05.08
2012

Santa (e Bela) Catarina!

Santa Catarina é o estado onde eu nasci, passei quase toda a minha vida por aqui, até decidir ir estudar por alguns anos em Curitiba e na Escócia!

Foto retirada do site Wikitravel

Não faz muitos anos que o meu estado se tornou popular, não mais apenas entre Argentinos e Uruguaios, mas entre os Brasileiros também. Algumas cidades são mais conhecidas, como por exemplo, a capital Florianópolis, Joinville que é a maior cidade do estado e que tem a unica sede do Bolshoi fora da Rússia, sem esquecer da Oktoberfest em Blumenau e de uns tempos pra cá as cidades da Serra Catarinense, como Urubici e São Joaquim. 

Mas a região onde eu moro quase sempre passa longe das principais rotas turísticas do estado. Aqui no oeste, o destaque é o turismo voltado para negócios (setores industrial e agropecuário).

Foto retirada do blog Meus Roteiros de Viagem

Pensando nisso, achei que seria interessante visitar alguns lugares e/ou cidades aqui da região todas as vezes que eu vier pra casa, pra tentar mostrar um pouco do que o oeste do estado tem a oferecer em termos turisticos. Além, é claro, de outras regiões do estado também.

Mas antes disso, aqui vão algumas considerações:

Para chegar aqui, os principais aeroportos do estado estão em Florianópolis, Joinville, Navegantes e Chapecó.

Monumento O Desbravador, em Chapecó

Pra quem quiser enfrentar as estradas, tanto de ônibus como de carro, as principais rodovias que cruzam o estado, vindo tando do Rio Grande do Sul como do Paraná, ou até mesmo se deslocando dentro do próprio estado, são:

– BR 101, BR – 157, BR -153 e BR – 116 ligam Santa Catarina as demais regiões do país;

– BR- 470 liga o litoral de SC ao RS;

– BR – 282, BR – 480, BR – 283 e SC – 468 principais rodovias de acesso ao oeste do estado;

Zimbros e Mariscal, foto de Hugo de Campos

Pra facilitar um pouco na hora de montar o roteiro, é sempre bom ter uma idéia das principais distâncias, que nesse caso, eu peguei Floripa como base. De Floripa até:

– Curitiba: 300 km;

– Porto Alegre: 480 km;

– São Paulo: 700 km;

– Foz do Iguaçu: 950 km;

– Montevidéu: 1300 km;

– Buenos Aires: 1550 km;

– Brasília: 1650 km.

As principais empresas de ônibus, que fazem tanto trajeto estadual como interestadual são: Reunidas (que liga São Paulo e Curitiba ao oeste do estado), Catarinense (ônibus partem de algumas de São Paulo, Paraná e boa parte do estado, principalmente o litoral), Unesul (liga o RS a varias cidades catarinenses), Itapemirim (os ônibus vem de  diversas partes do Brasil e tem como destino final o litoral de SC) e Tiquin (liga o oeste do estado a Florianópolis e também faz alguns trechos interestaduais).

Torres da Antiga Igreja de Itá

Pra quem vem pra SC no inverno, o fuso horário é o mesmo que em Brasília, porém de metade de outubro a metade de fevereiro, o horário de verão é adotado. Então é sempre bom ficar ligado, principalmente quem vem pra cá partindo de alguns estados da região norte e nordeste!

Outros blogs com posts sobre Santa Catarina, escritos por catarinenses que indico são: o Travel Forever da Carol Wieser Kaufmann e o Meus Roteiros de Viagem do Diego Minotto.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil
Booking.com
  1. Wendell 05/11/2015 | 16:20

    Olá, gostei do blog.

    Sou amazonense e estou de mudança pra Santa Catarina, se Deus permitir em 2016, eu e minha família estaremos “de mala e cuia” por aí.

    • Contando as Horas 05/11/2015 | 22:01

      Oi, Wendell

      Opaaa, que legal! Sejam Bem-vindos! Tomara que gostem daqui!! =DD
      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. Natacha fontana 19/11/2015 | 11:19

    Oie :)
    Adorei a ideia do site, estou indo para o Oeste Catarinense em Dezembro e gostaria de fazer algo legal. Pequisei termas de são João mas já nao tem vaga, o que você recomendaria?
    Obrigada

  3. Marcia 04/07/2016 | 16:46

    Amo esse estado, tudo nele me agrada!!
    Adoro a região de Penha e suas praias.
    Agora nas férias vou levar meu filho no Beto Carrero, já tenho tudo reservado e programado, vou me hospedar na Casa Mirian Santa Catarina, adoro eles, já me hospedei outras vezes lá. Recomendo o ambiente é ótimo e tem traslado do aeroporto. E fica bem pertinho do parque e das praias.

    • Contando as Horas 06/07/2016 | 15:59

      Oi, Marcia

      Legal!! Já estive em Penha algumas vezes, mas nunca fui ao Beto Carrero. Aproveite!
      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...