27.09
2012

Para que servem e pq devemos pagar as taxas de embarque nos aeroportos?

Ao comprar uma passagem aérea, além do valor da própria passagem, devemos pagar também a taxa de embarque. Mas você já parou pra pensar pq devemos pagá-las? E principalmente, pra que elas servem?

Pra começo de conversa, quem determina os valores que devemos pagar como taxa de embarque é a ANAC. O que eles levam em consideração são dois fatores: se o aeroporto é classificado como nacional ou internacional e em qual categoria ele se enquadra. Bom, atualmente existem 2 tipos de taxas de embarque, que são:

– Tarifas para voos nacionais, que são divididas em 4 categorias:

– Tarifas para voos internacionais são divididas também em 4 categorias: 

Após pagarmos o valor determinado pela ANAC pra cia aérea, esse valor é repassado para a Infraero, que é quem administra a maioria dos aeroportos do Brasil.

Mas no que é investido o valor arrecadado na taxa de embarque? Basicamente, segundo a ANAC, esse valor é utilizado para pagar o salário dos funcionários do aeroporto, segurança, na manutenção da estrutura (pistas, pátio das aeronaves, salas de embarque e desembarque, elevadores, escadas rolantes, ar-condicionado, sistema de som), limpeza e também deve ser destinado a melhorias que facilite a vida dos passageiros.

Só a título de curiosidade, pelo que andei pesquisando pela internet, as taxas de embarque cobrada aqui no Brasil são consideradas uma das mais caras do mundo.

Se levarmos em consideração o que recebemos em troca esse valor é um absurdo, não acham?

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
22 comentários em "Para que servem e pq devemos pagar as taxas de embarque nos aeroportos?"
  1. Adriana   21/10/13 • 07h53

    Bom dia
    Quero tirar uma duvida. Pq além de cobrar a taxa nacional é cobrada uma outra taxa de 116,68!E para que serve essa taxa.
    Ficarei no aguardo

    • Contando as Horas   21/10/13 • 12h03

      Oi, Adriana

      Essa taxa de 116,68 tem algum nome? O teu voo é nacional ou internacional? Quais aeroportos vc vai sair e chegar?

      Se for voo nacional, as taxas não são tããão caras, normalmente quando vc compra o trecho ida e volta, cada aeroporto tem uma taxa, e os valores podem ser diferentes.

      Se um voo tem conexão, também é preciso pagar mais taxas.

      Pra eu te dar uma resposta mais concreta, preciso de mais detalhes.
      =D

  2. barbara andrade   25/09/14 • 09h52

    olá
    queria saber sobre a taxa de serviço que é cobrada em sites como o decolar.com e o viajanet. Pra quê elas servem? Observei q no site da tam, é vendida a mesma passagem só que sem essa taxa de serviço, é seguro comprar sem a taxa de serviço? ou se comprar sem essa taxa, é arriscado ter que pagar algo a mais depois?

    • Contando as Horas   25/09/14 • 17h39

      Oi, Barbara

      Esses sites que vc comentou se enquadram no tipo de agências de viagem virtuais, então as taxas de serviços cobradas são a comissão que eles recebem.

      Vc pode comprar diretamente no site da cia aérea, só é importante, claro, prestar bem atenção qual classe esta sendo comprada e qual o tipo de tarifa. Quanto aos tipos de tarifas, quanto mais barata a passagem, menos benefícios o cliente tem, como por exemplo cancelar ou fazer qualquer alteração.

  3. sajida   03/02/15 • 02h09

    Olá! Estou tentando comprar uma passagem para o libano, e a passagem e de 900 rs mais a taixa de embarque e de 1650 rs, e isso legal?!

    • Contando as Horas   06/02/15 • 02h06

      Oi, Sajida

      Nunca vi a taxa de embarque ser mais cara do que uma passagem internacional. Deve ter algo errado nisso.

  4. ninnah   19/05/15 • 12h41

    N vou levar mala será q tenho obrigação de pagar taxa de embarque?!
    Grata.

    • Contando as Horas   19/05/15 • 22h31

      Oi, Ninnah

      Sim, a taxa de embarque não tem relação com o fato de vc levar ou nao mala.

  5. Cesar Lamega   23/07/15 • 14h10

    A taxa de embarque é uma das mais caras, ainda mais se você comparar aos vôos na europa que gasta 5 euros pra ir da Irlanda para a escócia , por exemplo. ou entre alguns países próximos 60 euros.

    • Contando as Horas   30/07/15 • 17h36

      Oi, Cesar

      Verdade! Se levar em consideração a estrutura de alguns aeroportos, tenho certeza que muitas vezes não vale a pena pagar essa taxa.

  6. Pedro Paulo   23/07/15 • 18h57

    Fui fazer a compra de uma passagem de Viena (Austria) para Brasilia, com escalas nos aeroportos de Charles de Gaulle (França) e Galeão (Rio). Mas confesso que me assustei muito com as taxas de embarque. Chegavam a quase o valor da passagem: 1800 reais.
    Alguém pode me explicar isso??
    Atenciosamente,

    Pedro

    • Contando as Horas   30/07/15 • 17h47

      Oi, Pedro

      Nossa, que absurdo. Deve ser pq vc vai passar por diversos aeroportos, cada um que vc para tem uma taxa a ser paga.

  7. bruno   27/07/15 • 02h03

    vc conseque encontrar uma passagem de salvador para o rio por menos de 357,00 ?já inclusa a taxa de embargue.

    • Contando as Horas   30/07/15 • 17h49

      Oi, Bruno

      Nunca procurei por passagens nesse trecho em especifico, mas se vc ficar de olho, as vezes acontecem promoçoes ou ainda, vc pode comprar passagens com milhas.

  8. lucilene xavier   19/12/15 • 21h46

    voce nunca viu taxa de embarque ser mais cara que a propria passagem? entao entre nos sites de viagem e veja!!!!!!!!!!!!

    • Contando as Horas   20/12/15 • 16h48

      Oi, Lucilene

      Em trecho internacional do Brasil para qualquer outro lugar, até hoje eu nunca vi. Não to dizendo que não existe, apenas disse que nunca vi.

  9. Marcelo   03/01/16 • 23h24

    Boa noite. Estou olhando uma viagem e o valor esta por volta de 1000 reais porem tem uma taxa de emissao de 450 reais. Sou obrigado a pagar essa taxa? se é emissao eu nao posso imprimir direto ou buscar em algum lugar pra nao pagar esse valor?

    • Contando as Horas   04/01/16 • 19h17

      Oi, Marcelo

      Por qual site vc está fazendo essa pesquisa? É uma agência virtual? Ou é direto no site de uma cia aérea? Sem detalhes, fica difícil eu te dizer alguma coisa.

  10. Joathan Morais   13/08/16 • 13h31

    Estive em Recife recentemente e me dei conta que tiraram todos os bebedouros de água do aeroporto. Achei um absurdo pois pagamos caro pelas passagem e ainda somos obrigados a comprar uma garrafinha de água por 6,00 reais. Alguém pode me responder se isso está certo? Obrigado

    • Contando as Horas   15/08/16 • 21h56

      Oi, Joathan

      Ah é? Não reparei nisso. Mas acho que não é regra não, ao menos eu não li nada sobre isso até agora.

  11. Shaenny   17/02/17 • 19h31

    Fiquei abismada fui olhar uma passagem na Tam para Buenos Aires e a passagem saia 259,30 e taxa de embarque 380,00 reais, pode isso a taxa de embarque mais cara que a própria passagem???

    • Contando as Horas   18/02/17 • 03h13

      Oi, Shaenny

      Vc olhou no site da Latam mesmo ou em outro site de busca de passagens aéreas?

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas