29.01
2013

Edimburgo: Writers Museum

Edimburgo carrega o primeiro título de “Cidade da Literatura” que foi concedido ainda em 2004 pela Unesco. De lá pra cá, eventos como Festival Internacional de Livros de Edimburgo ganharam notoriedade e a literatura escocesa apareceu para o mundo.

Edimburgo tem, além de alguns monumentos que homenageiam importantes escritores do país, um museu totalmente dedicado a esse assunto: o Writers’ Museum.

w8_973x768

Quem vem pela Royal Mile, chegando no Lady Stair’s Close, é só seguir o trajetinho. Chegando no Makars’ Court, uma pequena área que fica em frente a entrada principal do museu, podemos ver diversas citações de vários escritores, que fazem parte de um projeto que visa comemorar e exibir os seus trabalhos desde o século 14 até os dias de hoje.

O Writers’ Museum está localizado na Lady Stair House, um prédio histórico de Edimurgo. Pelos seus quatro andares estão espalhados um pouco mais sobre a vida e obras de cada um desses três grandes escritores da Escócia: Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson.

w2_1024x698

No dia que eu estive lá, o museu que já não é muito grande e ainda tem umas escadinhas super abertadas, estava lotado de crianças de uma escola pública da cidade. Aproveitei pra ouvir um pouco das histórias que o professor contava (e o sotaque escoces também, claro) e as perguntas curiosas que cada um daqueles alunos fazia.

w0_1024x725

O terreo do prédio é especialmente dedicado as obras e a vida de Robert Louis Stevenson. Sua história é contada através de exibição de alguns de seus objetos pessoais, pinturas, fotos (principalmente da epoca em que ele passou na ilha de Samoa) e além, é claro, de suas obras. O mesmo acontece com as partes dedicadas para Robert Burns e Sir Walter Scott.

w6_1024x768

Dos três escritores, apenas Robert Burns nasceu fora de Edimburgo, no vilarejo de Alloway, na costa leste do país. Já Robert Louis Stevenson e Sir Walter Scott nasceram em Edimburgo mesmo e moraram boa parte de suas vidas lá.

Robert Louis Stevenson teve uma das suas obras mais famosas (The strange Case of Doctor Jekyll and Mr.Hyde) transformadas em uma peça de teatro, com algumas adaptações, é claro!

w7_1024x763

Já Sir Walter Scott, que inclusive tem um monumento em sua homenagem na Princes Street, se consagrou com  a sua obra Waverley.

E quem nunca ouviu Robert Burns com certeza não pesquisou muito sobre Edimburgo ou a Escócia. Além de vários monumentos espalhados por todo o país, de várias estátuas como a que está no Scottish National Portrait Gallery e a que tem no Porto de Leith, ele ainda tem uma data especial, dia do seu aniversário (25 de janeiro, onde é comemorado o Burns Night), onde todos lembram do maior poeta e escritor escocês.

w4_1024x768

No andar principal, podemos ver estátuas esculpidas em marmore branco dos três escritores. Além, é claro, da ala onde uma pequena história é contada, que tem até bonecos de cera, tudo isso pra dar mais vida ao que está sendo narrado.

O Writers’ Museum fica no Lady Stair’s Close, no trecho da Lawnmarket que faz parte da Royal Mile, ao lado da Gladstone’s Land.

Obs.: infelizmente não é permitido tirar fotos dentro do museu.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia
Booking.com
  1. Gloria 29/01/2013 | 22:21

    Olá, Bruna! Adorei seu blog! Estou indo para londres agora no carnaval com meu pai e meu namorado, e queria saber se na imigracao, eles separam as pessoas com parentesco e as sem, separar mu namorado da gente! Desde já agradeço!

    • Bruna 30/01/2013 | 02:24

      Oi Gloria,

      Acho que não, nunca vi. As vezes que viajei com meus pais e meu irmão a gente sempre foi juntos no guichezinho onde fica o oficial de imigração.

Deixe o seu comentário...