   18/06/14 • 18h37

    Oi Bruna. Bom, pretendo viajar para Glasgow em breve. Sou do Recife e gostaria de saber quais os procedimentos para eu ir. Sei que devo ir ao consulado inglês daqui de Recife. Nunca fiz uma viagem fora do país antes. Vi seus posts e gostei da sua experiência na Escócia. Obrigado!!!

    • Contando as Horas   19/06/14 • 01h45

      Oi, Anderson

      Tudo vai depender de qual tipo de viagem vc vai fazer (turismo ou estudo) e de quanto tempo vc vai ficar (pra saber se vc precisa de um visto ou não). Se vc me der mais detalhes, fica mais fácil eu te ajudar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Anderson   10/07/14 • 23h30

    Oi Bruna. Obrigado por me responder. Bom, pretendo ir a turismo. Vou juntar uma grana (para passagem e para ficar lá por 05 dias, que é o tempo que vou poder ficar). Mas acho que antes vou ter que ir ao consulado da Inglaterra aqui de Recife. Pesquisei e vi que o consulado escocês não existe, só o consulado inglês. Vou ter que ir lá fazer uma entrevista né? Passando pelo consulado não corro o risco de ser barrado. Uma amiga que vai à Itália e me disse que já viu casos de pessoas que foram deportadas por não passarem por consulado. Gostaria de saber quantos voos eu vou precisar pegar. Sei que vou pegar um voo pra São Paulo, e depois? Gostaria de saber também se perto no aeroporto da cidade de Glasgow tem algum hotel barato. É um sonho que eu tenho de viajar pra lá, terra da minha banda preferida, o Travis. Mais uma vez, obrigado!

    • Contando as Horas   12/07/14 • 17h53

      Oi, Anderson

      Então, se vc vai pra Escócia a turismo, vc não precisa de visto e nem precisa ir ao consulado. É só vc comprar a passagem, reservar hotel, comprar os tickets e eventuais passeios que vc venha a fazer e ir viajar. Se vc tiver mais alguns documentos que comprove que vc está apenas viaja do a turismo e nao tem intençao de ficar lá, é interessante vc separar pra levar também.

      Com relação ao número de voos, depende da cia aérea que vc escolher voar. Se vc comprar o teu ticket pela TAM ou pela British Airways, seu voo de São Paulo a Londres vai ser direto. Ai é só vc comprar um voo de Londres a Glasgow. Esse é o jeito mais rápido e fácil de vc chegar la. Sobre o tempo de conexão em Londres, eu sempre aconselho a deixar um intervalo de no mínimo 3 horas entre um voo e outro.

      Em geral, os hotéis em Glasgow são bem mais baratos que em Edimburgo ou. Londres, por exemplo. Vc pode ficar no centro da cidade sem nenhum problema. Se vc quiser redes de hotéis mais em conta (tem Ibis, Juris Inn, Mercure, Premier Inn, entre outros), vc pode pesquisar no site do Booking (que é o site que eu uso pra reservar os meus hotéis).
      http://www.booking.com/index.pt-br.html?aid=364548

  6. Maick   16/07/14 • 20h18

    Oi bruna,
    faço intercâmbio em Glasgow, e meus pais e meu irmão estão vindo me visitar mês que vem. Eu aluguei um apartamento aqui na cidade (como eu moro em acomodação da uni, não posso recebe-los aqui) através do site Holiday Lettings (da Trip Advisor). Vc sabe se eu preciso fazer uma carta convite pra eles? eu aluguei o apartamento no meu nome. Tenho o email do site com o recibo do pagamento (tipo reserva de hotel), com data de entrada e saída, mas to em duvida se eles vão precisar de carta convite. O que mais vc recomenda pra eles de documentos?
    Obrigado

    • Contando as Horas   16/07/14 • 22h49

      Oi, Maick

      Se a reserva estivesse no nome deles seria melhor, pois como vc não vai estar junto com eles na imigração eu não saberia te dizer se eles podem implicar com isso.

      Eu acho que carta convite vc só envia pra eles se eles fossem ficar hospedados onde vc esta morando, eu entendo isso. O que não seria o caso.

      Bom, a reserva de passagem, hospedagem, passeios, compra de trens ou outros tickets de transporte e tickets de entradas de atrações ou algum show, seriam o mínimo pra levar. Se tiver qqer outra coisa que eles achem q venha a ser útil, é interessante levar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Luiz Santos   30/08/14 • 08h52

    Ola Minha mae vem para o meu casamento na Escocia em Edimburgo! Voando pela British Airways de SP a Edimburgo tem uma parada em Londres certo? Gostaria de saber se a imigração é em Londres ou em Edimburgo? Ela não fala inglês muito bem!
    desde ja agradeço

    Luiz

  8. Contando as Horas   30/08/14 • 21h16

    Oi, Luiz

    A imigração é em Londres, pois é o primeiro lugar onde ela vai desembarcar no UK.

  9. Gabriel   03/10/14 • 13h11

    Oi

    Em maio de 2015, irei para Edimburgo, Londres e Amsterdã, mas fico na dúvida quanto a Amsterdã, as vezes penso trocar por Bélgica ou Paris. O que é mais aconselhável em questão de tempo e R$?

    Qual é a melhor maneira para fazer essa viagem, quanto ao deslocamento?

    Como funciona a imigração em Londres, é difícil?

    Obrigado pela ajuda!

    • Contando as Horas   06/10/14 • 18h27

      Oi, Gabriel

      A tua viagem começa em Londres?
      Vc pode iniciar a tua viagem por Londres ou por Amsterdã, ambas essas cidades tem voo direto partindo do Brasil. E ainda, tanto Londres como Amsterdã tem voo direto para Edimburgo. O trem também pode ser uma boa opção pra ir de Londres a Edimburgo.

      A questão financeira não muda muito se vc incluir a Bélgica ao invés de Amsterdam. Até acho que Bruxelas pode dificultar mais, pois vc teria que de qualquer forma incluir Paris ou Amsterdam no teu roteiro, por causa do voo de chegada ou partida para o Brasil. Não existem voos direito Brasil – Bélgica, por exemplo. E não sei se já tem voo direito da Bélgica para Edimburgo, na época que eu morava lá não tinha, era necessário fazer uma conexão em Amsterdã.

      A imigração em Londres é mais complicadinha pelo fato de que ele sempre pedem pra ver pelo menos a passagem de volta e reserva de hotel, mas tbm podem pedir outras coisas. No geral é tranquila pra quem vai com tudo definido e comprovantes pra apresentar.

  10. Rosane Pereira   29/04/15 • 06h48

    Oi Bruna, parabéns, adorei seu blog!
    Estou desenvolvendo o roteiro de uma viagem para a Europa que farei com o meu marido em outubro de 2015. A idéia é chegar por Londres, ir a Edimburgo e daí seguir para a Suíça, talvez Zurique. Pensei em seguir de Londres para Edimburgo de trem, para curtir a beleza do trajeto, a dúvida está na ida para a Suíça já que perderíamos muito tempo voltando a Londres para pegar o avião. Tem alguma sugestão para me ajudar?

  11. Contando as Horas   02/05/15 • 09h51

    Oi, Rosane

    Vcs podem pegar um voo com alguma cia aerea de baixo custo. Eu ja fui de Edimburgo a Genebra com a Easyjet. Talvez exista alguma outra cia aerea que voo de Glasgow, vc chegou a pesquisar algo? Glasgow tem dois aeroportos e diversas cias aereas voam pra la também.

  12. Rossana   26/07/15 • 16h34

    Bruna , voce poderia indicar o despachante que vc utilizou para o visto do reino unido? Se puder responder agradeco.

  13. Rossana   26/07/15 • 16h34

    Adorei seu blog !

    • Contando as Horas   30/07/15 • 21h54

      Oi, Rossana

      Eu fiz o visto através da agencia de viagem aqui da minha cidade e eles entraram em contato direto com a WorldBridge.

  14. Erica   28/10/15 • 04h01

    Oi Bruna , adorei seu blog
    Queria tirar uma dúvida…Tenho um amigo que mora na Escócia
    Queria ir visita-lo , gostaria de saber
    Se é muito cara a passagem e se demora mt pra fazer a conexão ?
    E aonde que teria que fazer a conexão, é em londres?
    Ele mora em Liverpool.
    Se poder responder por email
    Agradeço

    • Contando as Horas   29/10/15 • 12h06

      Oi, Erica

      Ele mora na Escócia ou em Liverpool? Independente de onde for teu destino final, vc precisa fazer uma conexão em algum lugar, ou em Londres ou em qualquer capital européia que tenha voo direito aqui do Brasil. O tempo de conexão é vc quem decide, eu geralmente opto por pelo menos 4 horas, pq a gente nunca sabe quando pode acontecer algum imprevisto, atraso ou algo do tipo. Não recomendo conexão com menos de 2 horas, de jeito nenhum. É muito arriscado.

  15. Maria Luísa   04/03/16 • 14h12

    Olá,
    Gostaria de saber se tem algum programa de intercâmbio teen em Edimburgo.

    • Contando as Horas   06/03/16 • 20h02

      Oi, Maria

      Deve existir sim, mas não sei te dizer quais agências de intercâmbio oferecem. Vc pode começar a pesquisar sobre isso no site da Belta (www.belta.org.br), um site que reúne diversas infos sobre agencias de intercâmbio, cursos e tudo mais.

  16. Stephanie   25/06/16 • 15h33

    Oi! Tenho um voo para Edimburgo com conexão de apenas duas horas (certinho) em Londres. No caso, a imigração vai ser feita em Edimburgo, né? Ouço falar das filas grandes, e com uma conexão tão breve, imaginei que seria inviável a imigração por lá

    • Contando as Horas   27/06/16 • 01h20

      Oi, Stephanie

      Não, a imigração é feita em Londres. Sempre que vc for ao Reino Unido e for ficar lá, a imigração sempre acontece no primeiro lugar que vc desembarcar no UK. Se a tua primeira parada for Londres, lá será a imigração. As filas realmente são grandes, mas eles tem painéis/cartazes informando o tempo de espera. Qualquer coisa, se o teu tempo de conexão estiver muito apertado, vc pode tentar conversar com alguém e ver se tem algum guiche especial pra isso.

  17. Rafael   23/08/16 • 16h36

    Olá Bruna, tudo bem ? Eu estava pensando em fazer um intercâmbio de 8 meses na Irlanda ano que vem, em Dublin para ser mais exato; e como a passagem não é inclusa em nenhum pacote, pensei em ir para Edimburgo mais ou menos uma semana antes pois sempre gostei demais da cultura escocesa e é um dos países que mais tenho vontade de visitar… Minha duvida, claro, é sobre as passagens de avião. É exigido ter uma passagem de volta apenas para de onde eu vim ou para qualquer país ? Por exemplo, eu iria de São Paulo para Edimburgo (passando por alguma conexão, obviamente), e queria ir de Edimburgo já direto para a Irlanda… Seria possível ? Eu iria encontrar muitos problemas ou só apresentando a carta da escola do intercâmbio eu conseguiria sem problemas ? Espero sua resposta e agradeço muito sua atenção, me ajudaria bastante. (:

    • Contando as Horas   23/08/16 • 21h41

      Oi, Rafael

      Vamos ver se eu entendi certo. Vc vai pra Dublin fazer intercâmbio e antes quer passar 1 semana em Edimburgo, isso? Vc vai precisar apresentar a tua passagem de ida pra Irlanda, caso o oficial na imigração pergunte. Ou você pode dizer que resolveu ir antes do inicio do seu intercâmbio a Escócia, pra visitar o país. E se caso ele questionar algo sobre teu intercâmbio com relação a tua volta ao Brasil, ai sim, vc mostra todo o restante das passagens. Na verdade, na imigração vc só responde ou mostra o que foi solicitado, sem muitos e muitos detalhes. Se o oficial quiser saber algo especifico, ele vai te pedir ou vai pedir pra que vc comprove.

      Em algum outro post que já escrevi aqui no blog, acho que foram nos posts de Dublin, eu comentei como foi a minha imigração por la. Na ida, qdo fui de Edimburgo a Dublin eu passei na imigração, mas na volta não. Eu sei que o UK tem algum tipo de acordo com a Irlanda, mas não entendi muito bem como isso funciona, pq na ida fui na imigração, mas na volta a Edimburgo, meu voo foi doméstico.

  18. Umberto Carlos   12/04/18 • 21h19

    Oi, Bruna. Estou indo para Londres no próximo verão europeu (24 de junho) e estou inseguro quanto a imigração. Meu voo vem de Amsterdã, mas como O Reino Unido já saiu do MCE acho que tenho que enfrentar a imigração inglesa, veja o meu perfil (tenho 51 anos mas pareço ter bem menos rs) renda fixa professor concursado 8.820,00 e apenas 8 anos para aposentadoria, voucher´s da CVC com ida e volta tudo direitinho. O problema é que eu vou enfrentar a imigração só, porque vou encontrar com amigos só no hotel. Como falei pratico muitos esportes e pareço ser bem mais jovem. Poderei ter problemas? Grato

    • Contando as Horas   08/05/18 • 17h55

      Oi, Umberto

      Isso, quando você chegar no UK passará na imigração. Geralmente o que eles perguntam e pedem para ver (ao menos comigo sempre foi assim) é a passagem de volta (sempre tive que mostrar), pedem o que vou fazer lá, quantos dias vou ficar, enfim, esse tipo de coisa mais básica. As vezes, dependendo do oficial, ele pode solicitar infos extras, mas no geral não costuma dar problema se você consegue comprovar o que foi pedido.

      Teu comentário passou batido, peço desculpas, mas acredito que a resposta ainda pode te ajudar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  19. Max Rodrigues   08/05/18 • 04h35

    Olá, Bruna,

    Estou me programando para estudar inglês por 2 meses, mais ou menos, na Escócia, ano que vem. Assim sendo, não preciso de visto, correto? Mas não estarei trabalhando nem estudando porque terei terminado a faculdade. Então, os documentos que tenho que apresentar no setor de imigração são:

    1. Passaporte
    2. Matrícula na Escola
    3. Seguro-viagem
    4. Carta-convite da família da casa na qual vou me hospedar (?)
    5. Escritura traduzida da minha casa para comprovar vínculo e interesse em voltar (?)
    6. É preciso tomar vacinas?
    Mais algum documento?

    E quanto ao dinheiro? Eu não tenho cartão de crédito internacional, então estou pensando em levar uma parte em espécie e outra em cartão pré-pago. No site oficial não há informação, mas já li que eles exigem no mínimo 600 ou 800 libras para cada mês. Se eu levar 1600, 1800 ou 2000 libras, ainda vão precisar de extrato bancário, por exemplo, da minha mãe?

    Se tudo correr bem e eu passar, terei que apresentar os mesmos documentos em caso de querer sair da Escócia para passar uns 3 ou 4 dias em Londres e na Irlanda? Se sim, como vou comprovar a minha hospedagem? Estou pensando em Airbnb por ser mais em conta que hotel, como faria isso?
    Se eu for sem visto e depois quiser ficar mais uma, duas semanas ou um mês a mais, não poderei estender a permanência lá? Seria obrigatório permanecer no escola de inglês ou posso ficar como turista lá?

    Muito obrigado.

    • Contando as Horas   08/05/18 • 18h02

      Oi, Max

      Você não precisa tirar o visto aqui no Brasil, para esse período vc pode pegar o visto de estudante visitante na imigração la no UK.

      NA verdade, o que você precisa apresentar na imigração é meio uma surpresa. As vezes pedem somente a passagem de volta, carta de aceitação da escola e comprovação de onde vai morar, as vezes podem pedir mais coisas, isso tudo depende. Não tenho como te dizer ao certo o que será solicitado durante a tua imigração. Sempre aconselho levar tudo o que você achar que seja relevante pra comprovar que não tem intenção de ficar ilegal lá.

      Nos meus posts sobre a imigração eu contei a minha experiência, eu não sei te dizer o que pode acontecer. Eu sempre recomendo levar comprovante dos valores em dinheiro e em cartões, seja um em teu nome ou em um conjunto com a tua mãe.

      Quando for para Londres, por ser voo domestico, não precisa apresentar nada. Na Irlanda, depende. Eu já passei pela imigração 1x, outra vez não passei. Não entendi muito bem o motivo. É sempre bom levar todos os documentos, as vezes o oficial pode solicitar para vê-los.

      Não sei te responder essa parte. Vc pode verificar quanto tempo um turista pode ficar no UK e quanto tempo o teu carimbo no passaporte vai te permitir ficar lá. Mas não sei te dizer ao certo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas