14.02
2013

Vacina contra a Febre Amarela e Carteira Internacional de Vacinação

* Post atualizado em janeiro de 2017.

Duas coisas que eu tenho costume de fazer imediatamente após comprar uma passagem aérea é pesquisar se brasileiros precisam de visto para entrar em um determinado país e ainda, se é necessário tomar alguma vacina.

Para viajar para a Europa, pelo menos em todos os paises que eu estive, nenhum deles exigiu nenhuma vacina, porém para ir a algumas ilhas do Caribe (eu to indo pra Barbados!) é necessário se vacinar contra a febre amarela.

Então lá fui eu pesquisar onde eu poderia tomar essa vacina, se tinha algum custo, como eu conseguia uma segunda via da minha Carteira Nacional de Vacinação e como conseguir a Certificado Internacional de Vacinação.

anvisa 3

Primeiro de tudo, um bom lugar que eu acabei encontrando para descobrir quais países exigem vacina contra a febre amarela foi o site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles tem um arquivo onde estão listados t-o-d-o-s os países que exigem essa vacina em específico e os países que tem risco de transmissão dessa doença.

Depois de descobrir que Barbados exige vacina contra febre amarela de brasileiros, chegou a vez de procurar informações sobre os procedimentos que eu deveria fazer até obter o meu Certificado Internacional de Vacinação.

O site da Anvisa tem uma página dedicada especialmente aos viajantes, onde é possível obter todas as informações necessárias sobre esse assunto.

A vacina pode ser tomada em qualquer posto de saúde público ou em postos privados. Mas antes de se dirigir ao posto de saúde é necessário ter em mãos a sua própria Carteira Nacional de Vacinação. Eu não tinha idéia de onde estava a minha e assim, fui orientada a procurar o posto de saúde onde tinha tomado todas as vacinas até então e lá mesmo pegar a segunda via.

A vacina contra a febre amarela deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da data marcada para a viagem, que é quando vamos estar protegidos efetivamente contra essa doeça. Sua validade total é de 10 anos. Após esse período é preciso se vacinar novamente.

anvisa 1

Mesmo com a falta em muitos postos de saúde da minha cidade em SC, eu consegui tomar a vacina faltando apenas 3 semanas para a minha viagem à Barbados. Sim, eu estava dentro do prazo exigido, mas foi o maior sufoco!

Depois de tomar a vacina, o próximo passo é preencher um cadastro no próprio site da Anvisa, pra que o atendimento na hora de pegar a carteirinha internacional de vacinação seja agilizado.

Normalmente a maioria dos aeroportos tem um posto da Anvisa onde é possível pegar essa carteirinha. Sendo assim, semana passada, quando voltei a Curitiba, aproveitei e fui até o aeroporto pegar a minha de uma vez.

O posto da Anvisa no Aeroporto de Curitiba fica no térreo (mesmo andar onde é feito o desembarque), ao lado dos caixas eletrônicos, em um corredor a direita.

Não sei se foi sorte ou o que, mas quando estive lá quinta-feira passada, não haviam filas e logo que cheguei já fui atendida.

c0_1165x900

O atendimento foi rapidíssimo. Como eu já tinha feito o cadastro no site da Anvisa em casa, ao chegar lá, só entreguei a Carteira Nacional de Vacinação e minha identidade, em questão de minutos recebi a Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Conferi se todos os dados estavam certos e assinei. Foi só isso!

Agora com a minha carteira internacional de vacinação em mãos, eu não preciso me preocupar com isso até janeiro de 2023!!

Obs.1: pra solicitar a carteira internacional de vacinação contra a Febre Amarela, também são aceitos como documento de identificação além da identidade, a carteira de motorista e o passaporte (sempre documentos com foto).

Obs.2: a grande maioria dos postos da Anvisa nos aeroportos abrem de segunda a sexta-feira das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00.

** Precisando de hotel para sua próxima viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aruba, Barbados, Caribe, Dicas de Viagem, St Kitts e Nevis, St Maarten / St Martin - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
24 comentários em "Vacina contra a Febre Amarela e Carteira Internacional de Vacinação"
  1. Marilia   14/02/13 • 16h04

    Obrigada por compartilhar!

  2. Paula Pereira   15/02/13 • 17h30

    To ansiosa esperando seus posts de Barbados.

  3. Bruna   18/02/13 • 05h20

    Marilia e Paula,

    Essa semana começo a escrever os posts sobre Barbados! =))

  4. Jéssica Silva   01/12/14 • 08h23

    Bom dia. Vou fazer minha primeira viagem internacional para Londres agora no final do ano. Queria saber se o reino unido exige certificado internacional de vacinação. Desde já grata.

    • Contando as Horas   01/12/14 • 17h49

      Oi, Jéssica

      Eu estive lá agora em setembro pela ultima vez e na verdade, em nenhuma viagem que fiz pra lá até hoje, nunca ninguém me pediu nada sobre vacina contra a febre amarela.

  5. Jéssica Silva   03/12/14 • 09h14

    Entendi, obrigada. Vou pegar o voo em são paulo e eu moro no interior, eu tomei a vacina aqui na minha cidade, mas não emitem esse certificado, então eu teria que pegar em são paulo esse certificado. Mas minha viagem será no sábado e geralmente a Anvisa funciona de semana, então seria muito ruim eu ter que ir para são paulo apenas para pegar esse certificado.Era apenas isso que estava preocupada. Obrigada. Mas na sua opinião, eu deveria ir pegar esse certificado?

    • Contando as Horas   04/12/14 • 23h59

      Oi, Jéssica

      Pra essa viagem vc não teria obrigação de pegar o certificado, mas seria interessante, qdo possivel, vc provodenciar. Esse certificado internacional é exigido em alguns outros países.

  6. Jéssica Silva   05/12/14 • 13h55

    Entendi Obrigada.

  7. Alex   06/04/15 • 23h34

    vou viajar para Israel em junho já posso tomar a vacina?

    • Contando as Horas   07/04/15 • 00h34

      Oi, Alex

      Sim, vc precisa tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem e ter tempo suficiente pra pegar o certificado internacional de vacinação contra febre amarela em alguma agencia da Anvisa antes da viagem, obviamente.

  8. Samuel Domingues   10/05/15 • 23h57

    Estou indo para Barbados dia 23 agora, será que ainda consigo me vacinar e viajar tranquilo? Faltam 13 dias :( Trabalho com turismo e ganhei um famtur, então pense no desespero!!!

    • Contando as Horas   11/05/15 • 19h55

      Oi, Samuel

      Teoricamente vc tem tempo habil pra se vacinar. Pra pegar a carteira internacional de vacinaçao, vc consegue fazer isso a qualquer momento logo apos vc ter tomado a vacina.

  9. Samuel Domingues   12/05/15 • 01h38

    Já fui hoje e consegui :D agora só viajar e aproveitar, parabéns pelo blog!

    • Contando as Horas   13/05/15 • 06h48

      Oi, Samuel

      Que bom que deu tudo certo. Aproveite Barbados, a ilha é muito legal.. :D

  10. Aline   11/06/15 • 12h00

    Olá!
    Só para ver se entendi, posso tomar a vacina em qualquer posto, seja privado ou não, mas o certificado consigo somente com credenciados com a ANVISA, é isso?

    • Contando as Horas   16/06/15 • 20h47

      Oi, Aline

      Isso, vc pode tomar a vacina na rede publica ou particular, mas você só consegue o certificado na Anvisa no aeroporto.

  11. francisco   21/06/15 • 22h59

    Vc sabe se precista de visto de entrada pra Russia?

    • Contando as Horas   21/06/15 • 23h05

      Oi, Francisco

      Brasileiros viajando com passaporte brasileiro (e não passaporte europeu ou de qualquer outra dupla cidadania), não precisam de visto pra entrar na Rússia.

  12. Felipe   11/09/17 • 18h56

    Boa tarde,

    Eu não tenho a minha carteira original de vacinação, mas tenho o papel do posto de saúde comprovando que eu tomei a vacina, minha viagem é dia 16/09, posso pegar o certificado internacional de vacinação com esse papel? emitem na hora, pois minha viagem é dia 16, vou para Aruba com conexão em Bogotá.

    • Contando as Horas   21/09/17 • 18h48

      Oi, Felipe

      Acredito que sim! Qualquer coisa liga no posto da Anvisa e ve se eles aceitam.

  13. Wagner Medeiros   02/01/18 • 07h15

    Quero agradecer e dedicar este posto, simplesmente, para elogiar sua humilde dedicação, em tirar tantas dúvidas.
    Vou trabalhar em uma Multinacional em campo Largo, e preciso da vacina. Todas as dúvidas que tentei tirar na internet,e não conseguia, em poucos minutos, tirei-as, nesta página.
    Obrigado e Deus te abençoe muitíssimo!!!

  14. Robson   22/06/18 • 19h02

    òtimo post parabéns

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas