06.11
2012

Tour no Parc des Princes, o estádio do Paris St Germain

por Raul Bartolamei

Sempre que possível, quando viajo à Europa, reservo um dia para assitir um jogo ou conhecer algum estádio de futebol e nessa viagem a Paris não foi diferente.

Um dos time mais famoso da França é o Paris Saint Germain (PSG) e já que não foi possivel assitir um jogo, separei uma tarde para fazer o tour no estádio do clube, o Parc des Princes.

Para visitar o estádio do PSG, primeiramente é importante levar em consideração os dias em que são permitidos os tour e os horários disponiveis. Atualmente os tour estão acontecendo somente as quartas-feiras as 15:00. E ainda tem um outro detalhe importante, se o dia do jogo cair em uma quarta ou um dia antes ou um dia depois não haverá tour.

Ao chegar na frente do estádio pedimos informação de onde comprar o ingresso para o tour a um dos seguranças que estavam por ali. Nos compramos os tickets nos mesmos guiches em que são vendidos os ingressos para os jogos.

Fomos orientados a entrar e aguardar na recepção até o guia nos chamar. Logo o guia nos chamou e o tour começou.

Primeiro visitamos a Sala dos Trofeus, onde, além dos troféus, estão também as camisetas das conquistas mais importantes do clube. O guia nos mostrou os principais troféus e contou um pouco da importância da conquista de cada um dos campeontos ganhos pelo PSG.

Ainda passamos por uma maquete do estádio e nessa hora o guia nos contou um pequeno histórico sobre o Parc des Princes.

Depois disso, nos dirigimos as arquibancadas, com uma vista total do gramado. Enquanto o pessoal batia fotos o guia foi contando um pouco de como funciona o estádio em geral e especialmente em dias de jogo.

Também tivemos acesso as vestiários, area de pré-jogo e a área de entrevistas. Comparando com outros estádios que tive oportunidade de conhecer tanto aqui no Brasil como na Inglaterra, achei a estrutura bem fraquinha. A estrutura dos vestiários somente, pq as arquibancadas e os gramados seguem o padrão europeu com certeza.

Fizemos o mesmo trajeto que os jogadores fazem ao deixar o vestiário em direção ao campo. Por motivos de cuidados e manutenção, fomos proibidos de caminhar pelo gramado, mas ao menos nos deixaram encostar na grama com a mão.

O gramado do estádio estava passando por manutenção para que no mês seguinte (agosto), quando começa o Campeonato Frances – Temporada 2012/2013 o gramado estive em perfeitas condições para os jogos.

Após a visita ao campo, o guia se despediu de nos e nos mostrou o caminho para a loja que fica ao lado da entrada do estádio.

Eu achei a loja bem modesta, vários modelos de camisetas do clube tamanho M ou P não estavam disponiveis, o que limitou a minha compra a uma camisa de treino vermelha. Bonita, ok, mas não era exatamente a que eu queria. Além das camisetas, existem muitas opções de souvenirs como chaveiros, bolas, cachecóis, porta retratos, lápis, canetas, canecas, roupas em geral, entre outros.

Minha opinião geral sobre o tour: vale a pena, mas deixa um pouco a desejar. O guia não foi dos maaaaais simpáticos, ele foi bem na dele, falava o que tinha que falar e perguntava se alguém tinha alguma pergunta e bola pra frente. Ele foi extremamente profissional, mas com certeza essa foi a visita foi mais “fria” sobre futebol que eu ja fiz em um estádio. Geralmente na Inglaterra, o pessoal é muito animado, cria uma emoção e empolgação em nós visitantes, que deixa a visita muito mais interessante. E neste caso o guia foi bem apático.

O tour é relativamente rápido, tem duração de 45 minutos e o tempo todo somos acompanhados por um guia que fala em Francês primeiramente e logo na sequência traduz tudo para o Inglês e o Espanhol.

Para chegar no estádio é bem simples. Apesar do estádio ficar um pouco afastado do centro turistico de Paris, a maneira mais rápida e econômica de chegar lá é usando o metro. Existem duas linhas que param lá pertinho: M10 (cor marrom) ou M9 (cor dourada). Nos optamos por ir com a M10 e descemos na estação Boulogne Jean Jaures. Ao chegar lá, ainda temos que caminhar mais um pouco, mas em questão de 10 minutos estamos na frente do estádio.

Posts relacionados:

Campeonato Francês: Como assistir a um jogo do PSG em Paris

Paris: Onde é melhor se hospedar?

Roteiro de 4 dias em Paris (com mapa)

Lista com todos os posts sobre Paris

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em França, Jogos de Futebol, Paris
Booking.com
  1. […] em paris | LINK 52. @contandoashoras | tour no parc des princes estádio do paris saint-germain | LINK 53. @line_23 | teatro de fato dos sonhos: old trafford (manchester united) | LINK 54. […]

  2. andreia 19/05/2014 | 19:44

    tudo progamado para a copa

    • Contando as Horas 21/05/2014 | 20:23

      Oi, Andreia

      Hahahaha Do jeito que andam as coisas por aqui, é melhor nem pensar na Copa. :D

  3. Gabi 08/07/2014 | 00:50

    Eu gostaria de saber como que funciona a taxação por produtos falsificados? Fiquei sabendo que a França cobra multa por produtos falsificados, quais são os produtos? Normalmente são as bolsas?

    • Contando as Horas 08/07/2014 | 23:36

      Oi, Gabi

      Infelizmente não vou poder te ajudar, não compro produtos falsificados e nunca procurei saber se existe taxação ou como funcionam as leis pra quem vende/compra esse tipo de produto.

  4. Maurício Santana 11/10/2014 | 22:30

    Olá, tudo bem? Você sabe como eu faço para comprar ingresso para assistir a uma partida de futebol no estádio ?

    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Raul Bartolamei 12/10/2014 | 20:18

      Boa Tarde Mauricio,

      Td certo e com vc? Então para comprar ingresso avulsos para somente uma partida, entrar no site do paris saint germain:
      http://billetterie.psg.fr/uk

      Clicar em tickets, em “OUR OFFERS” e abaixo clicar “SINGLE TICKETS”… eles não colocam todo o calendário, pois o mesmo pode ser alterado, tanto no quesito dias, quanto no horário, por isso terá somente 5 a 8 jogos disponíveis para comprar. Os mais para o futuro, estarão escrito “DATE AND TIME TO BE CONFIRMED”, o q significa q o dia e o horário deverão ser confirmados no futuro (não aconselho comprar esses ingressos).

      Qualquer duvida estamos a disposição.

      Abraço…

  5. Carolina 10/12/2014 | 13:15

    Olá, você saberia informar se a loja do PSG fica aberta em dia de jogos? Estou indo para Paris e vou assistir um jogo lá no próximo dia 21/12. Gostaria de saber se posso comprar minha camiseta oficial lá ou se é melhor deixar para comprar na loja da Champs Elysee? Obrigada!

    • Raul Bartolamei 10/12/2014 | 22:22

      Ola Carolina,

      No site oficial da loja diz q fica aberto de segunda a sábado das 10 da manha ate as 7 da noite, acredito q estará fechada a loja então, pois dia 21 cai em um domingo… mas existem outras lojas oficiais: essa que vc ja citou na avenida mais famosa, no aeroporto de Orly, e dentro da Galeria Lafayette.

      Tenha um ótimo jogo e uma ótima viagem.

  6. Luany Lima 04/03/2015 | 15:25

    Olá, estou indo à Paris em Maio e dia 23 terá jogo do PSG, quero muuuito assitir! Você acha que é melhor comprar o ingresso pela internet ou quando chegar lá? Estou com receio de comprar só quando chegar e os ingressos, de repente, terem terminado. Qual seu conselho?
    Beijos, Obrigada!

    • Raul Bartolamei 04/03/2015 | 21:29

      Luany,

      Meu conselho sempre é de comprar antecipado, ainda mais pq o PSG esta alternando a primeira colocação com o Lyon, o que faz com que o estádio fique lotado. So lembrando que esse jogo esta para ser confirmado a data e horário, se realmente quer ir no jogo, tenta ficar meio disponível sexta, sábado ou domingo, pois a data do jogo pode mudar…

      Au revoir…

  7. Viviane Cunha 01/04/2015 | 14:27

    Olá. É só nas quartas-feiras que abre para visitação? Ou isso é em uma determinada época do ano? Sabe quanto paga para entrar?

    • Raul Bartolamei 02/04/2015 | 16:37

      Boa tarde Viviane,

      Estava esperando o pessoal do PSG me responder sobre essa sua pergunta, porem olha o q me responderam:

      “Des espaces du Parc des Princes sont actuellement en cours de rénovation.
      Aucune visite organisée du Parc des Princes ne sera proposée pendant la durée des travaux d’amélioration.

      Merci de votre compréhension ”

      O estadio esta em reforma, nenhuma visita sera permitida durante os trabalhos de melhoramento, obrigado por sua compreensão.

      Infelizmente, somente após isso é q eles indicarão como vão ser as visitas.

      Obrigado

  8. Natalia 13/04/2015 | 21:04

    Boa noite, me ajudem!
    Quero comprar o jogo no parc princes PSGxGuingamp dia 09/05, no entanto se coloco a opção quatro tickets o valor unitário fica mais caro do que somente um, por que isso ocorre?
    E gostaria de saber se sentarei perto de meus amigos caso eu compre separado.
    Aguardo resposta, obrigada

    • Raul Bartolamei 15/04/2015 | 00:07

      Boa noite Natalia,

      Tentei comprar agora ingressos para fazer um teste, e acontece q ainda não esta aberto somente para esse jogo… pelo menos eu não consegui, pois a data e a hora do jogo ainda não está confirmada pela Ligue 1…

      Comprei um ingressos para Paris x Metz a uns 10 dias atras, e so me deixou adquirir o ingressos partir do momento q a Ligue 1 definiu o horário e a data.

      Minha dica, olhar todo dia para ver se aquele “DATE TO BE CONFIRMED” sai… e ai sim vc poderia comprar o ingresso.

      Att;

  9. André Cunha 13/05/2015 | 02:20

    Bom dia !!!! Gostei muito pela dica … Valeu !!!!Att;

  10. Ricardo Cardoso 04/08/2015 | 10:46

    Quanto você pagou pelo tour pelo estádio?

    • Raul Bartolamei 05/08/2015 | 09:45

      Ola Ricardo,

      Na época pagamos 12,00 euros por pessoa para fazer esse tour.

  11. Marina 26/10/2015 | 17:41

    Olá, Raul! tudo bem?

    Vocês sabem algo sobre as visitas e tours ao Estádio estarem canceladas em 2016?
    Vou para Paris em Fevereiro e fiquei bem chateada com a notícia, mas gostaria de confirmá-la!

    muito obrigada!

    • Raul Bartolamei 26/10/2015 | 22:05

      Marina,

      Sim por enquanto estão canceladas mesmo… o estádio esta em reforma… mas fica de olho um pouco antes da sua viagem, como eles não colocaram data certinha no site, é possível q a qualquer momento as reformas acabem e os tours voltem a acontecer…

  12. Renato 21/11/2015 | 11:55

    As visitas ainda estão suspensas? Ainda está em reforma o parque dos príncipes?

Deixe o seu comentário...