25.10
2012

O que podemos levar como bagagem de mão?

Já faz um tempinho que esse post está no rascunho aqui do blog, pra ser mais exata, desde janeiro desse ano. Então aproveitando que estou escrevendo essa coluna chamada Dicas de Viagem, sobre assuntos práticos e com as minhas dicas sobre algumas situações que parecem complicadas, mas que na verdade são muito simples durante uma viagem, achei que seria legal compartilhar logo essas informações sobre o que podemos ou não levar na bagagem de mão.

Pra minha surpresa, quando eu estava em Lisboa me preparando para embarcar de volta para o Brasil, passei por uma situação um tanto quanto “ridicula” e olha que isso não tem nada a ver com liquidos excedendo a quantidade permitida.

O problema foi o tripé, isso mesmo, o tripé da minha maquina fotografica que não pode ser levado dentro da minha bagagem de mão. Essa proibição acontece somente em voos em Portugal e no Brasil, pq em todas, t-o-d-a-s as outras viagens que fiz pela Europa eu sempre carreguei meu tripé na bagagem de mão e nunca tive problemas.

E sabe qual o motivo de um tripé ser proibido na bagagem de mão? Segundo o Oficial de Segurança do aeroporto de Lisboa, eu poderia machucar alguém dentro do avião pq o tripé é considerado uma arma. Oi?

04062011(020)_1200x868

Como eu já tinha despachado minhas 2 malonas no guiche da classe executiva da TAP e tava só com a minha bagagem de mão,  eu pedi pro Segurança quais eram as minhas opções. E olha só o que ele me respondeu na maior tranquilidade: deixar o tripé aqui e ele será jogado no lixo (sem chances) ou tentar junto a cia aérea despachar o tripé.

Como eu tinha tempo suficiente para tentar um plano B, eu sai da área de segurança, fui até o guiche da classe executiva da TAP e relatei o ocorrido pra atendente. Eu não tinha como despachar minha bagagem de mão pq eu tava levando minhas coisas de valor, como notebook, minhas maquinas fotograficas, pastinha de documentos e mais todas as tralhas eletronicas que a gente carrega em uma viagem. Sendo assim, a unica opcão que me restou foi fazer o seguinte: a atendente da TAP pediu que as minhas babagens voltassem do despacho (coisa que não é nada comum) e me deu uma autorização para entrar na area de desembarque dos voos. Lá fui eu, mostrei a autorização e consegui entrar. Fiquei aguardando as minhas malas aparecerem em uma das esteiras e coloquei meu tripé lá dentro. Juntei as duas malas que ja tinha despachado e lá fui eu despachar tudo novamente.

Eu fiquei enlouquecida com essa situação e não ia deixar o meu tripé ir pro lixo de jeito nenhum. Mas enfim, foi uma correria louca onde acabou dando tudo certo no final. Então para que ninguém passe pela mesma situação que eu, fica a dica.: sem tripé na babagem de mão quando estiver viajando em/para Portugal ou no Brasil.

Tirando o tripé, existe um outro detalhezinho importante que devemos ficar atento na hora de arrumar a babagem de mão: os liquidos.

A primeira vez que viajei dentro da Europa levando somente babagem de mão foi pra Noruega. Eu já tinha lido algumas coisas sobre esse assunto, apesar de sempre ficar em duvida em algumas questões, é na prática é que a gente realmente aprende e nunca mais esquece.

A lista de coisas que não são permitidas carregar na bagagem de mão é grande, mas devemos ficar atentos principalmente aos objetos cortantes (alicate de unha, por exemplo), perfumes e embalagens de produtos liquidos que sejam maiores do que 100 ml (se esses objetos forem despachados, não tem problema, eles podem viajar junto).

Mas o que são considerados liquidos? Além dos liquidos propriamente ditos, os géis e pastas também fazem parte dessa listinha.

Tudo isso deve ser carregado em uma embalagem de até 100 ml e dentro de um saco plástico transparente de até 1 litro. Então no total, todos os nossos produtos liquidos devem somar 1 litro, o que exceder vai pro lixo!

Quatro situações que geram bastante duvida, são:

1) se o fasco for de 250 ml mas só tiver um pouquinho dentro:  não podemos carregar como bagagem de mão! Isso pq o que é levado em consideração é o tamanho do frasco e este deve respeitar a regra de ter o tamanho apropriado para 100 ml e não a quantidade do restinho do que ficou no frascão. Outra coisa que também é importante ficar atento é com relação a pasta de dente. Algumas embalagem são de 120 g e não podem ser carregadas na bagagem de mão, o ideal é comprar as de 90 g, digo isso, pq eu já tive que jogar fora o restinho da pasta de dente de 120 g, pq eu não sabia que pastas em geral estavam enquadrada como líquidos. Quanto ao desodorante, eu costumo usar aqueles roll-on da Nivea que tem exatos 100 ml e nunca tive problemas. Acredito que os desodorantes em spray sejam proibidos, então é bom ficar ligado.

2) Maquiagens e tal: Na minha bolsa eu sempre carrego rimel, batom (seja aquelas manteiga de cacau ou gloss), lixa de unha descartável e pinça de sombrancelha. Nunca tive problemas por estar carregando isso tudo na minha bolsa, mas claro que os limites de embalagem de 100 ml deve ser respeitado.

3) Outra situação que rende muitas perguntas é com relação os produtos que compramos no free shop. Por regra, podemos comprar qualquer coisa no free shop (apenas devemos respeitar a quantidade permitida para comprar cada item), mas tudo o que for comprado lá deve estar lacrado e dentro de uma sacola onde a nota fiscal com o dia da data do voo vai estar grampeada. Claro que existem paises, como o caso dos EUA, que não permitem esse tipo de situação. Não interessa se fizemos conexão em outro país e compramos produtos lá, eles não deixam entrar, pelo menos foi isso que minha professora alertou. Como eu ainda não fui aos EUA, não posso confirmar, mas se tratando de ser esse país, eu realmente não duvido que seja mesmo feito dessa forma!

4) Medicamentos: eu sempre carreguei minha “farmácia de viagem” em um saquinho plástico transparente dentro do bolso menor da minha mochila. Ali era o lugar onde eles sempre ficavam guardados. Claro que eu só levei medicamentos na versão de comprimidos, nunca carreguei xaropes ou coisas do tipo. Eu tinha duas cartelinhas de cada tipo de medicamento que eu costumo usar com mais frequencia, como analgésicos, anti térmicos, antibioticos, entre outros. E nunca tive nenhum problema quando a isso!

Mas e mesmo que eu tome todos os cuidados necessários, se eu tiver algum problema no raio-x, o que eu devo fazer? Não precisa se preocupar. Eu já passei por uma situação dessas no aeroporto em Dublin quando estava voltando pra Edimburgo. A Oficial da Imigração me pediu se eu tinha um guarda-chuva dentro da mochila e eu disse que sim (mas me deu vontade de responder: mas é lóóógico que sim, só chove aqui nesse lugar!). Ela pediu pra eu abrir a mochila e retirar o guarda-chuva para inspeção. Ela passou o guarda-chuva em separado no raio-x novamente, abriu o guarda-chuva, olhou tudo e me devolveu. Isso é um procedimento bem frequente, então não é preciso ficar nervoso!

04062011(021)_1200x836

Então é isso! Se por acaso esqueci de alguma coisa importante, a caixa de comentários está a disposição.

Ah, lembrando que só é permitido um saquinho plástico de até 1 litro por passageiro e que ele deve ser retirado da bagagem de mão na hora de passar pelo raio-x no controle de segurança do aeroporto.

Posts relacionados:

Lista com todos os posts com dicas práticas pra viajar

É possível passar 30 dias na Europa com apenas uma bagagem de mão????

O que levar na mala

Adaptadores e tomadas pelo mundo

Siga-me

Bruna Bartolamei

Sou catarinense, formada em Farmácia e Bioquímica, mas recentemente resolvi trocar de área e fiz um curso de Turismo. Já morei em Curitiba (8 anos) e Edimburgo, na Escócia (quase 2 anos). Coleciono mais de 37 carimbos no passaporte.
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
  1. Tatiane Dias 25/10/2012 | 15:32

    Eu não entendi uma coisa: vc já leva os liquidos no saco em separado?
    Eu sempre elevo tudo jogado na mochila.

    • Bruna 27/10/2012 | 18:57

      Oi Tatiana,

      Sim, já levo tudo separado e dentro do saquinho plastico, assim já agiliza o processo na hora de passar pelo controle de segurança no aeroporto.
      :)

  2. belisaveiga 29/10/2012 | 16:23

    Oi, Bruna!
    Muito útil o post! Só para acrescentar: Eu viajei por alguns países com desodorante spray de 90ml na bagagem de mão e não tive problemas. Mas vai ver alguns lugares não permitem.
    beijo

    • Bruna 29/10/2012 | 18:24

      Oiii Belisaaaa!!
      Ah, legal! Eu não sabia se podia, mesmo sendo menos de 100 ml! Ótima dica!! :)

  3. [...] A Bruna Bartolamei do blog Contando as Horas fez um verdadeiro compêndio sobre o que pode e não pode levar na bagagem de mão nos voos. Depois [...]

  4. [...] – não pude levar o tripé pra bater as minhas fotos, como eu já expliquei nesse post aqui; [...]

  5. Thereza Thalyta Martins 15/01/2013 | 02:17

    Oi, tudo bom ? Eu não entendi uma coisa, se eu despachar na mala por ex um frascão de shampoo ou qualquer outra coisa acima de 100 ml pode ?!

    • Bruna 15/01/2013 | 03:16

      Oi Thereza,

      Se a mala for despachada vc pode levar a quantidade que quiser, sem nenhum problema! =)

  6. Ivai 17/01/2013 | 12:12

    Bruna muito legal seu post…
    Minha dúvida é com relação à Whiskys que não foram comprados no dutyfree, várias pessoas já falaram tantas coisas que ficamos sem saber em quem acreditar. Posso realmente levar algumas garrafas de 750 ml na bagagem de mão ou é melhor arrumá-las direitinho e despachá-las na mala grande mesmo correndo o risco de chegarem quebradas ao Brasil? Outra coisa, onde estou é corriqueiro a pessoa ao chegar ao Brasil notar que sua mala foi “arrombada” daí o risco em colocar alguns presentes como celular, relógio, perfume e os whiskys na mala que será despachada. No aguardo de uma sugestão!!!.

    • Bruna 18/01/2013 | 02:52

      Oi Ivai,

      Não tem como levar garrafas ou qualquer coisa liquida com quantidade maior que 100 ml/g em uma bagagem de mão.

      O melhor mesmo (ainda que não seja uma opção 100% segura) é despachar mesmo. Enrolar as garrafas nas roupas sujas e colocar bem no meio da mala, ao menos foi isso que fiz várias vezes e nunca tive nenhum problema, sempre as garrafas de whisky que trouxe pro meu pai chegaram inteiras!

      Já objetos de valor e eletronicos é sempre bom carregas em uma mochila como bagagem de mão.

      =)

  7. Estefania 03/05/2013 | 12:03

    Bom dia Bruna!

    eu estou me preparando para fazer a minha primeira vaigem para o exterior, em especial a Suiça!
    Meu noivo mora lá, e eu gostaria de levar algumas comidas brasileiras para ele!
    Você poderia me dizer alguma coisa a respeito do que é permitido levar e a quantidade permitida, assim como o peso de cada protudo, tb gostaria de saber se é possivel levar frios( queijo, presuntos, etc)
    eu sou nordestina e como tal adoro uma carne ne charque( conhecida no sul como carne seca) e adoro defumados, é possivel levar essas coisas em bagagem de despacho, ou eu posso encontrar, materias para fazer uma boa feijoada nos mercados da suiça( nas lojas africanas).

    agradeço atencipadamente!

    • Bruna 05/05/2013 | 21:16

      Oi, Estefania!

      Eu nunca levei nada desse tipo em viagens pra Europa. Sei que algumas coisas não são permitidas, mas teria que pesquisar melhor pra te falar alguma coisa. Eu acredito que alimentos tipo queijo, presunto e carne não sejam permitidos.

      Na verdade, a unica coisa que eu costumava levar nas viagens de final de semana, durante o tempo que morei em Edimburgo, eram coisas industrializadas, tipo: pacote de bolacha, balas e tal.

  8. […] O que podemos levar como bagagem de mão? […]

  9. […] O que podemos levar como bagagem de mão? […]

  10. […] O que podemos levar como bagagem de mão? […]

  11. Fabiana 05/06/2013 | 12:53

    Bruna, Tudo bem?

    Veja se você consegue me ajudar…vou de SP pra Londres e quero fazer umas comprinhas no Duty Free (make e perfumes) você saberia dizer se posso entrar com essas coisas lá em Heatrow?

    Obrigada!

    Bjos

    • Bruna Bartolamei 05/06/2013 | 17:05

      Oi, Fabiana!

      Pode sim, desde que vc não abra a sacola que vai estar lacrada e não tire a nota fiscal que vai estar grampeada junto a sacola do free shop.

      Não sei o que e nem a quantidade de coisas que vc pretende comprar, mas tem muita coisa relacionada a maquiagem e perfumes que valem mais a pena comprar la em Londres mesmo.

      Dá uma pesquisada no site da Boots (rede de farmácia lá do UK). No Heathrow (terminal 5) tbm tem uma infinidade de opções, o free shop é muito maior que o de SP.

      • Fabiana 05/06/2013 | 17:57

        Opa!!! Obrigada!!!! Bjos

  12. ke 22/06/2013 | 02:39

    oi! gostaria de saber, quanto aos remedios, se posso levar qualquer tipo. inclusive, quanto aos que precisam de receita, preciso levar as receitas? eu só sei andar com mts remedios! hehe e estou indo pra londres fazer intercambio por 2 meses! obrigada

    • Bruna Bartolamei 23/06/2013 | 19:50

      Oi, Ke

      Pode levar qualquer tipo, só cuide com os liquidos (tipo xaropes) pq existem as regras de até 100 ml para ir na bagagem de mão. Eu nunca tive problema em levar meus remedios na mochila. Tbm não levei nenhuma receita, levei uma quantidade aceitavel durante meu intercâmbio e nunca tive problemas.

  13. claudia 15/07/2013 | 21:43

    boa noite,
    gostaria de saber o seguinte: Depois das compras no dutyde sp, voua fazer conexão em amsterdã (mudar de aviao) será q não vao barrar minhas compras feita em sp? de amsterdã vou a paris.
    obrigada

    • Bruna Bartolamei 17/07/2013 | 01:59

      Oi, Claudia!

      Normalmente não, se vc não abrir sacola e nem tirar a nota fiscal que vai ser anexada a compra.

  14. Marlene Meyer dos Santos 11/09/2013 | 22:25

    Gostaria de saber se posso levar um queijo na bagagem de mão, de Porto Alegre ao Ri de Janeiro

    • Contando as Horas 13/09/2013 | 16:02

      Oi, Marlene

      Eu acho que não, nunca tentei levar nada desse tipo. Achei engraçada essa tua pergunta!! Hehe :D

  15. Jéssica 19/09/2013 | 12:17

    Olá Bruna,gostaria de saber se posso levar alicate de unha,tesourinhas e removedor de esmalte(acetona) na mala?Obrigada!

  16. ingrid 18/10/2013 | 11:20

    eu queria saber onde eu encontro esse saquinho

    • Contando as Horas 18/10/2013 | 19:37

      Oi, Ingrid

      Vc encontra no aeroporto. Eles fornecem esse saquinho próximo ao controle de segurança.

  17. William 15/11/2013 | 15:49

    Oi, Bruna! Ótimo post! Só mais uma dica para aqueles que, como nós, levam fotografia um pouco mais a sério e costumam levar um tripé consigo: na Itália, em 2010 – não tenho certeza se foi no aeroporto Ciampino (Roma) ou no Treviso (Veneza) – também tive um problema parecido com o seu. Achei estranho me impedirem de levá-lo na bagagem de mão, porque, como você mesma disse, NUNCA haviam me feito essa restrição em minhas viagens pela Europa. O fiscal me mandou voltar ao balcão do check-in e despachá-lo. Como eu não tinha bagagem despachada, ele foi solto mesmo, apenas etiquetado. Imaginei que ele chegaria todo quebrado ou nem chegaria, mas nada disso aconteceu (sorte, imagino!). Ele ainda existe e me acompanha nas minhas viagens – sempre na bagagem de mão!

    • Contando as Horas 16/11/2013 | 03:49

      Oi, William

      Muito estranho isso, hein!?!? Eu gosto bastante de levar o tripé nas viagens, mas ultimamente nem tenho levado por conta de ele ser sempre barrado na bagagem de mão. Não gosto de despachar, pq sempre tenho a impressão de que ele vai quebrar.

      Bom saber que na Itália eles tbm incomodam com isso. Assim a gente já fica ligado.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  18. helena 14/12/2013 | 18:49

    Pode levar malinha com maquiagem dentro eu uma bolsa de lado ?

    • Contando as Horas 16/12/2013 | 16:42

      Oi, Helena

      Vc pode levar bolsa com maquiagem, porém nada que utrapasse 100 ml. As maquiagens liquidas com até 100 ml devem estar no saquinho junto com as demais coisas liquidas que vc levar na bagagem de mão.

  19. João 09/01/2014 | 23:25

    Se eu levar os liquidos na bagagem a ser despachada posso carregar frascos maiores e/ou maiores quantidades?

    • Contando as Horas 11/01/2014 | 01:02

      Oi, João

      Sim, na bagagem despachada vc pode levar frascos maiores e mais quantidades sem nenhum problema.

  20. Wesley 12/01/2014 | 13:24

    Bruna, faço uso contínuo de Aerolin (bombinha para asma) e só de pensar em me afastar dela já me me da falta de ar… rs
    Sabe se tem algum tipo de restrição com esse tipo de medicamento?
    Seu blog é demais! Estou devorando tudo… rs
    Obrigado!

    • Contando as Horas 12/01/2014 | 20:57

      Oi, Wesley

      Nunca soube de nada que fosse contrário, acredito que vc possa levar sim.

      Obrigada!! =DD

      • Wesley 19/01/2014 | 19:09

        Obrigado! =)

  21. Lucia Peixoto 18/01/2014 | 23:59

    Queria saber se posso levar minha farmacinha de remédios na bolsa de mão,inclusive os controlados? Posso colocar um pouco na bolsa e o resto na mala? Ou vão todos na bolsa de mão? Vou passar 11 dias na Europa.obrigada

    • Contando as Horas 19/01/2014 | 20:09

      Oi, Lucia

      A principio é permitido levar na bolsa de mão e nas malas que vão ser despachadas. Na bolsa de mão medicamentos líquidos devem cumprim as regras de estar em embalagens de menos de 100ml. Quanto a medicamentos controlados, eu não sei te dizer, pois nunca levei. Mas acho que levar receitas ajudam, talvez.

    • Clarissa 12/04/2014 | 19:42

      Olá. Vou viajar levando medicamento controlado, e pode sim levar na bagagem de mão. Porém, alguns medicamentos, como insulinas, requerem a receita e que ela seja em inglês. Dependendo do medicamento, como anti-concepcionais, pode-se levar sem problemas. Show demais seu blog!!!

  22. Renata 22/01/2014 | 11:08

    Olá Bruna. estou indo pra Europa e pensei em levar um tripé para minha câmera: um pequeno, não chega a 20cm ‘desmontado’, montado ele dobra o tamanho, no máximo. Acha que terei problema com isso? Vou do Brasil para Paris – e de Londres a Roma. Obrigada

    • Contando as Horas 23/01/2014 | 18:05

      Oi, Renata

      A principio os tripes são barrados aqui no Brasil, mas como esse teu tem apenas 20 cm, pode ser q não tenha problemas. Ele é de plástico? Pq o meu é de metal (tipo um aluminio) e um pouco maior que esse teu.

  23. Poliana 12/03/2014 | 18:41

    Oi Bruna, estou indo para Europa e pretendo fazer compras de maquiagem perfumes nos países que vou visitar. Será que posso tá sempre carregando eles na bagagem de mão, inclusive na volta ao Brasil, mesmo se eu comprar tipo uns 10 batons provavelmente da mac?

    Obrigada:)

    • Contando as Horas 13/03/2014 | 22:13

      Oi, Poliana

      Acho que pode sim, desde que nao seja liquido e acima de 100ml. Eu nunca carreguei uns 10 batons na bolsa, mas uns 3 ou 4 sim. Nunca tive problema.

  24. Márcia 09/04/2014 | 17:59

    Oi Bruna, este post esclareceu-me bastante.. Mas tenho uma dúvida quanto ao saquinho dos líquidos: onde se compra esse saquinho? Pode ser numa loja normal ou tem que ser uma mesmo lá do aeroporto? Obrigada

    • Contando as Horas 11/04/2014 | 18:37

      Oi, Márcia

      Esse saquinho tem nos aeroportos (ao menos nos da Europa todos tem), aqui no Brasil nunca reparei. Mas vc pode pegar esses saquinhos plásticos de embalagem normal, esses que vendem no mercado. Eu uso esses do mercado geralmente.

  25. luana 11/04/2014 | 22:02

    oi bruna! viajo pra curitiba dia 16/04. e gostaria de saber se posso levar a minha palete de sombras e blush na mala de mao? obrigada!

    • Contando as Horas 12/04/2014 | 16:20

      Oi, Luana

      Eu acredito que vc pode levar sim. Se a paleta não for gigante e não tiver coisas liquidas com mais de 100ml, vc pode levar como bagagem de mão sim.

  26. Laura 21/04/2014 | 22:02

    Oi, Bruna!
    Obrigada pelas dicas!
    Tudo muito útil mesmo!
    O “Munique em um dia” foi perfeito para os meus planos! Rsrs
    Fiquei em dúvida numa foto que vc colocou neste post: soluções pra lente de contato não podem ir, de jeito algum, na bagagem de mão, ou vale somente a restrição do volume (100ml)?
    Tnks! :)

    • Contando as Horas 24/04/2014 | 00:46

      Oi, Laura

      O ideal pra ver Munique com calma seriam dois dias, na minha opinião, mas se vc não fizer questão de visistar os parques, um dia dá pra fazer muita coisa.
      Pode ir sim, mas desde que não tenha mais do que 100ml.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  27. Fernanda Moura 29/05/2014 | 13:55

    Uma amiga francesa vai para franca e adora uns docinhos portuguesas será que ela pode levar uma caixinha com alguns na bagagem de mão?

    • Contando as Horas 01/06/2014 | 03:41

      Oi, Fernanda

      Até onde eu sei, pode levar se for industrializado. Mas eu não arriscaria tentar levar se foi feito em casa.

