09.05
2013

Intercâmbio: Registro na Polícia de Fronteira (UK Border)

Quando eu decidi voltar ao Brasil pra renovar o meu visto de estudos pro Reino Unido, eu não imaginava que a coisa era meio complexa. Além de correr atrás de toda a documentação, encaminhar tudo pra tradução e entregar os documentos no Visa Application Centre,  eu ainda cheguei a achar que todo esse processo pra obtenção do visto chegava ao fim quando eu recebesse o envelope com o visto impresso no meu passaporte. Mas eu tava completamente enganada, ainda tinha mais coisa pra fazer!

Quem resolver solicitar o Visto de Estudante – Tier 4, precisa saber que ainda é preciso providenciar o registro na Polícia de Fronteira do Reino Unido, mais conhecido como UK Border, assim que chegar lá.

Mas o que seria exatamente esse registro? Foi essa a primeira pergunta que eu me fiz. Procurando por mais informações na internet, acabei achando duas páginas totalmente dedicadas a esse assunto: uma no próprio site do UK Border e outra no Metropolitan Office.

Fonte: Google Maps

Fonte: Google Maps

Todas as pessoas que solicitam o Visto de Estudante – Tier 4 e que vão estudar em um cursos de longa duração no Reino Unido (mais do que seis meses), precisam ter no passaporte o ECB – Entry Clearance Basics, ou seja, a permissão de entrada no Reino Unido, pra poder dar entrada no processo de registro na Polícia de Fronteira. Esse ECB é mais ou menos a mesma coisa que o visto de estudos propriamente dito.

Então quando eu voltei a Edimburgo, essa foi a primeira coisa que fui providenciar. E nem poderia ter sido diferente, pois o prazo máximo pra se registrar dado pelo UK Border é de até 7 dias após a data carimbada no passaporte (e não tem nem como argumentar dizendo que não sabia, pq isso tá escrito no Entry Clearance Basics que vem no nosso passaporte).

Esse registro funciona da seguinte forma:

Ao chegar no prédio do UK Border em Edimburgo, é preciso se apresentar ao guardinha na recepção e dizer qual o motivo da sua ida até lá. Ele vai interfonar pra pessoa responsável por esse departamento e ela em seguida vem nos buscar ali no hall de entrada.

Fui levada a uma salinha, onde a funcionária da Polícia de Imigração pediu meu passaporte e começou a me fazer uma série de perguntas como: nome completo, sexo, data e local de nascimento, estado civil, nacionalidade (inclusive se tem dupla cidadania), endereço de onde vai morar no Reino Unido (incluido o CEP, então é bom pesquisar pra já ter essa informação em mãos), endereço residencial completo no Brasil, data e aeroporto de chegada no Reino Unido, número do passaporte, nome da escola, endereço da escola de inglês e a duração do curso (data inicial e final).

Então, pra comprovar todas essas informações é bom levar junto: o Visa Letter (carta de aceitação da escola de inglês), o contrato do local onde vai morar no Reino Unido e o passaporte.

Também é necessário levar 2 fotos 3×4 e pagar, lá mesmo, uma taxa referente ao registro. No ano que eu fiz esse processo, a taxa era de 34,00 libras e só podia ser pago em dinheiro ou cartão de crédito.

Ao terminar todo o processo, a funcionária me entregou um recibo que dizia que o pagamento e o encaminhamento da Permissão de Entrada no Reino Unido estava sendo providenciada. Ela também estipulou um data pra eu ir buscar esse documento. Esse prazo foi de 1 semana. Pra retirar o documento relativo ao registro no UK Border é necessário apresentar esse recibo, sem isso não tem como.

Legenda: (A) Lothian and Borders Police Headquarters e (B) Royal Botanic Garden Edinburgh

Legenda: (A) Lothian and Borders Police Headquarters e (B) Royal Botanic Garden Edinburgh

Duas coisas são importantes ter conhecimento:

– é permitido levar daqui do Brasil as duas fotos, o que facilita bastante, pois é menos uma coisa pra correr atrás quando chegar lá;

– enquanto o registro está sendo providenciado, nós não podemos deixar o país. Então é bom não marcar bobeira e não agendar nenhuma viagem nas primeiras 3 semanas do intercâmbio (uma semana extra só pra garantir).

Em Edimburgo, esse escritório do UK Border fica no edificio do Lothian and Borders Police Headquarters, na Fettes Avenue,  CEP EH4 1RB. Bem próximo ao Fettes College e ao Royal Botanic Garden.

Obs.: esse registro só pode ser feito na parte da manhã.

Posts relacionados:

Lista completa com todos os posts que eu já escrevi sobre Intercâmbio

Visto de Estudante – Tier 4 para estudar no UK

Visto de Estudante Visitante no UK – Com duração Inferior a 6 meses

Quanto custa morar em Edimburgo?

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Edimburgo, Escócia, Intercâmbio, Intercâmbio, Intercâmbio na Escócia
Booking.com
Deixe o seu comentário...