27.09
2012

Para que servem e pq devemos pagar as taxas de embarque nos aeroportos?

Ao comprar uma passagem aérea, além do valor da própria passagem, devemos pagar também a taxa de embarque. Mas você já parou pra pensar pq devemos pagá-las? E principalmente, pra que elas servem?

Pra começo de conversa, quem determina os valores que devemos pagar como taxa de embarque é a ANAC. O que eles levam em consideração são dois fatores: se o aeroporto é classificado como nacional ou internacional e em qual categoria ele se enquadra. Bom, atualmente existem 2 tipos de taxas de embarque, que são:

– Tarifas para voos nacionais, que são divididas em 4 categorias:

– Tarifas para voos internacionais são divididas também em 4 categorias: 

Após pagarmos o valor determinado pela ANAC pra cia aérea, esse valor é repassado para a Infraero, que é quem administra a maioria dos aeroportos do Brasil.

Mas no que é investido o valor arrecadado na taxa de embarque? Basicamente, segundo a ANAC, esse valor é utilizado para pagar o salário dos funcionários do aeroporto, segurança, na manutenção da estrutura (pistas, pátio das aeronaves, salas de embarque e desembarque, elevadores, escadas rolantes, ar-condicionado, sistema de som), limpeza e também deve ser destinado a melhorias que facilite a vida dos passageiros.

Só a título de curiosidade, pelo que andei pesquisando pela internet, as taxas de embarque cobrada aqui no Brasil são consideradas uma das mais caras do mundo.

Se levarmos em consideração o que recebemos em troca esse valor é um absurdo, não acham?

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
22 comentários em "Para que servem e pq devemos pagar as taxas de embarque nos aeroportos?"
  1. Adriana   21/10/13 • 07h53

    Bom dia
    Quero tirar uma duvida. Pq além de cobrar a taxa nacional é cobrada uma outra taxa de 116,68!E para que serve essa taxa.
    Ficarei no aguardo

    • Contando as Horas   21/10/13 • 12h03

      Oi, Adriana

      Essa taxa de 116,68 tem algum nome? O teu voo é nacional ou internacional? Quais aeroportos vc vai sair e chegar?

      Se for voo nacional, as taxas não são tããão caras, normalmente quando vc compra o trecho ida e volta, cada aeroporto tem uma taxa, e os valores podem ser diferentes.

      Se um voo tem conexão, também é preciso pagar mais taxas.

      Pra eu te dar uma resposta mais concreta, preciso de mais detalhes.
      =D

  2. barbara andrade   25/09/14 • 09h52

    olá
    queria saber sobre a taxa de serviço que é cobrada em sites como o decolar.com e o viajanet. Pra quê elas servem? Observei q no site da tam, é vendida a mesma passagem só que sem essa taxa de serviço, é seguro comprar sem a taxa de serviço? ou se comprar sem essa taxa, é arriscado ter que pagar algo a mais depois?

    • Contando as Horas   25/09/14 • 17h39

      Oi, Barbara

      Esses sites que vc comentou se enquadram no tipo de agências de viagem virtuais, então as taxas de serviços cobradas são a comissão que eles recebem.

      Vc pode comprar diretamente no site da cia aérea, só é importante, claro, prestar bem atenção qual classe esta sendo comprada e qual o tipo de tarifa. Quanto aos tipos de tarifas, quanto mais barata a passagem, menos benefícios o cliente tem, como por exemplo cancelar ou fazer qualquer alteração.

  3. sajida   03/02/15 • 02h09

    Olá! Estou tentando comprar uma passagem para o libano, e a passagem e de 900 rs mais a taixa de embarque e de 1650 rs, e isso legal?!

    • Contando as Horas   06/02/15 • 02h06

      Oi, Sajida

      Nunca vi a taxa de embarque ser mais cara do que uma passagem internacional. Deve ter algo errado nisso.

  4. ninnah   19/05/15 • 12h41

    N vou levar mala será q tenho obrigação de pagar taxa de embarque?!
    Grata.

    • Contando as Horas   19/05/15 • 22h31

      Oi, Ninnah

      Sim, a taxa de embarque não tem relação com o fato de vc levar ou nao mala.

  5. Cesar Lamega   23/07/15 • 14h10

    A taxa de embarque é uma das mais caras, ainda mais se você comparar aos vôos na europa que gasta 5 euros pra ir da Irlanda para a escócia , por exemplo. ou entre alguns países próximos 60 euros.

    • Contando as Horas   30/07/15 • 17h36

      Oi, Cesar

      Verdade! Se levar em consideração a estrutura de alguns aeroportos, tenho certeza que muitas vezes não vale a pena pagar essa taxa.

  6. Pedro Paulo   23/07/15 • 18h57

    Fui fazer a compra de uma passagem de Viena (Austria) para Brasilia, com escalas nos aeroportos de Charles de Gaulle (França) e Galeão (Rio). Mas confesso que me assustei muito com as taxas de embarque. Chegavam a quase o valor da passagem: 1800 reais.
    Alguém pode me explicar isso??
    Atenciosamente,

    Pedro

    • Contando as Horas   30/07/15 • 17h47

      Oi, Pedro

      Nossa, que absurdo. Deve ser pq vc vai passar por diversos aeroportos, cada um que vc para tem uma taxa a ser paga.

  7. bruno   27/07/15 • 02h03

    vc conseque encontrar uma passagem de salvador para o rio por menos de 357,00 ?já inclusa a taxa de embargue.

    • Contando as Horas   30/07/15 • 17h49

      Oi, Bruno

      Nunca procurei por passagens nesse trecho em especifico, mas se vc ficar de olho, as vezes acontecem promoçoes ou ainda, vc pode comprar passagens com milhas.

  8. lucilene xavier   19/12/15 • 21h46

    voce nunca viu taxa de embarque ser mais cara que a propria passagem? entao entre nos sites de viagem e veja!!!!!!!!!!!!

    • Contando as Horas   20/12/15 • 16h48

      Oi, Lucilene

      Em trecho internacional do Brasil para qualquer outro lugar, até hoje eu nunca vi. Não to dizendo que não existe, apenas disse que nunca vi.

  9. Marcelo   03/01/16 • 23h24

    Boa noite. Estou olhando uma viagem e o valor esta por volta de 1000 reais porem tem uma taxa de emissao de 450 reais. Sou obrigado a pagar essa taxa? se é emissao eu nao posso imprimir direto ou buscar em algum lugar pra nao pagar esse valor?

    • Contando as Horas   04/01/16 • 19h17

      Oi, Marcelo

      Por qual site vc está fazendo essa pesquisa? É uma agência virtual? Ou é direto no site de uma cia aérea? Sem detalhes, fica difícil eu te dizer alguma coisa.

  10. Joathan Morais   13/08/16 • 13h31

    Estive em Recife recentemente e me dei conta que tiraram todos os bebedouros de água do aeroporto. Achei um absurdo pois pagamos caro pelas passagem e ainda somos obrigados a comprar uma garrafinha de água por 6,00 reais. Alguém pode me responder se isso está certo? Obrigado

    • Contando as Horas   15/08/16 • 21h56

      Oi, Joathan

      Ah é? Não reparei nisso. Mas acho que não é regra não, ao menos eu não li nada sobre isso até agora.

  11. Shaenny   17/02/17 • 19h31

    Fiquei abismada fui olhar uma passagem na Tam para Buenos Aires e a passagem saia 259,30 e taxa de embarque 380,00 reais, pode isso a taxa de embarque mais cara que a própria passagem???

    • Contando as Horas   18/02/17 • 03h13

      Oi, Shaenny

      Vc olhou no site da Latam mesmo ou em outro site de busca de passagens aéreas?

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Continuando a falar sobre a viagem da semana passada a algumas das Aldeias Históricas de Portugal..
.
No segundo dia passamos por Piódão, Belmonte e Sortelha.
.
Gostei de todos os lugares por onde passamos nesse dia, em especial esse ai da foto: Piódão, com menos de 200 habitantes e localizada na Serra do Açor, essa é aldeia mais diferente de todas, pq não tem castelo e também não é cercada por muralha.
.
📍Piódão, Portugal 🇵🇹
.
#piodao #piódão #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
Contando as Horas