24.06
2013

Andando de metro em Viena

Em uma viagem, quando o assunto “andar de metro” entra em discussão, muitas pessoas dizem que o metro de NYC é o mais complicado de usar, que as estação do metro em Paris deveriam ter o mesmo nome de alguma atração turística próxima pra facilitar a vida do turista, mas há também que ache, assim como eu, que um dos sistemas de metro mais simples de utilizar é o de Londres. Eu tenho exatamente esse pensamento. Mas e pq eu estou dizendo tudo isso? Apenas pra dizer que eu encontrei um sistema de metro mais simples que todos esses que citei aqui até agora… Então, com vocês: O Metro de Viena!

metro 37_1019x768

Viena tem um sistema de transporte público super eficiente, que não fica devendo em nada pra outras capitais de países europeus. Entre as opções de transporte estão: ônibus, trens regionais (chamados de S-Bahn), bondinhos (mais conhecidos por Strassenbahn) e metro (também chamado de U-Bahn).

metro 14_1024x753

Neste post em específico, eu vou falar somente sobre o metro de Viena, já que esse foi o meio de transporte escolhido por nós pra fazer os nossos deslocamentos mais longos dentro da cidade.

A empresa responsável por tudo que envolve o sistema de metro de Viena é a Wiener Linien. No total, o metro de Viena tem cinco linhas, cada uma identificada por uma cor diferente, que cobrem praticamente a cidade toda.

Retirando do site do Wikipédia

Retirado do site do Wikipédia

→ Comprando ticket

O sistema de transporte público de Viena é totalmente integrado, o mesmo ticket pode ser usado tanto nos ônibus, como nos bondinhos e no metro.

Os tickets podem ser comprados pela internet, nas máquinas nas estações e nos guiches de atendimento. As opções de bilhetes são: single ticket, 24 horas, 48 horas, 72 horas, 1 semana, 1 mês e 1 ano.

metro 41_1024x675

metro 11_972x768

Entre todas essas opções, nós optamos por comprar 1 single ticket e mais um ticket VOR de 72 horas, que cobriu perfeitamente os nossos deslocamentos durante os dias em que ficamos em Viena. Esse ticket de 72 horas inclusive também é chamado de Sightseeing Ticket.

metro 23_1024x712

Uma coisa que eu achei legal é que, ao comprar qualquer bilhete nas máquinas, podemos selecionar a opção de já validar o ticket, o que facilita muito! Obs.: todos os tickets devem ser validados antes andar no transporte público, independentemente de qual for o escolhido. As máquinas pra validar os bilhetes tem cor azul e estão espalhadas na entrada de todas as estações.

metro 60_1024x684

Assim como Londres, a malha ferroviaria de Viena também é delimitada por zonas, ou seja, para um turista apenas vai interessar andar na Zona 100, que é a zona mais central da cidade e cobre todas as principais atrações turísticas da cidade.

→ Identificando as estações de metro em Viena

É muito simples! Onde houver uma estação de metro, sempre vai haver uma placa azul com a letra U em branco.

metro 26_1024x690

metro 20_1024x674

→ Estações de metro

No geral, as estações de metro de Viena são bem organizadas. Existem muitas placas ajudando a identificar onde está a escadaria/elevador que dá acesso a plataforma da linha desejada.

Existem muitas máquinas pra comprar tickets espalhadas por toda a estação, exceto na própria plataforma.

metro 1_1024x736

Todas as plataformas são equipadas com um painel que informam quanto tempo falta para os dois próximo metros chegarem e qual é a estação final do trajeto dessa linha em questão.

metro 33_1024x764

Se caso houver algum problema na linha (como aconteceu com nós uma vez), os funcionários da estação vão dar todas as coordenadas de como proseguir viagem através dos autofalantes. Os comunicados vão ser feitos em alemão e em inglês.

metro 5_992x768

→ Como andar de metro de Viena

Durante o processo de pesquisa e organização do roteiro de uma viagem, eu tenho o costume de selecionar todas as atrações que me interessam e consequentemente, depois de definir qual o tipo de meio de transporte público eu vou utilizar, eu anoto o nome de todas as estações. Isso facilita muito o deslocamento e evita ficar perdendo tempo durante a viagem.

metro 15_1024x685

Então, com o nome da estação de destino e o ticket validado em mãos, é só descer as escadas até chegar na plataforma. Em ambos os lados da plataforma, apenas uma linha vai passar, mas os sentidos vão ser diferentes, claro. Assim, é só olhar nas plaquinhas pra que lado esta a setinha em que o metro vai se deslocar e se a estação destino estiver pro mesmo lado, é só embarcar no próximo metro que vai chegar nesse lado da plataforma. Mais fácil que isso, impossível!

metro 13_1024x760

metro 21_1024x708

Algumas estações mais movimentadas, normalmente as estações de metro mais centrais, vão ter duas linhas de metro. Mas também não é preciso se preocupar muito com isso, pq cada linha passa em plataformas diferente.

Metro de Viena - Retirado do site do Wikipédia

Metro de Viena – Retirado do site do Wikipédia

Um detalhe importante: as portas do metro não abrem automaticamente, então, é preciso abrir a porta ou puxando a alavanca (nos metros mais antigos) ou pressionando o botão iluminado (nos metros mais novos).

metro 20x_1024x695

metro 34_1024x716

→ Segurança

Durante os 5 dias que ficamos em Viena, em todos eles nós deslocamos de metro pelo menos 6 vezes/dia. Em nenhum momento ficamos literalmente sozinhos nas plataformas. Nunca ninguém veio nos importunar.

metro 16_1024x695

Mesmo nos vagões do metro, cheios ou vazios, também nunca passamos por nenhuma situação desconfortavel. Claro que é importante tomar cuidado extra com a bolsa, principalmente nos horários de pico, quando o metro está literalmente abarrotado de gente. Mas fora isso, não tivemos nenhum problema mesmo!

→ Outras informações

A frequencia dos metros é boa, nas linhas mais movimentadas os metros passam a cada 3 minutos e nas outras linhas, o tempo fica por volta de 5 a 7 minutos.

metro 29_1024x747

A quem possa interessar: Vienna Card, oferece transporte ilimitado e descontos em diversas atrações. Eu cheguei a cogitar a comprar, mas acabei não usando dessa vez. Além dos descontos em algumas atrações, ele também dá direito a 72 horas de transporte ilimitado. Pode ser uma boa opção pra quem vai ficar apenas 3 dias na cidade.

Nos finais de semana e feriados, o metro opera durante toda a noite.

** Precisando de hotel em Viena? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Áustria

Todos os posts sobre Viena

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Áustria, Viena - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
36 comentários em "Andando de metro em Viena"
  1. Gilmara   19/07/13 • 16h00

    Bruna! Como sempre sensacional seu post!!! Obrigada!!!

    • Bruna Bartolamei   19/07/13 • 20h13

      Oi, Gilmara!!

      Obrigadaaa!! É bem tranquilo andar de metro em Viena, mais facil que em Londres e Paris!! :D

      Pode viajar tranquila!!

      • gilmara   04/08/13 • 09h50

        Que bom! Achei londres tranquilo, ja paris é bem confuso rs
        Agora vou testar Viena, em breve, e depois te conto!
        Bj

        • Bruna Bartolamei   04/08/13 • 18h51

          Oi, Gilmara

          O metro de Viena é suuuuper tranquilo, muito mais que o de Londres, bem menos pessoas e muvuca também. :D

  2. claudia cabral   05/09/13 • 17h05

    O itinerário para Viena 3 dias é que está difícil,,, pode me ajudar?

  3. Lélio   01/03/14 • 19h14

    Obrigado pelas boas dicas. Vou a Viena em agosto de 2014. Achei o metrô de Paris muito fácil (até para comprar os bilhetes. Lélio.

    • Contando as Horas   02/03/14 • 01h24

      Oi, Lélio

      Verdade, bem simples e fácil de entender. Na minha opinião, o maior problema é que as estações não levam o mesmo nome das atrações turisticas mais proximas (sao pouquissimas as que tem o mesmo nome), então isso acaba ficando meio chatinho. Mas fora isso, td certo. O metro de Viena é ótimo, limpo e seguro. Tenho certeza que vc vai gostar da experiência.

  4. Pedro   18/04/14 • 17h01

    Oi Bruna, Estou indo para Viena agora em maio e tenho uma dúvida. se eu comprar um single ticket eu poderei utilizá-lo durante quantas vezes nos metros e bondes elétricos? o esquema é parecido com o de sao paulo? caso eu saia da estação tenho que comprar outra passagem?

    • Contando as Horas   22/04/14 • 00h50

      Oi, Pedro

      Não, o single ticket só pode ser usado uma vez. Claro que se durante essa utilizada vc não deixar a estação, vc pode ir trocando de metro sem problemas (para ônibus eu não sei como funciona). Porém, se vc quer usar mais de uma vez no mesmo dia vc deve comprar o de 24 horas.

  5. Luciana   29/08/14 • 11h15

    Você sabe me dizer se tem metrô no Aeroporto internacional até o Park Mortaraplatz?

    • Contando as Horas   31/08/14 • 21h11

      Oi, Luciana

      Infelizmente não sei te dizer, mas vc pode olhar no mapa do metro de Viena que vc encontra no link em vermelho que está no primeiro paragrafo desse post.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  6. LILIAN AZEVEDO DE MORAES   02/09/14 • 22h34

    O post sobre transporte em Viena está excelente e graças a ele pude organizar todos os deslocamentos que terei que fazer.Colocar fotos das estações,maquininhas etc tb é muito bom e quando chegamos ao local parece que já conhecemos tudo.Obrigada depois vou ler com calma outros posts.

    • Contando as Horas   03/09/14 • 19h15

      Oi, Lilian

      Verdade, tbm gosto de encontrar essas infos por ai qdo leio outros blogs, parece que da mais confiança.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Jessica   15/11/14 • 12h04

    Oi Bruna. Primeiramente queria parabeniza-la pelo ótimo post! Gostaria de saber qual linha de metro posso pegar da estação principal de trem até o centro histórico. Saberia me informar? Obrigada

    • Contando as Horas   16/11/14 • 18h55

      Oi, Jessica

      Tudo depende onde exatamente vc vai na região mais central de Viena. Se for perto da Stephansdom (a Catedral), vc deve descer na estação de Stephansplatz, fica bem pertinho dali.

  8. Carlos   26/12/14 • 15h41

    Estava temeroso em ir só com minha esposa( somos da melhor idade) a Viena e Bratislava, sem ser de excursão, mas pelo seu blog me amimei
    a irmos sós. Com dados pré-demarcados e anotações do ir e vir, acreditamos que vamos conseguir. Parabéns em desta forma auxiliar a tantos.

    • Contando as Horas   01/01/15 • 22h27

      Oi, Carlos

      Super tranquilo uma viagem a Áustria e Eslováquia. Vc não vai ter nenhum problema não, é tudo muito bem sinalizado e facil de entender.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2015 pra vcs!

  9. Lucia   30/03/15 • 16h01

    Muito bom o teu blog. Costumo ler tudo que posso antes de viajar e achei as tuas informações excelentes. Parabéns!
    Vou a Viena em junho, você também tem dicas de Berlim, Praga ou Budapeste?
    Obrigada,
    Lucia

  10. Paula   04/04/15 • 23h06

    Oi Bruna,
    Descobri seu blog em uma pesquisa sobre roteiros em Viena e estou encantada. Parabéns! Mas estou com um dúvida acerca dos tickets de metro. O ticket de 72 horas, é válido, óbvio, por 72 horas e viagens ilimitadas, certo? ele deve ser validado a cada viagem, ou seja, cada vez que eu entrar numa estação (para pegar o metrô) eu valido o ticket, ou a validação é uma vez por dia? Obrigada

    • Contando as Horas   05/04/15 • 20h57

      Oi, Paula

      Obrigada!! =DDD

      Isso, em 72 horas vc pode usar quantas vezes quiser o mesmo ticket. A validação é feita somente na primeira vez que vc for usar, pois vai ficar registrado no teu ticket o dia e o horario que vc utilizou esse bilhete pela primeira vez.

      Na 4 foto desse post tem a tela de como é a compra dos bilhetes. Repare que vc pode já validar o ticket no momento da compra, evitando ter que ficar procurando as maquinas pra validar o ticket caso vc vá comprar o teu bilhete e já for usar logo em seguida. Nos validamos no momento da compra e foi bem tranquilo. Não tem erro.

  11. Carlos Alberto Leoni   24/04/15 • 15h14

    Olá Bruna,

    Parabéns pelo blog. Eu e minha esposa estamos indo p/ Viena em julho próximo(comemoraremos 45 anos de casados lá). Poderia me listar as atrações escolhidas por vc com as respectivas estações de metro que as servem?
    Antecipadamente agradeço.
    Carlos/Cida.

    • Contando as Horas   24/04/15 • 23h30

      Oi, Carlos Alberto

      Obrigada! Parabéns pra vcs pelos 45 anos de casamento.

      Então, as atrações que nos visitamos estao descritas nesse post aqui: http://contandoashoras.com/2013/07/07/viena-um-roteiro-de-4-dias/

      Quando as estações de metro mais proximas, eu nao lembro mais. Mas vc pode entrar nos sotes oficiais (os links em vermelho que aparecem no post que eu te indiquei ali mais pra cima. Esses sites sempre tem uma parte dedicada a como chegar usando todos os tipos de meios de transporte.

  12. Ludmilla   14/06/15 • 18h37

    Oiii,

    Vou passar 4 dias inteiros em Viena, vamos eu, meu esposo, minha mãe e minhas duas adolescentes. Estou em dúvida se compro os passes de metrô ou o Viena Card, ou ainda um daqueles onibus turísticos de dois andares. Você pode me ajudar?

    • Contando as Horas   16/06/15 • 21h19

      Oi, Ludmilla

      Olha, eu particularmente sempre gosto de andar de transporte publico, principalmente metro. Achei muito simples andar de metro em Viena. Eu indicaria você a fazer o mesmo.

  13. Daniella Campos   29/07/15 • 10h24

    Olá Bruna, Vou viajar para o Leste Europeu agora em Agosto e o seu site me ajudou muito, sensacional a sua explicação do metro, as suas fotos ajudam muito! Parabéns!!

    • Contando as Horas   30/07/15 • 22h43

      Oi, Daniella

      Obrigada pelo comentário, fiquei feliz que o blog tenha te ajudado de alguma forma! :D

  14. Paulo Truglio   06/09/15 • 17h42

    Seu site está sendo de enorme ajuda. Muito obrigado. Estava confuso com o transporte público de Viena, mas você deixou tudo muito claro. Valeu.

  15. Karla Correa   18/10/15 • 21h32

    Ola Bruna, eu observei no seu site que vc escolheu ficar em um hotel quando foi a Viena. Eu gosto muito de alugar apartamentos/studio. Vc tem alguma dica de algum bem localizado proximo ao hotel que vc ficou? Obrigada

    • Contando as Horas   22/10/15 • 21h44

      Oi, Karla

      No site do booking vc consegue ver no mapa esse hotel que eu reservei e também outras indicações de hotéis/apartamentos nessa mesma área. Por nome, não conheço nenhum pra te indicar. Acho que a melhor coisa é vc fazer isso que te falei, assim vc consegue pesquisar de forma mais rápida e fácil.

  16. […] É a forma mais barata e gostosa de passear em Viena. Porém no inverno, melhor usar o transporte público mesmo. Vale lembrar que ele funciona muito bem e te leva para qualquer lugar. Mas não é barato. Uma passagem para trechos curtos custa 2,20 euros. O bilhete que vale por 24 horas custa 7,60 euros. Saiba mais também sobre o metrô em Viena nesse post. […]

  17. Meire Francisco   29/03/17 • 01h07

    Informações preciosas. Gratíssima pela gentileza. Pretendo ir a Viena com meu marido este ano. Minha preocupação é com a comunicação, meu inglês é de mediano a básico. Acha que conseguirei?

    • Contando as Horas   29/03/17 • 14h03

      Oi, Meire

      Acredito que sim. Todo mundo fala inglês na Áustria. Se vc se vira bem com o básico, acredito que não vai ter problema algum.

  18. […] É a forma mais barata e gostosa de passear em Viena. Porém no inverno, melhor usar o transporte público mesmo. Vale lembrar que ele funciona muito bem e te leva para qualquer lugar. Mas não é barato. Uma passagem para trechos curtos custa 2,20 euros. O bilhete que vale por 24 horas custa 7,60 euros. Saiba mais também sobre o metrô em Viena nesse post. […]

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas