13.01
2013

Como ir de Londres a Edimburgo de Trem

Uma excelente opção de meio de transporte para um deslocamento entre Londres e Edimburgo (ou vice-versa) é o trem. Normalmente o trajeto é feito em 4 horas e 20 minutos, porém quando a opção não for trem direto, esse tempo pode aumentar consideravelmente.

Como volta e meia aparecem algumas duvidas sobre esse assunto, acho que esse post vem em boa hora e com certeza vai ajudar muita gente.

t31_1024x768

Então vamos ao que interessa:

→ Comprando a passagem

Um excelente site para pesquisar todas as opções de deslocamento e as empresas que oferecem esse trajeto é o da National Rail. Esse site reune todas as possibilidades de tudo o que esta disponivel para uma determinada data.

As passagens são colocadas a vendas com 90 dias antes da data desejada, mais tempo que isso não é possível comprar, não ao menos pelo site ou aplicativo para o celular.

t2_1024x697

Como eu já comentei nesse post aqui, eu não tinha o costume de comprar em nenhum outro site que não fosse o site oficial da empresa de trem escolhida, mas em novembro do ano passado, quando fui de Londres a Edimburgo pra passar meu aniver, acabei comprando minha passagem pelo aplicativo da National Rail pra testar. Foi bem fácil e muito tranquilo!

Uma vez comprada as passagens, é só ter em mãos o “booking reference” e o cartão de crédito utilizado na compra e se dirigir as máquinas ou aos guiches de atendimento na estação de trem pré escolhida e retirar as passagens.

t3_1024x702

As passagens vão estar disponíveis para serem retiradas 2 horas após a compra feita através do site ou aplicativo de celular.

→ Partindo da estação de King’s Cross em Londres

A grande maioria do trens que partem de Londres para Edimburgo tem saida da estação de King’s Cross, exceto os trens que não são diretos que partem da estação de Euston.

t4_1013x768

Junto a estação de King’s Cross fica a estação de St Pancras, de onde partem os trem do Eurostar.  Bem próximo a essas estações fica a British Library, que com certeza vale muito uma visita!

t12_1024x734

Em 2010 e 2011 quando tive que pegar o trem ou até mesmo o metro pra esses lados da cidade, lembro que essa estação tava uma bagunça, devido as reformas. Hoje em dia, a reforma já foi concluida e ficou super bonita!

t11_1024x717

Ah, na King’s Cross é onde está a plataforma 9 3/4, aqueeeela que ficou famosa no filme Harry Potter!!

→ Primeira Classe ou Segunda Classe?

Todos trem que fazem esse trajeto possuem Primeira Classe (First Class) e Segunda Classe (Standard Class).

No caso em especifico dos trens da East Coast, que foi a empresa que escolhi para fazer esse trajeto, existem algumas diferenças:

t17_1024x695

- os assentos são mais confortáveis e espaçosos na Primeira Classe;

- na Primeira Classe recebemos um menu com as opções de comidas (que já estão incluidas no valor da passagem). Podemos nos servir duas vezes!

- Wi-fi, a internet já está incluida no valor da passagem da Primeira Classe e funciona super bem. Eu testei e usei muito, principalmente no trajeto de ida pra Edimburgo, já que eu tinha que organizar toda a viagem e reservar os passeios. Já na Segunda Classe, a internet está disponivel também, mas é cobrada uma taxa a parte.

Vagão da Primeira Classe

Vagão da Primeira Classe

- a quantidade de pessoas é infinitamente menor na Primeira Classe que na Segunda Classe;

- espaço pras malas: como normalmente a Primeira Classe quase nunca está lotada, sempre sobra um pouco mais de espaço pra guardar as malas nas áreas especificas para elas. Então pra quem viaja de trem, apenas 2 malas grandes e uma mala pequena são permitidas por passageiro. Então é bom não abusar!

x9_1024x685

- a configuração das poltronas dentro dos vagões são diferentes, enquanto na Primeira Classe existe a possibilidade de viajar em uma poltrona individual, na Segunda Classe essa opção não existe. Na Primeira Classe a configuração é de 2-1 e na Segunda Classe a configuração fica 2-2.

→ O trem

Na hora de comprar a passagem, seja ela pela internet ou pelo aplicativo, ou até mesmo nas maquinas ou guiche de atendimento, a reserva de assento é obrigatória.

t15_1024x707

Então, com a passagem em mãos, tanto o vagão como a poltrona escolhidos já vão constar no bilhete.

Nos trens que partem de Londres, os vagões da Primeira Classe  estão localizados logo no inicio da plataforma. Já os vagões de Primeira Classe que partem de Edimburgo, estão localizados no fim da plataforma.

x10_1024x768

Ambos os trens da East Coast que eu viajei eram relativamente novos, estão muito bem conservados e bem limpos.

→ Internet Wi-fi nos trens da East Coast

Confesso que eu tava meio apreensiva com essa história de internet wi-fi no trem. Na hora de comprar a passagem, uma das coisas que me fez optar por escolher a Primeira Classe foi justamente a disponibilidade de wi-fi o trajeto todo.

x41_512x768

Primeiro é necessário fazer um cadastro bem simples e rápido, e em poucos minutos o acesso está disponivel. Nessa mesma hora, aparece uma tela com o trajeto que vai ser percorrido e o tempo de viagem entre cada uma das paradas (que são poucas) durante o trajeto.

x6_512x768

A internet na ida funcionou super bem, alias, superou toooodas as minhas expectativas, inclusive a conexão não caiu nenhuma vez, dá pra acreditar? E como eu usei muuuito a internet, achei que valeu muito a pena. Já na volta, a conexão caiu algumas vezes enquanto ainda estavamos na Escócia. Não sei se foi a chuva e os ventos fortes ou o que, mas também não me importei muito, já que não tinha nada de tão importante pra fazer na internet. Aproveitei um pouco mais pra curtir a paisagem, principalmente quando chegamos em York, já que dali em diante o tempo estava ensolarado e tudo ficou muito mais bonito pelo caminho!

x1_1024x650

→ A experiência de viajar com a East Coast

Como eu viajei em Primeira Classe, o trajeto foi super tranquilo. Na ida eu consegui pegar uma poltrona individual (sentido contrario ao que o trem se desloca, já que normalmente são as unicas que sobram). Como eu não me importo com isso, tratei de reservar logo essa opção.

t20_1024x768

Logo que eu me acomodei, o pessoal da empresa de trem passou conferindo as passagens e distribuindo o jornal do dia, e poucos minutos depois, foi distribuido o menu com as opções de comidas disponiveis.

x7_1024x745

Logo na chega foi servido uma bebida e junto, um lanchinho. Como o trem da ida saia as 10:00, as opções de bebidas eram água, chá e café e o lanchinho oferecido foi: batatinha frita ou shortbread (as tradicionais bolachinhas de manteiga britânica).

t24_1024x748

x5_1024x657

Na sequencia, as moças passam anotando os pedidos e em questão de uns 10 ou 15 minutos o “almoço” é servido. Na ida eu acabei escolhendo sanduiche e o prato normalmente vem bem servido, com 5 sanduiches. Eu tinha pedido um só e a moça até brincou comigo: 1 só? nada disso, pelo menos 3 pra vc, vc está muito magrinha! ok, nem discuti! (eu, magrinha? depois de 13 dias entre Suiça e Austria, comendo salsicha e shnitzel e tomando cerveja aos montes, a unica coisa que eu não estava naquele momento era magrinha, vai entender!). E ainda pra acompanhar, vinho branco.

t25_1024x768

Uma coisa que eu não sei se nesse caso existe na Segunda Classe é a questão das tomadas. No caso da Primeira Classe existe essa disponibilidade, o que foi muito util, já que precisei recarregar o celular, principalmente na ida, já que fiquei boa parte da viagem pesquisando e reservando coisas.

t29_1024x762

A viagem foi bem tranquila, mesmo o trem tendo saindo com 30 minutos de atraso devido a um acidente no trajeto, eu gostei que logo que cheguei lá na estação o motivo já estava explicado no painel, evitando enfrentar filas ou stress para descobrir o que estava acontecendo.

x3_1024x658

As paisagens pelo caminho são maravilhosas (e não to exagerando)! São muitos e muitos campos planos cheios de ovelhas, rios e quando estamos no norte da Inglaterra, próximo a York e Newcastle, conseguimos até ver o mar.

t27_1024x768

O atendimento foi excelente. As moças eram bem atenciosas e tudo o que foi pedido, foi entregue rapidamente. Não tenho do que reclamar!

→ Chegando na Estação de Waverley em Edimburgo

A Waverley Station é a maior estação de trem de Edimburgo. Como eu já falei em vááários posts aqui no blog, essa estação esta super bem localizada, literalmente entre a Old Town (Royal Mile) e a New Town (Princes Street).

s1_1024x730

Como a estação está em reformas (mas a pior parte das obras já passou), é sempre bom chegar um pouquinho antes pra não ter nenhum problema em achar a plataforma de onde o trem vai partir.

s3_1024x707

Lá existe algumas opções de lanchonetes, casa de câmbio e como a estação fica grudada no Princes Street Mall, quem precisar comprar alguma coisa de ultima hora, como um souvenirs ou uma garrafa de whisky, ali facilmente dá pra encontrar tudo isso.

x2_1024x696

O aplicativo da National Rail é super util, nele dá pra companhar o trajeto que o trem está fazendo, os atrasos, os cancelamentos e tudo isso em tempo real.

Aplicativo da National Rail para acompanhar ao vivo o trajeto que está sendo feito pelo trem!

Aplicativo da National Rail para acompanhar ao vivo o trajeto que está sendo feito pelo trem!

Outras empresas que também fazem esse trajeto são: a Cross Country e a Virgin Trains.

Posts relacionados:

Mini-guia para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra

Todas as opções de transporte entre Londres e Edimburgo

Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

Euro x Libra e o Reino Unido

O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo?

O que fazer em 48 horas em Edimburgo?

Siga-me

Bruna Bartolamei

Sou catarinense, me formei em Farmácia e Bioquímica, mas recentemente mudei de área, fiz um curso de Turismo. Já morei em Curitiba (8 anos) e Edimburgo, na Escócia (quase 2 anos). Coleciono mais de 37 carimbos no passaporte.
Siga-me

Latest posts by Bruna Bartolamei (see all)

Postado em Dicas de Viagem, Edimburgo, Escócia, Inglaterra, Londres, Transporte público
  1. Rosana Porto Feitosa 12/03/2013 | 16:19

    muito útil!!!

    • Bruna 14/03/2013 | 18:30

      Oi Rosana,

      A intenção é sempre ajudar! QQer duvida, estamos ai!
      =)

      Obrigada pela visita!

  2. Rachel Batista 04/05/2013 | 20:23

    Obrigada Bruna, suas informações foram muito valiosas. Iremos a Escócia de trem a partir de Londres em Junho. Morei em Edimburgo quando criança (meus pais faziam pós-graduação e eu mês alfabetizei lá) e agora vou levar minha filha de 9 anos para conhecer o lugar em que vivi bons momentos na minha infância.
    Rachel Batista

    • Bruna 05/05/2013 | 22:40

      Oi, Rachel!!

      Ahh, que legal!! Deve ter sido uma boa experiência! Tenho certeza que a tua filha também vai gostar de lá! =D

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Fernanda 04/05/2013 | 20:53

    Bruna qual a diferença de valor da Primeira Classe para a Segunda? vc acha que da pra fazer um bate volta de Londres a Edimburgo? vou está na zona 2 de Londres

    • Bruna 05/05/2013 | 22:45

      Oi, Fernanda!

