29.08
2012

Curitiba: Paço da Liberdade e Mercado das Flores

Esse mês de agosto foi/está sendo totalmente fora do comum aqui em Curitiba, com dias de sol e calor. Sendo assim, aproveitei pra revisitar alguns lugares que eu já conhecia e pq não, também aproveitei para conhecer coisas novas. E pra começar, eu fui direto no Paço da Liberdade e no Mercado das Flores, que até então eu nunca tinha visitado antes.

Tanto o Paço da Liberdade quanto o Mercado das Flores estão localizados no centrão da cidade, muito próximo a Praça Tiradentes e do calçadão da Rua XV de Novembro, eles ficam praticamente um do lado do outro. 

Ao chegar na Praça Generoso Marques, de cara já vemos os dois, primeiro o Mercado das Flores e ao atravessá-lo, saimos nos fundo do Paço da Liberdade e de frente pra Fonte Maria da Lata D`Água.

O Mercado das Flores, ao contrário do que eu tava imaginando, não é muuuito grande não. São poucas barraquinhas, mas em compensação a quantidade de flores é enorme. Vi muita coisa por lá! Pra quem me conhece, sabe que tenho alergia e passo longe de flores, mas nem por isso deixei de visitar o mercadinho. As rosas, as tulipas e os girassóis sempre chamam mais a atenção.

Conforme a gente vai caminhando pelo corredor, os vendedores/donos das barraquinhas vão nos abordando, falando quais flores estão mais bonitas e alguns até vem oferecendo alguns arranjos na mão. Mas como flores não são muito a minha praia, agradeci e continuei o passeio.

No fim do corredor do Mercado das Flores a gente dá de cara com a Fonte Maria da Lata D’Água, inaugurada em maio de 1996, ela reproduz a escultura “Água pro Morro”, obra de Erbo Stenzel, considerado um dos artistas plásticos de maior destaque aqui no Estado.

E por ultimo, eu fui visitar o Paço da Liberdade, um edifício que um dia já abrigou a prefeitura de Curitiba, mas que hoje em dia é um Centro Cultural administrado pelo SESC Paraná.

O mix de estilos que vão do neo-clássico ao art-nouveau, dão um ar bem europeu ao edificio. Impossível não achar maravilhoso!

O Paço da Liberdade foi construído no inicio do século passado e desde a sua inaguração até a sua transformação em um Centro Cultural, 42 prefeitos de Curitiba já passaram por ali. Também é o único edificio da cidade que foi tomabado pelo Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e o mais legal de tudo isso, é que ele pode ser visitado.

Então, pra visitar o edificio é necessário se dirigir a recepção que fica no piso terreo logo na entrada, no lado direito. É preciso preencher uma ficha com os nossos dados, tipo: nome, cidade onde nasceu, profissão e idade. Depois disso, recebemos um crachá de visitante, que nos permite circular por quase todas as dependências do edifício.

O Paço da Liberdade tem 4 andares, mas apenas dois são interessantes de serem visitados.

No primeiro andar, junto com a recepção ficam uma lojinha de livros, o Café do Paço e uma sala com acesso a internet.

No segundo andar não vi nada aberto que fosse possível visitar. Mas algumas coisas pude ver apenas através das janelas, como por exemplo o Cine Pensamento e algumas salas de aula onde acontecem cursos e palestras.

Nesse andar, durante as reformas do edificio, foram encontrados algumas pinturas de decoração atrás das paredes, que foram preservadas e foram mantidas exatamente no mesmo lugar para que todo mundo pudesse conhecê-las.

No terceiro andar é onde ficam a maior parte das salas que podemos visitar. Pra começar, de frente pra escada, fica a Sala de Atos, onde acontecem algumas apresentações culturais. Tem até um piano ali. A decoração dessa sala é super bonita, em especial as pinturas no teto e os enfeites nas portas de madeira.

Nesse mesmo andar, pro lado direito fica a Sala de Apoio/Camarim onde estão em exibição alguns móveis e objetos..

E pro lado esquerdo, fica a Sala Cândido de Abreu, onde podemos ver o gabinete que pertenceu ao ex-prefeito de Curitiba, como o nome da sala ja sugere, Cândido de Abreu e mais alguns objetos e fotos de Curitiba.

E no ultimo andar, fica o Espaço das Artes, onde sempre tá rolando alguma exibição. Vale a pena conferir!

O Paço da Liberdade abre de terça a domingo e a entrada é gratuita.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Curitiba: Paço da Liberdade e Mercado das Flores"
  1. […] Ópera de Arame Torre panorâmica de Curitiba A nova rua 24 horas de Curitiba Praça do Japão Paço da Liberdade e Mercado das Flores Praça Tiradentes – Onde Curitiba foi fundada a 319 anos atrás Memorial da Cidade Um passeio […]

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
De volta a Escócia! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Infelizmente é por pouco tempo, mas não poderia deixar de vir ate aqui estando taaaao pertinho.
.
Essa viagem é meu presente de aniversário antecipado. ☺️♥️
.
Obs.: Edimburgo esta ainda mais bonita com as cores do outono.
.
🌏Edimburgo, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #sourbbv #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #thisisedinburgh #edinburghstory #helloescocia #escocia2018 #eurotrip #scotlandisnow #scotland_greatshots #scotland_lover #mulheresviajantes #agenciadeviagens #amoviajar
Contando as Horas