06.07
2012

British Library, um lugar espetacular!

Espetacular! Essa é a única palavra que encontrei pra definir a British Library!

Pra quem não sabe, a British Library é a maior biblioteca de todo o Reino Unido. Além dos números impressionantes que compõem o seu acervo (inclusive com cópia de todos os livros impressos em lingua inglesa), o prédio também tem uma arquitetura super bonita. Mas o que me levou até não foi exatamente isso.

Árvore Anne Frank, foi plantada para homenagear todas as crianças que morreram durante as guerras

Eu acabei descobrindo que dentro da Biblioteca existe uma galeria com uma exibição permanente, chamada Sir John Ritblat Gallery: Treasures of the British Library. E como o próprio nome sugere, é justamente ali que estão em exposição todos os tesouros do Reino Unido (e em menor quantidade, de outras partes do mundo também)!

A localização dentro da Biblioteca não poderia ser melhor, logo ao entrar, subindo as escadas, a galeria fica no lado esquerdo. Na porta, somos recepcionados por um guardinha que avisa: tirar fotos e usar o celular são estritamente proibidos.

Essa ‘pequena’ ala da British Library tem uma coleção impressionante! Estão em exibição coisas que datam do ano 1100 a.C, isso mesmo, a.C até o século passado!

E assim, uma boa forma que eles encontraram de tornar a visita mais agradável foi separar os assuntos por temas. Assim, existem aproximadamente 10 subdivisões, além de uma salinha especial onde estão os três últimos exemplares que restaram da Carta Magna.

Mas só pra já ir adiantando, a coleção conta ainda com o First Folio de Shakespeare, obras do escritor Irlandes James Joyce, diário de Robert Hooke (inventor do microscópio), Livros Sagrados de muitas religiões, uma carta escrita por Charles Darwin, alguns manuscritos de Freud, a primeira publicação científica de Galileo Galilei e o diário do Capitão Cook. E muito mais!

Retirado do site bl.uk

Como seria praticamente impossível querer escrever sobre tudo o que vi por lá, então, vou escrever um pouco sobre o que eu achei de mais interessante, e já aviso, não foi fácil escolher!

Pra começar a parte dedicada a música, que está dividida em duas partes: música clássica e as músicas dos Beatles. Em exibição na parte clássica estão algumas partituras de música clássica de Mozart (inclusive a sua certidão de casamento), Beethoven e Schubert, além da partitura do Bolero de Ravel. Mesmo sem entender nada, achei interessante ver tudo isso bem de perto, e o melhor de tudo, em bom estado de conservação. Eu sou suspeita em falar dos Beatles, pq adoooro a banda, tanto que fui duas vezes a Liverpool. E ter a oportunidade de ver os rascunhos de algumas das principais músicas dos Beatles foi incrível! E ao lado de cada uma dessas exibições, tem um fone de ouvido. Enquanto vemos a exibição podemos escutar uma musiquinha. Achei legal!

Outra parte que eu tava muito ansiosa pra ver era a que mostrava o caderno de anotações dos estudos de Leonardo da Vinci. Ele usava uma tecnica, no minimo estranha, pra tentar evitar que as pessoas roubassem suas idéias. Em resumo, a técnica se baseia em, tudo o que ele escrevia era escrito de trás pra frente, assim, quando a página do livro fosse colocada na frente de um espelho, era possível entender o que estava escrito ali. Não sei como ele conseguia. O cara era um gênio mesmo!

O local onde estão em exibição alguns mapas também é bem interessante. Existem mapas que datam do século 12, por exemplo. Ainda podemos ver um mapa-mundi que data do século 14, por exemplo. Mas o mapa que eu mais gostei, é o que mostra como era Londres antes e depois do grande incêndio que aconteceu em 1666.

Ainda podemos ver os manuscritos do livro de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. Sem falar que junto, estão expostos outros versões em diversos idiomas que foram inspiradas na orginal.

E não menos interessante, mas talvez pra nós brasileiros, uma das partes menos importante, é visitar a salinha onde está em exibição a Magna Carta. Mas, eu fui la mesmo assim, só de curiosa mesmo. E ao ver que ‘uma coisa’ que foi escrita em 1215, ainda conseguiu se preservada, é realmente inacreditável! Pra quem não sabe, a Magna Carta é uma espécie de primeira constituição do Reino Unido. De todas as leis que foram escritas naquela época, acreditem, quatro delas ainda estão em vigor até hoje!!

E pra terminar, achei um videozinho que fala um pouco sobre a Biblioteca, e os tesouros que lá estão guardados!

Ah, para ajudar na preservação de tudo o que está exposto ali, a temperatura e a luminosidade são controladas. E ainda tem uma livraria com lojinha de souvernis dentro do prédio, logo ao lado da entrada principal.

A British Library fica na 96, Euston Road, NW1, London. Ao lado das estações de King’s Cross e St Pancras International. Abre todos os dias, inclusive em feriados e a entrada é gratuita (e a internet wi-fi tbm)!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. Juliana 06/07/2012 | 19:43

    Oi, Bruna
    Adorei seu site! Estou na fase final do planejamento de minha viagem de férias – a primeira viagem internacional – estou amando suas dicas. Menina, sou fanzona dos Beatles, preciso visitar a biblioteca. Sabe me dizer, se você ainda lembrar, quais são os rascunhos das letras dos Beatles? Ou onde posso procurar?
    Beijos, Juli

    • Bruna 07/07/2012 | 11:57

      Oi Juliana,
      Eu tbm gosto bastante dos Beatles!!! =)
      Então, lembro que tinha a do Help, mas dá uma olhada no site da British Library, lá deve ter bem certinho as que estão em exibição.

  2. Patricia Luck 27/05/2015 | 15:17

    Nossa, sou leitora voraz e amante de literatura britânica. Vou arrastar a família toda pra esse passeio! Obrigada pelas dicas valiosas!

    • Contando as Horas 27/05/2015 | 19:59

      Oi, Patricia

      Vai mesmo, esse lugar é sensacional. Mas vai com tempo pra poder ler e ver tudo com calma. Tem muuuita coisa legal e interessante ali pra ser visto!

      OBrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...