18.06
2012

Nabucco, na Opera Estatal de Praga

Quando eu resolvi fazer essa viagem a Praga no meu aniversario, eu tinha em mente assistir uma apresentação de marionete (são super populares por la) em um dos muitos teatros que existem na cidade. Mas quando eu comecei a pesquisar de fato os shows e os teatros, acabei descobrindo que não seria possivel. Isso pq, geralmente, as apresentaçoes de marionetes acontecem as quintas-feiras e as segundas-feiras. Nossa, fiquei enlouquecida! Como pode uma coisa dessas? Nenhuma apresentação durante o final de semana?

O jeito foi achar outra coisa pra ver e foi assim que eu acabei descobrindo a Ópera Estatal de Praga. O edificio onde esta a atual Opera foi construido no final do século 19, exatamente no mesmo lugar onde estava o antigo Teatro da Cidade Nova. Recentemente o Teatro passou por uma grande reforma, entao tanto o exterior do predio como o interior estavam impecaveis.

Como até então eu nunca tinha assitido uma opera, achei que seria uma boa oportunidade. O espetaculo escolhido foi Nabucco, uma das obra mais famosas de Verdi. 

O italiano Giuseppe Verdi é um dos mais famosos compositores de opera do mundo. Nasceu em uma cidadezinha do interior da Italia chamada de Roncole. Anos de passaram, e quando o compostior completou 20 anos resolveu se mudar para Milão para estudar.

O talento de Verdi para as obras teatrais com opera era visivel.. até que um empresario local e apreciador de uma boa musica resolveu incentivar Verdi financeiramente, patrocinando sua primeira apresentação em publico.

Não demorou muito e sucesso finalmente bateu na porta de Verdi. Em 1839 surgiu a primeira oportunidade, uma apresentação no Teatro alla Scala, uma das casas de shows mais respeitadas da Italia (e do mundo). A opera de estreia foi Oberto. O sucesso foi grande que o dono do Teatro convidou Verdi para apresentar mais algumas de suas operas.

Assim, tres anos depois, em 1842, a opera Nabucco foi apresentada pela primeira vez justamente no Teatro all Scala de Milão. A opera foi escrita logo apos o falecimento da esposa e dos dois filhos de Verdi.

A opera conta basicamente a historia do rei Nabucodonosor da Babilonia, um poucos dos principais acontecimentos durante o seu reinado. O rei tinha duas filhas, uma legitima e outra não se sabia ao certo, que lutavam pelo mesmo amor. A filha verdadeira de Nabucodonosor era refem dos judeus em um Templo. A filha não legitima vai até o encontro dos judeus para tentar salvar a irmã e o povo judeu das maldades de seu pai. Para isso, ela chantageia o seu amor dizendo que se ele largar a sua irmã e ficar com ela, ela protegera o povo judeu. Ele não aceita. Nabuco ordena que o Templo seja destuido.

De volta a Babilonia, a filha ilegitima do rei descobre que realmente não pertence a realeza, que ela é filha de escravos do rei. Ai comecam as suas maldades para se vingar de todo mundo. A primeira coisa que ela tratou de fazer foi roubar o lugar de seu pai e se tornar Rainha.

O rei Nabuco sofre de loucura, depois de ter sido atingido por um raio na cabeca. Ai vem a segunda maldade da atual governante, ela convence seu pai a assinar um documento onde ele concordaria em assassinar todos os judeus e junto a sua filha legitima também seria executada.

No dia da execução dos judeus e de sua filha legitima, o Rei Nabuco se recupera do seu ataque de loucura e perde perdão aos judeus, prometendo se converter e se tornar um deles, para assim, tentar salvar sua verdadeira filha.

A promessa veio tarde demais. Sua filha legitima é executada em praça publica. Nabuco consegue provar que se recuperou e volta a ser o Rei da Babilonia.

Sua filha legitima foi tida como martir, a sua filha ilegitima se mata e Nabucodonosor se converte ao judaismo, acaba com a escravidão dos judeus e volta a reinar.

Nossa, que historia! Um drama! Para acompanhar tudo isso, logo acima do palco tem uma tela que transmite o que esta sendo cantado, nesse caso, havia a versão em tcheco e uma versão em ingles logo abaixo. Então, com a legenda, fica muito mais facil entender o que esta se passando nessa opera com historia turbulenta.

Ahh, ja vou deixando claro que eu não entendo nada das teorias de composição de uma opera, de quantos atos tem cada apresentação, do estilo ou qualquer coisa mais tecnica que esteja relacionada. Eu fui como uma simples espectadora assitir pela primeira vez um espetaculo com uma historia super dramatica com artistas que tinham um vozeirao de arrepiar!!

O ingresso eu comprei pela internet mesmo, no site oficial do teatro. Ao chegar la, não precisei trocar o voucher (como é exigido frequentemente), tive apenas que apresentar o ticket na entrada do teatro e o pessoal ja me encaminhou para o local que dava acesso a minha cadeira.

Eu cheguei uns 20 minutos antes do espetaculo comecar e o teatro ainda estava vazio, porem quando estava faltando menos de 5 minutos o pessoal foi aparecendo, e em questão de segundos o teatro ficou lotado! O espetaculo comecou pontualmente no horario marcado.

Como eu ja disse, fiquei realmente impressionada com todo o elenco, mas destaco o artista principal (tenor), que representava o rei da Babilonia, realmente ele foi um show a parte!

O cenario e o figurino não ficaram devendo em nada. Achei bem mais simples do que alguns musicais que vi em Londres, mas era muito bem feito. Achei tudo super bonito!

Quem tiver interesse em visitar a Opera, o unico jeito é assistir uma apresentação la. Nao existem tours guiado, o que é uma pena, pois a sala princial de apresentação é lindissima!

Fato é que, de todos os lugares que ja fui assistir algum espetaculo, seja ballet, musical, concertos, peca de teatro, em Praga, os preços sao infinitamente mais baratos. E o motivo? Acabei descobrindo que o governo da incentivos a todos os espetaculos, sejam de musica ou de teatro. Legal, né?

A Opera Estatal de Praga esta localizada na rua 4, Wilsonova. Bem proximo ao Museu Nacional. Existe uma parada do metro ali pertinho, chamada ‘Muzeum’ e para chegar la, pegar a linha A ou C.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Praga, Rep Tcheca
Booking.com
  1. maria esther rolim 17/10/2013 | 22:56

    Olá Bruna

    Achei seu site hoje dando um “google” no site da ópera estatal de Praga. Tive sorte! Seu blog é muito bom, e eu conheço váriosssss !!
    Sou amante de música clássica e tentei comprar um ingresso na referida casa de ópera e entendi que sou obrigada a pagar uma taxa de “delivery” seja no hotel, na porta da casa de ópera ou no país desejado.
    Tentei concluir a compra ignorando a opção de delivery e não consegui. Chegarei em Praga – vinda de PAris – no dia 3 de janeiro e ficarei por 5 noites. Depois irei a Áustria e Alemanha. No total serão 40 dias viajando.
    Se você puder me orientar na compra do ingresso agradeço-lhe muitíssimo. Já comprei ingresso para assistir ópera na maravilhosa Ópera Estatal de Viena – considerada uma das melhores do mundo – ontem, sem problemas. Na casa de Praga eles não me mandarão um email com o qual trocarei pelo ingresso na própria casa de espetáculo ?

    Muito Obrigada pela atenção

    Maria Esther

    • Contando as Horas 18/10/2013 | 19:26

      Oi, Maria Esther

      Obrigada! =D

      Ué, que estranho. Eu não precisei pagar e nem pedir pra que o ingresso fosse entregue aqui em casa ou no hotel.

      Esse site é meio enrolado. Eu fiz o processo agora.. Se vc entrar no site da opera (http://www.narodni-divadlo.cz/en/opera)
      Selecionar o que vc quer ver, vc escolhe a ala que te interessar e seleciona a poltrona que mais te agradar. Ai vc vai ver que na parte superior da planta do teatro vai aparecer em laranja um “continue to buy”. Clica ali, vc vai precisar se cadastrar. Eles vão encaminhar um email com um link que vc precisa confirmar a tua inscrição. Depois disso, vc confirma a compra e o proximo passo vai ser escolher como vc quer retirar o ticket, pra mim apareceu essas duas:
      – HOMEticket – tisk e-vstupenky doma / print your e-ticket at home
      – osobně na prodejním místě / personally at Ticketportal sales outlet
      Vc ainda tem que incluir os dados do cartão de crédito e eles vão te enviar no email o proprio ingresso. Foi isso que eu fiz e deu tudo certo. Não precisei pagar taxa de entraga e nem solicitar que o ingresso fosse enviado pra nenhum lugar.

      Quando eu cheguei na ópera estatal, eu apenas mostrei o que recebi por email e eles me encaminharam pra minha ala/poltrona. Só isso!

      Tenta ai e me diz se deu certo!

    • Contando as Horas 18/10/2013 | 19:30

      Maria Esther,

      Eu já tava esquecendo de uma coisa. Ano passado estive em Viena com meus pais e meu irmão e cunhada e a gente assistiu o Quebra-Nozes na Ópera Estatal de Viena. Já escrevi um post sobre isso, não sei se vc já viu??!?! Vou deixar o link aqui, caso vc tenha interesse.
      http://contandoashoras.com/2013/07/11/concertos-em-viena-onde-pesquisar-o-que-assistir-e-onde-comprar/

  2. Maria Esther 22/10/2013 | 10:57

    Oi Bruna

    Muito obrigada por sua gentileza em responder tão prontamente.
    Eu não estou conseguindo fazer a compra. Depois que eu escolho o assento abre uma nova tela – com opções BUY e BOOKING. Já optei por ambos e aparece a tela com botão: DELIVERY e desativado o botão CONFIRM. Será que é porque estou comprando para janeiro de 2014?
    Mas, como sou terrivelmente persistente vou insistir enviando um email para eles para tentar decifrar este mistério !!!
    Eu vi este link do concerto em Viena. Seu blog já entrou na minha lista de favoritos e vou usar suas sugestões de roteiro.

    Muito Obrigada por sua generosidade em compartilhar suas viagens conosco

    Bjosss

    Maria Esther

    • Contando as Horas 22/10/2013 | 15:40

      Oi, Maria Esther

      Mas que estranho isso. Eu fiz o passo a passo pra poder te responder e pra mim deu certinho, mas eu escolhi qualquer apresentação para esse mês ainda. Pode ser que para o mês de janeiro seja diferente o esquema, realmente não tentei pra datas mais distantes.

      A melhor coisa a fazer é enviar um email mesmo, você pode anexar um print screen da tela pra facilitar o entendimento deles (as vezes eu faço isso).

      Ah, que legal!! Viena é uma cidade bem bonita e muuuito organizada. Espero que vc goste!

      Obrigada pela visita aqui no blog. =DD

  3. maria esther rolim 11/11/2013 | 21:13

    Olá Bruna

    Consegui reservar o ingressso. Conforme nos “falamos” eu escrevi para eles, descrevendo o dia, horário e espetáculo que gostaria de assistir e veja a resposta que eles me enviaram :

    Dear Ms Esther

    Thank you very much for your order. I have booked the ticket for you. Please, find enclosed the confirmation of the reservation.

    Reservation number: 12015

    Valid untill: January 3

    You can pay and collect your tickets untill January 3 at one of our box offices: http://www.narodni-divadlo.cz/en/how-to-find-us .

    Yours sincerely

    Jitka Kučerová

    Sales Department

    ND cerna 7cm.jpg

    Národní divadlo

    Ostrovní 1, 112 30 Praha 1

    T: +420 224 901 638

    F: +420 224 931 544

    e-mail: j.kucerova@narodni-divadlo.cz

    http://www.narodni-divadlo.cz

    NÁRODNÍ DIVADLO

    STÁTNÍ OPERA

    STAVOVSKÉ DIVADLO

    NOVÁ SCÉNA

    DIVADLO KOLOWRAT

    Adoro gente eficiente e que respeita o seu consumidor – coisa que não existe no Brasil – infelizmente. Por isso gosto tanto de viajar para fora do Brasil – a relação com o turista é totalmente diferente do que se vê aqui.

    Muito Obrigada pela sua ajuda !
    Depois de dou o retorno – depois que assistir ao espetáculo

    Bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  4. Contando as Horas 12/11/2013 | 15:04

    Oi, Maria Esther

    Que bom que deu tudo certo, pq tava meio estranho vc não conseguir reservar ai mas eu conseguia reservar por aqui.

    Isso, aguardo teu feedback então.
    Aproveite bastante! Vc vai adorar Praga! =D

Deixe o seu comentário...