  28. Ligiane 07/06/2014 | 19:58

    Oi Bruna…adorei seu blog…tenho duas dúvidas… Em viagem pela Europa, posso levar chapinha de cabelo na bagagem de mão… E outra, posso levar comida na bagagem de mão ,por exemplo, bolachas e salgadinhos….
    Obrigada….

    • Contando as Horas 07/06/2014 | 23:49

      Oi, Ligiane

      Sim, pode levar chapinha. Eu sempre levei a minha na bagagem de mão e nunca tive problema. Sobre bolachas e salgadinhos, eu também já levei, mas sempre coisas industrializadas, tipo balas e bolachas compradas no mercado.

  29. Milena rodrigues 10/06/2014 | 10:35

    Oi Bruna! Tenho duas perguntinhas.
    Posso levar o Anticoncepcional na bagagem de mao sem receita,pois nao sei aonde deixei a minha.?
    E sobre Maquiagem Pincel e lapiz passam pelo Raio x ou eles so olham e pronto?
    Obrigada desde ja. :)

    • Contando as Horas 10/06/2014 | 21:09

      Oi, Milena

      Vc pode levar medicamentos na bagagem de mão sim, desde que nao sejam liquidos e tenham mais de 100ml. A receita vc não precisa levar. Eu nunca levei.

      Quanto a maquiagem, lapis de olho vc pode levar na bagagem de mão sim. Pincel eu nunca levei, mas imagino que não seja problema.

  30. Elizandra 18/06/2014 | 19:41

    Olá Bruna,eu e minha família vamos viajar de avião pela primeira vez… tenho 3 filhos e sempre gosto de levar remédios e gotas pra eles. Preciso ter receita médica para os medicamentos em líquido. Meu filho menor tem 1 ano e meio. Obrigada.

    • Contando as Horas 19/06/2014 | 01:50

      Oi, Elizandra

      Eu sempre levei meus remédios só por precaução e nunca levei nenhuma receita, mesmo no tempo que morei na Escócia. Mas no caso da receita, vc se refere no sentido de ter que provar que alguém vai usar aquele medicamento? Se for isso, não precisa se preocupar, vc não precisa levar a receita pra isso. Leve somente a quantidade de medicamento (cartelinhas ou xaropes) que vc ache que seja necessário para o período da viagem.

      Só não esquece que medicamentos líquidos tem que ser menos de 100 ml se caso vc for levar na bagagem de mão, caso contrário, vc vai ter que despachar na mala. Essa é a regra.

  31. Mary 03/07/2014 | 15:53

    Oi Bruna,

    Vou viajar pela primeira vez p/ os Estados unidos e gostaria de saber se posso levar medicamentos (antigipais, analgésicos, antialérgicos, pomadas…) na bagagem despachada sem ser questionada no raio X.
    Sobre os líquidos,na bagagem de mão, vi que os frascos tem um limite de 100ml que deverão ser transportados dentro de um saco plastico de 20X20cm. A minha dúvida é se eu coloco todos os itens dentro de um mesmo saco, ou cada frasco tem que ir dentro de um saco plástico separadamente?

    • Contando as Horas 06/07/2014 | 21:03

      Oi, Mary

      Infelizmente não vou poder te ajudar com relação ao Estados Unidos, pois nunca estive lá. Mas acredito que se vc levar medicamentos na bagagem de mão que estejam em cartelas, ou seja, medicamentos que não sejam líquidos e estejam em frascos com capacidade superiores a 100ml.

      Todos os frascos ou produtos vão dentro de um mesmo saco plástico, não precisa separar.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  32. julia 05/07/2014 | 09:14

    Oi Bruna,

    Estou voltando de Madri com a minha mamis para o Brasil, e compramos quatro relogios, tem algum problema em carregar na bolsa de mao?
    O porém é que ela quer levar os relogios dentro de suas caixas tem algum problema?

    • Contando as Horas 06/07/2014 | 21:11

      Oi, Julia

      Não sei te dizer. Nunca comprei relógio em viagens, aliás, nem uso relógio. Mas acho que se o valor dos relógios ficam dentro da cota, acredito que não tenha problema. Mas mesmo assim, eu não arriscaria a levar todos juntos no mesmo lugar, dividiria eles, cada uma levaria dois. Se tudo tiver certo com o valor deles, vcs podem deixar dentro das caixas, não tem problema.

  33. Aline 08/07/2014 | 13:06

    Bruna, boa tarde!

    Adorei teu post, ajuda muito mesmo!
    Continuei só com uma dúvida, a maquiagem (lápis de olho, rímel, batom e pó compacto)você levou na bagagem de mão ou na sua bolsa (aquela tradicional bolsa de mulher) ?

    Abraços!

    • Contando as Horas 08/07/2014 | 23:51

      Oi, Aline

      As vezes levo na bolsa, as vezes levo na bagagem de mão (pq viajo quase sempre só com bagagem de mão). Nunca tive problema. Inclusive, levo até a prancha, espelho, pinça de sobrancelha, lixa de unha. Pode levar tudo isso na bolsa ou bagagem de mão. É bem tranquilo.

  34. denise 23/07/2014 | 17:06

    Ola… Estou em Paris e amanha pego o voo para o Brasil. Passei pela suica e comprei chocolate. Onde devo levar eles? Na mao ou na mala??? Obrigada

    • Contando as Horas 24/07/2014 | 15:13

      Oi, Denise

      Então, eu levaria na mala. Na bagagem de mão, dependendo da quantidade, pode ser que impliquem. Se for coisa de uma ou duas barras, vc pode levar na bagagem de mão, mas se for muito mais que isso, eu aconselho a colocar na mala. Ao menos eu faria isso.

  35. Silvana 03/08/2014 | 16:44

    Oi. Retorno esta semana para o Brasil e gostaria de saber quantas garrafas de vinho posso comprar no free shop e consequentemente levar comigo na cabine. Alguém já passou por isso? Obg!!

    • Contando as Horas 03/08/2014 | 22:53

      Oi, Silvana

      Não sei te dizer exatamente quantas vc pode trazer, mas eu já trouxe no máximo 4 garrafas de whisky e não tive nenhum problema. Lembrando que vc deve deixar a sacola do free shop lacrada, principalmente se vc ainda tiver voo interno no Brasil pra fazer, pois assim eles permitem que vc leve as sacolas do free shop na mão, senão vc tem que despachar. Ai já viu.

  36. Cris Nogueira 07/08/2014 | 13:43

    Oi, uma colega brasileira está há 15 anos no Japão, então quer muito levar algumas coisas típicas como pinhão,café,feijão e jabuticaba na mala, eu sei que na mão pode, mas na mala despachada pode?

    • Contando as Horas 10/08/2014 | 19:28

      Oi, Cris

      Não sei te dizer, nunca tentei levar na mala despachada nada parecido com isso. Infelizmente vou ficar te devendo essa informação.

  37. Leticia 09/08/2014 | 03:29

    Olá ! Adorei o post. Gostaria de saber se as maquiagens que compro durante a viagem é melhor despachar ou levo na mala de mao como uso pessoal. Principalmente maquiagens caras como dior, lancome e até mesmo coisas de farmácia. Beijos obrigada desde ja

    • Contando as Horas 10/08/2014 | 19:56

      Oi, Leticia

      Depende, eu já despachei e já levei como bagagem de mão e nunca tive nenhum problema, mesmo sendo maquiagens de marcas melhores ou não. Na verdade, algumas coisas que gosto mais (tipo corretivo) eu levo sempre na minha bolsa. Vai que acontece alguma coisa, rímel e qualquer outra coisa é mais fácil achar por ai do que um corretivo ou base (se vc usa com frequência). Mas acho que não tem problema vc despachar ou levar na bolsa, desde que não sejam quantidades enormes ou que chame muito atenção no raio-x.

  38. marilú 13/08/2014 | 16:49

    Gostaria de saber se os remédios precisam ir dentro das embalagens deles ou podem ser levados sem as embalagens.
    Obrigada bjssssss.

    • marilú 13/08/2014 | 21:56

      se pudessem me responder logo pois minha viagem já é na sexta feira agora dia 16/08/14 .Ficarei muito grata .

      • Contando as Horas 13/08/2014 | 22:32

        Oi, Marilú

        Vc pode levar as cartelas de medicamentos sem as caixas. Eu sempre levo assim e até então nunca tive nenhum problema.

  39. Giovanna 13/08/2014 | 21:03

    Bruna, você sabe dizer se posso levar medicamentos na bagagem despachada? Deve ir também com a receita?
    No caso de levar na bagagem de mão, existe um limite como o dos líquido? Obrigada!

    • Contando as Horas 13/08/2014 | 22:36

      Oi, Giovanna

      Sim, pode. Eu acho que não é necessário levar receita, eu nunca levei. Claro que não faço uso continuo de nenhum medicamento ou tomo remédio controlado, mas se for só antitérmico, antialérgico, antibiótico, enfim, esses medicamentos mais “comuns”, vc não precisa levar receita.

  40. Priscilla 17/08/2014 | 18:32

    Boa tarde.
    Vou para cartagena e farei escala de 1hr na ida e 2hrs na volta no Panamá, minha dúvida está exatamente quanto a questão de onde levar o que eu comprar no free shop, já que as malas já estarão despachadas.
    Posso levar na bagagem de mão independente da quantidade? E também tem a questão de líquidos não tem?
    Como nunca viajei pra fora fico confusa, pois sei que tem um limite nas bagagens então fico sem saber como fazer pra comprar, ou se na verdade não vou poder comprar muita coisa.rsrs
    Obrigada.

    • Contando as Horas 20/08/2014 | 18:47

      Oi, Priscilla

      Depende. Eu não sei se tem uma quantidade máxima para cada item que vc pretende trazer, mas se for coisa de um ou dois, acho que não tem problema. Na verdade, a única coisa que comprei em “maior quantidade” até agora em um free shop foram garrafas de whisky, 4 no máximo, e até então, deu tudo certo.

      Sobre a questão dos líquidos, se vc comprar no free shop e deixar a sacola lacrada não tem problema, vc pode levar qualquer quantidade. Agora, se vc já tiver com os líquidos, pra passar no controle de segurança, a quantidade máxima permitida é de até 100 ml.

  41. Anissa Sasse 22/08/2014 | 20:29

    Olá, adorei as dicas. Irei viajar no próximo mês para a Austrália e queria saber se se aplica a permissão de chapinhas para malas de mãos, como é na Europa. Tenho receio de ter que deixar lá no aeroporto caso não for permitido. E esses saquinhos que você disse acima que encontramos no mercado, qual é? O que carregamos as compras? Obrigada!

    • Contando as Horas 23/08/2014 | 00:29

      Oi, Anissa

      Nunca fui pra Austrália, mas em todas as viagens que fiz até hoje, sempre levei na mala de mão e nunca tive problema.

      Os saquinhos onde eu levo as coisas são esses que a gente compra no mercado, mas em alguns aeroportos, antes do controle de segurança, eles também disponibilizam de graça para os passageiros.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  42. Carlos Gonçalves 27/08/2014 | 22:30

    Olá Bruna!
    Muito bom seu Blog e gostei mais anda que vc responde a todos! muito atenciosa com seus leitores!!!
    Estou indo para Inglaterra no próximo mês e gostei muito de suas dicas. Será minha primeira viagem internacional. Sobre o Tripé, é tranquilo na UK vc colocar o tripé lá e tirar as fotos até de si mesmo? Não acontece como aqui no Brasil onde vc monta o tripé e quando vai colocar a câmera ele já sumiu???

    • Contando as Horas 28/08/2014 | 11:13

      Oi, Carlos

      Obrigada! :D

      Não, fique tranquilo. Muito dificil alguém roubar o teu tripé. Hehehhe Vão ter outras pessoas nessa mesma situação. É bem comum ver gente com tripé pela Europa toda.
      Claro que é importante vc não dar bobeira, se vc ver algo suspeito vc fica por perto, finge que ta arrumando alguma configuração da camera e tal. Eu nunca tive nenhum problema!

      Uma vez eu tava em Luxemburgo e um cara queria pegar meu tripé emprestado pra tirar foto não sei do que, claro q não emprestei, pq não era ali onde eu tava. São situações que acontecem, mas é dificil roubarem.

  43. Rejane 31/10/2014 | 02:44

    Oi adorei o poste pretendo ir a índia posso levar pinça e kit de manicure? E quanto as maquiagens não liquidas tem algum problema levar metade na bagagem de mão e o resto na mala? É bom despachar a mala ou não? Obg…

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 22:56

      Oi, Rejane

      Sim, pinça vc pode levar na bagagem de mão. Kit Manicure não, principalmente se tiver alicate de unha (que deve ir na mala despachada). Maquiagem que não seja liquida vc pode levar na bagagem de mão sim, não tem nenhum problema. Na verdade, maquiagem liquida vc tbm pode levar na bagagem de mão, desde que o frasco não seja maior que 100ml. Geralmente eu prefiro levar cosméticos (os mais caros, curvex e os pincéis), chapinha, pinça, linha de unha e desodorante na bagagem de mão. O resto vai na mala normal.

  44. larissa garbeloti zanata 31/10/2014 | 21:07

    olá adorei o blog… gostaria de saber se posso levar louça na bagagem de mao… bjs

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 23:21

      Oi, Larissa

      Louça, tipo, prato? Esse tipo de coisa? Sim, minha mãe já carregou de Londres ao Brasil um desses pratos decorativos e com medo de colocar na mala e quebrar, ela trouxe na mão (literalmente). Ela não teve problemas com isso.

Deixe o seu comentário...