10.06
2012

Intercâmbio: Kaplan International Colleges Edinburgh

Edimburgo ainda não foi invadida em massa por turistas e estudantes do mundo inteiro. Existem algumas nacionalidades que vemos com mais frequência do que outras, mas nada que tenha feito a cidade perder a sua identidade.

Legenda: porta do meio é a entrada principal da escola de inglês.

A maioria das escolas de inglês ficam no centro turistico da cidade, ou seja, muito provavelmente passamos em frente enquanto estamos caminhado pela cidade, mas não notamos a existencia dessas escolas, isso pq elas não tem fachadas que chamam atenção. Normalmente, as escolas que ficam na New Town ficam em edificios de estilo georgiano, que estão presentes em boa parte da cidade.

A escola que eu escolhi, a Kaplan International Colleges Edinburgh fica justamente em um desses edificios que existem aos montes na New Town.

Alguns pontos são importantes ter conhecimento antes de decidir sobre qual escola vamos estudar. Na epoca em que eu estava pesquisando, não achei nada que me contasse o que eu realmente queria saber, entao resolvi escrever esse post para contar um pouco sobre algumas coisas que acho legal todo mundo saber antes de resolver se mandar pra Edimburgo estudar inglês…

→ A estrutura da escola

A escola ocupa por completo um dos apartamentos que fazem parte dos edificios georgiano da New Town. Ao todo, são 4 andares mais o porão.

O primeiro andar, logo na entrada, fica a recepção, a secretaria e a sala da coordenadora e da diretora da escola. No porão é onde ficam os banheiros, uma cozinha, a sala dos professores e o Student Room. Nessa sala é onde todo mundo se reune na hora do intervalo ou na hora do almoço pra conversar, estudar, assistir filme ou combinar algum passeio pela cidade. Nos demais andares, ficam as salas de aula. E no ultimo andar, também fica o Multi-midia room, com varios computadores a disposição dos estudantes.

Como esses predios são super antigos (com mais de 300 anos), so existem escadas, elevadores não são permitidos por lei, e tudo isso para presevar a estrutura desses edificios historicos.

→ Método de ensino e materiais

A escola não trabalha com livros, ou seja, não recebemos nenhum material no inicio das aulas. Diariamente, conforme necessario, os professores vão entregando os materiais, sejam eles com a materia ou apenas folhas de exercicios.

O esquema de professores tambem não é fixo, de tempo em tempo eles são trocados. O que acontece geralmente é que na primeira parte da aula até o intervalo é um professor e depois do intervalo é outro professor.

Todos os dias temos alguma coisa pra fazer como tema de casa, sejam resolver exercicios ou escrever textos.

O metodo de ensino, obviamente, muda conforme o professor. Alguns falam mais, outros escrevem mais, outros misturam varios metodos, outros preferem passar a maior parte das atividades pra que o pessoal pratique o ingles falando com os colegas. Tive uma pequena ‘temporada’ onde um dos prefessores passava trabalhos pro grupo apresentar todas as semanas. As apresentacoes eram rapidas, coisa de uns 5 minutos por grupo, até eu que nem gosto de apresentar trabalho na frente de todo mundo, gostei desse tipo de tarefa, que eram temas bem tranquilo e que não exigiam grandes preparaçoes, era so usar e praticar o vocabulario do dia-a-dia.

→ Avaliações

A cada 5 semanas temos prova. A prova acontece sempre na segunda-feira. Ocupa a manha toda. Na primeira parte da aula, recebemos a prova de gramatica, um texto pra ler e responder algumas perguntas e ainda temos que escrever uma redação (duas opçcoes de tema e devemos escolher apenas um pra escrever). Depois do intervalo vem a prova de listening e a prova oral. Geralmente a prova oral é feita em grupo, onde o professor da um tema e temos que ficar conversando por 1 hora mais ou menos, enquanto o professor vai percorrendo a sala e escutando um pouco do que cada aluno vai falando sobre aquele determinado assunto.

O resultado da prova, se for maior do que 70, podemos mudar de nivel, se for menos, permanecemos no mesmo nivel. Porém se a nota for muuuuito inferior, e o professor achar que o aluno não esta acompanhando, ele pode pedir pra rebaixar o nivel.

→ Professores

Todos os professores que tive eram nativos de lingua inglesa. 90% dos professores falam ingles britanico e 10% ingles americano.

Nesse caso, os 10% ficam por conta do Prof Jose, que é mexicano, mas por ter morado praticamente desde que nasceu nos EUA, ele tbm é considerado nativo.

Eu tive uma professora do sul da Inglaterra, que tinha um sotaque super dificil de entender. Tive uma professora do norte da Inglaterra. Tive um professor que era de Londres. Os demais professores eram todos escoceses, com o famoso sotaque escoces. Coisa mais linda! Eu sou suspeita pra falar alguma coisa, adoooro o sotaque escoces! hahahaha Mesmo achando super dificil!

→ Outras considerações

A escola oferece internet wi-fi gratis para todos os alunos.

Todos os dias, independente do horario que sejam nossas aulas, no Study Centre, fica um professor a nossa disposição para tirar as nossas duvidas.

A Kaplan International Colleges Edinburgh fica na 9 Albyn Place, Edinburgh, EH2 4NG. A Albyn Place eh uma extensao da Queen Street. Fica a uma quadra da Charlotte Square, a duas quadras da George Street e a 3 quadras da Princes Street.

Postado em Edimburgo, Escócia, Intercâmbio
  1. Raul Bartolamei 10/06/2012 | 11:00

    Ficou muito bom esse post…

    • Bruna 10/06/2012 | 17:59

      Acho que vai ajudar quem pretende ir pra Escocia ou qualquer outro lugar, pq da uma ideia de como funciona uma escola de ingles em outro pais. Eu nao achei UM unico post tipo esse enquanto eu tava organizando meu intercambio!

  2. Julia 10/06/2012 | 13:25

    Ola, eu estou pensando em fazer intercâmbio no final do ano e ficar 2 meses. Ainda estou em duvida entre EUA, Irlanda e Escócia, estou tentando escolher o lugar que tenha menos brasileiro possível. Na escola que você estudou na Escócia tinha pouco? E você acha que em dois meses dá para aprender bastante?

    • Bruna 10/06/2012 | 18:04

      Oi Julia!
      Olha, na Escocia nao tem quase ninguem de lugar nenhum heeheheheh O frio espanta o pessoal.
      Na verdade tem alguns brasileiros, sempre tem, os brasileiros estao em todos os lugares. Mas eles sao minoria. Acho q o periodo que passei em Edimburgo (quase 2 anos) nao conheci mais do que 10 brasileiros. As nacionalidades que mais aparecem por la sao: coreanos, espanhois, franceses e suicos.
      Vai depender do teu nivel de ingles, se vc tiver nivel intermediario pelo menos (eh o recomendado pra pegar o visto) eh mais facil progredir. O sotaque nao eh muito facil, mas da pra aprender sim, com certeza!

      • Julia 12/06/2012 | 11:54

        Tenho outra pergunta, em relação a carga horário do curso da Kaplan. Eu vi que tem de 20 e 30 horas semanais. O de 30 horas tem aula de manhã e de tarde?

  3. Julia 10/06/2012 | 20:12

    Nossa, que bom que tem pouco brasileiro.. Acho que vou para Escócia mesmo. Eu já fiquei um mês na Inglaterra a uns 3 anos atras, e não adiantou nada porque tinha muito brasileiro, por isso quero fugir deles. Com o meu inglês eu consigo me virar legal… Muito obrigada pela ajuda!!! E adorei o seu blog :) beijos

    • Bruna 13/06/2012 | 06:42

      Oi Julia!!
      Provavelmente vc vai encontrar uns brasileiros em Edimburgo, mas certamente sera infinitamente em menor quantidade.
      E realmente, eh bom fugir dos brasileiros e dos espanhois heeheh pq quer queira ou nao, eh impossivel falar ingles com eles!

      O de 30 horas tem aula de manha e a tarde, mas nao eh a tarde toda nao, eh so ate a 13:30, no maximo 14:00, pelo que eu lembre. Mas dai tbm vai se vc quer fazer alguma aula extra, como cultura escocesa, reforco de gramatica, esse tipo de coisa. As aulas mesmo sao so de manha.

  4. Cris 18/06/2012 | 09:12

    Oi Bruna!
    Adorei muito o seu blog! Estou cotando um curso de inglês para algumas cidades e procurando por mais informações acabei caindo aqui em seu blog.
    A Kaplan aparece em quase todos os lugares que quero estudar. Poderia me dizer se mesmo sem receber um livro da escola, isso não irá me atrapalhar no aprendizado? Eu também estava procurando informações sobre o custo de vida na Europa, não achei nada em seu blog. Já pensou em escrever sobre esse assunto? Se não for abusar da sua boa vontade, ajudaria bastante os marinheiros de primeira viagem tipo eu. rsrs Se puder me responder, vai me ajudar muitíssimo. Obrigada!

    • Bruna 19/06/2012 | 04:02

      Oi, Cris!

      Obrigada!
      A Kaplan realmente eh bem abrangente, facilmente vc vai encontrar ela em muitos paises por ai.
      Olha, o fato de nao recebermos (e seguirmos) um livro nao me atrapalhou nao. so que vc precisa ter as materias mais organizadas, comprar uma pastinha e colocar a materia por ordem (era o que eu fazia), senao a gnt se perde com tantas folhas hehehehe

      Mas por um mes, nos recebemos um livro a cada semana, era um periodo de testes que a Kaplan fez, pq eles estao desenvolvendo livros para cada nivel. Nao sei como anda o projeto, se eles ja estao ou nao fornecendo os livros, mas eles tem a intencao de mudar isso. Inclusive foi uma das responsaveis pelo projeto, uma senhora do escritorio de Manchester, conversar com nos pra ver nossa opiniao sobre o material e coisas relacionadas. Acredito que em breve eles vao vir a disponibilizar livros, mas qualquer coisa vc pode entrar em contato com a escola e pedir mais informacoes, pq realmente eu nao sei a quantas anda esse projeto.

      Ja pensei em escrever sobre o assunto, mas confesso que nao sei exatamente o que escrever. Nao sei o que seria relevante ate certo ponto. Falar dos gastos com o curso? flat? restauranteS? compras no mercado?
      Nao sei se jogar valores num post seria muito interessante, mas vou pesquisar pra escrever algo a respeito, pode deixar! Posso dizer e afirmar que o custo de vida em Edimburgo (mesmo sendo uma capital) eh um pouco mais barata que Londres, por exemplo, mas seria um pouco mais cara que Dublin, mas nao muuito mais cara tbm.

      Olha, eu nao sei quais paises vc esta pesquisando, mas eu acabei escolhendo o Reino Unido, como ja disse outras vezes aqui no blog, pq o pais oferece muita coisa q eu nao tenho o costume fazer aqui no Brasil. Sao muitos e muitos museus, teatros, musicais, shows, passeios, cidades historicas e tudo mais, isso dispertou minha curiosidade, entao acabei me decidindo por la, justamente pelo pais oferecer tudo isso. Isso tbm nao quer dizer que os outros nao oferecam, mas acho que em questao de seguranca e facilidades para um turista solo, acabei me identificando mais.

      Hoje em dia as cotacoes das moedas tbm nao estao taaaao atrativas como alguns meses atras, mas independente do pais que vc venha a escolher, a experiencia eh unica e muito interessante!

      • Cris 21/06/2012 | 20:14

        Oi Bruna,
        Agredeço muito sua atenção e sua resposta. Que bom que não atrapalha em nada, assim fico muitissimo mais tranquila. Ainda não recebi todas as cotações, mas assim que receber e decidir pra onde vou, volto aqui para contar. Estou entre Irlanda e Reino Unido apenas. Vou aguardar o seu post sobre os gastos, uma pessoa que acabou de voltar de la, assim como vc, pode esclarecer e dar muitas informações “fresquinhas” para nós.
        Uma ultima perguntinha, vc acha que as Olimpíadas deixarão o Reino Unido um destino caro para esse ano? Obrigada!

  5. Bruna 23/06/2012 | 01:45

    Oi Cris,
    Isso, quando souber, volte aqui pra me contar. Sou muito curiosa hehehe =)
    Olha, dificil dizer. Acredito que os preços estarão um pouquinho mais elevados do que o normal, mas nada tão exagerado como seria se fosse aqui no Brasil.

  6. [...] passada eu recebi um e-mail do departamento de marketing da Kaplan International Colleges, a escola onde eu estudei inglês em Edimburgo, me convidando para escrever um guest [...]

  7. Sarah 13/12/2012 | 20:59

    Em 2010 também morei na Escócia por 6 meses, por coincidência, estudei na Kaplan. Morri de saudades quando vi as fotos que você tirou. Edimburgo é lindo, uma cidade encantadora, fora as lojas que enlouquece qualquer um rsrsrs. Muito interessante seu blog!

    • Bruna 16/12/2012 | 00:35

      Oi Sarah,

      Será q nos vimos por lá?!?!? hehe Em q epoca vc morou em Edimburgo??

      E realmente a cidade é lindíssima, mesmo com chuva e aquele ventããão de arrancar os cabelos! Obrigada pela visita aqui no blog! :)

  8. Eveline 07/01/2013 | 17:15

    Bruna,

    Estou acompanhando o seu blog e amando! Estou super tentada a estudar inglês em Edimburgo, porém o frio me assusta um pouco, pois sou do nordeste. :)
    Qual seria o melhor período para um curso de 3 meses?
    A Kaplan é a escola que todas as empresas de intercambio oferecem, logo seria mais fácil encontrar brasileiros por lá. Vc tem referências sobre a Basil e ELA?

    • Bruna 08/01/2013 | 15:34

      Oi Eveline,

      Que bom, obrigada!! =))

      Se vc quer fugir do friozão, o melhor mesmo é ir de maio a setembro, é friozinho, mas não faz temperaturas negativas! Pq o verão na Escócia não costuma passar dos 15, 18 graus!

      Existem brasileiros em todas as partes, mas no geral, na Escócia eles não são tão faceis de serem encontrados!

      Eu escrevi um post sobre outras escolas de ingles em Edimburgo, mas só pra servir como referencia para pesquisas, pq não estudei lá e nem conheci pessoas que estudaram. A Basil fica na mesma rua que a Kaplan, uma fica quase em frente a outra. Mas tbm não sei te dizer se existem muitos brasileiros lá.. Mas tu sabe que a gnt nao tem que fugir só dos brasileiros, temos que fugir dos espanhois tbm, pq a proximidade dos idiomas tira o foco de praticar o inglês. Quanto a ELA eu não conheço e nem sei onde está localizada.

      Não sei se vc já viu esse post aqui?!?!
      http://contandoashoras.com/2012/06/07/intercambio-as-escolas-de-ingles-em-edimburgo/

    • bruunaduarte 16/01/2013 | 09:54

      Oie Eveline, me metendo um pouco na conversa..
      Meu amigo está atualmente em Oxford.
      Ele disse que 50% da escola é brasileiro.
      Eu to indo pra lá sabado, e desejo não falar portugues e isso pode atrapalhar um pouco..
      Fiz um blog tbm se vc quiser acompanhar: http://www.brunaduarte.com.br
      Bjs

  9. bruunaduarte 16/01/2013 | 09:50

    Oieee, adorei o post! Estou indo estudar na Kaplan, mas é em Oxford!
    Embarco sábado agora dia 19, estou muito nervosa!
    Acompanha meu blog: http://www.brunaduarte.com.br
    Beijos Bru

  10. [...] outro post, eu passei todo esse tempo em Edimburgo estudando inglês. A escola que eu escolhi foi a Kaplan International Colleges. Normalmente as escolas de inglês cobram por semana (assim como as residências estudantis). Além [...]

  11. Gabriel 14/06/2013 | 15:50

    Olá Bruna,

    Estou indo estudar em Edimburgo agora, em agosto.

    Vou ficar na residência estudantil disponibilizada pela Kaplan. Você tem alguma referência sobre a residência?

    Tentei jogar no google street view e não achei o endereço…rss

    Muito massa seu blog, obrigado!

    Att,
    Gabriel

    • Bruna Bartolamei 17/06/2013 | 20:31

      Oi, Gabriel!

      Vc se refere a residencia McDonald Road? Se for essa, ela fica perto da London St e da Leith Walk.

      Obrigadaaa!! :D

      • Gabriel 19/06/2013 | 14:41

        Oi Bruna,
        Pelo que me passaram a residência da Kaplan chama ‘Beaverbank’ e o endereço é EH7 4FB. Olhei ela no google street view.
        Você reconhece?
        Obrigado,
        Gabriel.

        • Bruna Bartolamei 20/06/2013 | 09:21

          Oi, Gabriel!

          Huuummm.. mudou então a residencia? Nunca tinha ouvido falar, mas ela fica mais afastada do centro da cidade (Princes St e da Kaplan).

          Na minha época a residência era essa da McDonald Road. Você já tentou ver o arquivo em pdf que tem no próprio site da Kaplan? Lá sempre tem mais detalhes e a localização certinho.

          Você também pode pesquisar residencias estudantis no site da Unite Student Accommodation.

  12. Michele Genoud 02/01/2014 | 09:37

    Olá bruna, estou pesquisando mais sobre a Kaplan, tbm vou fazer um intercambio para chicago, EUA, vc teve algum problema com a escola??

    • Contando as Horas 03/01/2014 | 03:05

      Oi, Michele

      Problemas de que tipo exatamente? Não lembro de ter tido nenhum problema não, a não ser o dia que eu quis ir em uma aula a tarde pq ia viajar um outro dia e tinha que sair um pouco mais cedo pra pegar o busão até o aeroporto e não me deixaram assistir a aula. Nesse caso, a professora me disse que era pq o máximo de alunos permitidos por turma são 15 e comigo seriam 16, então não era possível. Mas de resto, nunca tive nenhum problema não.

  13. Ana 08/05/2014 | 21:19

    Oi Bruna,

    Moro em Portugal e próximo vou embora para Inglaterra ou Escócia estudar inglês..sabe me dizer como é o mercado de trabalho para enfermeiros na Escócia?

    • Contando as Horas 09/05/2014 | 19:39

      Oi, Ana

      Infelizmente não tenho nenhuma informação sobre esse mercado de trabalho.

      De qualquer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  14. Guilherme 23/07/2014 | 12:52

    Oi bruna, estou acompanhando seu blog, pesquisando tudo sobre a Escócia.. Estou muito interessado em ir estudar e aprimorar meu inglês.. Você tem informação de quanto é o custo do curso que você fez la na Kaplan? Obrigado.

Deixe o seu comentário...