05.08
2012

Santa (e Bela) Catarina!

Santa Catarina é o estado onde eu nasci, passei quase toda a minha vida por aqui, até decidir ir estudar por alguns anos em Curitiba e na Escócia!

Foto retirada do site Wikitravel

Não faz muitos anos que o meu estado se tornou popular, não mais apenas entre Argentinos e Uruguaios, mas entre os Brasileiros também. Algumas cidades são mais conhecidas, como por exemplo, a capital Florianópolis, Joinville que é a maior cidade do estado e que tem a unica sede do Bolshoi fora da Rússia, sem esquecer da Oktoberfest em Blumenau e de uns tempos pra cá as cidades da Serra Catarinense, como Urubici e São Joaquim. 

Mas a região onde eu moro quase sempre passa longe das principais rotas turísticas do estado. Aqui no oeste, o destaque é o turismo voltado para negócios (setores industrial e agropecuário).

Foto retirada do blog Meus Roteiros de Viagem

Pensando nisso, achei que seria interessante visitar alguns lugares e/ou cidades aqui da região todas as vezes que eu vier pra casa, pra tentar mostrar um pouco do que o oeste do estado tem a oferecer em termos turisticos. Além, é claro, de outras regiões do estado também.

Mas antes disso, aqui vão algumas considerações:

Para chegar aqui, os principais aeroportos do estado estão em Florianópolis, Joinville, Navegantes e Chapecó.

Monumento O Desbravador, em Chapecó

Pra quem quiser enfrentar as estradas, tanto de ônibus como de carro, as principais rodovias que cruzam o estado, vindo tando do Rio Grande do Sul como do Paraná, ou até mesmo se deslocando dentro do próprio estado, são:

– BR 101, BR – 157, BR -153 e BR – 116 ligam Santa Catarina as demais regiões do país;

– BR- 470 liga o litoral de SC ao RS;

– BR – 282, BR – 480, BR – 283 e SC – 468 principais rodovias de acesso ao oeste do estado;

Zimbros e Mariscal, foto de Hugo de Campos

Pra facilitar um pouco na hora de montar o roteiro, é sempre bom ter uma idéia das principais distâncias, que nesse caso, eu peguei Floripa como base. De Floripa até:

– Curitiba: 300 km;

– Porto Alegre: 480 km;

– São Paulo: 700 km;

– Foz do Iguaçu: 950 km;

– Montevidéu: 1300 km;

– Buenos Aires: 1550 km;

– Brasília: 1650 km.

As principais empresas de ônibus, que fazem tanto trajeto estadual como interestadual são: Reunidas (que liga São Paulo e Curitiba ao oeste do estado), Catarinense (ônibus partem de algumas de São Paulo, Paraná e boa parte do estado, principalmente o litoral), Unesul (liga o RS a varias cidades catarinenses), Itapemirim (os ônibus vem de  diversas partes do Brasil e tem como destino final o litoral de SC) e Tiquin (liga o oeste do estado a Florianópolis e também faz alguns trechos interestaduais).

Torres da Antiga Igreja de Itá

Pra quem vem pra SC no inverno, o fuso horário é o mesmo que em Brasília, porém de metade de outubro a metade de fevereiro, o horário de verão é adotado. Então é sempre bom ficar ligado, principalmente quem vem pra cá partindo de alguns estados da região norte e nordeste!

Outros blogs com posts sobre Santa Catarina, escritos por catarinenses que indico são: o Travel Forever da Carol Wieser Kaufmann e o Meus Roteiros de Viagem do Diego Minotto.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
6 comentários em "Santa (e Bela) Catarina!"
  1. Wendell   05/11/15 • 16h20

    Olá, gostei do blog.

    Sou amazonense e estou de mudança pra Santa Catarina, se Deus permitir em 2016, eu e minha família estaremos “de mala e cuia” por aí.

    • Contando as Horas   05/11/15 • 22h01

      Oi, Wendell

      Opaaa, que legal! Sejam Bem-vindos! Tomara que gostem daqui!! =DD
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Natacha fontana   19/11/15 • 11h19

    Oie :)
    Adorei a ideia do site, estou indo para o Oeste Catarinense em Dezembro e gostaria de fazer algo legal. Pequisei termas de são João mas já nao tem vaga, o que você recomendaria?
    Obrigada

  3. Marcia   04/07/16 • 16h46

    Amo esse estado, tudo nele me agrada!!
    Adoro a região de Penha e suas praias.
    Agora nas férias vou levar meu filho no Beto Carrero, já tenho tudo reservado e programado, vou me hospedar na Casa Mirian Santa Catarina, adoro eles, já me hospedei outras vezes lá. Recomendo o ambiente é ótimo e tem traslado do aeroporto. E fica bem pertinho do parque e das praias.

    • Contando as Horas   06/07/16 • 15h59

      Oi, Marcia

      Legal!! Já estive em Penha algumas vezes, mas nunca fui ao Beto Carrero. Aproveite!
      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas