22.07
2012

Charlotte Square – A praça mais vigiada de Edimburgo

Uma das praças mais famosas de Edimburgo é a Charlotte Square. A praça em si não tem nenhum atrativo super hiper famoso, mas dependendo da época do ano, merece uma visita!

Durante o verão, por exemplo, a praça recebe o Edinburgh International Book Festival, considerado o maior festival literário do mundo!! Eu fui lá no ano passado, e posso dizer, vale a pena. Principalmente pelas palestras e fóruns de discussões, os assuntos são sempre interessantes. 

Já nas outras estações do ano, não é possível visitar a praça, afinal, por ela ser totalmente cercada, os portões estão sempre fechados. Mas isso nem chega a ser um problema, pois as atrações estão todas nas redondezas.

A principal atração fica por conta da Bute House que é a residência oficial do Primeiro Ministro Escocês, que atualmente é Alex Salmond. Além de servir de residência, alguns andares do edifício estão destinados ao escritório do Primeiro-Ministro, existem algumas salas para reuniões e ainda tem uma sala de estar e um salão de jantar, onde Chefes de Estado e convidados são recepcionados.

As quatro colunas na fachada facilitam a identificação

Como a minha escola de inglês ficava na rua detrás, eu passava sempre por ali. É bem comum ver guardinhas e carros da polícia passando com uma certa frequencia nessa região. Reparem que não existem grades, nem portões e muros altos, a porta principal da residência fica praticamente na rua!

A região onde esta situada a casa do Primeiro-Ministro é a New Town. Essa área da cidade é famosa pelos seus edifícios de estilo georgiano. Se não fosse uma placa modesta em frente a residência com essa informação, a gente passa batido e nem repara.

Se alguém ficar curioso e quiser ver de perto como é uma casa em estilo georgiano por dentro, bem ao lado da Bute House, fica a Georgian House.

Essa Casa-Museu está aberta a visitação pública. Lá dá pra ter uma boa idéia de como eram as residências das famílias mais tradicionais da Escócia e como eles viviam entre os séculos 18 e 19. Eu não visitei o lugar, mas algumas colegas foram e falaram que é bem interessante ver de perto os moveis,  obras de arte, objetos e utensílios de época que estão em exibição lá.

Na casa número 13 morava Sir William Fettes, o fundador do Fettes College. No outro lado da praça (lado próximo a Princesa Street) ainda fica a casa onde morou o escoces e inventor da televisão, Alexander Graham Bell. Ambas as casa não estão abertas a visitação, mas por exemplo, a casa onde morou Graham Bell, tem uma placa indicando que ele morou ali.

E pra terminar a visita pela Charlotte Square, ainda podemos ver o monumental prédio que é sede do West Register House, que faz parte do National Archives of Scotland. O domo verde, que pode ser visto de muitas partes da cidade, é uma das partes que restou da Igreja de St George, que ficava neste lugar antigamente.

Na West Register House estão guardados todos os documentos e registros importantes da nação, entre eles podemos encontrar alguns mapas antigos de Edimburgo e de outras partes da Escócia, bem como documentos importantes relacionados aos clans escoceses.

Ah, e antes que eu me esqueça, no meio do Charlote Square Gardens fica uma estatua eqüestre do Príncipe Albert, marido da Rainha Victoria.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia
Booking.com
  1. Juliana S. 22/07/2012 | 11:07

    Bruna, como sempre seus posts são o máximo. Estou entrando todos os dias para ver as novidades. Está me ajudando muito a programar minha viagem de novembro por Dublin, Edimburgo e Londres. :)

    • Bruna 24/07/2012 | 04:09

      Oi Juliana!

      Obrigaaaada!! =))
      Ah, legal! Vc vai adorar Edimburgo. Se precisar de alguma info antecipada, de algo que eu ainda não tenha escrito aqui no blog, é só falar!

  2. Daniela 17/01/2014 | 14:37

    Oi Bruna,
    Gostaria de agradecer pelas suas dicas no site!
    Na verdade já estou em Edimburgo mas, confesso que antes de vir e mesmo depois de chegar, suas referencias sobre os lugares ajudou bastante… Muito Obrigada!
    Dani

    • Contando as Horas 18/01/2014 | 18:51

      Oi, Daniela

      Obrigada pelo feedback, obrigada mesmo!! Fico feliz!! Aproveite muito Edimburgo e a Escócia!! :D

Deixe o seu comentário...