30.05
2013

Passo a passo para descobrir se brasileiros precisam de visto e vacina para visitar um determinado país

Logo que eu começo a pensar em fazer uma viagem, as três primeiras coisas que eu faço são: verificar se o meu passaporte está valido, pesquisar se brasileiros precisam de visto para visitar determinado país e depois da minha primeira viagem ao Caribe, procuro ver também se é obrigatório fazer alguma vacina.

Com isso, eu acabei juntando alguns sites, onde é possível pesquisar tudo isso pra não ter problemas durante uma viagem.

Os países marcados em azul escuro não exigem visto de brasileiros - Mapa retirado do site do Wikipédia

Os países marcados em azul escuro não exigem visto de brasileiros – Mapa retirado do site do Wikipédia

** Visto **

Exceto alguns países já manjados por aí, como Chile, Argentina, França, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal, a gente nunca sabe quando brasileiro precisa ou não de visto. De uns tempos cá, alguns países também deixaram de pedir visto de nós brasileiros, como é o caso da Rússia, Sérvia e México (desde o mês de maio 2013).

Eu lembro que quando resolvi viajar para países como Islândia, Polônia, Estônia, Montengro, Bósnia e Herzegovina, Croácia e Barbados, todas as vezes tive que pesquisar se brasileiros precisavam ou não de visto.

Então, pra não haver problemas futuros nesse quesito, aqui vai os sites onde eu verifico essas informações:

– O primeiro site que eu costumo pesquisar é no Mundo dos Vistos, que informa se é necessário tirar visto tanto de turismo como de trabalho ou de estudo. O site é bem completinho, pois além disso, ainda lista os documentos necessários pra solicitar o visto, a taxa pra solicitar o visto, a moeda e a sua cotação atual. Claro que, mesmo assim, ainda é bom checar tudo no próprio site da embaixada de cada país.

– Ai é que entra o segundo site que costumo pesquisar sobre esse assunto, o RIOB. Além de também informar se é necessário ou não visto para brasileiros, eles tem uma lista com outras informações importantes, como: endereço das embaixadas e consulados do Brasil no país de destino, assim como o endereço das embaixadas e consulados de um determinado país aqui no Brasil e ainda os respectivos sites também estão indicados para maiores informações.

Obs.: o fato de ter o visto em mãos também não garante em nada a entrada no país, então é sempre bom levar alguns documentos essenciais (passagem de ida e volta, reserva de hotel, passagens de trens, seguro saúde, dinheiro e cartão de crédito internacional) na bagagem de mão, caso seja necessário comprovar alguma coisa. Eu não saio de casa sem ter todos esses documentos na bolsa!

** Vacina **

De todos os países que eu conheci até hoje, o único que exigia a Vacina contra Febre Amarela e consequentemente o Certificado Internacional de Vacinação foi Barbados.

Então, enquanto eu estava pesquisando e montando o roteiro dessa viagem, eu li muitos sites sobre o assunto e entre todos eles, o melhor (e mais completo) site que eu acabei encontrando foi o site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse arquivo eles listam t-o-d-o-s os países que exigem em específico essa vacina, além dos países que tem risco de transmissão dessa doença.

Se alguém precisar se vacinar contra a Febre Amarela, uns meses atrás eu escrevi um post contando como foi a minha experiência em me vacinar e retirar o certificado -> Para acessar esse post, é só clicar aqui.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Dicas de Viagem

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem - , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Passo a passo para descobrir se brasileiros precisam de visto e vacina para visitar um determinado país"
  1. Elisa   03/09/13 • 09h39

    Quais sao paises que necessitam outros tipos de vacina ?

    Exceto febre amarela

    • Contando as Horas   03/09/13 • 10h53

      Oi, Elisa

      Vixi, sabe que não sei te dizer? Até hoje, o único país que visitei que exigia vacina foi Barbados mesmo. Nem saberia te dizer se exisite outro tipo de vacina exigido.

      Um tempo atrás alguém me disse que o Reino Unido tava exigindo vacina contra tuberculose pra quem for morar lá. Como supostamente todo mundo toma a BCG aqui no Brasil, nem me preocupei em checar essa info.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Saudade do Caribe!
.
Existe uma ilha no Caribe dividida por dois países: St Martin (pertence à França) e St Maarten (pertence a Holanda).
.
A melhor época para visitar essas ilhas é agora, de novembro a maio, periodo que as chuvas são muito raras.
.
No lado francês ainda existem outras duas pequenas ilhas: Tintamarre e a Pinel (foto).
.
Tintamarre não tem estrutura, Pinel tem beach clubs e barraquinhas que alugam caiaque, sup, entre outros.
.
📍Pinel Island, St Martin 🇫🇷
.
#iletpinel #pinelisland #stmartin #caribe #caribbean #igcaribbean #marcaribe #amoviajar #feriasnocaribe #beachlife #praia #mar #sup #sourbbv #mulheresviajantes #travelgirl #feriaschegando #ferias #picoftheday #viajarépreciso #revistaviajar #missaovt #qualviagem #revistaviajemais #viagemeturismo #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #visitfrance #gopro #goprobrasil
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Contando as Horas