31.07
2012

A colorida Amsterdam ArenA

Uma atração imperdível em Amsterdam é o  estádio Amsterdam ArenA, considerado o maior estádio da Holanda. A casa do Amsterdamsche Football Club AJAX tem capacidade para 51 mil espectadores e o melhor de tudo, está aberto a visitação pública.

Existem varias formas de se chegar lá, de metro (descer na estação Amsterdam Bijlmer ArenA), de trem (quem vai no sentido Zaanze Schans), de ônibus e de táxi. Nos optamos em pegar um táxi, pra não perder tempo. Como estavamos em 3 pessoas, o valor da corrida saiu mais em conta. 

Chegando lá, o taxista nos deixou na entrada E (lado oeste do estádio). Ali, compramos nossos ingressos para a visita. Tivemos que esperar um pouco, até que o guia nos chamou.

Logo na entrada, tem uma maquete do estádio, que nos deu uma boa idéia do seu tamanho. Gigante! A maquete também mostra um pouco da estrutura do local, como por exemplo, embaixo do estádio passa uma avenida super movimentada e ainda tem duas estações de trem/metro nos arredores, facilitando o acesso dos torcedores ao estádio.

O tour tem inicio pela parte mais baixa da arquibancada. Apesar de possuir um espécie de um fosso entre a arquibancada e o campo, ainda assim foi possível dar aquele desejado toque no tapete verde do campo de futebol. Ainda podemos ver de perto todos os aparatos para manter o gramado verdinho.

Nesse trajeto, o guia que era muito animado, foi nos explicando como funciona o estádio, nos repassou alguns dados importantes como capacidade de torcedores em dia de jogos, capacidade de publico quando tiver outros eventos, como show de música (65 mil pessoas), por exemplo. No final dessa primeira parte, o guia nos deu um tempinho livre pra tirarmos as fotos.

O guia comentou também que esse estádio foi um dos primeiros do mundo a ter teto retrátil, e por esse motivo, o gramado não recebe a quantidade de luz solar adequada, o que tem gerado alguns problemas. Para amenizar esse “estrago”, o estádio teve que adquirir um equipamento luminoso, que simula os efeitos do sol, e assim, a grama consegue crescer perfeitamente. Outra curiosidade que o guia comentou, é que para abrir e fechar o teto retrátil, o tempo total é de 18 minutos.

Seguimos para a sala de coletiva de imprensa, onde diretores, jogadores e o técnico concedem entrevista a jornais e a programas de televisão.

Nossa próxima parada foi o segundo anel do estádio. Nessa parte também fica a Ala VIP, onde as cadeiras são de couro, com número limitado de pessoas e um barzinho especial para servir os torcedores. Uma estrutura impressionante! O guia nos deu mais um tempinho para as fotos.

E pra terminar, a ultima ala a ser visitada foi o Museu do AJAX, onde fica a Sala dos troféus. Lá podemos ver, além de camisetas usadas ao longo da existencia do clube, os troféus mais importantes que o AJAX conquistou, como por exemplo, 4 Champions League, 1 Copa Uefa e 31 Campeonatos Holandês.

Ainda temos acesso a lojinha do clube, com todos os tipos de souvenirs, objetos, camisetas, enfim, tudo o que pudermos imaginar com o escudo do clube.

Os ingressos também podem ser comprados tanto lá no próprio estádio, como no site oficial. Existem dois tipos de tickets: apenas o tour no estádio + museu ou o ticket tour no estádio + museu + vestiários. Os tours acontecem todos os dias, sempre na presença de um guia, entre 11:00 e 17:00 horas, os horários de saida pré-determinados, é bom checar no site os horários certinho.

Ahh, ainda como curiosidade, a família real tem um camarote particular no estádio, com capacidade para 42 pessoas e é totalmente climatizada.

* Precisando de hospedagem na Holanda? Para iniciar as pesquisas no site do Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Amsterdã

Todos os posts sobre Delft

Todos os posts sobre Keukenhof

Todos os posts sobre Zaanse Schans

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Amsterdã, Holanda
Booking.com
  1. Raul Bartolamei 31/07/2012 | 10:45

    ficou bem legal ;)

    • Bruna 01/08/2012 | 23:56

      Também gostei.. Pena q eu não fui!! :P

  2. turista ocasional 31/07/2012 | 12:46

    Munique também tem uma Arena, a Allianz Arena (http://www.allianz-arena.de/en/), que é simultaneamente a casa de duas equipas de futebol da cidade, o FC Bayern e o TSV 1860. O primeiro vermelho e o outro azul, e é justamente dessas cores que os “favos” exteriores ficam iluminados quando essas equipas jogam. Mas todos os dias quando escurece os anéis do estádio são iluminados em uma de três cores, azul, vermelho ou branco e o efeito é deveras interessante, mesmo a grande distancia.

    Quanto ao interior não me posso pronunciar, pois nunca visitei o estádio. Talvez por não ser adepta de futebol.
    Bj.

    • Bruna 01/08/2012 | 23:58

      Olá!!
      Ahhh, eu gosto de futebol, apesar de q ja não acompanho mais como eu costumava a fazer.. Esse estádio de Munique deve ser interessante! Final do ano quero ver se consigo visitar, ele ja esta no meu roteirinho pra essa região da Alemanha!

      • turista ocasional 02/08/2012 | 06:31

        Quando vier cá no fim do ano, caso queira outras dicas sobre a Baviera, disponha.

        • Bruna 08/08/2012 | 17:04

          Quando eu começar a organizar mesmo essa parte da viagem, com certeza vou passar lá pelo teu blog =))

Deixe o seu comentário...