04.09
2012

Praça Tiradentes – onde Curitiba foi fundada a 319 anos atrás

Em 29 de março de 1693 Curitiba foi fundada. O local mais propício pra isso acontecesse era a antiga praça Largo da Matriz, onde até então fica a Vila Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. O tempo passou e hoje essa praça passou a se chamar Praça Tiradentes e essa antiga vila se transformou na capital do Paraná, Curitiba.

A Praça está localizada bem no centrão da cidade, entre a Rua XV de Novembro, o Paço da Liberdade, Mercado das Flores e o Largo da Ordem. Mesmo rodeado de tantas atrações, quase sempre passa batido, ficando fora do circuito de visita dos turistas em Curitiba. 

Existem 3 atrações de destaque na praça própriamente dita:

– O Marco Zero da cidade, de onde são medidas todas as distâncias em Curitiba, assim como mostra as direções de Paranaguá, Santa Catarina e São Paulo a partir de Curitiba.

– Estátuas do Presidente Getúlio Vargas (que além de minuscula, fica bem no meio da praça), Marechal Floriano Peixoto (na “esquina” pro lado esquerdo), e Tiradentes (localizado na “esquina” pro lado direito).

– Calçada Histórica. A pouco tempo atrás, durante obras na praça,  foi encontrado alguns vestigios e consequentemente alguns objetos que dizem ser da época em que Curitiba foi fundada. Bom, pra preservar o local, a solução encontrada foi cobrir esse trecho com uma calçada de vidro. Essa cálçada de vidro fica bem no centro da Praça Tiradentes. No dia que eu passei por ali, confesso que não entendi muito a lógica de manter a calçada de vidro, pq  afinal, ao olhar através delas, eu não vi nada demais. Claro que os objetos encontrados, como facas, moedas e alguns utensílios não estão ali, ao menos eu não vi nada disso por la. Mas… foi boa a intenção de preservar o local onde os objetos foram encontrados.

Já ao arredor da Praça Tirandentes, ainda podemos ver mais alguns atrativos da cidade, como:

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, ou simplesmente, a Catedral de Curitiba. Antigamente nesse mesmo espaço onde ela está localizada ficava a Capela onde fica a Imagem da Santa Padroeira da Cidade, na época em que a cidade foi fundada. Seu estilo neo-gótico e pintura bege é inconfundivel. Infelizmente no dia que eu estive lá, tinha umas placas bloqueando a entrada da Igreja. Fiquei meio sem entender o que estava acontecendo, mas esses dias vi no jornal que a Catedral tava fechada pra restauração e que vai ser reaberta ao público essa semana, no dia 06 de setembro.

E ainda tem o Relógio Solar, que fica na fachada da antiga Farmácia Stellfeld, a primeira farmácia de Curitiba. Confesso que não percebi muito bem a tal marcação das horas e olha que eu fiquei uns 5 minutos olhando pra ver se eu descobria que horas era sem que eu precisasse olhar no celular. Diz que o ponteiro que fica no relógio projeta a sombra no risco que marca a hora, ok, até ai tudo bem, mas e os minutos? Bom, eu diria que o relógio é um tanto quanto curioso, mas não achei muito pratico não.

E pra terminar, na rua que passa atrás da Catedral, podemos encontrar dois murais que são obras de Potty Lazzarotto. Eles retraram coisas relacionados a Curitiba, como a araucária, o farol do saber, a estação tubo para quem pega os ônibus na cidade e muitos outros simbolos curitibanos.

Ambos os murais são muito bonitos, vale a pena conhecer!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "Praça Tiradentes – onde Curitiba foi fundada a 319 anos atrás"
  1. Jéssica Trauchinski   14/10/13 • 17h24

    Curitiba é muito bonita !!!!!!!!!

    • Contando as Horas   15/10/13 • 21h51

      Oi, Jéssica

      Eu sou suspeita de falar qqer coisa de Curitiba, gosto bastante dessa cidade!! :D

  2. […] Curitiba A nova rua 24 horas de Curitiba Praça do Japão Paço da Liberdade e Mercado das Flores Praça Tiradentes – Onde Curitiba foi fundada a 319 anos atrás Memorial da Cidade Um passeio pelo centro histórico de Curitiba Feirinha do Largo da Ordem Museu […]

  3. Derci aparecida schmidt   17/02/15 • 13h43

    E maravilhoso encontrar todas essas informações em nossos computadores… obrigada.

  4. elisa   19/03/18 • 00h51

    olá, que estátuas são essas da Praça Tiradentes que você não cita o nome?

    • Contando as Horas   28/03/18 • 15h16

      Oi, Elisa

      Não lembro mais quais são as estátuas, mas sei que tem uma de Tiradentes. Quando voltar a Curitiba, se passar por essa praça eu vou olhar, ai atualizo esse post.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas