21.10
2012

Andando de ônibus em Edimburgo

* Post atualizado em janeiro de 2017.

Na hora de organizar uma viagem, uma das primeiras coisas que pesquiso é sobre a questão do transporte público em geral. Normalmente as capitais e grandes cidades na Europa (e no mundo) oferecem várias opções a seus moradores e visitantes. Independentemente de escolhermos andar de ônibus, trem, metro ou tram, sempre conseguimos no locomover com uma certa facilidade e rapidez e o melhor de tudo, sem decretar falência.

Mas em Edimburgo a coisa é bem mais simplificada. Hoje em dia, se locomover a pé pela cidade é muito tranquilo e até as obras do tram ficarem prontas (previsão para o final de 2014), a unica opção de transporte público em Edimburgo é o ônibus.

Durante o processo de organização da viagem, eu tenho o costume de estudar muito bem o mapa da cidade pra ter um pouco de noção tanto de distãncia quando de localização em si dentro de uma cidade. Muitas vezes quando olho o google maps tenho a impressão de que as distâncias são enormes entre uma atração e outra, mas no caso de Edimburgo, podem ficar tranquilos, é tudo super perto e tudo pode ser facilmente percorrido a pé.

Como eu sei que existem pessoas que preferem se locomover sempre de transporte público ou até mesmo, existem pessoas que estão se organizando pra ir morar/estudar em Edimburgo, então acho que esse post poderá ajudar bastante.

Pra começar, a unica empresa que opera o sistema de ônibus na cidade e nas cidades nos arredores de Edimburgo é a Lothian Buses.

Já aviso, exceto na linha especial chamada Airlink que liga o Aeroporto ao centro de Edimburgo, os motoristas não tem acesso ao dinheiro dentro do ônibus, então se não tiver o dinheiro certinho pra colocar dentro de uma caixinha vermelha, fica sem receber o troco. Dito isso, vamos lá!

bus 1_1200x820

Escritório da Lothian Buses na Shandwick Place

→ Comprando o ticket

Existem 3 opções para comprar os ticket de ônibus em Edimburgo. São elas:

– Nos escritórios da Lothian Buses no centro de Edimburgo. Eu sei que existem dois escritórios, um fica ao lado da entrada principal da Waverley Station e o outro fica no final da Princes Street sentido West End. Talvez existam outro, mas eu desconheço.

mapa-edi

Legenda: (A) Escritório da Lothian Buses ao lado da Waverley Station (na esquina) e (B) Escritório da Lothian Buses na Shandwick Place.

– Podemos comprar o ticket dentro do próprio ônibus, mas como eu disse anteriormente, é necessário ter o dinheiro certinho, pq os motoristas não podem dar troco. Logo ao entrar no ônibus, vai ter uma caixinha de cor vermelha, é só colocar o dinheiro lá e retirar o ticket em uma outra maquininha ao lado.

– E pra quem gosta de facilidade e comodidade, é possível também comprar direto no próprio site.

Devido as obras do tram pela cidade, é muito frequente encontrar infos adicionais nas placas em cada parada

→ Tipos de tickets ou passes

Existem vários tipos de tickets ou passes que podemos comprar, mas vou listar aqui os mais interessantes na minha opinião e pq seria ideal comprar determinado ticket em especifico.

Single Ticket ou Ticket Único: ideal pra quem vai pegar o ônibus pra se deslocar de forma não frequente. Normalmente é aconselhável comprar esse ticket pra ir até o Porto de Leith ou à Portobello (a praia de Edimburgo). Valor de 1,60 libras.

Day ticket: melhor opção, na minha opinião. O Day ticket permite andar de ônibus quantas vezes quiser durante o dia. Então, se no dia tiver chovendo muito ou nevando, pode ser uma boa opção pra se deslocar pra lá e pra cá sem se preocupar. Valor de 4,00 libras.

Day & Night Ticket: Esse ticket pode ser usado entre as 18:00 de um dia até as 04:30 do dia seguinte. Ele pode ser usado nos ônibus normais, no tram e nos night buses. Valor de 3,50 libras.

Night Ticket: Pode ser usado de forma ilimitada, quantas vezes quiser, durante o período entre 00:00 e 0430. Valor de 3,00 libras.

RidaCard: esse cartão só é interessante pra quem for estudar ou morar em Edimburgo por um tempo maior. Para ter esse cartão é necessário preencher um formulário (que está disponível online), tirar uma foto 3×4 colorida e levar em um dos escritórios da Lothian Buses pra que eles façam a carteirinha.  Existem vários tipos de tarifas, ai é só escolher a mais conveniente, pagar e carregar o cartão. Valor varia de 18,00 libras (1 semana) a 630,00 libras (1 ano).

→ Como andar de ônibus em Edimburgo

Existem vários tipos de ônibus que circulam pela cidade, sejam os diurnos ou os noturnos, a grande maioria deles seguem o padrão double deckers, ou seja, são ônibus com dois andares. Os típicos “ônibus ingleses” não existem apenas em Londres não, existem em todas as partes do pais, inclusive na Escócia. Ambos cobrem todas as partes da cidade durante os sete dias da semana e 24 horas por dia, então ninguém vai ficar sem sair do lugar por falta de opção.

Pra andar de ônibus pela cidade, é interessante baixar o aplicativo pro celular da Lothian Buses chamado de Bus Tracker – EdinBus. Esse aplicativo vai ajudar a saber qual é a melhor rota a pegar para ir de um ponto a outro dentro de toda a cidade e região. Também é possível ver os trajetos que cada rota percorre e os horários no próprio site da Lothian Buses ou ainda através do Journey Planner que permite buscar a melhor rota. A maioria dos sites das atrações também facilitam nossa vida, indicam quais as linhas passam pela aquela área.

Em cada parada de ônibus existe uma plaquinha bem visivel onde podemos conferir quais as linhas que passam por ali, além de um mapa que mostra bem certinho o trajeto que cada rota faz pela cidade. Cada rota tem uma cor especifica, o que facilita bastante na visualização no mapa.

Nas paradas de ônibus que ficam no centro da cidade e as mais movimentadas tem uma espécie placarzinho eletrônico que avisa quanto tempo falta para chegar o próximo ônibus de uma determinada rota. É só aguardar o ônibus chegar!

Um detalhe importante: se o destino final não for a parada final de uma determinada rota, em todos os ônibus existem uma campainha (uma caixinha amarela) que deve ser precionar pra que o motorista saiba que deve parar. Em quase todos os ônibus existe uma tela, tanto no primeiro quanto no segundo andar que vai mostrando o trajeto que o ônibus está percorrendo.

Ahh, existem varias rotas que podem ser interessantes para quem estiver a passeio na cidade, como por exemplo: linha 4 (que percorre a Princes Street), linha 10 (que vai da Princes Street até o Porto de Leith), linhas 15  e 15A (vai até Portobello), linha 23 (vai até o Royal Botanic Gardens) e linha 36 (chega até o Holyrood Park).

→ Horários que os ônibus funcionam

Os ônibus que circulam por Edimburgo durante o dia iniciam a jornada as 04:00 e vão até a meia noite. Já os ônibus noturnos funcionam da 00:00 as 04:15 da madrugada.

→ Outras considerações

Nenhum ônibus tem cobrador e a porta de entrada do ônibus fica no nível da calçada, não tem degraus pra subir.

Em dias de condições climáticas atípicas, como por exemplo, neve, chuvas muito fortes ou ventanias, é sempre recomendado acompanhar as atualizações pelo aplicativo ou twitter da Lothian Buses. Eles informam sobre atrasos, cancelamentos, alterações de rotas, entre outros. É um serviço muito útil e que realmente funciona.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Transporte público
Booking.com
  1. Boia Paulista 25/10/2012 | 11:08

    Oi, Bruna. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    • Bruna 27/10/2012 | 19:00

      Oi Natalie,

      Obrigada por lembrar do meu blog novamente! :))

  2. Lillian Brandão 27/10/2012 | 09:37

    Oi Bruna,

    Ótimo post! Super instrutivo! Quando for a Edimburgo já sei como me locomover! :)
    Quem dera tivéssemos um sistema de transporte público como esse no Brasil! :(

    Abraços,
    Lillian.

    • Bruna 27/10/2012 | 19:29

      Oi Lillian,

      Verdade! Mesmo só tendo essa opção pra se locomover em Edimburgo (ao menos até o tram ficar pronto), esse sistema funciona muito bem, cobre toda a cidade, tem uma frequencia otima e não é caro. Mas ainda assim, uma boa caminhada por Edimburgo é a melhor opção, na minha opinião.
      :)

  3. Julia 25/11/2012 | 13:40

    Oi Bruna, tenho uma duvida..
    No Brasil a gente tem que dar sinal para o ônibus parar, em Edimburgo é a mesma coisa?

    :*

    • Bruna 25/11/2012 | 16:07

      Oi Julia,

      É recomendado, pq exceto nas rotas e paradas mais movimentadas, que o ônibus vai parar pq sempre tem gente pra embarcar ou desembarcar, é sempre bom.

      Eu não andei muuuito de ônibus por lá não, acho que se foram umas 3 ou 4 vezes, foi muito e foi sempre em areas mais movimentadas (partes turisticas e afastadas da cidade), então o ônibus sempre parava e junto comigo sempre tinha mais gente pra embarcar, mas se for uma area mais afastada do centro e sem atraçoes turisticas por perto, acho melhor fazer o sinal sim, só pra garantir.

      • Julia 26/11/2012 | 11:33

        Ahn entendi, o lugar que vou morar é afastado do centro, pelo Google maps são 30 min de ônibus. Então em todo caso vou fazer sinal :)

        Obrigada Bruna.

  4. Fabíola 19/02/2014 | 16:48

    Olá Bruna, adoro seu blog, tenho tirado mts duvidass por aqui! Eu vi que vc falou sobre os onibus noturnos, mas em especial o AIRLINK, que vai pro aeroporto, ele funciona da meia noite as 06 da manha? Pq tenho um voo as 6h para Londres, então tenho que pegar esse airlink por volta das 04:30, nao é? Ele funciona esse hrario? Grata

    • Contando as Horas 21/02/2014 | 04:36

      Oi, Fabíola

      Sim, o Airlink funciona desde as 04:00 até a meia-noite.
      Eu já escrevi um post sobre o Airlink, vc pode ver aqui:
      http://contandoashoras.com/2011/11/20/airlink/

      E se caso vc quiser ver o timetable, vc pode encontrar os horários aqui:
      http://lothianbuses.com/services/airlink

      Eu não sei como andam as obras do tram pela cidade, mas se vc puder analisar essa situação qdo estiver chegando na cidade, seria melhor. Assim vc consegue se programar pra ir com um espaço de tempo maior até o aeroporto na volta.

Deixe o seu comentário...