08.12
2012

Viajando de ônibus pela Escócia

* Post atualizado em janeiro de 2017.

Enquanto eu tava programando um day trip para St Andrews, eu me dei conta que eu não fazia ideia de onde ficava a Estação Central de ônibus da cidade, mais conhecida como Bus Station, ou em português, a Rodoviária de Edimburgo.

Normalmente elas ficam junto as estações de trem, mas no caso de Edimburgo, não. Apesar dela não ficar grudada em nenhuma das duas estações de trem de Edimburgo (Waverley Station e a Haymarket Station), ela fica bem próxima a Waverley Station, a uma curtíssima caminhada.

Entrada da Estação de ônibus que fica em frente ao St James Shopping Centre

Entrada da Estação de ônibus que fica em frente ao St James Shopping Centre

A Edinburgh Bus Station está localizada na St Andrew Square, ao lado do Multrees Walk e bem perto da Harvey Nichols e do St James Shopping Centre.

Existem duas entradas, uma delas fica de frente pra uma das esquinas da St Andrew Square e a outra fica quase em frente ao St James Shopping Centre.

maq ant croacia 717

Essa é a princial e unica estação de ônibus da cidade. Claro que alguns ônibus podem parar em algum outro lugar já pré estabelecido (como por exemplo na Charlotte Square), mas em 90% das vezes a chegada/destino vai ser essa estação.

A estação é super moderninha, inclusive a fachada. Não espere encontrar um prédio com fachada estilo clássico ou gótico ou seja lá qual estilo antigo vier a cabeça por primeiro. A fachada é toda de vidro e ficou bem interessante, já que os seus vizinhos (Harvey Nichols e Multrees Walk) também seguem o mesmo estilo.

maq ant croacia 291

Daqui partem todos os ônibus que ligam tanto Edimburgo com outras cidades Escocesas, como a cidades da Inglaterra e do País de Gales.

Um ótimo site que eu acabei descobrindo para pesquisar rotas, destinos e horários é o Traveline Scotland. Inclusive ele informa sobre problemas, atrasos e cancelamentos dos ônibus em tempo real.

maq ant croacia 292

Então quem tiver interesse em viajar pelo Reino Unido, as empresas que oferecem serviços partindo de/para Edimburgo são:

Lothian Buses: com ônibus que partem para as cidades nos arredores de Edimburgo.

First Bus: opera principalmente no sul e na região central da Escócia, mas também tem ônibus que vão para as principais cidades da Inglaterra (principalmente as cidades do norte).

edimbra 2011 496

Citylink: os serviços ligam Edimburgo as principais cidades da Escócia (Glasgow, Perth, Dundee, Aberdeen, Inverness, entre outras e Blackpool, na Inglaterra). Normalmente eles oferecem passagem a 1,00 libras (isso mesmo UMA LIBRA) entre Edimburgo e Glasgow.

Stagecoach Bus: com ônibus que partem para diversas cidades na Escócia, principalmente as cidadezinhas menores da costa leste.

edimbra 2011 501

National Express: também oferecem ônibus que ligam Edimburgo a várias cidades em todo o Reino Unido.

MegaBus: os ônibus ligam Edimburgo a várias cidades em todo o Reino Unido.

maq ant croacia 299

Uma das principais vantagens de viajar de ônibus no Reino Unido é o preço. As passagens de ônibus são super baratas. Por exemplo, o trecho entre Edimburgo – Glasgow com a Citylink pode sair por 5,00 libras, mas o tempo de viagem é de 1 hora e 30 minutos (de trem o trajeto é feito em 40 minutos e custa em torno de 15 libras), ou ainda, o trecho entre Inverness – Aberdeen com a MegaBus pode sair por 1,00 libra, mas o tempo de viagem é de 3 horas e 50 minutos.

maq ant croacia 294

Já a principal desvantagem é o tempo de viagem. Em média, dependendo do destino, pode ser mais que o dobro, quando comparado com o tempo de viagem de trem.

Os tickets podem ser comprados diretamente nos guiches de atendimento que ficam no hall principal dentro da estação, com o motorista (algumas empresas oferecem essa opção, não são todas) ou ainda, pela internet.

maq ant croacia 295

Para saber em qual portão o ônibus vai sair, é só cuidar no telão, que também fica no hall principal da estação. Existem dois telões indicando os ônibus que estão chegando e os ônibus que estão saindo. É bom ficar ligado, pra não confundir!

maq ant croacia 293

Ah, uma coisa que pode ser bem util é o guarda-volumes (left luggage). Quem ainda tiver tempo pra uma ultima voltinha pela cidade antes de ir para o aeroporto/estação de trem ou até mesmo na própria estação de ônibus, pode deixar as malas ali mesmo. Normalmente os valores desses lockers são mais baratos do que o Left Luggage na Waverley Station ou na Haymarket. Quem entra pela entrada secundaria (perto do St James Shopping Centre), seguindo a direita, um pouco mais a frente já vai conseguir visualizar o paredão com as várias portinhas. Os valores variam dependendo do tamanho da mala e do número de horas que ela vai ficar ali dentro.

A estação de ônibus de Edimburgo fica na North St Andrew Street (entrada principal) e Elder Street (entrada secundaria). Subindo pela Princes Street pela rua que fica em frente ao Scott Monument, a entrada principal da estação fica na diagonal pro lado direito.

Tudo muito bem sinalizado!

Tudo muito bem sinalizado!

A estação de ônibus de Edimburgo é minuscula, então não há necessidade de chegar muito cedo. O ideal é chegar uns 10 ou 15 minutos antes do horário do ônibus partir.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Anstruther, Crail, Edimburgo, Escócia, Glasgow, Highlands, Linlithgow, St Andrews, Stirling, The Borders, Transporte público - , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
22 comentários em "Viajando de ônibus pela Escócia"
  1. Bóia Paulistaa   13/12/12 • 10h09

    Oi, Bruna. tudo bem? ;)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,

    Natalie – Boia Paulista

    • Bruna   14/12/12 • 11h46

      Oi Natalie,

      Obrigadaaaa!! :))

  2. roberta de alencar ribeiro   10/10/13 • 23h27

    .Oi… estarei indo para Edimburgo nos dias 01 a 05/01/14. Estou querendo fazer a rota do Whisky… como e de onde pego o onibus que vai para Speyside?

    Consigo fazer um ” full day” para as destilarias?

    • Contando as Horas   11/10/13 • 13h50

      Oi, Roberta

      Essa rota do whisky eu nunca fiz, mas sei que tem que ser muito bem planejada. Tem um site especial sobre esse assunto “Whisky Trail” é o nome. Lá vc pega o nome das empresas de whisky que mais te interessa e vê se eles abrem em janeiro. Sei que algumas fecham durante o inverno.

  3. Marcus Teixeira   16/01/14 • 22h42

    Oi, Bruna.

    Qual a melhor forma de se deslocar entre Edimburgo e Inverness? de trem ou de carro? se eu for de trem, qual o horário mais cedo de partida do trem? quanto tempo leva?
    E para rodar nas highlands, conhecer os pontos turisticos principais, tendo como base Inverness, você indica trem ou carro? o que é melhor para quem tem pouco tempo??
    Só para você entender o meu roteiro, eu tenho os dias 07 e 08 de março 2014 para conhecer as highlands e pretendo ficar baseado em Inverness no pernoite do dia 07 para o dia 08. No dia 07 bem cedo eu pretendo sair de Edimburgo e ir para a ilha Skye e rodar por lá. Depois da Ilha quero conhecer o Castelo Eilean Donan e, então, ir para o hotel em Inverness (para fazer o roteiro desse dia, é melhor carro ou trem?). Dormir no hotel e dia 08 sair cedinho para conhecer o lago Ness, fort william e Castelo de Urquhart e , depois disso, ir para o aeroporto de inverness para tomar o avião para Londres ((para fazer o roteiro desse dia, é melhor carro ou trem?).
    Agradeço se você puder me dar uma luz.

    Abraços.

    • Contando as Horas   17/01/14 • 14h08

      Oi, Marcus

      Existem diversas formas de ir de Edimburgo até Inverness: trem, ônibus, carro. Na minha opinião, vc pode ir de trem, são 3 horas e pouco de viagem. Pra vc ver os horários, vc pode entrar no site da ScotRail, a empresa de trem da Escócia: http://www.scotrail.co.uk/

      Com trem vc não vai conseguir fazer muita coisa nas Highlands, o ideal seria o carro ou onibus mesmo. As opções de rotas e horários dos ônibus são enormes.

      Para ir de Inverness até perto do Castelo de Eilean Donan vc pode ir de carro, claro, mas existe a opção de ir de ônibus até a cidade de Dornie, que é a cidadezinha mais próxima desse castelo. Acho que são umas 3 horas de onibus, mas teria que verificar ao certo. Porém se for um bate-volta ficaria muito cansativo, talvez o carro fosse a melhor opção mesmo. Ou vc pode ir de trem de Inverness até Kyle Of Lochalsh e de lá pegar um onibus para fazer o trajeto até o castelo, mas ai vc teria que ver o tempo de viagem pra ver se compensa, claro.

      Pra ir de Inverness até Fort William, a melhor opção é o carro ou onibus, os trens são muito demorados até lá.

      Na Highlands, como tem muitos lagos e tal, a melhor opção sempre vai ser o carro, se vc tiver coragem de dirigir na mão contrária, senão o ônibus sempre é a melhor opção, sempre.

  4. geovanna   09/04/14 • 17h38

    Oi Bruna, tudo bem? estou indo a Edimburgo no início de maio e de lá para Portree de ônibus. Vou ficar hospedada em um hostel na High St e minha dúvida é: dá pra ir andando tranquilamente até a estação de onibus? vi pelo google maps que é pertinho, mas fiquei com receio pq meu ônibus sai às 5h15, então vou ter q sair do hostel de madrugada ainda… o que vc acha? obrigada!

    • Contando as Horas   11/04/14 • 18h19

      Oi, Geovanna

      High Street que faz parte da Royal Mile? Se for, vc pode ir sim. É super perto e é bem tranquilo, mas claro, tem que tomar cuidado com em qualquer lugar do mundo, mas Edimburgo é uma cidade super segura. E em maio, as 4 hrs da manhã já vai tá quase amanhecendo.

      • geovanna   13/04/14 • 18h40

        isso mesmo, High Street na Royal Mille.
        super obrigada pela resposta.

  5. Fatima   21/05/14 • 23h44

    Olá Bruna tudo bem??
    Estarei em Edimburgo dia 04/11, chegarei a tarde e fico até o dia 07/11 ,hora do almoço vou tirar 1 dia para fazer os pontos turísticos e no outro dia gostaria de comprar um tour pequeno de 1 dia para a highland, sei que não dá para fazer tudo, o tempo é curto, porém vc acha que é possível uma bate e volta?? Aguardo! Grata!!!!! Fatima

  6. Pietra   31/12/14 • 14h38

    Bom dia,

    Vou estar viajando pela Europa e gostaria de saber se os ônibus tem bagageiro para malas grandes. È possível viajar com elas?
    Comprei um passagem de Edinburgh para Glasgow pelo site MegaBus.
    Beijos

    • Contando as Horas   01/01/15 • 22h46

      Oi, Pietra

      Sim, os onibus tem bagageiro sim. Apesar de eu nunca ter viajando com a Mega Bus, eu reparei no onibus deles enquanto estive lá na Escócia.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Um ótimo 2015 pra ti!

  7. Marília R. Vasco   07/01/15 • 11h19

    Olá!

    Gostaria de dicas p conhecer as cidades de Oxford e Cambridge. Saindo da Escócia ou Londres. De ônibus, ou trem?

    Obrigada,

    Marília

  8. Tainá Amorim   18/06/15 • 13h42

    Olá!
    Seu blog é muito bom e está me ajudando muito. Eu vou viajar para londres e quero dar uma passadinha na escócia. Pensei em apenas dois dias :( porque realmente estou com pouco tempo. Mas eu queria saber a sua opinião: qual passeio considera mais bacana o do lago ness ou St Andrews?
    e mais uma dúvida, quanto custa o ônibus de edimburgo para st Andrews?
    Obrigada!

    • Contando as Horas   18/06/15 • 23h33

      Oi, Tainá

      Puxa, essa pergunta é bem dificil hein! Eu gostei bastante dos dois lugares. Na real, vc deve levar mais em consideração o que vc mais gosta, pois os dois passeios são um pouco diferentes. St Andrews é visitar uma cidade, já ir as Highlands é ver a natureza.

      Para ver o preço da passagem, vc pode ver no site da Stagecoach, que é a empresa que faz o trajeto entre Edimburgo e St Andrews, aqui:
      https://www.stagecoachbus.com/tickets.aspx

      Mas pelo que vi, tá saindo mais ou menos umas 13,00 a 15,00 libras/trecho.

  9. Carla   30/06/16 • 07h44

    Oi Bruna. Tem como vc nos ajudar? Olhei no site da Megabus e parece q tem limite p bagagem(tamanho 200cm e peso 20kg). Queriamos fazer edimburgo e inverness e depois inverness/fort william/glasgow mas nao localizo se ha cobrança de tx por excesso de bagagem se houver ou se simplesmente nao se embarca. Tbem vou viajar com carrinho de bebê e não vi nada sobre isso. Obrigada

    • Contando as Horas   30/06/16 • 16h21

      Oi, Carla

      Realmente não tem essa info no site da Megabus e infelizmente eu não tive nenhuma experiência viajando com essa empresa. E mesmo se tivesse tido, não viajei com nenhuma criança, então não saberia te responder sobre o carrinho de bebe.

      A unica informação referente a criança que achei no site foi essa:
      A maximum of one child, aged 3 years or under, can travel for free on megabus with each fare paying adult. They are not guaranteed a seat unless a journey has been purchased for them. Children travelling for free cannot occupy a seat if it is needed by a fare paying passenger.

      Eu achei um endereço de email pra contato:

      United Kingdom

      For timetable, general enquiries and customer services please email us

      enquiries@megabus.com

      Your email will be replied to within 72 hours.

      Enfim, acho que a melhor opção mesmo é vc enviar um email pra eles e pedir essa informação.

  10. Carla   30/06/16 • 18h49

    Ok Bruna. Email enviado. Obrigada!!!

  11. Gabriela   15/07/17 • 18h44

    Oi, Bruna!
    Pretendo adquirir o Explorer Pass da Citylink (vou fazer Edimburgo-Inverness-Sconser-Fort William-Oban-Edimburgo), mas não sei se já deixo lugares reservados em um determinado horário ou se só chego e embarco (não faço ideia de como é a ‘lotação’ no mês de agosto, se tem bastante assento). Tu saberia me dizer se é mais garantido marcar o assento? Obrigada!

    • Contando as Horas   16/07/17 • 21h10

      Oi, Gabriela

      Hum.. Não sei te dizer. Nunca usei esse passe. Mas assim, agosto pode ser mais lotado que o normal, é mês de férias em toda Europa. Sempre tem mais turistas. Na Escócia entao, devido aos festivais, pode ser que fique tenha bastante procura em tds os tipos de transporte.

      Se vc puder reservar, acho melhor reservar. Da uma olhada na frequencia dos trechos que vc vai fazer, se nao forem abundantes, acho legal reservar sim. Melhor garantir do q ficar sem.

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas