23.10
2012

Ônibus da linha turismo em Edimburgo

* Post atualizado em dezembro de 2016.

Aproveitando que o assunto dessa semana aqui no blog é sobre ônibus em Edimburgo, vou falar um pouquinho sobre os ônibus das linhas de turismo da cidade.

Assim como os passes que dão acesso prioritário a várias atrações em uma determinada cidade, os passes de ônibus estilo Hop on Hop off também apareceram com tudo e pra ficar. Em Edimburgo existem várias opções de tipo de ônibus que pertencem a linha de turismo da cidade, mas será que realmente vale a pena comprar esse tipo de passe?

Depende. Tudo vai depender de alguns fatores como quantos dias vamos ficar na cidade, do real interesse em visitar cada atração ou ainda do estilo de viagem de cada um.

Existem pessoas que gostam de fazer um city tour rápido pra ter uma boa noção da cidade antes de percorre-la a pé. Assim como, existem pessoas que preferem gastar a sola dos sapatos e caminhar a pé por tudo (eu!).

Sendo assim, ao chegar em Edimburgo é só se dirigir a Waverley Bridge, que é a rua/ponte onde ficam todos os ônibus de turismo da cidade. Tem um guichezinho de madeira ali na calçada para comprar o ticket e até mesmo obter informação sobre qual é o melhor tipo de ônibus/rota a escolher.

Existem 5 opções desses tipos de ônibus e basicamente o que cada uma delas oferece é:

City Sightseeing Tour o tour é feito em um famoso ônibus vermelho com dois andares. O segundo andar é parcialmente aberto. Nesse caso é importante levar em consideração o vento, mesmo no verão, é bem gelado. Normalmente a grande maioria das pessoas acabam optando por esse tour pq ele oferece um trajeto bem basicão, percorrendo somente a Princes St e a Royal Mile. Tem 14 paradas. Tem áudio guia em vários idiomas, mas não tem em português. O tour tem duração de 1 hora e os ônibus partem a cada 20 minutos. Valor 15,00 libras.

Edinburgh Tour é o ônibus de cor verde. Assim como o ônibus do City Sightseeing Tour, esse ônibus é de dois andares e o segundo andar tem uma pequena parte coberta e a outra metade aberta. Ele tem praticamente a mesma rota do anterior, mas circula um pouco mais por dentro da New Town. O tour dura 1 hora e tem saída a cada 20 minutos. Valor de 15,00 libras.

MacTours City Tour esse é um tipico ônibus inglês, com um estilão vintage, bem bonitinho. Mas ele só opera durante a primavera e o verão. Lembro que quando passava por ele em alguma parada, quase sempre tava lotado. A rota é semelhante as anteriores, circulando somente pela New Town e pela Old Town. Tem duração de 1 hora. Valor de 15,00 libras.

Majestic Tour esse ônibus segue o mesmo estilo do Edinburgh Tour só que suas cores são amarela e azul. Esse ônibus proporciona uma viagem mais completa por toda a cidade. Além de percorrer toda a Old Town e o Holyrood Park, ele também passa pela New Town, Botanic Garden e pelo Porto de Leith (esses últimos dois ficam relativamente mais afastados do centro da cidade). Tem áudio guia em português. Valor de 15,00 libras.

Forth Bridges Bus e Boat Tour esse tour é feito também por um ônibus double-decker de cor amarelo e azul claro. Ele percorre boa parte da New Town, segue pelo Dean Village, passando pelo Museu de Arte Moderna e termina em South Queensferry, um vilarejo que fica as margens do Firth of Forth e é um dos melhores lugares para ver as Forth Bridges. Ali próximo as pontes tem um pequeno museu que conta a história da construção dessas duas pontes que ligam Edimburgo a região norte do pais diretamente, sem precisar desviar trajeto pela auto estrada M8 que passa por Glasgow para seguir para as Highlands. Chegando ali, vai ter um pequeno pier de onde partem os barcos que fazem o tour pelo Firth e seguem até a minuscula Ilha de Inchcolm. Valor de 20,00 libras. O tour dura entre 2 a 3 horas e as saídas desse ônibus são mais restritas, inclusive ele só opera de março a outubro. Então, quem se interessar por tranquilidade e quiser conhecer um vilarejo as margens do Firth, fica a sugestão.

Minha opinião

O Edinburgh World Heritage Tour e o Majestic Tour são os mais interessantes na minha opinião, pq cobrem áreas que facilmente um turista teria que pegar um táxi ou até mesmo o transporte público para conseguir chegar lá rapidamente.

O Edinburgh World Heritage Tour tem a maior parte do seu trajeto passando pela New Town e muito pouco na Old Town. Ele circula também por um bairro que não é muito popular entre os turistas, o Dean Village (que fica um pouquinho mais afastado da zona turistica) e também faz uma parada no Museu de Arte Moderna.

O Majestic Tour me parece uma boa opção pra quem vai ficar pelo menos uns 3 dias na cidade, já que ele percorre todas as partes da cidade que tem atrações que estão mais afastadas do centro, como por exemplo, o Porto de Leith, o Museu de Arte Moderna e o Royal Botanic Gardens. Em um dia faria esse tour e nos outros dias poderia explorar a pé as partes mais centrais de Edimburgo.

Mas claro que se não houver interesse em visitar o Porto de Leith, o Museu de Arte Moderna e o Royal Botanic Gardens, que são as atrações que estão um pouco mais afastadas do centro turistico de Edimburgo, acho que esses tours podem ser perfeitamentes substituidos por uma boa e longa caminhada pela cidade!

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Transporte público - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Ônibus da linha turismo em Edimburgo"
  1. marcela david   07/06/14 • 22h18

    adorei seu blog!muito útil,estou querendo ir para o reino unido adorei tudo,mesmo se for por um pacote irei aproveitar as dicas.

    • Contando as Horas   07/06/14 • 23h51

      Oi, Marcela

      Obrigada!! Certamente tudo que vc já souber de antemão antes de viajar sempre ajuda, mesmo que seja viagem em excursão.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! =D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas