14.02
2013

Vacina contra a Febre Amarela e Carteira Internacional de Vacinação

Duas coisas que eu tenho costume de fazer imediatamente após comprar uma passagem aérea é pesquisar se brasileiros precisam de visto para entrar em um determinado país e ainda, se é necessário tomar alguma vacina.

Para viajar para a Europa, pelo menos em todos os paises que eu estive, nenhum deles exigiu nenhuma vacina, porém para ir a Barbados é necessário se vacinar contra a febre amarela.

Então lá fui eu pesquisar onde eu poderia tomar essa vacina, se tinha algum custo, como eu conseguia uma segunda via da minha Carteira Nacional de Vacinação e como conseguir a Certificado Internacional de Vacinação.

anvisa 3

Primeiro de tudo, um bom lugar que eu acabei encontrando para descobrir quais países exigem vacina contra a febre amarela foi o site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles tem um arquivo onde estão listados t-o-d-o-s os países que exigem essa vacina em específico e os países que tem risco de transmissão dessa doença.

Depois de descobrir que Barbados exige vacina contra febre amarela de brasileiros, chegou a vez de procurar informações sobre os procedimentos que eu deveria fazer até obter o meu Certificado Internacional de Vacinação.

O site da Anvisa tem uma página dedicada especialmente aos viajantes, onde é possível obter todas as informações necessárias sobre esse assunto.

A vacina pode ser tomada em qualquer posto de saúde público ou em postos privados. Mas antes de se dirigir ao posto de saúde é necessário ter em mãos a sua própria Carteira Nacional de Vacinação. Eu não tinha idéia de onde estava a minha e assim, fui orientada a procurar o posto de saúde onde tinha tomado todas as vacinas até então e lá mesmo pegar a segunda via.

A vacina contra a febre amarela deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da data marcada para a viagem, que é quando vamos estar protegidos efetivamente contra essa doeça. Sua validade total é de 10 anos e após esse período é preciso se vacinar novamente.

anvisa 1

Mesmo com a falta em muitos postos de saúde da minha cidade em SC, eu consegui tomar a vacina faltando apenas 3 semanas para a minha viagem à Barbados. Sim, eu estava dentro do prazo exigido, mas foi o maior sufoco!

Depois de tomar a vacina, o próximo passo é preencher um cadastro no próprio site da Anvisa, pra que o atendimento na hora de pegar a carteirinha internacional de vacinação seja agilizado.

Normalmente a maioria dos aeroportos tem um posto da Anvisa onde é possível pegar essa carteirinha. Sendo assim, semana passada, quando voltei a Curitiba, aproveitei e fui até o aeroporto pegar a minha de uma vez.

O posto da Anvisa no Aeroporto de Curitiba fica no terreo (mesmo andar onde é feito o desembarque), ao lado dos caixas eletronicos, num corredor a direita.

Não sei se foi sorte ou o que, mas quando estive lá quinta-feira passada, não haviam filas e logo que cheguei já fui atendida.

c0_1165x900

O atendimento foi rapidíssimo. Como eu já tinha feito o cadastro no site da Anvisa em casa, ao chegar lá, só entreguei a Carteira Nacional de Vacinação e minha identidade e em questão de minutos recebi a Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Conferi se todos os dados estavam certos e assinei. Foi só isso!

Agora com a minha carteira internacional de vacinação em mãos, eu não preciso me preocupar pelo menos com isso até janeiro de 2023.

Obs.1: pra solicitar a carteira internacional de vacinação contra a Febre Amarela, também são aceitos como documento de identificação além da identidade, a carteira de motorista e o passaporte (sempre documentos com fotos, claro).

Obs.2: a grande maioria dos postos da Anvisa nos aeroportos abrem de segunda a sexta-feira das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aruba, Barbados, Caribe, Dicas de Viagem, St Kitts e Nevis, St Maarten / St Martin
Booking.com
  1. Marilia 14/02/2013 | 16:04

    Obrigada por compartilhar!

  2. Paula Pereira 15/02/2013 | 17:30

    To ansiosa esperando seus posts de Barbados.

  3. Bruna 18/02/2013 | 05:20

    Marilia e Paula,

    Essa semana começo a escrever os posts sobre Barbados! =))

  4. Jéssica Silva 01/12/2014 | 08:23

    Bom dia. Vou fazer minha primeira viagem internacional para Londres agora no final do ano. Queria saber se o reino unido exige certificado internacional de vacinação. Desde já grata.

    • Contando as Horas 01/12/2014 | 17:49

      Oi, Jéssica

      Eu estive lá agora em setembro pela ultima vez e na verdade, em nenhuma viagem que fiz pra lá até hoje, nunca ninguém me pediu nada sobre vacina contra a febre amarela.

  5. Jéssica Silva 03/12/2014 | 09:14

    Entendi, obrigada. Vou pegar o voo em são paulo e eu moro no interior, eu tomei a vacina aqui na minha cidade, mas não emitem esse certificado, então eu teria que pegar em são paulo esse certificado. Mas minha viagem será no sábado e geralmente a Anvisa funciona de semana, então seria muito ruim eu ter que ir para são paulo apenas para pegar esse certificado.Era apenas isso que estava preocupada. Obrigada. Mas na sua opinião, eu deveria ir pegar esse certificado?

    • Contando as Horas 04/12/2014 | 23:59

      Oi, Jéssica

      Pra essa viagem vc não teria obrigação de pegar o certificado, mas seria interessante, qdo possivel, vc provodenciar. Esse certificado internacional é exigido em alguns outros países.

  6. Jéssica Silva 05/12/2014 | 13:55

    Entendi Obrigada.

  7. Alex 06/04/2015 | 23:34

    vou viajar para Israel em junho já posso tomar a vacina?

    • Contando as Horas 07/04/2015 | 00:34

      Oi, Alex

      Sim, vc precisa tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem e ter tempo suficiente pra pegar o certificado internacional de vacinação contra febre amarela em alguma agencia da Anvisa antes da viagem, obviamente.

  8. Samuel Domingues 10/05/2015 | 23:57

    Estou indo para Barbados dia 23 agora, será que ainda consigo me vacinar e viajar tranquilo? Faltam 13 dias :( Trabalho com turismo e ganhei um famtur, então pense no desespero!!!

    • Contando as Horas 11/05/2015 | 19:55

      Oi, Samuel

      Teoricamente vc tem tempo habil pra se vacinar. Pra pegar a carteira internacional de vacinaçao, vc consegue fazer isso a qualquer momento logo apos vc ter tomado a vacina.

  9. Samuel Domingues 12/05/2015 | 01:38

    Já fui hoje e consegui :D agora só viajar e aproveitar, parabéns pelo blog!

    • Contando as Horas 13/05/2015 | 06:48

      Oi, Samuel

      Que bom que deu tudo certo. Aproveite Barbados, a ilha é muito legal.. :D

  10. Aline 11/06/2015 | 12:00

    Olá!
    Só para ver se entendi, posso tomar a vacina em qualquer posto, seja privado ou não, mas o certificado consigo somente com credenciados com a ANVISA, é isso?

    • Contando as Horas 16/06/2015 | 20:47

      Oi, Aline

      Isso, vc pode tomar a vacina na rede publica ou particular, mas você só consegue o certificado na Anvisa no aeroporto.

  11. francisco 21/06/2015 | 22:59

    Vc sabe se precista de visto de entrada pra Russia?

    • Contando as Horas 21/06/2015 | 23:05

      Oi, Francisco

      Brasileiros viajando com passaporte brasileiro (e não passaporte europeu ou de qualquer outra dupla cidadania), não precisam de visto pra entrar na Rússia.

Deixe o seu comentário...