05.09
2012

Curitiba: Memorial da Cidade

Sabe aquele lugar em que a gente vai visitar sem nenhuma expectativa? Pois então, foi isso o que aconteceu quando resolvi conhecer o Memorial da Cidade, que está localizado no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba.

Nem sei explicar direito, mas achei que, apesar do nome Memorial da Cidade, era mais um daqueles lugares com exposição de obras contemporânea e moderna junto com um pouco (mas bem pouco) da história da cidade. Eu tava super enganada, ainda bem! 

O Memorial da Cidade é recente, foi inaugurado em 1996 para comemorar os 300 anos de Curitiba e é um espaço totalmente dedicado a cidade, de uma época da qual eu ainda nem era nascida! Além disso, ainda podemos ver algumas obras de arte espalhadas pelo edificio e um palco para apresentações culturais.

A construção é um tanto quanto moderna quando comparamos com as construções vizinhas. O edificio tem uma fachada de vidro super interessante, que permite ter uma vista parcial do centro histórico da cidade.

No total são três andares e mais o terraço panorâmico.

O primeiro andar comporta um teatro, o Teatro Londrina (que eu não visitei), um palco onde são realizadas apresentações musicais e teatrais, além de todo o espaço livre onde normalmente é usado para algumas exibições e eventos em geral.

Atrás do palco fica um painel feito pelo artista plástico Sergio Ferro, que mostra um pouco sobre o descobrimento do Brasil. Bem colorido o painel, né?!?!

E claro que não poderia faltar, uma obra de Poty Lazzarotto. Essa é uma escultura de Leonardo da Vinci..

E em frente a essa escultura ainda podemosver o Rio dos Pinhões, obra do escultor Elvo Benito Damo. Achei bem interessante, diferente e original! Imaginem que o leito do rio é todo esculpido com pinhas e pinhões. Adorei! 

Já no segundo andar, na minha opinião, fica a parte mais legal do Memorial. A exibição “Curitiba na mira do fotografo” mostra fotos de uma Curitiba do inicio do século passado, fotos que mostram contam um pouco do dia a dia da cidade, como por exemplo quando nevou em Curitiba, fotos de moradores com os seus carros antigos e as clássicas roupas do inicio do século 20..

Universidade Federal do Paraná.. Repare nos carros..

O dia que nevou em Curitiba

Av Sete de Setembro em 1960

Rua XV de Novembro

Praça Tiradentes

No terceiro e ultimo andar, no Salão Paranaguá podemos ver a mostra “Curitiba reinventada: de vila colonial a cidade do amanhã” onde é contada um pouco da história de Curitiba ao longo dos utlimos séculos, passando por vários periodos até chegar nos dias de hoje, a cidade que ficou famosa por ser ecologica e ter um projeto urbano exemplo.

Ainda nesse andar, nos fundos desse Salão fica a Capela dos Fundadores, ou melhor, ali podemos ver o que restou da primeira Capela da Cidade, que ficava na antiga Praça da Matriz (atual Praça Tiradentes). O que está exposto ali são os retábulos do altar, totalmente talhados em madeira. Uma riqueza de detalhes!

Ainda merece destaque a estátua da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais..

E sem esquecer da bela pintura no teto, obra do artista Sergio Ferro, que tem como tema a história de Curitiba..

O espaço é mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. A entrada é gratuita. Não abre na segunda-feira.  O tempo de visita é de aproximadamente 1 hora. Vale muito a pena!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
5 comentários em "Curitiba: Memorial da Cidade"
  1. […] e Mercado das Flores Praça Tiradentes – Onde Curitiba foi fundada a 319 anos atrás Memorial da Cidade Um passeio pelo centro histórico de Curitiba Feirinha do Largo da Ordem Museu Oscar Niemeyer […]

  2. Virginia Costa   16/12/15 • 14h23

    Adorei a postagem!! Passei por lá tão correndo e cansada da feirinha e ainda bem que li aqui mais a respeito. Parabéns!

    • Contando as Horas   17/12/15 • 22h11

      Oi, Virginia

      Poisé, a maioria das pessoas vão na feirinha do Largo aos domingos e acabam não passando por ali, o que é uma pena. Eu achei super interessante e bem legal esse lugar! Recomendo.

  3. Cristiane   25/02/16 • 14h17

    Muito bom!!! Curitiba tem lugares lindos, que vale a pena conhecer…que eu todo tempo que moro aqui não conhecia

    • Contando as Horas   02/03/16 • 15h23

      Oi, Cristiane

      Verdade!! Mas sempre tá em tempo de visitar… Aproveite! =DD

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas