26.06
2012

Os canais de Amsterdam

Uma das primeiras coisas que vem a nossa cabeça quando pensamos em Amsterdam, além dos Coffee Shops e do Red Light District, são os vários canais que estão espalhados pela cidade.

Se olharmos bem o mapa aéreo do centro de Amsterdam, vai da pra perceber que tudo gira em torno da Centraal Station, a principal estação de trem da cidade. Dali ‘partem” muitos e muitos canais! 

Os canais principais, funcionam mais ou menos como as vias rápidas em terra. Os canais mais centrais e que merecem uma visita são: o Prinsengracht (Canal do Príncipe), o Herengracht (Canal dos Lordes), o Keizersgracht (Canal do Imperador). O Prinsengracht é mais movimentado, isso por conta do Museu-Casa Anne Frank.

Em números, são mais de 1.200 pontes que cruzam mais de 160 canais. Bastante, hein!?!?

Os prédios que ficam as margens desses canais são super bonitinho! Alias, a arquitetura holandesa de um modo geral é muito bonita. Realmente me agradou!

Isso sem contar nas casas-barco, que servem tanto de residencia e museu, como restaurantes!

Os canais são usados como uma importante via de deslocamento na cidade. Além de pessoas terem e usarem seus próprios barcos como se fossem carros, podemos encontrar algumas empresas que oferecem passeios de barco pelos canais.

Recentemente (em agosto de 2010) os canais de Amsterdam foram incluídos pela Unesco na lista de Patrimônio da Humanidade. Com isso, as leis ficaram mais rígidas, e assim, não são mais permitidos modificações ao longo de todos os canais.

Ainda dá pra fazer um passeio de barco pelos canais, e empresas oferecendo o serviço pelo centro da cidade não vão faltar. Eu não fiz o passeio, mas meus pais e meu irmão fizeram. Segundo eles, os melhores lugares para pegar os barcos ficam próximos a Estação Central (mas existem saidas de outros lugares também)…

O passeio dura aproximadamente entre 1 hora e meia a 2 horas e percorre os principais canais, inclusive dá pra ver algumas atrações pelo caminho.

* Precisando de hospedagem na Holanda? Para iniciar as pesquisas no site do Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Amsterdã

Todos os posts sobre Delft

Todos os posts sobre Keukenhof

Todos os posts sobre Zaanse Schans

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Amsterdã, Holanda
Booking.com
  1. Celina 26/06/2012 | 16:30

    Amsterdam está sempre na minha memória e acho que desta vez vou incluir na minha temporada “européia”. É um lugar tão mágicamente calmo! foi a primeira vez que senti flocos de neve caírem no meu rosto. É inesquecível!

    • Bruna 28/06/2012 | 07:45

      Oi, Cel!
      Eu tbm adoooorei Amsterdam! Queria poder ir todo ano pra lá.. qm sabe um dia heheeh =)

Deixe o seu comentário...