23.09
2012

Os Wynds e os Closes de Edimburgo

Castle Hill, Lawnmarket, High Street e Canongate são trechos da Royal Mile, principal rua da Old Town de Edimburgo. Mas sabe o que elas tem em comum? Muitos e muitos wynds e closes por toda a sua extensão.

E o que são Wynds e Closes? Por definição eles tem praticamente o mesmo significado. Ambos são becos que podemos encontrar infiltrados nos edificios que estão na Royal Mile, porém os wynds normalmente tem escadas, que fazem a ligação entre duas ruas que ficam em diferentes niveis. 

O close mais famoso da cidade é o Mary King’s Close, que recebeu esse nome em homenagem a filha de um advogado que era proprietário de grande parte das casas que ficavam nesse beco. Como eu já comentei em um post que eu escrevi sobre o Halloween em Edimburgo, dá pra visitar esse close. Através de um tour guiado, dá pra ver como era a vida dos moradores da Old Town que adoeceram por causa da peste negra que assolou Edimburgo durante o século 17.

Alguns closes ligam a Royal Mile com a rua que dá acesso ao Holyrood Park, outros dão acesso a alguns restaurantes e uma minoria deles dão acesso a residencias.

Ainda existem os wynds que, normalmente, ficam pro lado em que está a New Town. Através das suas loooongas escadarias, é possível chegar na Waverley Station, Market Street e na North Bridge.

Os closes mais famosos tem plaquinhas que contam um pouco mais da história que deu origem ao seu nome. Geralmente os nomes são homenagem a moradores que habitavam os apartamentos da Royal Mile.

Vale a pena dar uma bisbilhotada pelos closes, alguns deles nos levam a lugares que rendem ótimas fotos de Edimburgo.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Os Wynds e os Closes de Edimburgo"
  1. Vinicius   23/09/12 • 10h17

    Olá Bruna. Sou eu Vinicius, lembra que falei que estava fazendo o mestrado aqui em Edimburgo? Pois é, sempre que tenho um tempinho tento entrar aqui para obter algumas dicas da cidade ou até mesmo de como viajar nas redondezas. Da outra vez te perguntei dos ônibus, lembra? Consigo me achar! Muito embora faça quase tudo a pé, semana passada fui ao Asda e peguei o n.º 05, The Jewel. Foi moleza o Bus Tracker que baixei no ipad facilita muito a nossa vida. Só o que não foi moleza foi trazer as compras de volta no ônibus. rs Aquele lugar é enorme, poderíamos ficar o dia inteiro lá. Sem contar que os preços são beeeemm melhores que os Tescos da vida.

    By the way, bacana os posts sobre os “becos”, eu moro em um deles, na Cowgate chamado Sugarhouse Close. Na verdade o “condomínio” tem duas saídas, uma para a Cowgate e outra para a Holyrood Road. Estou gostando bastante de onde estou morando…

    Parabéns novamente pelo blog!

    Vinicius

    • Bruna   24/09/12 • 21h04

      Oi Vinicius!
      Lembro sim! Opaa, que bom! É bem tranquilo se localizar em Edimburgo e os apps ajudam muuuito! Eu nunca fui nesse Asda, preferia ir no Tesco, fosse no perto de casa ou naquele gigantão que tem no caminho pro aeroporto.

      Tá morando super beeem hein! Lugar melhor que esse, dificil achar por ai!
      Aproveite bastante e mande noticias sempre de “Edimbrááá”!!
      =)

  2. tina   04/09/15 • 07h38

    Parabens. Vou para Edimburgo na proxima semana e os teus roteiros ajudaram-me muito, levo-os comigo. Obrigada. Continua a actualizando o blog, por favor. tk

    • Contando as Horas   05/09/15 • 02h33

      Oi, Tina

      Muito obrigada pela mensagem! To cheia de coisas pra postar sobre Edimburgo e alguns lugares na Escócia, mas parece que não consigo terminar nunca.

      Boa viagem. Aproveita!!!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Saudade do Caribe!
.
Existe uma ilha no Caribe dividida por dois países: St Martin (pertence à França) e St Maarten (pertence a Holanda).
.
A melhor época para visitar essas ilhas é agora, de novembro a maio, periodo que as chuvas são muito raras.
.
No lado francês ainda existem outras duas pequenas ilhas: Tintamarre e a Pinel (foto).
.
Tintamarre não tem estrutura, Pinel tem beach clubs e barraquinhas que alugam caiaque, sup, entre outros.
.
📍Pinel Island, St Martin 🇫🇷
.
#iletpinel #pinelisland #stmartin #caribe #caribbean #igcaribbean #marcaribe #amoviajar #feriasnocaribe #beachlife #praia #mar #sup #sourbbv #mulheresviajantes #travelgirl #feriaschegando #ferias #picoftheday #viajarépreciso #revistaviajar #missaovt #qualviagem #revistaviajemais #viagemeturismo #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #visitfrance #gopro #goprobrasil
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Contando as Horas