07.05
2013

Visto de Estudante – Tier 4 para estudar no UK

Um dos tipos de visto de estudo que pessoas que moram fora da Europa podem solicitar para ir estudar no Reino Unido é o Visto de Estudante – Tier 4, que foi justamente o visto que eu solicitei quando resolvi voltar pra Edimburgo por mais 1 ano.

Ao contrário do Visto de Estudante Visitante (Student Visitor), esse visto precisa ser solicitado ainda aqui no Brasil, no Visa Application Centre que está localizado no Rio de Janeiro (mas também existem escritórios em São Paulo e Brasília).

Esse visto foi mais trabalhoso de conseguir, pq eu precisei seguir algumas regrinhas, tive que reunir um número maior de documentos e também foi necessário seguir um cronograma para que tudo desse certo.

Quem tiver interesse em solicitar esse visto em especifico, é necessário levar em consideração a regra principal: ser adulto (existe outros vistos desse mesmo tipo para crianças e adolescentes).

Visa Application Centre - Rio de Janeiro

Visa Application Centre – Rio de Janeiro

O Visto de Estudante – Tier 4 é um tipo de visto baseado em um sistema de pontos que pode ser aplicado apenas por pessoas que tenham interesse em estudar no Reino Unido, seja em universidade ou um curso de inglês. Quem resolver solicitar esse visto, precisa obrigatoriamente alcançar 40 pontos, onde:

– 30 pontos são referentes a carta de aceitação do curso de inglês (ou qualquer outro curso). Lembrando que a instituição de ensino deve ser credenciada no UK Border, já que a escola vai passar a ser o Tier 4 Sponsor, ou seja, ela vai ser de certa forma responsável por nos durante esse periodo de estudos. Também é importante levar em consideração que é necessário comprovar pelo menos o nivel intermediário de inglês;

– 10 pontos são referentes a condição de se manter no Reino Unido durante o tempo de estudo. A quantidade de dinheiro exigida é relativa, mas é importante saber que esse valor deve cobrir o valor do curso, moradia e os gastos enquanto estiver morando lá. Dica: o fato de já ir com o curso e a acomodação pagos me ajudaram a comprovar que eu tinha “dinheiro suficiente” para cobrir as despesas. Obs.: O UK Border recomenda reservar 1.000,00 libras/mês para despesas pessoais quando for morar em Londres e 800,00 libras/mês pra quem for morar em outras cidades do Reino Unido.

Aqui vai o passo a passo do que eu precisei fazer:

– antes de solicitar o visto, eu precisei ter em mãos a carta de aceitação da escola de inglês (nesse processo a escola vai ser chamada de “Tier 4 Sponsor”) que eu escolhi em Edimburgo, chamada de CAS (Confirmation of Acceptance for Studies);

– contratei o serviço da World Bridge que me auxiliou em todo o processo de solicitação do visto.

– paguei a taxa referente a solicitação do visto Tier 4 que foi de 298,00 libras. Essa taxa só pode ser paga com cartão de crédio/débito visa ou master;

– tive que preencher o formulário VAF9 online e em inglês;

– reuni uma série de documentos exigidos que tive que enviar pra ser traduzidos para o inglês. A tradutora juramentada foi indicada pela World Bridge. a World Bridge também me auxiliou nesse processo dizendo quais documentos ou trechos desses documentos eu deveria traduzir. A tradução juramentada dos documentos levou 1 semana pra ficar pronta e mais o tempo de envio pelo correio;

– precisei escrever uma cartinha falando pq eu queria estudar inglês e pq eu tinha escolhido estudar em Edimburgo (essa carta eu tive que escrever em inglês, claro);

Os documentos que eu precisei traduzir foram: certidão de nascimento, resumo do histórico escolar, resumo do histórico da universidade, diploma do Curso Superior, histórico das aulas de inglês que eu cursei no Winner e no Yágizi, contrato social da empresa e comprovante da minha conta bancária. Além disso, como não era eu quem estava pagando os custos dessa viagem ao Reino Unido, eu também precisei traduzir alguns documentos e comprovantess das contas bancárias dos meus pais. Obs.: assim que os documentos foram traduzidos é preciso dar entrada no agendamento pra entrevista, pq como a tradução vem com a data impressa nos documentos, a validade é limitada.

– com todos os documentos em mãos, a World Bridge agendou minha “entrevista” no Centro de Aplicações de Visto do Reino Unido no Rio de Janeiro.

Visa Application Centre - Rio de Janeiro

Visa Application Centre – Rio de Janeiro

No dia marcado pra eu fazer a “entrevista”, o que eu tive que fazer foi o seguinte: entregar o meu passaporte válido pra todo o período do meu intercâmbio (e se tiver outros passaportes antigos tem que levar também), 2 fotos do mesmo tamanho que a foto do passaporte, o formulário VAF9 imprimido, todos os documentos traduzidos (os originais, os documentos traduzidos e mais uma cópia), confirmação de pagamento da taxa do visto e os docuementos que já estavam em inglês (carta de aceitação da escola de inglês, contrato da residencia estudantil onde eu ia morar e o recibo de quitação do pagamento da residência estudantil), paguei a taxa de prioridade na avaliação para ter o visto concedido de forma mais rápida (opcional) que foi de 300,00 reais (tive que pagar em dinheiro), também paguei a taxa de entrega feita pelo correio, que pode ser escolhida entre a entrega normal (mais barata) ou por Sedex (mais cara). Como eu tinha pressa, escolhi a entrega por Sedex e a taxa naquela época ficou em 110,00 reais.

No meu caso, eu não precisei fazer a entrevista propriamente dita, apenas foi coletado os meus dados biométricos como foto e impressões digitais. Eu inclusive perguntei pro oficial quando ele disse que eu tava liberada se eu não precisaria fazer a entrevista e ele me disse que não, que esse processo nem sempre é exigido, eles apenas entrevistam as pessoas que eles acham que não comprovaram esse requisito de forma satisfatória. Ah, e quem precisar fazer a entrevista, ela é totalmente feita em inglês, portanto não é recomendado mentir o nivel de inglês hein!

Uma outra dúvida bem frequente é com relação a possibilidade de trabalhar com o Visto de Estudante – Tier 4 enquanto estamos estudando inglês. Sim, é possível, mas algumas regrinhas são impostas. No geral é permitido trabalhar 10 horas por semana ou full-time durante o periodo de férias do curso. Mas eu recomendo sempre ler as regras no site do UK Border, pq sempre elas estão sofrendo modificações.

E ainda como se não bastasse todo o stress do processo todo em geral, da viagem pra entregar os documentos durante o agendamento da entrevista, a gente sai do Visa Application Centre sem saber se conseguiu ou não o visto. É mole? Ainda tive que esperar mais 3 ou 4 dias úteis até o correio entregar aqui em casa o envelope com o  visto impresso no meu passaporte.

Ahhh, quando o correio entregar os documentos e o passaporte de volta, é extremamente importante checar dois dados: o tempo de duração que visto foi concedido e se ele é para apenas uma ou multiplas entradas.

Felizmente o meu visto foi concedido com um periodo de 2 meses a mais do que eu havia solicitado (tempo do meu curso de inglês) e ele era de multiplas entradas, o que me permitiu viajar por vários países da Europa enquanto morei em Edimburgo.

Como deu pra ver, solicitar o visto de estudante tier 4 pra estudar no Reino Unido garante fortes emoções até o último minuto!

Obs. 1: Importantíssimo chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência no Visa Application Centre, pq tem que fazer um crachá pra ter acesso aos elevadores e ao escritório onde o visto vai ser solicitado.

Obs. 2: Quem não solicitar o agendamento da entrevista no Rio de Janeiro e preferir fazer isso em São Paulo ou Brasília vai ter que pagar uma taxa de correio a mais para que os documentos sejam enviados para o Rio de Janeiro antes de serem enviados pro nosso endereço.

Obs. 3: Como eu já passei por todo esse processo, eu fortemente recomendo reservar pelo menos 3 meses pra fazer todo esse passo a passo com calma.

Obs. 4: Essas informações podem sofrer alteração a qualquer momento, o Reino Unido vem alterando e melhorando as regras constantemente, então é sempre bom conferir tudo no site do UK Border Agency – Tier 4.

O endereço do Visa Application Centre no Rio de Janeiro fica na Praia de Botafogo 228, grupo 1104. Building Argentina, Rio de Janeiro, RJ, Brazil. CEP: 22359-900.

Posts relacionados:

Lista completa com todos os posts que eu já escrevi sobre Intercâmbio

Intercâmbio: Registro na Polícia de Fronteira (UK Border)

Visto de Estudante Visitante no UK – Com duração Inferior a 6 meses

Quanto custa morar em Edimburgo?

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Edimburgo, Escócia, Intercâmbio, Intercâmbio, Intercâmbio na Escócia
Booking.com
  1. Maria 30/09/2013 | 21:08

    Bruna tudo bem. Qual a diferenca entre o visto Extended Student Visitor o tier 4? Vc disse que o tier se pode trabalhar pelo menos algumas horas por semana, e o Extended Student Visitor que equivale 11 meses nao pode??
    Ficaria feliz com seu retorno.
    Abracos.

    • Contando as Horas 02/10/2013 | 06:35

      Oi, Maria

      Infelizmente eu não li sobre as regrinhas do visto para 11 meses.. Será que são as mesmas que para 6 meses? Agora eu não lembro se pode ou não, mas se vc clicar nos links que estao em vermelho no post, em um deles deve ter essa resposta. Infelizmente vou ficar te devendo essa info.

  2. Livia 02/10/2013 | 16:18

    Oi Bruna, tudo bom? Li que voce solicitou o visto com urgencia e tenho uma dúvida – quanto é o tempo da urgência? São 3 dias úteis? Ou eles não informam? Quis pedir essa informação para eles mas como voce deve saber, as ligações são pagas no cartão de credito! Abraços Lívia

    • Contando as Horas 04/10/2013 | 02:37

      Oi, Livia

      Isso, 3 dias pro visto ficar pronto mais o tempo de entrega do correio.

  3. Nathália Bonilho 15/10/2013 | 15:47

    Olá! Suas dicas são ótimas!
    Estou em processo de organizar os documentos necessários para tirar meu visto Tier 4 e tenho uma dúvida: fiz um teste de proficiência (TOEFL) mas ainda não possuo o resultado oficial, apenas o online. Porém, tenho um certificado do meu curso de inglês de 6 anos, dizendo que meu nível é avançado.
    Para comprovar comprovar pelo menos o nivel intermediário de inglês, é obrigatório o resultado do TOEFL ou meu certificado da escola de inglês serve??

    • Contando as Horas 15/10/2013 | 22:34

      Oi, Nathália

      Eu não precisei comprovar com testes tipo TOEFL ou IELTS, só com um histórico de cada uma das escolas de inglês em que estudei aqui no Brasil. Mas como disse no post, as regras estão sempre mudando, seria bom vc verificar com uma agência de intercâmbio, assim vc não vai ter problemas!!!

    • Poliana 09/07/2014 | 12:57

      Olá, Nathália, tudo bom?

      Estou com o mesmo problema: ainda não recebi o resultado do meu TOEFL e só tenho a versão online. Como você resolveu seu problema?

      Um abraço!

  4. Lucia 19/11/2013 | 09:39

    Olá Bruna,

    Tudo bem? Obrigada pelas informações!
    Quando vc diz que contratou os serviços da World Bridge, gostaria de saber como vc os contatou, pq acredito que em SP o procedimento é diferente, uma vez que não é a matriz, e nao há informações no site sobre assessoria e serviços de tradutor juramentado, por exemplo.
    Recebi ontem a notícia que fui aceita e preciso correr com toda a parte burocrática!
    Desde já agradeço a sua atenção.

    Abraço,

    • Contando as Horas 20/11/2013 | 13:48

      Oi, Lucia

      Contratei através da agência de intercâmbio que já estava me auxiliando nas demais questões. Essas infos de tradutor e tal eu acredito que eles repassem quando contratados, tbm não lembro de ter visto no site não.

  5. Lucia 20/11/2013 | 15:08

    Obrigada mais uma vez Bruna! ;-)

  6. Viviane Lira 16/01/2014 | 20:51

    Oi Bruna,
    Me fiquei em dúvida numa coisa, sou de Recife mas pretendo tirar o visto no RJ… é necessário enviar a documentação antes da “entrevista”? ou basta que eu esteja munida de toda a documentação no momento que eu for para o Visa Application Centre?
    Grata,
    Viviane

  7. Viviane Lira 16/01/2014 | 20:53

    Percebi o erro de português no comentário anterior ao publicar :/

    • Contando as Horas 17/01/2014 | 13:58

      Oi, Viviane

      Ai depende, se vc contratar o serviço de alguma empresa pra te auxiliar, vc precisa enviar cópia de tudo pra eles “pré aprovarem” a documentação (eles sabem mais ou menos o que é mais importante enviar). Porém se vc fizer o processo do visto todo por conta, eu não sei como seria isso.

  8. Diego 19/01/2014 | 13:33

    Oi, Bruna. Muito obrigado por seu blog. Encontrei informações preciosas aqui.
    Talvez você possa me ajudar com uma dúvida. Preciso aplicar para o Tier 4 para um doutorado (entre 3 – 4 anos). Na confirmação de sustento (dinheiro), preciso ter 1.000 libras para cada mês em Londres. Primeira pergunta: preciso ter, de cara, dinheiro suficiente para cobrir os 3 anos (curso e sustento)? Segunda pergunta: tem uma família britânica que vai me hospedar e arcar com minha manutenção: é possível comprovar isso e abater algum valor daquelas 1.000 libras necessárias que preciso comprovar para cada mês?
    Desde já grato,
    Diego

    • Contando as Horas 19/01/2014 | 20:23

      Oi, Diego

      Obrigadaaaa!!! :DDD

      1) Não sei te dizer, pois é um tempo bem maior do que eu fiquei. Cada vez que fui a Escócia (meu intercâmbio teve duas partes) eu sempre levei dinheiro para todo o período que ia ficar, parte em dinheiro vivo e parte no cartão de credito. Vc sabe se vc vai ter que renovar o visto a cada ano nesses 3 anos? Se sim, eu acho que vc precisa comprovar o dinheiro para cada ano e não para o período todo.

      2) provavelmente vc vai ter que comprovar com o que eles vão pagar pra vc, mas não sei se isso é abatido desse valor. Na verdade, eles dizem no site que vc precisa ter esse valor pra ter uma vida confortável por la, mas isso não significa que vc precise ter exatamente esse valor, mas claro que tem que ser algo similar, pois eles fazem as contas. Se o valor for muito inferior pode representar um risco de vc não conseguir se manter la.

      • Diego 19/01/2014 | 23:28

        Muito obrigado, Bruna.
        Vou buscar mais detalhes sobre isso. Talvez siga seus passos e contrate os serviços da WorldBridge – quando eu descobrir como! (:
        Por favor, continue com seu blog. Ele é muito bom! Keep it up! :)

  9. Diego 20/01/2014 | 12:51

    Bruna, desculpa o incômodo. Como vc conseguiu a assessoria da WorldBridge?
    Abraço,

    • Contando as Horas 20/01/2014 | 21:21

      Oi, Diego

      Através da agência que eu fechei o intercâmbio, eles que recomendaram os serviços da World Bridge, pois eu tinha pressa de renovar o visto pra voltar logo pra Edimburgo.

  10. Yasmin 04/03/2014 | 20:46

    Oi Bruna, tudo bem?

    Vou viajar para o UK em setembro, e em relação ao visto, como você solicitou que fosse para múltiplas entradas, se você não fez a entrevista? Eu quero muito conseguir para múltiplas entradas para poder viajar por lá sem perigo de perder o visto. Sabe se caso eu não consiga, posso viajar pela união européia? Beijos e obrigada!

    • Contando as Horas 06/03/2014 | 00:49

      Oi, Yasmin

      Eu não lembro exatamente, mas se não tiver nada pra preencher no formulario, eu escrevi algo relacionado as viagens que queria fazer pela Europa na cartinha que a gente precisa escrever falando pq o país escolhido foi o UK e pq eu estava indo estudar inglês lá.

      Vc pode sim, mas só depois que vc deixar o UK, obviamente.

  11. Gabriela 21/05/2014 | 01:22

    Boa noite,
    Depois da sua entrevista o seu visto chegou em 3 dias é isso?????
    Beijos

    • Gabriela 21/05/2014 | 16:16

      Aliás as taxas que voce disse que pagou tanto a de prioridade quanto a do sedex foram no dia da “entrevista”?

      • Contando as Horas 21/05/2014 | 20:32

        Oi, Gabriela

        Isso, meu visto chegou uns 3 ou 4 dias depois, mas eu tive que pagar a taxa de prioridade para ele ser entregue. Paguei essa taxa de prioridade e a do sedex no dia da entrevista sim, mesmo sem saber se ia receber ou não o visto. Esse valor não é muito barato, mas pra quem tem pressa, ajuda muito.

  12. Camilla 09/06/2014 | 16:53

    Oi Bruna, tudo bem?
    Com quanto tempo de antecedencia voce deu entrada no visto? Seria possivel pedir o visto com mais de 3 meses de antecedencia (desde que voce ja tenha todos os documentos)?

    • Contando as Horas 09/06/2014 | 22:22

      Oi, Camilla

      Na verdade, nesse meu caso, não foi bem um pedido com antecedência. Eu tava em Edimburgo, quis voltar e precisava fazer o visto. Então logo que cheguei ao Brasil, providenciei tudo em 2 meses, desde juntar documentos, traduzir, fazer a entrevista e voltar pra Edimburgo.

      Sim, vc pode fazer o visto agora e solicitar pra que ele seja emitido pra uma data X mais pra frente. Não lembro ao certo quanto tempo mais pra frente pode ser essa data, mas lembro que pra fazer isso também tinha que pagar uma taxa.

  13. dayana 05/07/2014 | 11:38

    Oi bruna, adorei suas dicas de como tirar o Tier 4!
    Gostaria de saber se voce sabe como fazer para se inscrever numa universidade no reino unido, no caso, londres, porque tem toda uma documentaçao exigida como essay, nivel de ingles, ielts, etc. Estou interessada, mas nao sei bem qual é o passo a passo, porque a duraçao do curso é de 3 anos.

    • Contando as Horas 06/07/2014 | 21:16

      Oi, Dayana

      Que bom que gostou, fico feliz em ter ajudado! =D

      Hum, infelizmente não sei como funciona esse processo de inscrição com Universidades, pois eu fui apenas estudar inglês. Existem alguns blogs por ai que descrevem experiência sobre ter estudado em universidade no UK.

      Desculpa eu não poder te ajudar, mas como não tive nenhuma experiência nesse sentido, fica difícil eu te responder alguma coisa com certeza.

  14. Ricardo 20/10/2014 | 21:57

    Oi Bruna, será que você poderia me tirar uma dúvida? Pretendo viajar pelo ciência sem fronteiras no dia 15 de janeiro de 2015 e essa viagem não pode atrasar nem um dia. Será que é seguro eu agendar esse visto para dia 19 ou 22 de dezembro e pagar a taxa de urgência? Isso em São Paulo. Esse visto chegaria pra mim com uma margem de segurança talvez até dia 5 de janeiro? Obrigado desde já pela atenção.

    • Contando as Horas 20/10/2014 | 22:14

      Oi, Ricardo

      Olha, eu não arriscaria agendar pra essas datas, pois é muito perto do Natal. Ainda, vc deve verificar quais os dias o consulado vai fechar por causa dos feriados de final de ano pra ver quantos dias utéis vc tem. Eles fecham nos feriados daqui e nos do UK.

      Se vc conseguir agendar isso antes, melhor. Pq se der qqer atraso nos correios devido ao final de ano ou até mesmo uma greve, o que vc vai fazer?

      A taxa de urgencia agiliza bastante o processo, o problema é todo o resto, que aqui no Brasil, infelizmente a gente precisa se precaver.

  15. Julia Pizani 22/12/2014 | 14:35

    Oi Bruna, seu post me tirou muitas dúvidas, obrigada!
    Mas tenho mais algumas perguntinhas, o Tier 4 vale só para curso de inglês? porque pretendo ir pra Inglaterra em fevereiro para estudar alemão e ai fiquei confusa.
    Ah, e vou ficar na casa da minha tia, que mora em Peterborough, então um dos documentos de suporte seriam o comprovante de residência dela? Preciso de algo que comprove que somos parentes ou algo do gênero?
    A foto eu preciso levar no VAC ou eles tiram lá mesmo?
    Estou procurando tudo por conta própria e acaba sendo bem complicado, como conseguir contato do World Brigde para ajuda com a tradução dos documentos? E qual o valor médio para os serviços deles.
    Ainda tenho muitas dúvidas, mas se você me puder ajudar com essas já fico feliz! Hahaha, muito obrigada mais uma vez.

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 21:53

      Oi, Julia

      Humm.. eu acho que só valem pra curso de inglês sim. Sobre a questão de vc ficar na casa da tua tia e comprovar isso, eu não sei te dizer tbm como é a regra, pois eu não tive nenhuma experiência nesse sentido. Fiquei em uma residencia estudantil.

      Tive que levar duas fotos tamanho igual ao do passaporte, mas é bom vc ler as regrinhas para essas fotos. Tem tudo no site do UK Border.

      Eu contratei a World Bridge atraves da agencia de viagem que fechei meu intercambio. Mas acho que vc pode entrar em contato com eles atraves do site, não?!

      Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2015 pra ti!

  16. Thaís 14/08/2015 | 14:04

    Eu estou passando por esse processo e achei esse post muito bom, acho que pode me ajudar bastante, mas eu tenho uma dúvida, na poarte que você fala:
    “todos os documentos traduzidos (os originais, os documentos traduzidos e mais uma cópia)”

    Essa cópia seria dos originais e dos traduzidos ou só dos documentos traduzidos? E essas cópias têm que ser autenticadas?

    • Contando as Horas 22/08/2015 | 15:34

      Oi, Thaís

      Vc tem que levar uma cópia dos documentos originais e dos traduzidos. Essas copias são enviadas pela pessoa credenciada que vai fazer a tradução, eu não lembro mais se as copias eram autenticadas ou não, mas eu já recebi tudo pronto da empresa de tradução que contratei.

  17. Júlia 16/08/2016 | 11:27

    Oi Bruna li todo o texto e adorei. Mas fiquei com dúvidas:

    Moro em joão pessoa entao eu teria que viajar até o consulado do Rio de Janeiro para fazer toda essa parte do visto,documentação e entrevista?

    Teria outra maneira de fazer tudo isso? não né?

    outra dúvida: Qual o máximo de tempo que se pode ficar na Escócia com VISTO DE ESTUDANTE DE INGLÊS? Cursos da lingua inglesa?

    Sei que na Irlanda o máximo que pode é 2 anos estudando por cursos de inglês,depois disso só fazendo uma graduação no país.

    Vc sabe dizer o tempo máximo?

    e sobre curso superior feito no Brasil, vale na Escócia? é possivel vc validar e passar por todo processo e depois exercer a profissão?

    Estou terminando minha graduação no Brasil e caso eu não consiguisse exercer minha profissão na Escócia,gostaria de fazer um técnico na Escócia,é uma boa e possivel com visto de estudante?

    Bjos amo seu site <3

    • Contando as Horas 19/08/2016 | 15:43

      Oi, Julia

      Na época existiam escritórios no RJ, SP e Brasília. Escolhi o RJ por ser o consulado principal, se fosse nos outros teria que esperar tudo ser encaminhado para o RJ. É bom vc conferir se ainda existem apenas essas embaixadas/consulados, talvez podem existir outros pelo Brasil.

      O visto de estudante visitante, aquele que vc pega no aeroporto pode ser de 6 meses ou 11 meses. O visto estudante tier 4 acho que pode ser um prazo maior, mas não sei ao certo.

      Não sei te dizer nada sobre o processo de validação de diploma, nunca fiz nada parecido e também nunca li nada a respeito. No site do UK Border deve ter todas essas informações. Tira um tempo e vasculha o site por inteiro, vc vai achar muita informação interessante.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

Deixe o seu comentário...