10.12
2012

Londres: O tradicional Chá da Tarde na Harrods

Passadas as viagens onde tive que bater ponto nas “atrações obrigatórias” de Londres, de uns tempos pra cá, tenho aproveitado para conhecer algumas coisas que mesmo se enquadrando no padrão turistão não deixa de ser um autentico programa super tradicional britânico, como por exemplo: o Chá das Cinco na Harrods!

c4

A cultura do Chá das Cinco surgiu no inicio do século 19 com a Duquesa de Bedford, Anna. Naquela época era comum apenas tomar o café da manhã e jantar, mas como o tempo entre uma refeição e outra era relativamente grande, a tradição do chá mais o lanchinho da tarde virou moda.

Então por ser a primeira vez que iria fazer um programa desse tipo, acabei escolhendo logo de cara a Harrods pra não ter erro.

c6

Já aviso que não é obrigatório fazer reserva, mas é altamente recomendado. Eu fiz a minha reserva com uma semana de antecedência, pra não correr o risco de esquecer e também de ficar sem lugar, principalmente pq o dia que eu queria ir (unica opção que me restou) era num domingo a tarde!

c7

Eu reservei através do site mesmo. É bem simples, só é preciso escolher o dia e o horário e preencher um cadastro com nome, email e tal e em questão de segundos vem a confirmação por email.

No dia marcado, eu cheguei uns 30 minutos antes na Harrods, pq mesmo sabendo que o salão do Georgian Restaurant fica no 4 andar, eu sabia que aquela loja era uma muvuca sem tamanho e que muito provavelmente estaria lotada num domingo a tarde. E dito e feito! Eu tive que pedir informação umas 4 vezes, pq a gente se perde lá dentro, não tem jeito. Mas mesmo assim, eu cheguei a tempo, 5 minutos antes do horário marcado, como manda a pontualidade britânica, claro!!

c10

Basicamente o cardapio oferece 3 opções de chá da tarde, que na verdade, a unica coisa que muda de um tipo pro outro é se vamos querer com champagne, mulled wine (quentão) ou somente o chá.

Contrariando todos ao meu redor (que estavam tomando champagne), eu escolhi o mulled wine + o chá da tarde completo.

c9

Em questão de minutos as comidinhas e bebidas começam a aparecer na nossa frente. Primeiro veio o quentão e logo na sequencia vem o chá. O chá é servido com todo aquele ritual que nos não estamos acostumados a ver por ai.

Em seguida o acompanhamento, ou seja, as comidas. São varias coisas diferentes pra provar, como sanduiches, tortas, docinhos, cupcakes, bolinhos e scones (uma espécie de pão doce), além das geléias e o creme, claro. Com os scones é bem interessante aproveitar para comer as geléias, que são muito boas, por sinal. O creme que vem junto também é super bom!

c15

No geral eu achei a experiência bem interessante. Das comidas em geral eu gostei bastante do sanduiche de salmão, dos scones e das geléias. Os outros bolinhos, cupcakes e tortinhas são boas, mas não são uma coisa de outro mundo. O atendimento eu achei bem fraquinho, bastante a desejar, pra ser bem sincera.

Uma coisa que é interessante mencionar é que o chá da tarde começa a ser servido a partir das 15:00 e vai até as 18:00, então não é necessário esperar as 17:00 para aparecer lá. Quando eu cheguei lá as 16:00, o lugar estava cheio, mas não estava lotado.

c19

Fechando a Harrods! =)

Harrods fica na 87-135 Brompton Road, estação de metro mais próxima é a Knightsbridge (azul escuro). O Georgian Restaurante onde é servido o Afternoon Tea fica no 4 andar, no mesmo andar que é dedicado as crianças.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chá da Tarde, Inglaterra, Londres - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "Londres: O tradicional Chá da Tarde na Harrods"
  1. Carina-Senzatia   11/12/12 • 15h16

    Concordo com vc, achei bom, mas nada excepcional. Como foi meu único chá da tarde inglês até agora, continuo indicando aos meus clientes, principalmente por ser mais informal e ter a possibilidade de se chegar lá sem reservas.
    Beijos pra vc!

    • Bruna   16/12/12 • 00h31

      Oi Carina,

      Também gostei pq era bem informal, inclusive fui de calça jeans! Mas na próxima vez (se Deus quiser!!) quero ir em algum outro lugar também do tipo imperdivel pra tirar a prova. :)

  2. Natalia   30/12/12 • 23h51

    oi bruna! mto legal seu blog! estou planejando minha viagem a londres e o cha das 5 nao vai poder faltar! mas me diga, quanto se paga num cha das 5 na harrods? pq as versoes que eu tenho olhado sao praticamente impagaveis! bjos

  3. Bruna   31/12/12 • 18h00

    Oi Natalia,

    Não lembro exatamente o valor, mas como existem 3 tipos.. o chá sozinho, o chá acompanhado de uma caneca de mulled wine (tipo um quentão) ou chá acompanhado de uma taça de champagne, os valores variam de 29,00 a 36,00 libras/pessoa.

    =)

    • Natalia   04/01/13 • 20h06

      mto legal bruna, vamos compras nossas passagens amanha mas pra ir so em abril! rsrs… mesmo assim ja estou planejando td. e o passe de metro pro dia td, vc comprou? tenho visto aqui nuns sites, é aquele oysters ou coisa assim? achei caro se for esse. vale mais a pena comprar aqueles onibus de sightseeing tour. o que vc acha?

      • Bruna   05/01/13 • 01h57

        Oi Natalia,

        Eu já usei todas as opções de tickets, tanto o single, quanto o travelcard e o oyster. Questão de custo/beneficio eu preferi o oyster. Mas tudo vai depender de quanto tempo vc vai ficar em Londres, onde vc vai se hospedar e se vc vai ter necessidade de grandes deslocamentos. O metro é a melhor opção, mas os onibus hop on hop off (sightseeing bus) eu nunca usei em Londres, mas pelo que lembro eles tem tickets para 1 ou 2 dias.

        Tempos atras eu escrevi um post sobre o metro de Londres, não sei se vc já viu?!?!
        http://contandoashoras.com/2012/07/03/mind-the-gap-como-andar-de-metro-em-londres/

  4. L. Suzuki   29/05/15 • 14h48

    Olá Bruna! Primeiramente, gostaria de cumprimentá-la pois suas dicas são excelentes. Você sabe qual o horário e dias de funcionamento da Harrods no período do Natal. Fecha no dia 24 ou só no dia 25? Pretendo tomar um chá ou almoçar por lá. Ficarei em Londres até o dia 26 e depois embarco para Edimburgh. Você detalha tão bem sobre os lugares que já me imagino lá. Uma das melhores partes da viagem é a programação que a antecede. Obrigada!

  5. Liamar Silva Mugnani   16/09/15 • 14h05

    Boa tarde. Irei a Londres em Novembro próximo futuro e gostaria de saber os preços aplicados pela Harrods,e se há outras opções que não seja o cha completo . Muito obrigada desde já , pela tenção .

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas