07.08
2012

Aeroporto de Chapecó – SC

O principal aeroporto que serve toda a região oeste do estado de Santa Catarina está localizado na cidade de Chapecó.

O Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso (IATA: XAP) fica a apenas 10 km do centro da cidade.

Como já da pra imaginar, o aeroporto é pequeno, tem apenas um terminal. São duas as entradas de acesso ao terminal, sendo que a porta principal fica quase em frente ao setor de embarque. 

No lado esquerdo do terminal vemos os guiches para locação de carros da Hertz, Unidas e Localiza.

No meio do terminal ficam o setor de embarque e o saguão do aeroporto, que já está pequeno, com número de cadeiras insuficientes para acomodar todos os passageiros.

No lado direito ficam os balcões de check-in da GOL, da Avianca, da Trip e da Azul. Essa parte, conta ainda com uma lanchonete e banheiros.

A unica de todas essas empresas que oferecem a opção de fazer check-in em totens no próprio aeroporto é a Avianca. Para todas as outras, se não fizermos o check-in pela internet ainda em casa, temos que nos dirigir ao balcão da respectiva cia aérea.

Para ter acesso a área de embarque temos que passar pelo controle de segurança, que conta com apenas um aparelho, que normalmente gera uma pequena fila.

A área de embarque também já está ultrapassada. É grandinha, mas o número de cadeiras é insuficientes também. Semana passada quando peguei o voo de volta pra Curitiba, tive que aguardar mais de 1 hora em pé (tempo de atraso do voo da Gol), pq não tinha mais nenhuma cadeira livre. E não fui só eu não, tinha pelo menos mais umas 20 pessoas aguardando em pé. Nessa ala, ainda tem uma lanchonete e sanitários.

Não é oferecido acesso a internet wi-fi de forma gratuita, como é feita em outros aeroportos. E pra quem usa a internet do celular, o celular em si até pega, mas a conexão de internet é leeeenta, muito lenta. Demora horrores pra carregar uma página.

Por sorte, a administração do aeroporto já detectou todos esses problemas. Foi prometido a construção de um novo terminal que vai ficar no lado oposto a localização do atual terminal. Vamos aguardar maiores detalhes sobre inicio das obras!

Como o aeroporto é pequeno, outro probleminha que temos é em dias de chuva. Para ter acesso ao avião não existem fingers, então temos que nos deslocar a pé mesmo até a escadinha da aeronave. Espero que o pessoal tenha pensado em uma solução para esse problema na construção do próximo terminal!

O estacionamento do aeroporto, mesmo com a pequena ampliação que fizeram recentemente, não da conta da demanda. É bem frequente ver carros se amontoando para estacionar nas laterais da pista de acesso ao aeroporto. Ah, lembrando que o estacionamento no aeroporto é gratuito!

Como opções para ir até o centro da cidade, existe apenas táxi. Mas é importante ficar atento para uma coisa: alguns táxis cobram a corrida de acordo com o taximetro, porém muitos outros não. E ai que vem o grande problema. Independente do número de pessoas no mesmo taxi, o valor cobrado é de 35,00 reais por pessoa. Pra ter uma idéia, uma corrida do centro da cidade (próximo ao Banco do Brasil) até o aeroporto, não pode passar de 30,00 reais. Então é bom ficar ligado!

E pra terminar, pra quem não sabe, em 21 de abril a ANAC fechou o aeroporto de Chapecó. Foi alegado que a pista precisava de uma reforma urgente e que se tudo corresse dentro dos conformes, em menos de 90 dias o aeroporto estaria funcionando novamente.

A nova pista

Bom, pra encurtar a história, no dia 06 de julho a ANAC liberou o aeroporto. O primeiro voo só aconteceu uma semana após a liberaçao da pista, no dia 16, através da Avianca, ligando Chapecó diretamente a São Paulo. E mais de 15 dias depois, no dia 30, a Gol começou a operar voos ligando Chapecó a Florianópolis e São Paulo.

Quanto a Trip, os seus voos já estão operando normalmente. E a Azul, pelo que me informei lá no aeroporto, a empresa começa a operar seus voos ainda esse mês, no dia 13. O unico problema pra quem pretende voar de Azul, é que todos os voos vão fazer conexão em Campinas (hub da Azul), mas os horários, entretanto, são ótimos: chegada em Chapecó as 11:30 e saida para Campinas as 12:00.

Outra opção, é a cia aérea NHT, que liga Chapecó a Curitiba e algumas cidades do Rio Grande do Sul.

O aeroporto está crescendo, as melhorias estão sendo feitas e as opções de mais cias aéreas e consequentemente mais voos também estão surgindo, o que é muito bom para a região oeste de Santa Catarina!

Obs.: o aeroporto ainda não tem um site oficial, então a única forma de entrar em contato é através do telefone (49) 3322-1034.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Chapecó
Booking.com
  1. BrUnO 10/08/2012 | 22:53

    Boa Noite !!!

    Parabéns pelo Blog !
    Muito bacana e com informações muito úteis, em particular esta sobre o Aeroporto de Chapecó.
    Morei muitos anos em Ccó, e atualmente resido em Campo Grande/MS, mas meus pais ainda moram em SC. Antes da interdição do aeroporto p/ reformas fazia uso dos vôos da Trip de Campo Grande a Chapecó para visitalos, todavia fiquei com dúvida no que diz respeito ao retorno nas operações da Trip.
    Pelo que eu fiquei sabendo a mesma não tinha previsão do reinicio das operações ?!?,
    Vou verificar, pois estou no aguardo, pois facilita muito a minha ida até SC.
    PS: Tomara que fique bom o novo terminal e que aumentem o número de vôos/destinos/companhias.
    No mais… Parabéns novamente e sucesso ao
    Blog.

    • Bruna 12/08/2012 | 19:13

      Oi Bruno!!
      Obrigadaaa =))

      Olha, pelo que conversei com o pessoal nos balcões, tando da Trip como da Azul, os voos iriam acontecer ainda nesse mês. Acredito que a Trip já esteja voando, ou será que não? Vou verificar tbm, agora fiquei meio na duvida. Eu conversei sobre os futuros voos, pedi principalmente sobre voos para Curitiba, mas em nenhum momento eles falaram que os voos ainda nao estavam normalizados.

      Deus te ouça, Chapecó realmente estava precisando de mais destinos e cias aereas. =)

      • Bruna 12/08/2012 | 19:18

        Tava me lembrando de um detalhe, será que, depois do acordo de code-share entre a Azul e Trip, será que os voos da Trip vao ser operados via Campinas pela Azul?

        Se for isso mesmo, a Azul começa a voar amanhã no aeroporto de Chapecó.

  2. Bruna 13/08/2012 | 12:45

    Acabei de ler aqui nessa reportagem que o voo da Trip tá previsto pra reiniciar dia 27 de agosto.
    http://wp.clicrbs.com.br/chapeco/2012/08/13/azul-faz-primeiro-voo-em-chapeco/

    • BrUnO 13/08/2012 | 21:11

      Olá Bruna !!!

      Então… Também vi esta reportagem, inclusive deixei uma pergunta, pois la está dizendo que a Trip irá operar voos para Porto Alegre e Londrina, porém, Campo Grande ???… Mas vamos aguardar…

      Obrigado Pela Atenção !!!… Sempre vou estar acompanhando seu Blog, tenho um grande carinho por Chapecó.

  3. BrUnO 13/08/2012 | 21:39

    Olá Bruna !!!

    Então… Também vi esta reportagem, inclusive deixei uma pergunta, pois lá está dizendo que a Trip irá operar voos para Porto Alegre e Londrina, porém, Campo Grande ???… Mas vamos aguardar né ?!…

    Obrigado Pela Atenção !!!… Agora que ”descobri” seu Blog, vou estar sempre acompanhando… Principalmente as matérias sobre Chapecó, pois tenho um grande carinho por esta cidade.

    • Bruna 15/08/2012 | 14:38

      Oi Bruno,
      Então, minha mãe disse que passou no jornal da rbs que vai ter voo pra Campo Grande sim. O jeito é aguardar até semana que vem pra gente saber mais detalhes!
      =)

  4. BrUnO 15/08/2012 | 16:44

    Oi Bruna !

    Putz, fiquei sabendo também, será no dia 27/08…. Ótima Notícia !!!
    Já estava preocupado achando que iriam cancelar a rota deste voo, visto a demora para o reinício das operações…

    Mas Que Bom !!! Segue abaixo o link da reportagem:

    Valeu ! /

    http://wp.clicrbs.com.br/chapeco/2012/08/15/trip-linhas-aereas-vai-retomar-as-operacoes-em-chapeco-no-dia-27-de-agosto/

    • Bruna 17/08/2012 | 00:32

      Oi Bruno,
      Obrigada por compartilhar o link.
      Então, muito boa a noticia mesmo. Não seria interessante pra cidade perder um voo desses.. =)

  5. jean marcos motter 17/01/2013 | 19:38

    so para lembrar ainda o aeroporto nao opera com tempo fechado pois nao tem aperelhos necessarios qualquer neblina os voos sao cancelados ou atrasam eu fiquei dois dias no final do ano esperando voo e a empresa acabou nos levando vam ate porto alegre pois nao tinha chance alguma de operar

    • Bruna 18/01/2013 | 02:55

      Oi Jean,

      Ih, nem fala! Esse é um dos piores problemas do aeroporto em Chapecó. Tanto no inverno como no verão, bastou da uma chuvinha mais forte ou até mesmo as neblinas que tudo literalmente para nesse aeroporto. É um pouco revoltante saber que existem aparelhos que podem auxiliar nisso e mesmo assim ninguém toma nenhuma providencia.

  6. juliano 12/02/2013 | 19:10

    ola… gostaria de saber se existe algum estacionamento para deixar o carro, sou da cidade de pato branco, embarco ai na sexta e volto no domingo de madrugada, sera q seria complicado deixar no proprio aeroporto? ou teria algum particular, se alguem souber um para indicar agradeço. obrigado

    • Raul Bartolamei 12/02/2013 | 22:53

      Juliano, o aeroporto tem estacionamento publico, porem a segurança é duvidosa, mas existem estacionamentos privados, 2 se eu não me engano, um deles (que eu ja utilizei) é o Juliu’s Estacionamento (http://juliusestacionamentos.com.br/estacionamentos.htm) não me recordo direito as tarifas, mas no site vc deve achar mais informações e o telefone. Não tive nenhum problema com relação ao estacionamento, recomendo.

  7. zé da silva 15/06/2014 | 21:11

    Só lembrando aos leigos que postam informações sem saber: “Nosso aeroporto é pequeno sim, e se a administração já observou como está dito acima os problemas, acredito que la pela copa de 2050 sairá do papel. Gente é só política, ninguém vai fazer nada, nem mesmo sabem como fazer aeroportos, e mais, a imprensa fala um monte, estão lá quando cancela voos, mas nem sabe informar o motivo exato para que todos entendam como funciona, só faz auê…Então teto operacional para que se possa fazer pouso com SEGURANÇA é de 500 pés, o que vale cerca de 150 metros de altura, abaixo disso nenhuma companhia será irresponsável ao ponto de pousar aeronaves. O povo fala muito mas sabe pouco…

  8. zé da silva 15/06/2014 | 21:31

    chuvinha????neblina???? Lembrando que que no Brasil não é praticável pouso CAT3 (pouso cego) pois a legislação não permite. Então, mais uma vez aos desenformados, não adianta ter aparelhos que auxilia, pois nossa região no inverno, a aviação muitas vezes é impraticável, se qualquer chuva fecha ou restringe o aeroporto de Congonhas que tem ILS (instrument landing system) e tal…imagina Chapecó que não tem nada. As aeronaves pousam com o auxilio dos seus GPS apenas, o VOR que tem é apenas para auxiliar na navegação – VOR, (Very High Frequency Omnidirectional Range)ou seja, norte, sul, leste, oeste…ILS esse é nome que ajuda e da uma orientação precisa na hora da aproximação para pouso.

  9. zé da silva 15/06/2014 | 21:36

    Lembrando que não temos ILS que custa caro pra prefeitura que diz não ter din din pra investir…

    • Contando as Horas 17/06/2014 | 00:31

      Oi, Zé

      Verdade. Acho que esse problema existe em todos os aeroportos do Brasil. São pequenos, geralmente não dão conta da demanda, não possuem aparelhos pra casos de dias com neblina, mas é isso ai. A gente reclama, mas nada muda, infelizmente!

      Uma coisa que não entendo é como os aeroportos da Finlândia, mesmo com toda a neve que cai por lá durante o uns 4 ou 5 meses, não cancelam voos. Aqui no Brasil, mal da uma chuvinha e tudo fecha. No UK, quando tinha os famosos ventos chamados de “gales”, ventos realmente muito fortes, mesmo assim os aviões mesmo sacudindo em solo levantavam voo. Juro que não entendo pq aqui as coisas não funcionam.

  10. zé da silva 17/06/2014 | 11:01

    Pois é, como disse acima, aqui não é permitido pousar sem ver a pista (GATEGORIA 3), então para evitar problemas os órgãos de controle de trafego aéreo proíbem as cias de pousar ou decolar, o que lá ou na maioria dos países da europa e EUA que nevam no inverno não acontece, os aperelhos são novos, de ponta e 100% confiáveis, manutenção em dia etc…Lembrando que decolar com problemas meteorológicos é bem mais fácil que pousar, existem limitantes para aeronaves tanto de vento como visibilidade, e se caso tentar pousar ou decolar e dar um acidente, o seguro não paga. Uma vez o seguro não pagando todos os danos, a empresa quebra.

    • Contando as Horas 19/06/2014 | 01:30

      Oi, Zé

      Então, eu esses dias eu fiquei sabendo disso. Soube também que a GOL é uma das empresas mais “chatas” com relação a isso, pois segundo me falaram, os pilotos não tem autonomia nas decisões, já que devem seguir as regras da empresa quanto as questões de visibilidade e vento. Não posso afirmar, mas foi o que me falaram.

      O maior problema do Brasil é que nunca tem dinheiro para as melhorias que realmente precisam ser feitas, porém pra todo o resto chega a sobrar, vide a corrupção exagerada que estamos acompanhando nesses últimos anos.

      De qualquer forma, obrigada pelos esclarecimentos. É sempre bom saber mais sobre esse assunto.

Deixe o seu comentário...