03.01
2013

Norwich: A Terra da Mostarda Inglesa

Que Norwich ficou conhecida por ser a terra da mostarda inglesa, isso ninguém questiona. Mas o que me chamou atenção foi que essa fama toda não é assim tão explicita.

n11_1024x768

Norwich também não é popular entre os brasileiros e mesmo ficando a 1 hora e 50 minutos de trem de Londres, a cidade que um dia já foi a segunda maior cidade de toda a Inglaterra (ficando apenas atrás de Londres), parece que realmente parou no tempo.

nn1_768x768

A cidade fica no condado de Norfolk, no leste da Inglaterra, bem próximo a Cambridge. Seus 136 mil habitantes vivem tranquilos por ali.

Mapa retirado do site stevecantjazz.co.uk

Mapa retirado do site stevecantjazz.co.uk

Norwich é um bate e volta totalmente possível. Os trens partem da estação de Liverpool St, no centro de Londres, a cada 30 minutos. Chegando em Norwich, não é preciso se preocupar, já que a cidade tem apenas uma estação de trem. Mesmo não ficando bem no centrão da cidade, o caminho até as principais atrações é bem tranquila e não demora mais do que 10 minutos.

n4_1024x658

Existem duas empresas que fazem esse percurso entre Londres e Norwich: a East Midlands Trains e a Greater Anglia, eu acabei optando por ir com a Greater Anglia.

n5_1024x727

Os dois trens que peguei, tanto na ida como na volta, eram beeeeem antigões. Quando vi eles “estacionados” na plataforma fiquei meio espantada. Mas o susto foi apenas ao ver o trem por fora. Por dentro era bem conservado e o melhor de tudo: alguns vagões tem internet wi-fi disponivel mediante pagamento de uma taxa. E por coincidencia eu acabei sentando justamente nesse vagão. Pura sorte!

n59_1024x727

Como (quase) toda cidade inglesa que se preze, Norwich também é cortada pelo rio Wensum, que foi muito importante para o status e desenvolvimento da cidade durante o periodo medieval.

n56_1024x730

n35_1024x745

SONY DSC

n32_1024x726

SONY DSC

Minha primeira parada foi num dos maiores simbolos da cidade, o Castelo de Norwich. Na verdade o que restou do castelo foi pouca coisa, que acabou sendo transformado em um museu, exibindo achados arqueológicos encontrados ao longo dos ultimos séculos no próprio condado de Norfolk.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Na verdade, o grande destaque o Castelo fica por conta da sua localização, já que fica bem no alto de uma colina e bem no meio da cidade. Lá de cima dá pra ver todo o centro da cidade e arredores.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

A pouquissimos passos dali fica um dos prédios históricos mais bonito e bem conservado da cidade, o Royal Arcade. Ali, além de lojas e restaurantes, é onde fica a Colman’s Mustard Shop and Museum. O museu/loja é pequeno, mas através dos paineis e fotos que estão espalhados pela sala, dos objetos históricos e dos produtos em exibição e a venda, dá pra ter uma idéia da grandiosidade do império dos Colmans.

SONY DSC

SONY DSC

n28_995x768

n10_1024x729

n16_1016x768

E essa história começou a quase 200 anos atrás, com Jeremiah Colman. A produção da mostarda era toda feita em moinhos, mais especificamente em Bawburgh Mill, localizado em um vilarejo a poucos quilometros de distância do centro de Norwich.

n20_1024x740

n15_1008x768

Considerada uma das fábricas de mostarda mais antiga da Inglaterra, além de ser bem conhecida e consumida por nós “pobres mortais”, em 1866, a Rainha Victoria concedeu o Royal Warrant e desde então essas mostardas também são fornecidas para a Família Real Britânica.

n24_1024x732

No museu também podemos ver a evolução da logo da marca, além de  amostras de todos os produtos que já foram fabricados até então. São muitas e muitas embalagens antigas mostrando um pouco da produção dos mais de 15 tipos de mostardas vendidos e que também estão disponíveis para serem provadas.

n18_1024x750

n19_1024x718

A lojinha de souvenirs também é bem interessante, com bastante coisa legal como latinhas, quadros, imãs de geladeira, potinhos e colheres para guardar a mostarda, mas o bom mesmo é levar uma bisnaga de uma legitima mostarda inglesa, que foi o que eu fiz, é claro!

SONY DSC

Meus próximos destinos foram: City Hall de Norwich, que tem um estilo único e bem diferente do que estamos acostumados a ver na Inglaterra. Na verdade o estilo da prefeitura da cidade lembrou um pouco os edificios da Suécia. A sua torre (com um relógio no topo) de cor verde pode ser vista de várias partes da cidade.

SONY DSC

A prefeitura fica bem em frente ao Norwich Market, considerado o principal local de comércio da cidade. Por ser considerado um dos mercados mais tradicionais na costa leste da Inglaterra, por muitos e muitos séculos, ele era a principal fonte de suprimentos para a população dessa região.

SONY DSC

São muitas barraquinhas, que vendem absolutamente tudo o que pudermos imaginar, desde roupa, antiguidades, comidas e por ai vai.. A decoração é bem coloridinha e aqueles corredores estreitos estão sempre lotados, seja de turistas ou de locais.

SONY DSC

SONY DSC

Minha próxima visita foi a Catedral de Norwich e mesmo com chuva, aquele tempo que fiquei andando por ali, rendeu ótimas fotos e uma conversa com um gurizinho voltando do colégio, que me levou até a entrada da Igreja. Infelizmente a Catedral não tava aberta ainda naquele hora (isso que já passavam das 14:00), então o jeito foi me contentar e conhecer apenas os Claustros e os jardins.

n55_1024x735

n52_1016x768

SONY DSC

SONY DSC

A Catedral é o segundo edificio mais antigo de Norwich, com mais de 950 anos de existencia, ficando apenas atrás do Castelo. E mesmo presenciando muitos periodos de tragédia, destruição e reconstruções, a catedral sobreviveu.

n51_1024x755

Além da sua fachada, que é reconhecida e que dá o titulo de cartão postal símbolo da cidade, o relógio e os dois portões de acesso são bem conhecidos também.

SONY DSC

n54_1024x729

E pra terminar a visita em grande estilo, acabei encontrando meio que sem querer as vielas de Elm Hill. Assim como York e Brighton, Norwich também tem suas ruazinhas medievais que foi construida na época dos Tudors.

n47_1024x702

n46_1024x716

n43_1024x758

Essas ruazinhas, mesmo tendo sofrido com incêndios e destruições, encontram-se em muito bem preservadas e inclusive são consideradas as mais bem preservadas de Norwich. Claro que tudo precisou ser reconstruído e restaurados, tudo isso pra que o estilo medieval permanecesse e deixasse essa região de Norwich o mais original possível.

n45_1016x768

n41_1024x765

n38_1023x768

Pode até não parecer, mas todas essas fotos foram tiradas no mesmo dia. E ai, ficou com vontade de conhecer Norwich também? =)

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Norwich - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
20 comentários em "Norwich: A Terra da Mostarda Inglesa"
  1. Cláudia   03/01/13 • 12h21

    Oi Bruna, parabéns pelo blog, primeiramente.
    É muito bom, detalhado e de muita ajuda pra nós, viajantes.
    Uma dúvida: eu e meu filho, que visitou Londres em 2011, estamos começando a planejar uma viagem com minha mãe pro final do ano que vem. Planejamos ficar 4 dias em Dublin, 4 dias em Edimburgo e 10 dias em Londres, aproveitando esse período em Londres pra fazer passeios bate-volta para Windsor e Cambridge. Uma dúvida: meu filho é louco para conhecer Liverpool. Você acha que um dia é pouco pra ficar lá? Não gostaríamos de ter que pagar alguma hospedagem por lá para ficar menos tempo, pq já vamos ter que nos hospedar em 3 cidades. O que você acha?
    Obrigado
    Parabéns novamente

    • Bruna   03/01/13 • 18h08

      Oi Claudia,

      Obrigada pela visita!! =))

      Possível é sim, mas claro que tudo depende do que vcs estão planejando ver lá. Se for só o museu dos Beatles, uma pint no Cavern e uma voltinha rapida pela cidade, sem muita enrolação e indo direto ao ponto, na minha opinião dá pra ir sim.

      Dá uma olhada no site da nationalrail.co.uk pra ver a média de tempo entre as duas cidades, eu não lembro ao certo, mas fica por volta de umas 3 horas.

  2. Nick   04/01/13 • 10h49

    Oi Bruna, tudo bem ?
    Poxa, que legal saber mais de onde vem a mostarda Colmans. Na minha viagem do ano passado, comprei uma latinha pequena de Colmans na Marks & Spencer. Chegando no Brasil, descobri num livro do Jamie Oliver uma receita de frango com a mostarda e ficou uma delícia. Resultado: arrependimento de não ter trazido mais. E como a mostarda é em pó, usando as daqui o resultado não é o mesmo. Mas em termos de mostarda, não troco nenhuma pela tradicional Maille de Dijon na França, pra mim a melhor do mundo.
    Bjs

    • Bruna   04/01/13 • 13h11

      Oi Nick,

      Então, eu comprei uma bisnaguinha de 100g pq era a unica opção q eu tive, já q eu tava viajando com uma malinha de mão. Mas tu sabe que eu comprei a original e eu achei beeeeeeeeeeem mais forte do que as que estou acostumada a comprar aqui no Brasil. Essa mostarda ai que vc citou eu não conheço, mas geralmente aqui em casa a gnt compra a Heinz, que é muito boa tbm.

  3. Bóia Paulistaa   07/01/13 • 10h20

    Oi, Bruna. Tudo bem? =)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    • Bruna   08/01/13 • 15h23

      Oi Natalie,

      Obrigadaaaa por lembrar do meu bloguito novamente! =))

  4. lilistahr   07/01/13 • 12h53

    Muito bom o post! Eu nao conheço a cidade, e mesmo depois de tanto ano na Inglaterra não sabia que a mostarda inglesa era de lá. Ótima dica.

    • Bruna   08/01/13 • 15h24

      Oi Lili,

      Ainda qdo eu morava em Edimburgo, tinha lido uma reportagem a respeito da mostarda e desde então sempre quis conhecer a cidade! E pra ti que mora ai pertinho, vale o passeio com certeza! =))

  5. Marcelo   10/01/13 • 10h09

    Nossa, que lugar lindo! Vou ver se vou pra lá no ano que vem. Parabéns pela matéria, está ótima.

    • Bruna   11/01/13 • 02h19

      Oi Marcelo,

      Realmente é uma cidade bem bonitinha e bem interessante! Eu recomendo o passeio! =)

  6. Cristiane   30/10/13 • 22h00

    Oi Bruna tudo bem? Eu vou morar aí em Norwich ano que vem e gostaria de saber como é para quem mora, se tem bastante passeios para fazer ou se dá tédio morar aí, rsrsrs, é a impressão que tive qd vi as fotos. Aguardo uma resposta, bjs

    • Contando as Horas   31/10/13 • 15h46

      Oi, Cristiane

      Pra ser bem sincera, muuuuuuuuuitos passeios não tem não. Certamente em poucas semanas vc vai conseguir conhecer bem as principais atrações. Mas vc tem Londres no seu ladinho em questão de 2 horas. =DDD

  7. amanda   13/11/13 • 16h25

    Olá. Meu marido e eu vamos morar em Norwich por 4-6meses a partir de outubro/2014. tens alguma dica de moradia mais em conta? Obrigada!

    • Contando as Horas   14/11/13 • 15h20

      Oi, Amanda

      Infelizmente não tenho dicas, pois só estive em Norwich a passeio.

  8. angela   22/02/14 • 18h27

    Estou começando uma amizade com um morador de Norwich, muito bom trabalho e apresentação das fotos. Quem sabe um dia eu vá conhecer!

    • Contando as Horas   24/02/14 • 02h27

      Oi, Angela

      Obrigada!! Vai sim, vc vai adorar. A cidade é muito bonitinha! =DD

  9. Fátima   09/09/14 • 18h54

    Muitas palavras por vezes só estorvam… por isso; ADOREI, PARABÉNS, OBRIGADA PELAS PARTILHAS LINDAS!!
    Tudo de BOM!

  10. Gigi   24/07/16 • 16h59

    Estou programando minha viagem pra a Inglaterra pra 2017, estive lá em janeiro, mas não fui a muitas cidades, dessa vez gostaria de incluir cidades no roteiro…fazer algo diferente… e de trem. Meus parabéns pelo blog… e pelos posts de bate-volta que estão ajudando muito!!!Congrats

    • Contando as Horas   24/07/16 • 23h22

      Oi, Gigi

      Obrigada pelo comentário e pela visita aqui no blog!

      A Inglaterra oferece uma infinidade de opções pra conhecer e de bate-voltas então, meu Deus!!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas