18.06
2013

Passo a passo pra comprar uma passagem de trem entre Londres e Edimburgo

* Post atualizado em abril de 2017.

De uns tempos pra cá eu venho recebendo alguns emails ou comentário aqui no blog com dúvidas relacionadas a compra de uma passagem de trem no trajeto entre Londres e Edimburgo.

Nesse post eu vou fazer direitinho um passo a passo com imagens do site pra ajudar as pessoas que ainda tem alguma dúvida a respeito de como comprar a passagem, como escolher o melhor assento no trem e como retirar as passagens.

trem 1

Na época (em 2012), a empresa que eu utilizei pra fazer o trajeto entre Londres e Edimburgo foi a East Coast. Atualmente a East Coast se juntou com a outra empresa que fazia esse mesmo trajeto, a Virgin Trains, e agora, esse trajeto está sendo operado pela Virgin Trains East Coast

Depois de ler esse post, eu recomendo também a leitura de dois outros posts que eu já escrevi aqui no blog:

Miniguia para viajar para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra

Como ir de Londres a Edimburgo de Trem

→ Selecionando o trajeto, data e horários 

IMPORTANTE: Antes de fazer simulação de preço das passagens, observe que logo abaixo do local onde está “Buy Tickets”, tem a informação até qual dia a passagem já pode ser comprada. Geralmente é possivel comprar a passagem com apenas 90 dias 5 meses de antecedência da data desejada. No caso dos trens da Virgin Trains East Coast, eles também estão oferecendo a possibilidade de comprar passagem com até 6 meses de antecedência, mas, porém, contudo, entretanto, o cliente fica ciente de que podem haver alterações de qualquer natureza nesses meses extras.

trem 17

No exemplo que eu escolhi, ficou definido que o trecho vai partir (from) London para (to) Edinburgh, marquei a opção “All fares and services”, selecionei a data e o horário aproximado que gostaria de partir de Londres e também selecionei a data e o horário aproximado que quero voltar de Edimburgo. Repare que no Return Journey é possivel ainda selecionar “Open Return (Return Anytime)”, mas eu não marquei essa opção (só marque essa opção se realmente não souber quando vai voltar, pq o preço com certeza vai ser muito mais caro). Ainda é necessário selecionar quando passageiros e clicar em “Find Trains”.

trem 2

Obs. 1: Não esqueça de definir como vai ser o trajeto: One way (só de ida) ou Return (ida e volta).

Obs. 2: Quando for escolher os destinos, nesse caso, Londres e Edimburgo, vão aparecer várias opções de estações de trem, selecione sempre a opção “London (All) e “Edinburgh – EDB”, que é a opção geral para essas cidades.

Obs. 3: Só marque a opção “Railcards” se você morar no Reino Unido, quem estiver indo pra lá a turismo não precisa.

→ Escolhendo horário e preço da passagem 

Na próxima tela vão aparecer todas as as opções de passagens, horário, classes (standard ou 1st) e preços.

trem 4

trem 6

Trecho de ida selecionado

Primeiro escolha o horário que mais agrada para o trecho da ida. Ao clicar sobre o horário, os preços e tipos de classes vão aparecer em destaque logo acima. Ai é só escolher o que tem menor preço de acordo com a classe desejada. Se concordar com o preço indicado no centro (aquela parte com o fundo amarelinho), é só continuar com o mesmo procedimento para o trecho da volta. Feito isso, é só repetir o procedimento para o trecho de volta (se for o caso). Com o trecho de ida e trecho da volta selecionados, é só clicar no botão verde “Buy now”.

trem 5

Trecho de ida e volta selecionados

→ Preferências de assentos 

Essa é uma das partes que mais geram duvidas durante o processo de compra da passagem de trem pela internet. Primeiro é necessário selecionar as opções de preferencias em “Preferred Seat”.

1) Facing (sentido do trem): No preference (não tem preferencia), Backwards (sentido contrario ao que o trem andar) e Forwards (mesmo sentido que o trem andar).

trem 8

2) Position (posição do assento): No preference (não tem preferencia), Aisle (corredor) e Window (janela).

3) Seat Type (tipo de assento): No preference (não tem preferencia), Individual (pra quem for viajar na 1st class existe a possibilidade de conseguir um assento individual) e table (tem uma mesa no centro).

4) Preferred Coach: No preference (não tem preferencia) ou Quiet Coach (vagão silencioso).

trem 9

Depois dessa pré seleção, o sistema mais escolher a melhor opção de acordo com a sua preferencia. Se mesmo assim você não estiver satisfeito, é possivel ver qual foi o assento que o sistema escolheu pra você clicando no “View your seat” localizado dentro do “Order Summary” (coluna com fundo laranja, no lado direito da tela).

Se gostou da opção selecionada, feche a tela e siga com os procedimentos de reserva da passagem, se não gostou do que foi sugerido, clique em “Change Seat”. Depois de concluída a alteração, clique em “Confirm”. Se quiser trocar os assentos no trecho de volta, faça o mesmo procedimento logo abaixo.

trem 17

Obs.: Também é possivel escolher o vagão do trem de acordo com a classe escolhida (standard ou 1st class), geralmente a primeira classe tem uns 2 ou 3 vagões e a segunda classe tem vários vagões. Alguns desses vagões são chamados de “Quiet Coach”, os vagões silenciosos (onde não é possivel ficar conversando em voz alta, falando no celular ou qualquer coisa do tipo).

→ Definindo a necessidade de assistência, se vai carregar bicicleta, se quer seguro proteção conta cancelamento, voucher de alimentação e wifi abordo

– Assistance request: pra quem precisar solicitar a ajuda de um funcionário em casos de idosos com baixa mobilidade, cegos, deficientes visuais, entre outros.

– Bicycle reservation: pra quem for carregar bicicleta durante esse trajeto. A regra diz que só pode ser feito a reserva do espaço pra bicicleta quem reservar assento no trem.

– Cancellation Protection: Pra quem quer contratar uma espécie de seguro contra cancelamento do trem. Ele pode ser escolhido de acordo com o trecho, se for só para trecho de ida, só para o trecho de volta ou para os dois.

trem 10

– Additional options: oferece a opção de comprar vouchers de alimentação que podem ser usados tanto no vagão restaurante quanto nos carrinhos que passam pelo vagão. A escolha do voucher pode ser por trecho (outward – ida ou return – na volta). Essa opção vai aparecer somente pra quem for viajar de segunda classe. Quem optar por viajar de 1st class não precisará de voucher, pois os lanches servidos já estão incluídos no valor da passagem, ou seja, são gratuitos.

– Wi-fi Voucher: vai aparecer essa opção pra quem optar por viajar em segunda classe, pois o acesso a internet não está incluído no valor da passagem. Pode ser selecionado apenas 1 voucher (pra ser usando tanto na ida ou na volta) ou pode ser selecionado a opção de 2 vouchers (para serem usados respectivamente na ida e na volta). Quem optar por viajar na 1st class não precisa se preocupar com isso, pois a internet wi-fi já está incluída no valor to bilhete.

trem 11

Obs.: como o trajeto é longo, ter acesso a internet pode ser uma boa idéia. A conexão funciona super bem, eu testei.

→ As opções pra retirar o ticket 

Existem 2 opções para retirar a passagem:

– Ticket on departure at the station: geralmente já vem selecionada a estação de onde o trem vai partir. Se vc for turista, pode deixar essa opção mesmo selecionada. Agora se for morar no UK, pode alterar essa estação pra que mais for conveniente. Optando por esse tipo, será necessário ter em mãos o cartão de crédito utilizado pra fazer a compra e o “booking reference” que vai ser enviado no voucher no email de confirmação da compra da passagem. O ticket pode ser retirado tanto nas máquinas como nos guiches de atendimento. Essa é a unica opção que é gratuita.

trem 12

– First Class Post: só está disponível pra quem mora no UK. Eles enviam as passagens pro endereço que foi cadastrado e é cobrado um valor de 1,00 libra por esse serviço.

→ Cadastro no site pra efetuar a compra das passagens 

Sim, é necessário se cadastrar pra conseguir terminar de efetuar a compra das passagens.

Aqui tem uma pegadinha. Quem tiver apenas endereço do Brasil, deve se cadastrar clicando em “enter international address”. Ai é só preencher o que for solicitado e clicar em “Return to address lookup”.

trem 13

Obs.: Não selecionar a opção “remember this address”, a não ser que for comprar mais passagens nos próximos dias.

→ Formas de pagamento 

A unica opção de pagamento disponível é através do cartão de crédito. Então é só selecionar a bandeira do cartão de crédito escolhido e preencher os dados solicitados.

trem 14

As passagens de trem no UK não podem ser parceladas. Então na próxima fatura vai vir o valor total da compra.

Quem não quiser deixar gravado o cartão pra futuras compras, é só não selecionar a opção “remember this card”. Eu nunca seleciono.

trem 15

E pra terminar a compra das passagens, é só concordar com os termos e condições da empresa e clicar em “Buy now”. Simples, não?

trem 16

→ Observações importantes

O tempo de viagem entre Londres e Edimburgo tem duração de 4 horas e 20 minutos quando o trajeto for com trem direto.

Para comprar a passagem de trem pela internet é necessário ter um cartão de crédito internacional. Não esqueça de ligar no banco antes, informando o país onde as compras vão ser realizadas.

Obs.: Esse post foi escrito apenas com a intenção de ajudar e não fazer propaganda de uma determinada empresa. Apesar de que, quem for fazer esse trecho entre Londres e Edimburgo de trem, vai ter que viajar com essa empresa de qualquer forma.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de hotel em Londres? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Edimburgo, Escócia, Inglaterra, Londres, Transporte público, Transporte público - , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
21 comentários em "Passo a passo pra comprar uma passagem de trem entre Londres e Edimburgo"
  1. Kelen Savegnago   03/03/14 • 17h32

    Olá Bruna, tudo bem? Parabéns pelo seu site! Está me ajudando muito.
    Estou tentando comprar meus tickets no site acima citado no post e surgiram algumas dúvidas.
    Nestes bilhetes mais baratos aparecem um asterisco onde diz “web only fare”. Você sabe me explicar melhor isso?
    Também vi que dependendo do valor nao tem direito a devolver o dinheiro e para trocar o bilhete deve-se pagar uma taxa. É isso mesmo? estou um pouco perdida em qual escolher, por causa destas observaçoes que não entendo muito bem.
    Obrigada!

  2. Contando as Horas   03/03/14 • 23h48

    Oi, Kelen

    Obrigada!! :D

    Essa “web only fare” quer dizer que esse é o preço mais barato desse trecho, vc só vai encontrar essa tarifa na internet e no proprio site da East Coast. Inclusive essa tarifa é mais barata que a “advanced” (aquela comprada com bastante antecedencia).

    É isso mesmo. Se vc conseguir uma tarifa web, vc tem sorte, pq eu nunca consegui. Se vc já sabe que vai viajar em um determinado dia e para um determinado lugar, com certeza, eu acho que vale muito apena vc aproveitar essa tarifa web e garantir logo a tua passagem.

  3. ALEXANDRE   17/03/14 • 00h32

    Olá Bruna,
    Estou comprando uma passagem para viajar em abril de Edinburgh para Londres para terceiro, com meu cartão de crédito. Entretanto, não estou encontrando a opção que mencione o nome dele no site de compra do bilhete. Pergunto: A passagem não tem identificação pessoal ? é necessário apenas meu cartão de crédito para eu mesmo retirá-la pra ele ?

    • Contando as Horas   18/03/14 • 02h58

      Oi, Alexandre

      A passagem não tem identificação pessoal (a não ser quando for obrigatório marcar o assento), mas vc precisa do booking reference e do cartão de crédito usado na hora da compra pra poder retirar a passagem seja nas máquinas ou nos guichês de atendimento na estação de trem escolhida.

  4. […] Passo a passo pra comprar uma passagem de trem entre Londres e Edimburgo […]

  5. Giselle   03/09/14 • 23h47

    Oi, Bruna!
    Estou tentando comprar passagens com a ajuda do seu site, mas essa “pegadinha” que vc falou não deu certo. Vem a mensagem “Please select a billing address” em seguida. Já tentei de todos os jeitos e simplesmente não dá certo. Estou quase desistindo e comprando na hora, mas tenho medo das passagens ficarem bem mais caras.
    Vc pode me ajudar?

    Abs, Giselle

    • Contando as Horas   04/09/14 • 20h09

      Oi, Giselle

      Ué, que estranho. Não tem nenhuma opção pra selecionar cartao/endereço interncional? Agora eu to em viagem e não tenho acesso ao computador pra ver isso. Infelizmente vou ficar te devendo essa info.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Giselle   07/09/14 • 20h34

        Tem a opção, mas por algum motivo não estão aceitando! Já tentei de vários jeitos e com vários cartões. Vc sabe se aceitam cartões de terceiro? Tentei o dos meus pais tbm, mas não vai :/
        Inclusive agora eles têm a opção de imprimir em casa. Achei bem mais prático.

        Obrigada de qualquer jeito!

        • Contando as Horas   08/09/14 • 05h27

          Oi, Giselle

          Sabe o q pode ter acontecido? Vc tem que ligar no teu cartão de crédito e autorizar essa compra antes. Vc diz que vai comprar coisas pela internet no Reino Unido e ai eles liberam pra vc poder faZer a compra.

          Eu tbm passei por isso. Comprar com cartão de credito virou uma chatice. Ao invés de punirem que faz as coisas erradas, nos que fizemos tudo certo é que temos a vida dificultada.

          Tenta isso, outras pessoas já me escreveram falando do mesmo problema e ai quando autorizaram o cartão antes, deu certo.

          • Giselle   09/09/14 • 00h23

            Eu tinha feito isso, mas o Itaú tava de palhaçada, aí tentei com o cartão da minha mãe, mas acho que foi problema com o nome mesmo.
            Enfim, consegui resolver e comprei a passagem! :)
            Bom resto de viagem! Tô aguardando as dicas desta vez.
            Obrigada pela ajuda!

            • Contando as Horas   09/09/14 • 19h58

              Oi, Giselle

              Sim, esses cartões de crédito tão uma palhaçada mesmo, chega a dar raiva!

              Mas blz entao, que bom que deu tudo certo!

              Assim que eu voltar de viagem já vou começar a escrever os posts! Em breve muitas dicas! :D

  6. Priscila   14/10/14 • 22h20

    Oi Bruna, não sei se pode me ajudar mas já tentei várias vezes efetuar a compra neste site e não consigo.Autorizei o cartão e nada.Quando ligo no meu cartão eles falam q eu devo ter preenchido algo errado. Eu coloquei o endereço de acordo com a minha fatura do cartão. Em estado coloquei SP e não São Paulo e não coloquei bairro.

    • Contando as Horas   15/10/14 • 00h24

      Oi, Priscila

      Ué, que estranho. Sinceramente, não sei o que pode ser. Geralmente, se vc não pré autoriza a compra pelo 0800 do teu cartão de crédito, esse poderia ter sido o motivo da comprar não ter dado certo. Mas se vc já autorizou, não consigo ver motivos pra que dê errado essa compra. Vc tem colocado o nome igual ao que está no cartão de credito? O endereço eu acho que não é tão relevante pra compra ser bloqueada. Esse teu cartão é de debito ou de credito?

      Infelizmente vou ficar te devendo essa informação, pq realmente não sei o que pode estar acontecendo.

      De qualquer forma, obrigada pela visita aqui no blog.

  7. Elizabeth Silva   19/11/14 • 12h00

    Oi. Parabens pelo blog, ajuda muito; obrigada.
    Pretendo ir a Edimburgo neste final de semana, sairei de King`s Cross cedo e no inicio da tarde chego a Edimburgo.
    duvida 1: qual estacao se desembarca – no bilhete nao tem escrito, apenas menciona “London – Kings to Edimburg”.
    duvida 2: ficarei em Edimburgo ate domingo, por volta das 16h00. voce acha que dara tempo de conhecer muita coisa? por acaso voce teria algum `roteiro` que pudesse me passar para otimizar o tempo e ver mais, por gentileza?
    muito obrigada.

  8. Carine Hartmann   18/02/15 • 22h43

    Oi Bruna seu blog eh otimo!!! Estamos indo para Londres e eu gostaria de ir ate Edimburg e York pois vamos passar 18 dias por la. Como faco para comprar passagem de trem, Londres-Edimburgo, Edimburgo-York e por fim York-Londres, sem comprar o one way que eh mais caro. Existe esta opcao? Mto obrigada pela atencao…

    • Contando as Horas   18/02/15 • 23h53

      Oi, Carine

      Não existe. Ou vc compra no “one way” ou tem que comprar um passe, o Brit Rail Pass. Eu nunca usei o Brit Rail Pass, então já te adianto que não sei exatamente como funciona.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  9. Raphael Freire   22/03/15 • 11h05

    Oi Bruna…parabéns pelo seu blog!!! Durante a viagem de trem (Londres Edinburgo) gostaria de apreciar as paisagens durante o caminho, qual o lado mais recomendado para se sentar?

    Obrigado pela atenção

    • Contando as Horas   23/03/15 • 00h19

      Oi, Raphael

      Se vc for de Londres a Edimburgo, qualquer um dos lados que vc sentar vc vai ver paisagens muito bonitas, mas se vc conseguir sentar no lado direito, a partir de York, um pouco antes até, vc conseguirá ver o mar.

  10. Luciana   12/04/15 • 19h42

    Oi, Bruna!!
    Muito bacana o seu blog! Estou adorando! Comprei passagens de Londres para Edimburgo da empresa Virgin (1ª classe). Vc sabe se é boa? Só vi depois que tem uma conexão, tem que trocar de trem? É fácil? Obrigada!!

  11. Contando as Horas   12/04/15 • 23h11

    Oi, Luciana

    Opaaa! Obrigada! Fico feliz em saber! :D

    Sim, essa empresa é muito boa. Fui com eles de Londres a Glasgow no ano passado e gostei bastante.

    Isso, se tem conexão vc tem que trocar de trem. Eu acho q a troca é feita em Preston, certo? Se for, essa estação é pequena, mas vc deve ficar atenta pq ela tem dois andares e dependendo do destino, vc chega em um nível de plataforma e precisa atravessar um túnel pra ir pro outro nível. Mas é bem tranquilo e sinalizado. Só te aviso, pra vc ficar mais tranquila!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas