08.08
2012

A Terra dos Desbravadores

Tá ai um lugar que eu jamais pensei que um dia fosse escrever aqui no blog: Chapecó!

Chapecó além de ser a cidade onde eu nasci e morei boa parte da minha vida, é também a maior cidade do Oeste de Santa Catarina. E quanto a população? O número ainda é pequeno para os padrões brasileiros, são apenas 187 mil habitantes! 

Nesse mês em que  Chapecó completa seus 95 anos de vida, eu achei que seria interessante escrever um pouco sobre a cidade. Como eu já disse no post de introdução de Santa Catarina, Chapecó sempre passa longe das rotas turisticas do estado. Mas então pq eu resolvi escrever mesmo assim?

Primeiro: Chapecó é uma das cidades do sul do país que mais movimenta o chamado Turismo de negócio. Isso pq aqui na região estáo localizadas algumas dos maiores frigorificos do Brasil, como: a Aurora, a Seara e a Sadia.

Segundo: Pq a cidade é a principal porta de entrada para essa região do estado. O Aeroporto Municipal de Chapecó recebe voos vindos de algumas cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Tudo muito bem sinalizado!

Antigamente, a região onde fica atualmente a cidade de Chapecó era habitada exclusivamente por indios das tribos Kaingangs e Guaranis. Por volta do final do século 19 essas terras começaram a ser desbravadas com a chegada, especialmente de imigrantes italianos e alemães vindos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, em busca de novas terras. E assim, no dia 25 de agosto de 1917 foi criado o municipio de Chapecó.

O centro da cidade foi totalmente planejado, com ruas e quadras dispostas em linha reta, que lembram a forma de xadrez. Tudo gira em torno da Avenida Getúlio Vargas, principal rua da cidade, e de outras duas ruas paralelas, a Av. Fernando Machado e a Av. Nereu Ramos.

Chapecó não tem muito a oferecer em termos de atrações turisticas, então, quem visita a cidade pode conhecer os principais atrativos em questão de poucas horas através de uma agradável caminhada pelo centro da cidade.

A primeira parada é obrigatória: o monumento-símbolo da cidade, O Desbravador. A estátua é obra do artista Paulo de Siqueira que quis prestar uma homenagem aos primeiros desbravadores que colonizaram Chapecó no final do século 19.

O Desbravador tem 14 metros de altura e mostra um gaúcho segurando em uma das mãos um machado (simbolizando o trabalho de construção da cidade) e em outra uma folha de louro (simbolizando a conquista das terras).

Na base do monumento fica o Memorial Paulo de Siqueira, onde estão em exposição obras do artista que podem ser visitado de segunda a sábado.

Ao lado do Monumento fica a Catedral Santo Antônio, inaugurada em 1956. A Catedral presta uma homenagem a Santo Antônio de Pádua, o padroeiro da cidade, em razão dos 700 anos da sua morte.

Logo em frente fica a principal praça da cidade, a Praça Coronel Bertaso. Geralmente quando há algum manifesto, o pessoal costuma se encontrar por ali.

Na praça podemos ver um mural feito em mosaíco que conta um pouco sobre o primeiro ciclo economico da cidade, o Ciclo da Madeira e uma fonte com jato d’água.

Ao lado da praça fica a antiga sede da Prefeitura, uma das poucas construções da cidade em que ainda podemos ver o estilo ”Getulista”, estilo muito popular na década de 50. Atualmente, o prédio abriga a Fundação Cultural de Chapecó e um pequeno museu, o Museu de História e Arte de Chapecó, que conta um pouco da história da cidade.

Seguindo pela rua que passa atrás da Catedral, em questão de poucos minutos chegamos a Arena Condá, estádio da principal equipe de futebol da cidade, a Chapecoense. O clube foi criado em maio de 1973, sendo assim, nesse ano completou 39 anos de existência. Os títulos mais importantes que o Furacão do Oeste conquistou foi, por 4 vezes, o Campeonato Catarinense, sendo que o ultimo foi no ano passado.

O novo estádio ainda está em obras, e os principais destaques do projeto são: ampliar a capacidade de torcedores e modernização da estrutura para receber jogos de grande porte.

Voltando a Avenida Getúlio Vargas, continuamos a caminhada. Na avenida podemos encontrar muitas lojas, bares, farmácias, bancos, bancas de revistas, restaurantes e sorveterias.

Em frente a loja da Havan fica o Centro de Informação turistica de Chapecó e de toda a região. O centro também disponibiliza um email para maiores informações: infotur@chapeco.sc.gov.br

Quase no final da Avenida, em frente ao Corpo de Bombeiros fica uma das principais áreas verdes do centro da cidade, o Eco Parque. Recentemente o parque passou por uma reforma e hoje em dia é lugar de caminhada e exercícios bastante frequentada pela população local. No parque ainda tem vários aparelhos pra se exercitar e um parquinho para as crianças.

E é isso! Viu só, em questão de poucas horas da pra conhecer a cidade toda!

Obs.: A distância de Chapecó até: Florianópolis é de 534 km, até Curitiba de 478 km e até Porto Alegre de 484 km.

Obs.: Para obter maiores informações sobre o que está acontecendo na cidade e na região, o Portal Chapecó do Jackson Ricardo é uma excelente opção!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Chapecó - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "A Terra dos Desbravadores"
  1. Erinalda   14/03/13 • 09h44

    Gostei muito de conhecer essa linda historia

    • Bruna   14/03/13 • 18h35

      Oi Erinalda!

      Apesar de não ser um lugar super turistico, a cidade tem uma história e uma importancia muito grande no estado de SC.

      Obrigada pela visita! =D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas