12.09
2012

Museu Oscar Niemeyer celebra 10 anos!

Quando eu li o cartaz que dizia “2012: Museu Oscar Niemeyer celebra 10 anos” fiquei meio sem reação. Wow! Nem parece que faz tanto tempo assim!

O MON – Museu Oscar Niemeyer (também conhecido como Museu do Olho) é formado por duas partes: o prédio antigo, onde ficam a maior parte das exposições, desde as exposições temporárias até as exposições permanentes e o “olho” que geralmente é onde fica uma das exposição de maior destaque do museu. 

O Museu do Olho, além de ser um dos cartões postais de Curitiba, também ganhou mais alguns outros apelidos, como por exemplo: “O maior museu do Brasil”, “O mais museu da América Latina” e “O museu com o maior vão livre do Brasil – com 65 metros”.

Basicamente o museu é subdividido em 4 partes: terreo (onde fica a bilheteria e entrada do museu, loja de souvenirs, cafeteria e espaço pra eventos), primeiro piso (tem nove salas de exposições), sub-solo (aqui ficam as exposições permanents de projetos, fotos e maquetes de obras de Oscar Niemeyr, batizado de Espaço Niemeyer. É onde ficam também as salas administrativas, o Espaço da Ação Educativa onde são realizados cursos e oficinas, o Pátio das Esculturas, a Reserva Técnica e o Laboratório de Conservação e Restauro, além do acesso ao Olho pelo tunel) e o Salão de Principal do Olho.

O foco principal do MON são as obras de artes plásticas, alguns projetos de arquitetura e o design de objetos.

No prédio antigo ficam as duas exposições permanentes do museu: o Espaço Niemeyer que mostra um pouco das suas obras pelo mundo através de maquetes, projetos e fotos..

E o Pátio das Esculturas onde estão diversas obras em exposição, com destaque pra escultura “O Atleta” de Bruno Giorgio.

No dia eu eu estive lá, na parte das exibições temporárias estavam em cartaz 5 exposições, mas eu só visitei três delas.

A primeira foi “O Feminino e seu Universo”, que mostra um pouco da relação do tema sobre as mulheres em diversas momentos da nossa história.

Logo ao lado estava uma outra exposição “Modigliani – Imagens de uma vida” mostra através de pinturas, fotos e esculturas as obras do artista italiano Amadeo Modigliani. Era uma das mostras mais populares, pq a sala estava simplesmente lo-ta-da, mal dava pra caminhar lá dentro.

E pra terminar, eu atravessei o túnel subterrâneo que dá acesso ao Salão Principal do Olho, onde estava a principal exposição do museu Poty, de todos nós, que homenageia os 88 anos do anscimento de Poty, além de comemorar os 319 anos de Curitiba. Ali podemos ver algumas obras como, desenhos, esculturas e paineis obras de Poty Lazzarotto.

No geral, o MON tem em seu acervo mais de 2 mil itens, que vão desde obras de artistas paranaenses até artistas de nivel nacional, como Miguel Bakun, Guido Viaro e Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, entre outros.

Ainda faz parte da estrutura do museu um auditório, um laboratório de restauração, uma sala com computadores, além de um bar e um restaurante.

O museu abre de terça a domingo, das 10:00 as 18:00, sendo que na quinta-feira fica aberto até mais tarde. No dia que eu fui lá, como era o primeiro domingo do mês, a entrada era gratuita (o museu tava cheio, mas como o espaço é enorme, não estava entulhado), mas normalmente o valor do ticket é de 4,00 reais.

O MON está localizado na rua Marechal Hermes, 999, no Centro Cívico. Fica entre o Palácio Iguaçu e o Bosque do Papa.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Curitiba

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Curitiba, Paraná - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Museu Oscar Niemeyer celebra 10 anos!"
  1. Milton   07/06/17 • 17h08

    Olá sou aluno da Escola Cnec Sepé tiaraju de Santo Ângelo e estamos realizando um trabalho multidisciplinar com o objetivo a construção de uma maquete. Meu grupo escolheu o Museu do Olho gostaria de saber se você poderia nos auxiliar com algumas informações em relação ao prédio e a maquete construída. Desde já muito obrigado.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas