30.08
2012

Comprando passagem aérea – diferença entre escala e conexão

Na hora de comprar uma passagem aérea, seja ela nacional ou internacional, essas duas palavrinhas podem gerar dúvidas.

Normalmente, a grande maioria das pessoas encaram ambas as palavras como sinônimo, mas isso não é verdade!

Uma coisa muito comum na hora que estamos comprando nossas passagens, caso o voo não seja direto, com certeza vai aparecer uma dessas duas opções: Escala ou Conexão. Mas e ai, afinal, qual é a diferença?

Foto retirada do site bagagemdemao.com

Basicamente…

Escala é quando o avião para em um determinado aeroporto, alguns passageiros embarcam/desembarcam, e os demais passageiros que seguem viagem até o destino final permanecem na aeronave. 

Exemplo: O voo sai de Chapecó com destino final pra São Paulo, mas no meio do caminho existe uma parada em Florianópolis. Os passageiros que vieram de Chapecó, podem desembarcar em Floripa e os que estão em Floripa embarcam para o destino final do voo, que é a cidade de São Paulo. Os que viem de Chapecó e tem como destino final São Paulo, permanecem na aeronave durante essa parada. Teoricamente a escala tem um tempo pré estabelecido de 30 a 40 minutos.

Voo partindo de Chapecó com destino a São Paulo, com uma escala em Floripa

Conexão é quando o passageiro é obrigado a desembarcar e trocar de aeronave para seguir sua viagem. Normalmente as conexões devem ter pelo menos 1 hora de intervalo, para que dê tempo de desembarcar e procurar o próximo portão de embarque.

Por exemplo: trajeto entre Brasília – São Paulo. O passageiro que sai de Brasília, deve desembarcar no Rio de Janeiro, procurar o novo portão de embarque e assim, terá que embarcar em outra aeronave para seguir viagem até São Paulo. Geralmente as conexões são bem mais frequentes em voos internacionais, mas em voos nacionais também é bem comum a gente encontrar essa opção com regularmente.

Voo partindo de Brasília com destino final São Paulo, mas com uma conexão no Rio de Janeiro

Ainda nesse caso da conexão, todos os passageiros que desembarcaram no Rio de Janeiro, são encaminhados para a área de embarque e serão considerados “passageiros em trânsito”, sendo assim, não será necessário fazer um novo check-in, já que uma vez feito o check-in no destino inicial, o trajeto todo já está incluído. O que facilita muito! Quanto as malas, nesse caso, elas seguem direto pro destino final, não é necessário se preocupar com isso (agora se de fato elas vão chegar no destino final, só Deus sabe!).

Existem ainda algumas pessoas que procuram passagens com conexões longas, em torno de 10 a 14 horas, só para poderem sair do aeroporto para conhecer um pouco dessa cidade. É uma boa opção fazer isso em países que não exigem visto de transito de nos brasileiros. É sempre bom verificar isso antes de marcar a passagem com uma conexão tão larga, pra não morrer de tédio no aeroporto, pq não sabia desse detalhe. Sem contar que nesse caso, como as malas já foram despachadas na hora do check-in no destino inicial, teoricamente só pegamos as nossas malas no destino final. A conexão longa é uma boa opção para quem quer aproveitar um pouco do que a cidade tem a oferecer, sem se preocupar com as bagagens.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
Booking.com
  1. Oi Bruna,
    Precisei deixar meu depoimento aqui. Eu também achava que era assim, mas pelo menos nas minhas últimas viagens – sendo uma delas em classe executiva comprada na loja e essa última comprada on line (e nas de vários amigos também) essa diferença não tem mais existido. Nos meus bilhetes estava escrito bem grande: Escala – 1
    Pois não só descemos da aeronave no famigerado aeroporto de São Paulo, como a conexão demorou duas horas entre um vôo e outro. Então, acho que hoje em dia escala pode significar um verdadeiro inferno entre a partida e a chegada, incluindo ter que descer a escada da aeronave, tomar um ônibus indecente para chegar até o terminal e esperar numa sala sem nenhum conforto durante algum tempo. Depois dessas “escalas” não acredito mais em terminologia de cia aérea nenhuma.

    • Bruna 31/08/2012 | 12:32

      Oi Cel,
      Nossa, sério??? Comigo sempre funcionou direitinho essa história de escala e conexão. Quando diz na passagem “escala” eu sempre fiquei dentro do avião. Quando dizia “conexão” sempre tive que descer e trocar de aeronave. Isso sempre aqui no Brasil. Pq lá no Reino Unido ou na Europa em geral, sempre fiz conexão, nunca vi voo com escala.

  2. Juliana 31/08/2012 | 22:49

    Oi Bruna e Celina, uma coisa que eu faço para diferenciar escala de conexão e olhar se o vôo da segunda parte da viagem tem o mesmo número da primeira parte porque realmente só esta escrito escala ultimamente na hora de comprar o vôo.

    • Bruna 01/09/2012 | 14:01

      Oi Juliana,
      Nossaaa!! To até me assustando com essas infos. Tu sabe que pra mim sempre funcionou direitinho. Tanto que nessa minha ultima viagem, de SC até Curitiba, fiz escala em Floripa (e dizia na passagem e não desci do avião) e conexão em São Paulo pra vir pra Curitiba (e na passagem falava conexão e tive que descer do avião). To achando bem estranho essa história de tratarem escala e conexão com o mesmo significado. Vou prestar mais atenção!

  3. Jaque 22/07/2013 | 18:37

    Oi bruna!Mas se eu optar por uma longa escala, não vai dar problema na hora de pegar as malas no destino final depois?

    • Bruna Bartolamei 24/07/2013 | 00:46

      Oi, Jaque!!

      Esse é o grande desafio de se pegar um voo com escala ou com conexão nesse mundo! A gente nunca sabe o que vai acontecer com as malas! É pura sorte mesmo hehehe

  4. valquiria 15/05/2014 | 01:00

    um amigo fez conexão do rio fortaleza destino belem e eu não vi ele no portão de desembarque ele estava só no embarque isso acontece?

  5. Lucas 05/09/2014 | 15:22

    Bonjour.
    Estou indo de BH para Paris, com “Conexão” em Portugal (desço em Porto pego outro avião). O intervalo de conexão é de 5h. Queria saber se é arriscado passear um pouco pela cidade, se corro o risco de ter problemas com o Visto, etc.

    • Contando as Horas 06/09/2014 | 06:04

      Oi, Lucas

      Nunca estive na cidade do Porto, mas pra fazer isso, vc precisa calcular muito bem o tempo na imigraçao, se vai precisar pegar a bagagem, o deslocamento ate o centro da cidade, enfim, esse tipo de coisa.

  6. vanuza 27/11/2014 | 11:33

    oi bruna vou viajar agora e meu voo tem uma caonexeção tenho duvida por qual portão eu desembarco para pegar o proximo voo?

    • Contando as Horas 28/11/2014 | 18:49

      Oi, Vanuza

      Vc deve desembarcar e seguir as placas de “conexão”. Em um certo ponto vai aparecer algum painel com os próximos voos, vc olha o destino, horário e cia aérea que vc vai voar na seqüência e vê qual portão vc precisa ir. Haverão placas com os números dos portões de embarque, é só ficar de olho e seguir caminhando na direção do portão de embarque.

  7. Eliane 04/05/2015 | 06:26

    Ola….!!!!
    O q é um bilhete “Don”….!!!????!!!
    Ñ sei bem se é assim q se escreve….
    Dd já,
    Obrigado

  8. Ana 12/09/2015 | 23:04

    Boa tarde..eu tenho uma viagem partindo do rio de janeiro pra porto seguro. .com 2 paradas uma em sao paulo e outra em belo horizonte, eu terei que sair do avião??

    • Contando as Horas 13/09/2015 | 22:23

      Oi, Ana

      Depende! Mas o que normalmente acontece é ser conexão, ai vc precisa descer do avião. Pra vc confirmar, tenta ver na confirmação de compra se não diz algo ou ainda, simula a compra de um novo bilhete no site e repara nesse detalhe, normalmente eles dizem quais os trechos são escala ou conexão.

  9. Deborah 14/09/2015 | 10:03

    Oi Bruna,
    Eu outubro vou para Porto Seguro, saindo de Curitiba e farei conexão em BH.
    Minha preocupação é que o tempo de conexão é de 46min e estou com medo do voo aqui de Curitiba atrasar ou acontecer qualquer coisa e eu perder a conexão, ainda mais pelo fato de será a 1º vez que meu esposo e meu filho viajarão de avião, rsrs.
    Vc acha que esse tempo é suficiente?
    Obrigada

    • Contando as Horas 15/09/2015 | 15:31

      Oi, Deborah

      Teoricamente é tempo suficiente, o problema mesmo são os atrasos ou algo do tipo, que são imprevisíveis, ainda mais em Curitiba. O normal é deixar pelo menos 3 horas de espaço entre um voo e outro, mas as vezes a gente não tem opção pra isso. O jeito é arriscar!

  10. Nelson Pereira Silva 22/04/2016 | 12:57

    Oi Bruna vou viajar de avião pela primeira vez o que devo fazer na hora de pegar o avião, eles cobram pra fazer o chek-in?

    • Contando as Horas 30/04/2016 | 16:05

      Oi, Nelson

      Não cobram, fique tranquilo. Vc só precisa chegar no aeroporto, ir até o setor de check-in da tua cia aérea, fazer o check-in e procurar o portão de embarque. Muito simples!

  11. Moana Santos 14/06/2016 | 16:18

    Oi Bru, estou desesperada!
    Ganhei uma viagem para Porto Alegre e estou em Salvador. Tenho 17 anos, e pesquisando concluir que não tenho problema em viajar desacompanhada (pela Latam) correto? Já viajei outra vez de avião porém com meus pais, só que agora irei sozinha (OMG).
    Notei que em minha passagem tem: Conexão duração de 2:00 horas. O numero do vôo é diferente, porém a aeronave tem o mesmo nome e numero. Fiquei em dúvida no que devo fazer. E tenho muito medo de perder o proximo voo. Eles explicam direitinho sobre trocar de voo? Viajo agora neste domingo (19) e espero que me responda antes.
    Beijos, adorei o blog.

    • Contando as Horas 18/06/2016 | 15:00

      Oi, Moana

      Vc sempre olha no painel o numero do voo e horário, pra poder descobrir o próximo portão de embarque. Se tem uma conexão e os números dos voos são diferentes, vc vai ter que desembarcar e pegar outro voo pra seguir viagem. Os funcionários em solo, costumam ajudar sim, é só vc procurar por um funcionário da Latam logo que desembarcar.

      Fique tranquila, não tem mistério caso queira fazer tudo sozinha. Quando vc desembarca, existem duas possibilidades: conexão ou retirada de bagagem. Vc precisa seguir o fluxo das pessoas que vão pra conexão e lá procurar no painel pelo numero do voo e horário do próximo voo e seguir pra o portão de embarque.

  12. Cintia 01/10/2016 | 11:39

    Ola Bruna,vou fazer uma longa conexao em Incheon(Coreia do Sul),quase 19 horas mais precisamente,pelo que entendi vc falando,vou poder sair do aeroporto,uma vez que brasileiro nao precisa de visto para entrar no pais,sem problema algum certo?Quando voltar ao aeroporto para o proximo trecho,passo direto pela Imigracao e rumo ao portao de embarque sem precisar passar novamente pelo balcao de check in da companhia aerea?Nao precisarei pagar nova taxa de embarque(uma vez que sai do aeroporto)?Obrigada desde ja.

    • Contando as Horas 02/10/2016 | 21:56

      Oi, Cintia

      Depende muito de como será a viagem e de como vc comprou a passagem, se todos os trechos estão no mesmo localizador e tal. É dificil opinar sem saber ao certo o itinerario.

  13. Jessica 05/12/2016 | 01:44

    Ola, bom vou para Madri en fevereiro com Conexao em Roma, minha duvidas e o seguinte.
    Onde pego minhas malas, en Roma? Todas as passagens foram compradas Pela alitalia.
    O que me preocupa e que so tenho 1 hora de Conexao, vou ter q pasar Pela imigracao,pegar malas, e procurar portao de embarque, estou bastante apreensiva.

    • Contando as Horas 05/12/2016 | 10:14

      Oi, Jessica

      Não sei como é em Roma, mas em algumas cidades da Europa, se vc tem conexão pra outros destino dentro do espaço Schengen, vc não precisa passar na imigração. Se vc comprou todos os trechos com a mesma cia aérea (ou parceiros) no mesmo localizador, muito provavelmente que vc retire a bagagem apenas no destino final. Talvez vc só precise se preocupar em procurar o novo portão de embarque, que pode ser no mesmo terminal ou não, isso vc pode descobrir olhando a passagem (geralmente já vem escrito o terminal).

  14. Alessandra Paz 13/08/2017 | 22:07

    Olá
    Estou indo para Zurique na Suíça e farei conexão em Lisboa.Gostaria de saber se 3 horas é pouco tempo para fazer imigração. Abraços

  15. Alessandra Paz 13/08/2017 | 22:08

    Vou viajar pela empresa Azul,depois TAP Portugal.Nessa troca de aeronave,Eu preciso fazer novo check-in?

    • Contando as Horas 21/08/2017 | 00:05

      Oi, Alessandra

      É um tempo razoável, vc precisa se agilizar, não da pra dar muita bobeira.

      Hummm.. sabe que não sei te dizer? Vc pode tentar ver se consegue fazer check-in pra TAP no Brasil ainda, no teu dia do embarque.

Deixe o seu comentário...