20.08
2012

Aeroporto Executivo: o ônibus que liga o Aeroporto ao centro de Curitiba

Pra ir do aeroporto até o centro de Curitiba existem várias opções, como por exemplo, táxis, o ônibus de linha ligeirinho, os ônibus de transporte coletivo de São José dos Pinhais e o microônibus Aeroporto Executivo.

Nesse post em especifico, eu vou falar somente sobre esse ônibus Aeroporto Executivo, que foi o que eu usei nessa minha ultima viagem de volta a Curitiba.

Na sala de desembarque

No aeroporto, logo ao sair do setor de desembarque, no saguão ao lado dos elevadores vai ter um balcão de informações sobre esse ônibus. No dia que eu estive lá, a moça não foi muito simpática e não fez nenhuma questão de me explicar nada quando eu pedi como funcionava o esquema para pegar o ônibus. Ela apenas me disse: ao sair pela porta do lado direito, dobre a esquerda e você vai ver os funcionários do ônibus. Ok, nem fiz mais perguntas, pq elo jeito ela não tava muito afim de conversa.

Balcão de informação do ônibus Executivo Aeroporto no saguão, em frente ao portão de desembarque

Então lá fui eu, fiz exatamente o que ela me disse. Os rapazes que estavam ali no atendimento externo foram muito mais simpáticos, me explicaram como funcionava o ônibus, a rota, os valores e como era feito o transporte da bagagem. Muito bom!

O trajeto

Eu tive que aguardar alguns minutos até que o próximo onibus chegasse, mas também não demorou muito.

Pra simplificar, o esquema funciona da seguinte forma:

– agora o ônibus aeroporto executivo tem duas linhas: linha convencional (cor marrom) e a linha rodo express (cor verde). A diferença entre elas é que a linha convencional é mais demorada, pois tem 6 paradas, já a linha Rodo Express é mais rápida, pois tem apenas duas paradas no centro de Curitiba. É interessante observar que no ônibus vai ter um adesivo indicando qual rota ele faz e os horários e freqüências são diferentes também.

– o ônibus tem saida a cada 15 minutos durante a semana e durante o final de semana e feriados os horários são menos frequentes;

– o trajeto dura mais ou menos uns 40 minutos, mas dependendo do horário (meio dia ou final de tarde) é melhor sair com mais antecedência caso o trajeto seja centro da cidade/aeroporto;

– são 6 as paradas que o ônibus faz, sendo elas: Rodoferroviária – Teatro Guaíra – Receita Federal – Biblioteca Pública – Rua 24 horas – Shopping Estação.

– se caso quiser parar em algum lugar diferente dos listados acima, mas que estejam nessa rota, é só avisar o motorista que ele para sem problemas;

– os ônibus operam entre 05:00 e 23:30 horas todos os dias da semana;

– o valor do ticket é de 13,00 reais por pessoa/trajeto.

– o ticket pode ser comprado no próprio aeroporto ou diretamente com o motorista dentro do ônibus;

– ônibus tem ar-condicionado;

– os ônibus são relativamente novos, estão bem conservados, são confortáveis e limpos;

– pelo que entendi não tem a modalidade de compra ida + volta pra pagar menos, como é bem frequente a gente encontrar lá no Reino Unido.

– se estivemos com malas, existem duas opções para o transporte: no bagageiro (onde eles colam um adesivo com um número de identificação, pra que quando vc estiver desembarcando e for retirar a mala, é só apresentar esse número de identificação ao motorista) e dentro do ônibus (se forem malas tamanho cabine – pequenas ou mochilas).

– o ônibus oferece internet wi-fi gratuita (eu tava morrendo de sono, que até esqueci de testar, mas já está anotado pra eu testar na próxima vez);

Meu voo era pra ter chegado as 21:30 na quarta-feira, mas como o aeroporto fechou por causa de neblina, tivemos que ir pra Floripa. Eu dormi lá e no outro dia peguei o avião rumo a São Paulo e de lá finalmente cheguei em Curitiba. Como eu cheguei em Curitiba por volta de 14:00, na hora que fui pegar o ônibus o trajeto tava bem tranquilo. Em menos de 40 minutos eu tava desembarcando na Rua 24 Horas.

Achei a idéia de ter um transporte de qualidade com preço justo maravilhosa. Todas as principais cidades do Brasil deveriam ter algo parecido. Recomendo!

** Ultima atualização: 11 de julho de 2016.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná
Booking.com
  1. Juli S.W 20/08/2012 | 23:37

Bruna,
    Quando estive em Curitiba maio passado com meus irmãos ficamos com medo de usar o transporte público. Não sabia que existia ônibus que prestava um serviço como esse. Pegamos táxi,dividimos a conta salgada de 70,00 reais em 3. Ótima dica.

• Bruna 23/08/2012 | 11:00

Juli,
      Uma vez os táxis não eram tããão caros do centro da cidade até o aeroporto, a corrida ficava em 32,00 35,00 reais. Hoje em dia, pelo que já ouvi falar, o preço quase dobrou. Já o trajeto do aeroporto pro centro da cidade, sempre foi mais caro, pq o táxi que faz esse serviço é “exclusivo” pra esse trajeto (são os famosos táxis azul e branco). Eu lembro que a ultima vez que peguei um táxi do aeroporto pro centro paguei 52,00 reais e já achei um absurdo. 70,00 reais tá bem caro meeesmo. Fica uma dica de transporte alternativo e o trajeto ida e volta a gente gasta 3 vezes menos que uma corrida de táxi.

• Naiane 18/09/2012 | 18:09

Olá Bruna…Adorei sua iniciativa de expor as suas experiências, que, por sua vez, estao me ajudando muito. Gostei muito da forma como explicou como funciona o transporte executivo em Curitiba. Ja estive la, mas por sorte nao precisei de táxi, pois um amigo caridoso foi me buscar. Agora irei precisar e com as suas explicaçoes já estou bem mais tranquila quanto a isso.
        Parabenizo pela iniciativa.
        Naiane

• Bruna 19/09/2012 | 18:01

Oi Naiane,
          Fique tranquila. Esse ônibus foi a melhor coisa que poderiam ter inventado aqui em Curitiba. Vai dar tudo certo na tua viagem! =)

2. Manoel Marques Filho 15/10/2012 | 10:22

Caríssima, trabalho na empresa responsável por esse transporte e fiquei muito feliz com seu artigo sobre o Executivo Aeroporto. Peço que acesse o site http://www.aeroportoexecutivo.com.br/ e em “fale conosco” faça uma reclamação de nosso colaborador que não a atendeu adequadamente colocando data e horário do ocorrido para que possamos encaminha-lo para novo treinamento, visto que nossos colaboradores são treinados para atender aos usuários desse serviço com o máximo de cordialidade.

Manoel Marques Filho
    Auto Viação São José dos Pinhais

• Bruna 16/10/2012 | 01:55

Oi Manoel,

O dia que peguei o ônibus foi no dia 02 de agosto logo apos o almoço, já faz um tempinho. Acredito que nem seja mais tão relevante a “reclamação”, mas de qualquer forma agradeço o contato.

Quanto ao resto, foi tudo muito bom. Os rapazes da parte externa me explicaram tudo direitinho. E o ônibus é uma ótima alternativa pra que a gente não dependa somente de táxi.

3. maria francisca dos santos crizol 25/04/2014 | 19:15

no dia 22/04 fiquei no ponto enfrente a receita federal no horário das 5 da manhã às 5:44 e nenhum destes ônibus que tinha horário marcado para passar às 5:16 e outro às 5:41 nenhum passou, tive que pegar um táxi e pagar 68,00…uma verdadeira propaganda enganosa….estou reclamando porém ninguém me responde. Absurdo. não confiem….

• Contando as Horas 28/04/2014 | 15:10

Oi, Maria

Estranho ninguém aparecer. Vc chegou a verificar se havia algum motivo no site informando se esse ponto ficaria de fora da rota ou algo do tipo (algum acidente ou sei lá)? Pq isso definitivamente não é normal. Muito chato saber de uma coisa dessas, pois comigo o serviço sempre funcionou como prometido (já usei diversas vezes os ônibus dessa linha).

De qualquer forma, obrigada pela comentário aqui no blog.

4. […] Curitiba  Roteiros de Curitiba   Roteiros de Curitiba Transporte em Curitiba   Diversos Curitiba Aeroporto Executivo – Onibus que liga o aeroporto ao centro de Curitiba Apps para usar em uma viagem a […]

5. Ingriet 24/10/2014 | 10:57

O preço do ônibus para o Aeroporto agora custa R$ 12,00. :-)

• Contando as Horas 24/10/2014 | 13:07

Oi, Ingriet

Obrigada por avisar, acabei de atualizar o post com essa e outras informações.

=D

6. Gleidiane 01/02/2015 | 15:47

Oi Bruna, boa tarde!
    Adorei as dicas, mas ainda estou em duvida, pois, estamos indo para a ilha do mel, assim, me indicaram pegar o onibus que faz o trajeto do aeroporto x rodoviaria, mas pesquisando os sites das emmpresas de onibus, nao vi escrito rodoviaria, vi somente rodoferroviaria. Sabe me dizer algo sobre conseguir para na rodoviaria?

• Contando as Horas 06/02/2015 | 01:34

Oi, Gleidiane

Rodoferroviaria é onde fica a rodoviaria. Na verdade, o lugar tem esse nome pq da pra pegar onibus e tbm o trem pra Morretes e arredores.

Obrigada pela visita aqui no blog!

7. Cavalcanti 08/09/2016 | 13:55

O serviço de UBER(preço e segurança) é tranquilo pelo menos para o transfer do aeroporto para o centro?

• Contando as Horas 09/09/2016 | 18:45

Oi, Cavalcanti

Umas semanas atras estava a maior “guerra” entre os taxistas e o uber em Curitiba. Não acompanhei mais essa historia, mas acho valido vc procurar as ultimas noticias sobre esse assunto no site da Gazeta do Povo, um jornal local.

Como alternativa, vc pode pegar o onibus Aeroporto Executivo para ir ao centro da cidade, é bem tranquilo e muito mais barato.

Deixe o seu comentário...