02.12
2012

Voando com a classe World Traveller Plus da British Airways

Desde que eu descobri a exisência da World Traveller Plus da British Airways, eu sempre fiz questão de comprar minha passagem nessa classe.

No começo do ano passado eu escrevi um post falando rapidamente sobre as principais vantagens de se voar nessa classe, mas nesse post vou detalhar um pouco mais, afinal, pra quem tem aversão em viajar na Classe Economica e não pode ($$) viajar em Classe Executiva, essa é uma excelente opção.

Aeroporto de Guarulhos

Aeroporto de Guarulhos

Basicamente a World Traveller Plus é uma classe que fica entre a Classe Economia e a Classe Executiva, ou seja, existem alguns beneficios quando comparada com a Classe Economica e algumas desvantagens quando comparamos com a Classe Executiva.

→ Comprando a passagem

Independentemente de comprar a passagem pelo site ou em uma agência de viagens, sempre vamos ter mais essa opção de escolha de classe quando a cia aérea escolhida for a British Airways. Nem todas as cias aéreas tem essa opção e as demais empresas que possuem essa classe não precisam necessariamente usar esse mesmo nome que foi adotado pela British Airways, World Traveller Plus.

BA13

Mas por exemplo, quem for comprar a passagem diretamente no site da British Airways, no campo “Flight Class” deve selecionar a opção “Premium Economy”.

A diferença de valores entre a World Traveller Plus com a Classe Economica (Economy) e a Classe Executiva (Business) é respectivamente de 300,00 a 400,00 dolares e 1400,00 – 1600,00 dolares. Então, por 300,00 – 400,00 dolares a mais é possivel viajar com muito mais conforto.

→ Check-in em São Paulo – Aeroporto de Guarulhos

Mesmo pagando um pouco a mais pra ter conforto extra dentro do avião, o mesmo não acontece com relação a ter algum tipo de privilégio no check-in no aeroporto.

Claro que quem compra passagem para voar na World Traveller Plus pode fazer o check-in em casa/hotel e escolher: imprimir o boarding pass em casa ou no proprio aeroporto.

ba3

No aeroporto de Guarulhos não temos a opção de fazer o check-in nas maquinas. A unica opção que temos é a de nos dirigir ao balcão de atendimento e fazer o check-in diretamente com um funcionario da British Airways.

Ah, lembrando que o check-in em Guarulhos abre apenas 3 horas antes do horário que o voo sair.

→ Check-in em Londres – Aeroporto de Heathrow (Terminal 5)

Pra fazer o check-in pro voo de volta ao Brasil, temos várias opções: fazer o check-in no computador do hotel, através do celular (através do app), nas máquinas no aeroporto ou nos balcões de atendimento.

VOLTA3

Nessa viagem eu fiz o meu check-in pelo aplicativo no celular e ao chegar no Aeroporto de Heathrow (Terminal 5) eu apenas fui nas máquinas e imprimi o meu cartão de embarque. Tudo bem simples e muito fácil!

→ Bagagem

Como eu tava viajando apenas com uma bagagem de mão + a minha bolsa, tanto no voo da ida (São Paulo – Londres), como no voo da volta (Londres – São Paulo) eu levei minha malinha roxa comigo.

Em São Paulo, por exemplo, eu só cheguei no balcão, fiz o meu check-in e disse pra atendente que levaria minha mala como bagagem de mão. Em nenhum momento tive que pesar minha mala ou fazer qualquer outro tipo de procedimento.

VOLTA4

Já em Londres, pra quem for viajar apenas levando bagagem de mão e não for despachar nenhuma mala, tem que ficar atento a um pequeno detalhe: é exigido pela British Airways que antes de passar pelo controle de passaporte a gente passe num guichê chamado “Passport and Visas” e apresente nosso Cartão de Embarque + Passaporte pra que possamos passar para o controle de segurança sem ter problemas. Eu digo isso, pq eu tive esse problema. Depois de enfrentar aquela filinha pra passar no controle de passaporte, claro que eu não tinha me dirigido ao guiche em questão (pq eu não sabia) e eu tive que sair da fila, ir até esse guiche, validar a minha passagem e voltar pra fila novamente. Então pra evitar essa perda de tempo, fica o aviso!

Obs.: Quem tiver despachado bagagem não precisa se preocupar com esse procedimento que eu acabei de descrever.

BA8

A World Traveller Plus permite que o passageiro despache duas malas de 23 kg cada e leve até duas bagagem de mão. Como eu não despachei nenhuma mala, eu levei minha malinha e minha bolsa como bagagem de mão e não tive nenhum problema.

Só como curiosidade, pra quem tiver que levar bagagem extra (além das duas malas permitida), o valor é de 77,00 libras/mala quando pagas pela internet, se for comprar diretamente no aeroporto o valor é de 90,00 libras. E se as bagagens tiverem excesso de peso, o valor a ser pago é de 40,00 libras.

→ Voando World Traveller Plus

O espaço destinado a classe World Traveller Plus dentro do avião é reduzida quando comparada com a Classe Economica. São apenas 4 fileiras que estão configuradas da seguinte forma: 2-4-2, ou seja, 2 poltronas, 4 poltronas no meio e mais 2 poltronas.

VOLTA2

Uma dica que deixo é a mesma que todo mundo já conhece quando voa em classe economica, nunca pegar a ultima fileira, pq a poltrona não reclina tanto quanto as demais poltronas dessa classe.

Outra coisa que reparei todas as vezes que voei com a British, independente de ser na economica ou nessa classe é que, ao sentar no lado esquerdo do voo o atendente vai ser sempre brasileiro e as aeromoças que atendem no lado direito do avião serão sempre britânicas. Então pra quem não se garante no inglês, escolha sempre as poltronas no lado esquerdo do avião.

VOLTA5

Chegando no avião, já nas nossas cadeiras vão estar: fone de ouvido, cobertorzinho, travesseiro e o kit higiene.

No meu caso, como eu tinha apenas bagagem de mão, a cabine pra colocar a mala era gigante, coube direitinho minha mala e mais os whiskys que comprei pro meu pai e ainda sobrou espaço.

Como acontece em todos os voos, logo após a decolagem as aeromoças passam servindo um aperitivo. Nessa hora podemos escolher apenas a bebida, pq o “lanchinho” vai ser o mesmo pra todo mundo (sem opção de escolha). Eu sempre peço vinho branco, pq assim já vai me dando sono pra poder dormir durante o voo.

BA15A

Logo em seguida outra aeromoça passa entregando o Menu para o jantar. O jantar sempre vai ser composto de 3 etapas, a entradinha, o prato principal e a sobremesa. Diferentemente da classe executiva (que tive oportunidade de voar por duas vezes, uma com a TAM e outra com a TAP), nessa classe as 3 partes do jantar são servidas todas na mesma hora. Uma coisa que chama atenção é que agora os talheres são todos de metal.

BA14

Nessa classe, a unica coisa que podemos escolher é o prato principal, pq tanto a entradinha como a sobremesa vão ser as mesmas. Como opção de prato principal havia: carne ou frango, eu acabei escolhendo a carne.

BA16

As bebidas são servidas duas vezes, então na primeira vez eu peguei vinho branco novamente (nunca pego vinho tinto, pq tenho medo que em uma turbulencia aconteça um desastre e eu fique com a roupa toda manchada) e na segunda rodada de bebidas eu sempre pego um suco, coca-cola ou um chazinho.

BA19

Depois do jantar, aproveitei pra olhar a parte de entretenimento de bordo. Na British sempre é bem variada. São filmes (disponiveis em varios idiomas, alguns ainda estão disponiveis com audio em ingles e com legendas em ingles, super legal pra aproveitar e treinar mais um pouco o inglês), musicas, documentarios, joguinhos, além da tela em que podemos acompanhar a nossa viagem, sabendo exatamente por onde o avião está passando, quanto tempo falta pra chegar, a temperatura externa, etc.

VOLTA8

BA29

Geralmente quando falta 2 horas pra chegar no nosso destino, as aeromoças passam distribuindo o café da manhã. Primeiro é servido chá, café ou suco e na sequencia vem a comida. Sempre temos duas opções de escolha, quase sempre é English Breakfast ou Sanduiche de preseunto e queijo.

BA33

Quando falta alguns minutos para aterrizar, as aeromoças passam distribuindo um cartão azul e branco chamado “Landing Card”. Quem tiver nacionalidade brasileira apenas, deve pegar e preencher esse cartão pra ser entregue no UK Border (Imigração). Quem tiver passaporte europeu não precisa pegar esse cartão.

→ As vantagens de voar World Traveller Plus com relação a Classe Economica (Economy)

Como eu já disse no inicio desse post, ano passado eu escrevi um post mostrando as principais vantagens de voar com essa classe quando comparado com a Classe Economica. Então pra não repetir o que eu já tinha escrito, quem se interessar em saber as vantagens dessa classe, é só clicar aqui.

Aeroporto de Heathrow - Terminal 5

Aeroporto de Heathrow – Terminal 5

Então, pra quem estiver procurando um pouco mais de conforto em voos de longa distância, fica mais uma boa opção.

OBs.: Eu gostaria de fazer apenas um alerta (inclusive comentei com as aeromoças na hora do desembarque), pq foi uma situação bem chata. Dois brasileiros que estavam voando de classe economica, perceberam que o voo não tava lotado nessa classe que eu viajei e um pouco antes da decolagem eles apareceram ali maior cara de pau. Como eu não tinha 100% de certeza, eu não falei nada. Mas na hora em que o comandante avisou que faltava 30 minutos para a aterrizagem um deles acordou o outro e disse: Vamos voltar pros nossos lugares? Um deles foi e o outro ficou ali até a hora do desembarque. Então gente, assim como eu notei, os gringos que estava ali perto de mim também notaram e ficou uma situação bem chata. Na hora do desembarque eu fiz uma reclamação com as aeromoças e inclusive mandei uma reclamação no site da British Airways, pq achei uma total falta de respeito. Claro que a BA não tem culpa, mas quem sabe eles possam evitar em outros voos esse tipo de situação, pq quem pagou um pouco a mais pra ter essas vantagens, certamente não gostou nadinha de ver uma coisa dessas acontecendo.

Posts relacionados:

Como é a Classe Executiva da TAP

Como é a Classe Executiva da TAM

Principais diferenças entre a Classe Econômica e a Classe Econômica Plus da British Airways

Voando com as Cias Aéreas de Baixo Custo na Europa

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
Booking.com
  1. Ana Paula 25/06/2014 | 11:34

    Não entendi, se tinham lugares disponíveis, qual o problema deles sentarem? Quem paga mais tem a GARANTIA do lugar maior, quem não paga, tem a incerteza.

    • Contando as Horas 26/06/2014 | 21:47

      Oi, Ana Paula

      Eu acho que a pessoa deve viajar no assento correspondente a classe que ela comprou o seu ticket. Pq se vc parar pra pensar, nao é pq a classe executiva esta com lugares sobrando que eu vou poder sentar la sem ter pago por esse tipo de passagem, certo?

      Eu achei isso uma falta de respeito com quem pagou para estar nessa classe. Espero que a BA tenha tomado medidas pra evitar isso em outros voos.

  2. renatoagorasp@bol.com.br 15/06/2015 | 22:45

    Se os assentos não estavam ocupados, qual o problema de outras pessoas se sentarem neles ? Haveria se tivessem tomado lugar de passageiros pagantes por aquela poltrona.

    • Contando as Horas 16/06/2015 | 21:24

      Oi, Renato

      Como disse em resposta ao comentário anterior, eu não concordo com isso. O simples fato de ter bancos livres em uma determinada classe não me dá o direito de sentar lá.

      Pense se fosse ao contrario então, você pagando pra voar na Primeira Classe e te mandam pra Economica pq ainda tem lugar sobrando. Você não iria gostar.

      Enfim, essa é a minha opinião. Eu acho que as pessoas devem viajar na classe que elas compraram a sua passagem. Se quer viajar na economia plus ou na executiva, na hora do check-in vc pode verificar a disponibilidade e pagar o valor correspondente ao upgrade.

  3. Daniel 17/06/2015 | 21:30

    O problema de pessoas sentarem é a demonstração PLENA da falta de educação de alguns passageiros.

    Se existe a cobrança de valor extra para sentar em tais cadeiras, como quem não o pagou considera ter direito a tanto?

    Assisto, reiteradas vezes, a “espertos” que tentam sentar nos voos da TAM e GOL em saídas de emergência ou outros assentos com maior espeço e são, cordialmente, solicitados a sair pois não pagaram por tal.

    Eu sou totalmente contra a cobrança de tais assentos em voos domésticos. Mas respeito. São as condições da empresa que contratei. Ainda que seja absurdo, são as regras do contrato celebrado quando da compra de um voo.

    O problema não é só com assentos. É a vontade de alguns de “se dar sempre bem”… basta lembrar daqueles que tentam embarcar quando ainda não chamado seu “grupo”, literalmente “furando a fila”.

    Quer embarcar mais cedo ou sentar em assentos melhores? Pague por tal.

    Mas tal é difícil para alguns entenderem… quando podem “se dar bem” não pagando a mais e obtendo o que outros pagaram por tal e, neste momento, “fazem papel de bobo”.

    • Contando as Horas 18/06/2015 | 12:40

      Oi, Daniel

      Concordo com vc, tbm acho uma falta de respeito tremenda, sem falar na falta de educação.

      Mas né, Brasileiros sempre acham que precisam tirar uma vantagem pra se acharam os espertinhos. Infelizmente essa é a nossa realidade.

    • Jussara 28/07/2015 | 04:27

      Concordo com vocês, não somente é falta de educação e respeito, como também é uma forma de corrupção. Se a pessoa pagou um determinado valor para ir na classe x, ela não tem direito a ir na classe y, onde os passageiros pagaram um valor mais alto para usufruir das facilidades oferecidas. É inacreditável que as pessoas não vejam problema nisso! Depois reclamam dos políticos, mas bancar os “espertinhos” elas podem, né?

      PS: Bruna, acabei comentando duas vezes, porque meu primeiro comentário saiu no lugar errado. Se puder, poderia por favor apagar o outro?

      • Contando as Horas 30/07/2015 | 22:15

        Oi, Jussara

        Sim, apaguei o outro comentário!! :D

        Juro que tbm não entendo pq ninguém vê problema nisso, afinal, é uma atitude errada. Mas isso explica muito o pq nosso país ainda está dessa forma.

        Obrigada pelo comentário aqui no blog!!

  4. Paula 22/09/2015 | 08:26

    Oi Bruna! Tentei comprar uma passagem para Londres e pra minha surpresa a diferença entre a econômica comum e a plus não é de 300 dólares, como vc comentou, e sim de 800! A passagem na world traveller está a 400 dólares cada perna, e na world traveller plus está a 1200 dólares! Você sabe se essa diferença é comum? Estou achando esse valor surreal… Bjs Paula

    • Contando as Horas 22/09/2015 | 15:46

      Oi, Paula

      Já faz tempo que essa viagem aconteceu, foi em 2012. Os preços com certeza aumentaram de lá pra cá, assim como a conversão das moedas, seja libra ou dólar.

      Uns meses atrás, por exemplo, eu vi que uma passagem na executiva ida e volta tava custando quase 20 mil reais e naquela época uma executiva não custava mais do que 10 mil reais. Os preços realmente podem ter aumentado tudo isso sim, a procura e a desvalorização do real frente a outras moedas, dá nisso.

  5. Margot 13/01/2016 | 20:11

    Boa noite, saberia informar como proceder para tranfirir pontos da British Airways? Através do site solicitam o nro. E-Ticket, que ao passarem o leitor, no momento do embarque, escurece ficando imperceptível. Att,

    • Contando as Horas 15/01/2016 | 13:51

      Oi, Margot

      Não entendi essa tua duvida. Vc se refere a como usar os Avios? Se for isso, normalmente no momento que compro a passagem eu já informo esse numero, ai não preciso me preocupar mais com isso, pq a BA faz a transferência automática.

  6. Bruna 05/05/2016 | 12:06

    Olá, obrigada pelo post!
    Tirou minha dúvida (queria saber se tem cobertor no voo hehe)

    Quanto ao balcão “Passport and Visas” preciso passar sempre que estiver com alguma bagagem de mão (ex: levando uma de mão e outra despachada), ou se apenas estiver levando somente bagagem de mão?

    Obrigada!
    Bruna.

    • Contando as Horas 06/05/2016 | 14:52

      Oi, Bruna

      Somente se estiver viajando com bagagem de mão vc precisa passar nesse balcão do Passport and Visa. Se vc tiver despachado bagagem, pode entrar direto no controle de passaporte e passar pela segurança (aqueles raio-x de aeroporto).

Deixe o seu comentário...