12.07
2012

Stratford City: o Parque Olímpico e o maior shopping da Europa

Dentro de duas semanas o mundo inteiro vai estar ligado em Londres! Dia 27 de julho é o dia que está marcado para começar um dos maiores eventos esportivos do planeta: os Jogos Olímpicos!

Sendo assim, a região no leste de Londres mais precisamente o bairro de Stratford City, foram escolhidos para receber as obras da Vila Olímpica e o Parque Olímpico.

Junto com isso, vieram muitas outras obras, como por exemplo a construção da Estação de trem internacional de Stratford, além do maior shopping da Europa, o Westfield Stratford City. O processo de revitalização na região foi grande e demorado, e assim, o que era motivo de desaprovação da maioria dos Londrinos, hoje em dia está sendo melhor aceito.

Em novembro do ano passado, foi a penultima vez que fui à Londres, e sendo assim, eu não poderia deixar de ver tudo isso bem de pertinho com os meus próprios olhos.

Para chegar em Stratford existem muitas formas: trem, metro, DLR e ônibus. Eu acabei escolhendo a mais rápida de todas: o novíssimo trem da Southeastern, o Plus High Speed!

Para pegar esse trem é necessário se deslocar até a Estação de St Pancras, e de lá até a Estação de Stratford International. Os 15 km de distância entre as duas estações são percorridos em apenas 5 minutos!!

Descendo na Estação de Stratford International, não precisa atravessar rua, nem nada e nem caminhar muito. A gente literalmente já sai da estração e cai dentro do Shopping. Uma beleza!

Mas eu não comecei a visita pelo shopping não, sai rapidinho dali e fui até o portão principal do Parque Olímpico. Tinha uma pequena movimentação ali naquela área e eu até me animei achando que seria possível entrar no Parque. Que nada, o pessoal que estava ali, estava participando de um evento, e somente eles (com crachá e apresentação de um voucher e documento) tinham acesso ao local. Eu até conversei com um guardinha (muito simpático, por sinal) pra ver se o famoso jeitinho brasileiro rolava por lá e se ele me autorizava entrar e bater umas fotos rapidinho, mas não teve jeito! O negócio foi me contentar e bater as fotos através das cercas…

Depois dessa bela tentativa de visitar o Parque, fui pro shopping. O Westfield Stratford City Shopping Centre ou mais conhecido pelo apelido, o ‘maior shopping da Europa’ impressiona.

Na época, quando eu fui lá (novembro de 2011), ele tinha sido recém-inaugurado (setembro de 2011). Nem precisaria comentar que, por ser um sábado, o shopping tava lo-ta-do!

A shopping pode ser dividido em duas partes: o prédio principal e a área externa, ambos recheados de lojinhas, bares e restaurantes.

E eu que achei que em 3 ou 4 horas ia ‘ver tudo’, me enganei por completo. Passei o dia todo lá e não consegui ver nem metade! E olha que eu peguei o trem super cedo, as 09 da manhã e só sai de lá perto das 16:00, só pq eu não aguentava mais caminhar heheheeh

O shopping é um arraso, a arquitetura super bonita, as lojas estão super bem distribuidas nos seus muitos e muitos andares.

A praça de alimentação, que normalmente ocupa uma pequena parte dentro de um shopping, nesse, ocupa uma ala inteira e está espalhada em 3 andares. Tem opções pra todos os gostos e bolsos.

Mas o fato de não ter conseguido entrar no Parque Olímpico não me deixou quieta. Então, enquanto eu estava na John Lewis, ouvi um tiozinho perguntando pra uma das funcionárias da loja onde fica o Deck de observação do Estádio Olímpico. Opaaaaa! Nessa hora eu tive certeza que os britânicos não iriam decepcionar. Construir um shopping daquele tamanho, ao lado do local onde iria acontecer um dos maiores eventos do mundo e não poder ver nada daquela estrutura toda do alto?!?! Seria impossível!

Então lá fui eu atrás do tiozinho encontrar o tal Deck de observação. O lugar está convenientemente localizado junto a uma lojinha de souvenirs das Olimpíadas, é claro!

O Deck é relativamente grande e espaçoso. Tem uma plaquinha informativa que mostra o que podemos ver dali, tanto dentro do Parque Olímpico, quanto em Londres.

Sim, dá pra ver e identificar bastante coisa no centro de Londres, principalemente os arranha-céus da ‘The City’.

E ainda dá pra ver o Estádio Olímpico. É justamente ali onde vão acontecer as cerimônias de abertura e encerramento do evento, além das provas de atletismo. O grande destaque da construção do estádio fica por conta dele estar situado em uma ilha, isso mesmo, para entrar nele será necessário atravessar o rio que corta o Parque Olímpico, o rio Lea, através de vááárias pontes. Como curiosidade, dizem que mais de 30 prédios foram destruidos para que o estádio pudesse ser construído nesse local.

Fazem parte também do Parque Olímpico o Centro Aquático, que será usado nas provas de natação, pólo aquático e nado sincronizado…

Tem ainda o Velopark, onde vão acontecer as provas de ciclismo, o Hockey Centre, que vai sediar as provas de hockey, a Basketball Arena, onde vão acontecer os jogos de basquete, esgrima, vôlei e tênis de mesa.

E a Torre-escultura do Parque Olímpico, que recebeu o nome de Órbita…

Mas não era ‘só’ isso.. nessa época que eu estive lá, o shopping ainda tinha um atrativo extra: a decoração de Natal. E esse foi até um dos motivos que me fez ficar lá mais tempo. Pq de dia, não daria pra ver toda a beleza dos enfeites. Mas bastou a noite começar a cair, que a parte externa (apesar do frio) em questão de minutos começou a ficar lotada!

Pra quem gosta de números, o shopping conta com 250 lojas, 70 restaurantes, 17 salas de cinema, 3 hotéis e o maior cassino do país também está ali!!

Parque Olímpico

Obs.: Os Jogos Olímpicos 2012 vão acontecer do dia 27 de julho a 12 de agosto, e o evento será seguido dos Jogos Paraolímpicos que vão acontecer de 29 de agosto a 9 de setembro. Londres já sediou duas outras Olimpíadas, em 1908 e 1948. Em Londres, os jogos vão acontecer em três zonas da cidade (Zona Olímpica, Zona do Rio Tâmisa e a Zona Central) e ainda, nos arredores ou em outras cidades do país.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Compras, Inglaterra, Londres, Stratford
Booking.com
  1. Juliana 12/07/2012 | 18:09

    Muito legal. Vou para Londres em novembro e espero que as coisas aina estejam lá para eu ver,rsr.

    • Bruna 13/07/2012 | 13:03

      Oi Juliana!
      Em novembro, talvez, eu espero que já dê pra visitar o próprio parque, sem precisar ver tudo do alto la do Deck da John Lewis heheeh =)

  2. Jaque de Oliveira 13/07/2012 | 13:51

    Bruna
    Tô descobrindo tanta coisa legal aqui no seu blog…. Eu não imaginava que Londres tinha tanta coisa legal pra ver… E o que é esse shopping, minha gente??? Vou evitar ao máximo nos primeiro meses, pq vou falir!!! rsrsrsrs Adorei!!!! Será que depois das Olímpiadas vão abrir pra visitação pública? Ai, tomara! :-)

    • Bruna 16/07/2012 | 02:19

      Jaque,

      =)
      Londres é uma das cidades desse nosso planeta que mais tem coisas pra fazer.. Vc vai ficar enlouquecida quando chegar lá heheheheeh
      O shopping, como disse no post, é um arraso… Eu adorei passar um dia todo lá, e olha que eu nem tenho muuuuita paciência pra ficar um dia todo entrando e saindo de lojas. Mas esse, com certeza, vale a visita! E se vc não quiser decretar falência rapidamente, recomendo evitar meeeesmo nos primeiros meses heheheheeh

      Quanto ao Parque Olímpico, eu acredito que vão abrir sim pra visitação! Pq não tem motivo pra eles deixarem fechado. Até ouvi uma história que tão querendo construir um museu lá, contando um pouco sobre as Olimpíadas. Então vamos ver o que vem por aí!

  3. Wiloana wariss 18/01/2016 | 00:31

    em 2013 eu,meu marido e um casal de amigos fomos à Europa .Costuma antes de viajar pesquisar locais e pontos turísticos e este shoping em Londres estava nas minhas anotações
    Deslumbrante, maravilhoso e democrático. Dentre as lojas, as mais caras do mundo-em libras
    então é de morrer de raiva por não ser milionária e comprar tudo de lindo.Serio,além das lojas caríssimas, em outra ala existem lojas populares com bons produtos e preços acessíveis
    O que não se pode deixar de fazer e não conhecer o maior shoping da Europa

    • Contando as Horas 18/01/2016 | 22:05

      Olá, Wiloana

      Verdade! Esse shopping é bem democrático mesmo, facilmente agrada a todos. Essa região tbm passou por uma reforma para as Olimpíadas em Londres em 2012, o que tornou Stratford muito mais atraente. Certamente vale uma visita!

Deixe o seu comentário...