      Então, pra ti ter uma idéia melhor dessa diferença de valores, o melhor site pra vc começar a pesquisar sobre passagens é o da National Rail
      http://www.nationalrail.co.uk/

      Os valores são relativos, depende do horário, se vai ser trem direto ou não, do tempo de antecedência com que vc vai comprar as passagens (com 90 dias antes, que é qdo os tickets estão a venda ou com uma semana pra data desejada), então isso tudo interfere.

      Pessoalmente eu não acho que vale a pena fazer um bate-volta entre Londres e Edimburgo. Primeiro: pq são 4 horas e 20 minutos pra ir e mais 4 horas e 20 minutos pra voltar. E um dia em Edimburgo, eu acho pouquíssimo tempo pra vc explorar a cidade. Claro que essa é a minha opinião, mas vc deve analisar todos os prós e contras.

  4. wilma mugnaini 11/05/2013 | 17:05

    Suas orientações foram ótimas. Acalmou a ansiedade. Tks.

  5. Felipe Figueiredo 12/05/2013 | 18:40

    Nossa parabéns pelo post ajudou demais,faz um tempo que procuro informações sobre esse trecho Londres-Edimburgo e esse foi o mais completo para esclarecer as dúvidas!muito obrigado!!

  6. […] empresa que eu utilizei pra fazer o trajeto entre Londres – Edimburgo foi a East Coast, mas existem outras empresas que fazem esse mesmo trajeto como a  Cross […]

  7. […] Como ir de Londres a Edimburgo de Trem […]

  8. Gizella Bourlier 20/06/2013 | 16:15

    Oi, Bruna, muito bom o seu blog!! Tenho um passeio para fazer em Edinburg no dia 23/06. Tenho que pegar o onibus as 8h, melhor ir no dia anterior, ne? Sabe valor de passagem?
    Grata, Gizella

    • Bruna Bartolamei 21/06/2013 | 00:41

      Oi, Gizella

      Obrigada!! :D

      Eu não sei de onde vc vai partir, mas pelo que entendi será uma espécie de day trip em Edimburgo com uma agencia, isso?

      Acho que seria o ideal vc dormir ao menos uma noite na cidade, Edimburgo tem bastante coisa interessante pra visitar.

      Vc pode consultar o preço das passagens no site da National Rail e escolher a melhor opção de horário e a empresa que vc pretende fazer o trajeto até Edimburgo.

  9. Marli 27/06/2013 | 12:53

    Olá bruna, minha irmã vai fazer intercâmbio de 1 mês em setembro em Edimburgo, se ela optar por ir até Londres de avião e lá pegar o trem para Edimburgo, como é a locomoção entre o aeroporto e a estação para pegar o trem, é feita por trem também? ou táxi. Como funciona? compensa? pois o tempo de espera para conexão nas opções disponíveis é de 7h na chegada ao aeroporto de Londres.

  10. Bruna Bartolamei 27/06/2013 | 19:13

    Oi, Marli

    É possível, sim. É bom ter um bom espaço de tempo entre o horário de chegada em Londres e a viagem de trem até Edimburgo. Pq até desembarcar, passar pela imigração e retirar as bagagens vai um tempinho considerável. Enfim,, só por precaução mesmo e pra não correr o risco de perder o trem.

    Se o voo do Brasil for direto a Londres, tua irmã vai chegar em Londres no aeroporto de Heathrow. De lá existem diversas opções de deslocamento, como: taxi, metro, trem, ônibus.

    Se ela chegar com tempo de sobra, ela pode pegar o metro no aeroporto e seguir direto, mesma linha, até chegar na estação de St Pancras/Kings Cross. Esse trajeto leva mais ou menos 1 hora e 20 minutos. (Eu ja fiz isso e é bem tranquilo, apesar de ser um pouco demorado).

    Ou se o tempo tiver um pouco mais apertado, é possivel fazer o seguinte também: ir de trem com o heathrow express ou heathrow connect ate o centro de Londres, onde o ponto final vai ser na estaçao de Paddington e lá pegar o metro ou ate mesmo um taxi e ir ate a estaçao de Kings Cross de obde sai o trem pra ir pra Edimburgo. (Tambem ja andei nesses dois trem e é muito tranquilo)

    Não sei se vc ja viu esses posts:

    http://contandoashoras.com/2012/12/04/heathrow-connect-do-aeroporto-de-heathrow-ate-o-centro-de-londres/

    http://contandoashoras.com/2012/07/02/heathrow-express/

    E ainda escrevi esses outros posts, que talvez possam te ajudar:

    http://contandoashoras.com/2012/12/27/todas-as-opcoes-de-transporte-entre-londres-e-edimburgo/

    http://contandoashoras.com/2013/06/18/passo-a-passo-pra-comprar-uma-passagem-de-trem-entre-londres-e-edimburgo/

  11. Paula 30/07/2013 | 06:30

    Bruna, parabéns pelo blog! Detalhado e enxuto, como deve ser!

  12. […] Como ir de Londres a Edimburgo de Trem […]

  13. […] Como ir de Londres a Edimburgo de Trem […]

  14. […] Como ir de Londres a Edimburgo de Trem […]

  15. Viviane Feijó 15/10/2013 | 19:54

    Oi Bruna, adorei as preciosas dicas! Tudo bem explicadinho, ótimo! Mas ainda assim to com duas dúvidas… será que vc consegue me ajudar? Vou estar com meu marido em Londres, em janeiro, e planejei 3 noites em Edimburgo. Só que na volta, queremos pegar um trem cedo pra York (ou Manchester), passar o dia e voltar à noitinha pra Londres. Essa passagem de volta (Edi-York-Lon)tenho que comprar separado? Entrei no site e achei que seria como comprar um voo…vc só escolhe uma conexão maior. Mas não foi isso que vi, pelo menos. Por mais que eu escolha Edi-Lon com parada em York, eles já armam a saída de York-Lon no trem em seguida. Outra questão é: vc sabe se em York (e Manchester – q é nossa outrao opção) tem lugar pra deixar as malas? Super obrigada!!

    • Contando as Horas 15/10/2013 | 22:54

      Oi, Viviane

      Antes de qualquer coisa, o tempo de viagem entre Edimburgo e Manchester é de 3 horas e meia se o trem for direto. Se tiver troca de trem no meio do caminho, esse tempo pode aumentar um pouquinho. Ja no caso de York, o tempo de viagem é de 2 horas e 20 min mais ou menos.

      Eu acredito que não seja possível mesmo comprar a passagem dessa forma que vc quer, apesar de eu nunca ter tentado, eu nunca soube de alguém que tenha feito. Então vc vai ter que comprar trechos separados mesmo. Se houvesse a possibilidade de aumentar o tempo da conexão, com certeza o sistema mostraria.

      Geralmente as maiores estações de trem do UK tem os lockers, mas vc pode verificar nesse site aqui:
      http://www.nationalrail.co.uk/stations_destinations/default.aspx

      É só digitar o nome da estação de trem. York tem apenas uma estação de trem, já Manchester tem varias, se puder, escolha a Manchester Picccadilly, que é a maior e mais central.

      • Viviane Feijó 16/10/2013 | 22:39

        Nossa, Bruna! Que resposta rápida! Vou olhar o link q vc mandou. Muito obrigada pela ajuda! :-)

        • Contando as Horas 17/10/2013 | 16:06

          Oi, Viviane

          De nada! Se precisar de mais alguma info, se eu souber, te respondo sem problemas. =D

          Obrigada pela visita aqui no blog!

  16. Karina 18/11/2013 | 21:28

    Oi, vou passar um tempo em Londres e queria conhecer Edimburgo mas queria saber quanto tempo é de trem de Londres e quanto é a passagem?

    Amei o site

    • Contando as Horas 19/11/2013 | 01:53

      Oi, Karina

      Como eu comentei no texto, vc pode verificar todas essas informações no site da National Rail (é só vc clicar no link em vermelho no texto, que vc já vai ser direcionada pra esse site), desde tempo de viagem (pq depende se vc vai optar por trem direto ou com conexão), quais empresas fazem o trajeto, de quais estrações o trem parte/chega e tal. É um dos sites mais completos pra ver todas essas informações.

  17. André 25/01/2014 | 18:40

    Olá, Bruna! Tudo bem?
    Eu e minha mulher vamos para Londres em abril.
    Ficaremos por lá durante 9 dias, e destes, queremos passar 2 em Edimburgo (na segunda de manhã e voltando na quarta na hora do almoço).
    Optamos pelo trajeto de trem, pela East Cost também, mas vamos de segunda classe mesmo, para economizarmos um pouco. Se acharmos muito ruim a ida, será que rola um upgrade com preço legal para a volta?
    Outra coisa: alguma dica do lado do trem para apreciarmos a vista?
    Parabéns pelo site…já favoritei vários posts! ;)
    Abraços!

    • Contando as Horas 25/01/2014 | 19:51

      Oi, André

      OBrigada!! =D

      Tanto a primeira classe como a segunda classe são boas, a maior diferença mesmo é a quantidade de pessoas em cada vagão. Não sei se tem como fazer upgrade, pois nunca fiz. Mas vc pode chegar com certa antecedência na estação e procurar pelos escritórios da empresa e ver a disponibilidade e os valores.

      No trajeto Londres – Edimburgo é bom sentar no lado direito do trem, pois vc vai poder ver o mar quando chegar mais próximo de York (no norte da Inglaterra). Já a volta, se vc quiser mudar de lado, só pra variar um pouco a paisagem, também é legal. Mas o lado direito é sempre o mais disputado, por conta da vista para o mar.

      Obrigada pela visita e comentário!!

  18. Serginho 17/02/2014 | 15:33

    Olá Bruna, muito legal e útil o blog. Estou indo em setembro p/ Londres com minha esposa e de lá vamos ficar 2 dias completos em Edimburgo. Seus relatos e dicas estão sendo muito úteis.
    O brigado por compartilhar.

    • Contando as Horas 17/02/2014 | 21:52

      Oi, Serginho

      Obrigadaaaa!!!

      Que legal que vc vai a Edimburgo. Sempre fico feliz que cada vez mais os brasileiros estão se interessando mais pela cidade e pela Escócia em geral. Tenho certeza que vc vai adorar!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!! Caso precise de mais alguma info, é só perguntar. :D

  19. Georgina 14/04/2014 | 17:37

    olá Bruna, com certeza suas informações serão valiosas.
    tenho algumas perguntas:
    quando você comprou seus tickets pelo site da National vc se cadastrou?
    estou tentando me cadastrar mas o numero de telefone que tento informar não está sendo aceito.
    estou colocando:
    (+55) 61 e o telefone
    ou 5561 e o telefone

    mas não está dando certo.

    tem alguma dica?

    obrigada.

    • Contando as Horas 15/04/2014 | 00:10

      Oi, Georgina

      Não lembro agora, mas se tinha opção de cadastro possivelmente me cadastrei. Acho que talvez vc precise colocar o 055, será que não funciona? ou talvez o 55 (que é o codigo do Brasil) vc tenha que deixar de fora. Estranho não aceitar.

  20. Luiza 20/04/2014 | 21:59

    Oi Bruna,
    Chegando na Kings Cross, como eu sei de qual terminal sai meu trem (vou pra Edinburgo pela East Coast como vc foi), já que não está escrito no bilhete?

    • Contando as Horas 22/04/2014 | 01:26

      Oi, Luiza

      Pra vc saber qual é a plataforma que vc vai pegar o trem, vc deve ir no painel central da estação e verificar pelo horário do trem, ai vc vai saber de qual plataforma ele vai sair.

  21. Luiza 28/04/2014 | 18:08

    Bruna, é ideal chegar na kings cross com quanto tempo de antecedência? Passa por algum processo de imigração pra ir de londres à edimburgo?

    • Contando as Horas 28/04/2014 | 21:47

      Oi, Luiza

      Eu geralmente chego com uns 20 minutos de antecedência, se quero comprar algo pra comer chego com uns 30 a 40 minutos. Gosto de fazer as coisas com calma, tirar fotos, olhar tudo com calma. Mas no geral uns 20 minutos antes é o tempo ideal. Não precisa passar pela imigração e nem controle de segurança, é só ver no painel a plataforma, procurar por ela e embarcar no vagão especifico (o vagão e assentos estão na passagem).

  22. Andrea 01/05/2014 | 17:54

    Oi, Bruna!
    Parabéns pelo site, é muito legal e útil!
    Estou comprando passagens pela East Coast Londres-Edimburgo e vou com meus filhos 13/15 anos e o site não informa a idade limite de criança, você saberia dizer?
    Penso em sair às 7h (chegada lá em torno de 11h) e sair no dia seguinte às 18h, acha que é tempo suficiente para conhecer?
    Obrigada e bjss

    • Contando as Horas 01/05/2014 | 21:35

      Oi, Andrea

      Muito obrigada!! :D

      No site da National Rail diz que crianças ate 15 anos pagam 50% e com menos de 5 anos viajam de graça. Será que era isso q vc queria saber? No site da East Cost eu tbm não achei nenhuma informação.

      Depende, depende do que vc vai visitar em Edimburgo. Se for somente o principal, da tempo sim.

  23. Georgia 03/05/2014 | 20:25

    Oi Bruna,
    Em junho vou de Paris para Londres de trem e em seguida pretendo embarcar para Edimburgo. Seria melhor eu comprar as passagens para Edimburgo pelo site ou deixar para comprar na hora. Estou com medo de demorar muito na imigração de Paris a Londres e perder o trem para Edimburgo. Voce poderia me dar uma estimativa do tempo de antecedência necessário?
    Estarei com meus 2 filhos (9 e 11 anos). Consigo o desconto comprando pelo site?
    Obrigada e bjs

  24. Contando as Horas 04/05/2014 | 20:17

    Oi, Georgia

    Vc deve comprar antes (o quanto antes) a passagem de Londres para Edimburgo. Se eu bem entendi, vc vai de trem de Paris para Londres de Eurostar? Se sim, a imigração britânica, no caso desse trem, vc faz antes de embarcar pra Londres. O legal é que o trem chega na estação ao lado da estação que parte o trem para Edimburgo. Isso vai te ajudar muito!

    Eu já fiz o trajeto entre Londres e Bruxelas de Eurostar, vc pode ver como foi a minha experiência aqui:
    http://contandoashoras.com/2013/08/18/eurostar-como-ir-de-londres-a-bruxelas-de-trem/

    Eu acho que é interessante vc deixar pelo menos 1 hora de intervalo entre os trens, pra vc ter tempo de se deslocar com calma, ir no banheiro, comer e em últimos casos se o trem atrasar um pouco, vc ainda tem tempo.
    Sim, desconto de 50% nas passagens para crianças até 15 anos.

  25. Sabrina 03/06/2014 | 17:08

    Oi Bruna. Viajo agora em Dezembro e seu blog está me ajudando MUITO já que não conheço nada na europa. Obrigada

    • Contando as Horas 04/06/2014 | 00:49

      Oi, Sabrina

      Ah, é? Que legal!! Fico feliz!

      Obrigada pela visita aqui no blog! =DD

  26. Davi 20/06/2014 | 15:10

    Oi bruna
    estou pensando em comprar uma passagem de trem de Londres a Edimburgo com certa antecedência e daqui do Brasil e com um cartão que não é meu e por isso queria saber se é preciso mesmo apresentar o cartão da compra no local de emissão do bilhete em Londres

    • Contando as Horas 21/06/2014 | 17:34

      Oi, Davi

      Sim, vc precisa mostrar o cartão de crédito sim, independente se vc for retirar no guinche com um atendente ou nas máquinas.

  27. RICARDO RAINHO 25/06/2014 | 15:45

    IMENSAMENTE ÚTIL AS SUAS DICAS. MUITO OBRIGADO!!! DESTACO O SEU ZELO POR DETALHES IMPORTANTES.

    • Contando as Horas 26/06/2014 | 22:02

      Oi, Ricardo

      Obrigadaaa! Fico feliz em ter ajudado! Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  28. Georgia 26/06/2014 | 16:50

    Brazucas,
    Na Escócia, comprem as passagens pela internet. No guiche sai mais caro e principalmente quando queremos a promoção KIDS GO FREE (crianças viajam de graça). Os camaradas NUNCA dão o desconto inteiro, na internet no site thetrainline.com, basta escolher o menor preço. Vem tudo explicadinho KIDS GO FREE etc…
    Boa sorte proces.

  29. Georgia 26/06/2014 | 16:52

    Bruna, esqueci de comentar que amei seu blog!! Foi muito útil nesta minha viagem pela Escócia com filhos!!!

    • Contando as Horas 26/06/2014 | 22:49

      Oi, Georgia

      Ah é? Que legal! Fico feliz em ter ajudado. Obrigada pelas dicas! Certamente vão ajudar outros viajantes. Ainda mais que eu nunca viajei com crianças e fica dificil dar dicas nesse sentido. :D

  30. INGRID 23/07/2014 | 16:43

    Oi, Bruna, muito boas as suas dicas. Ainda estou decidindo o horário do trem que pretendo pegar de Edimburgo para Londres. Você viajou de primeira classe e pegou o horário do almoço. Além dos sanduíches, que foram a sua escolha, no menu que você citou tinha outros tipos de comidas, refeições completas, saladas, etc ou só lanches mesmo? Meu marido gosta de refeições “de verdade” rsrsrs e acho que os sanduíches não seriam suficientes rsrs.

    • Contando as Horas 24/07/2014 | 15:11

      Oi, Ingrid

      Não, comida de verdade, tipo um filé com acompanhamento, não. Lembro de ter sanduíches, tortinhas e tal. Esse tipo de coisa. Mas quando vc chegar em Londres, vc pode fazer uma refeição de verdade, até pq, os restaurantes por lá costumam não ter hora pra fechar, muitos ficam direto desde o meio dia até a noite, principalmente os pubs.

  31. Glaucia 24/07/2014 | 16:51

    Olá Bruna

    Só uma dúvida. Se eu por exemplo, for ficar 2 semanas em Edimburgo (curso rápido de inglês) e o meu retorno for na segunda-feira seguinte e eu quiser visitar Londres no fim de semana e embarcar de lá para o Brasil, pode ser? Teria que coMprar a passagem de volta partindo de Londres? Ou mesmo que eu volte para Edimburgo e embarque lá, será que precisa contar esses detalhes de roteiro na imigração, quando a gente chega?
    Ps.: Qual é o primeiro horário de trem de eDIMBURGO PARA lONDRES, POR EXEMPLO? (pela manhã)

    • Contando as Horas 25/07/2014 | 03:00

      Oi, Glaucia

      Se vc voar direto do Brasil para o Reino Unido, vc vai ter que passar por Londres de qualquer maneira. Não existe voo direto entre Brasil e Escócia. Então o mais sensato é vc voltar de Londres, sem precisar ir novamente pra Escócia. Na chegada ao Reino Unido, vc passa na imigração na primeira cidade que vc desembarcar.

      Nesse caso, além de apresentar a passagem de volta para o Brasil, vc pode apresentar a passagem de Londres a Edimburgo de ida e volta também, independente do meio de transporte que vc venha a escolher se locomover entre essas duas cidade. É o mais indicado. Além de todo o restante da documentação, claro.

      Para vc ver o horário do trem entre Londres e Edimburgo, vc pode pesquisar no site da national rail
      http://www.nationalrail.co.uk

Deixe o seu comentário...