Em uma viagem, quando o assunto “andar de metro” entra em discussão, muitas pessoas dizem que o metro de NYC é o mais complicado de usar, que as estação do metro em Paris deveriam ter o mesmo nome de alguma atração turística próxima pra facilitar a vida do turista, mas há também que ache, assim como eu, que um dos sistemas de metro mais simples de utilizar é o de Londres. Eu tenho exatamente esse pensamento. Mas e pq eu estou dizendo tudo isso? Apenas pra dizer que eu encontrei um sistema de metro mais simples que todos esses que citei aqui até agora… Então, com vocês: O Metro de Viena!
Viena tem um sistema de transporte público super eficiente, que não fica devendo em nada pra outras capitais de países europeus. Entre as opções de transporte estão: ônibus, trens regionais (chamados de S-Bahn), bondinhos (mais conhecidos por Strassenbahn) e metro (também chamado de U-Bahn).
Neste post em específico, eu vou falar somente sobre o metro de Viena, já que esse foi o meio de transporte escolhido por nós pra fazer os nossos deslocamentos mais longos dentro da cidade.
A empresa responsável por tudo que envolve o sistema de metro de Viena é a Wiener Linien. No total, o metro de Viena tem cinco linhas, cada uma identificada por uma cor diferente, que cobrem praticamente a cidade toda.
→ Comprando ticket
O sistema de transporte público de Viena é totalmente integrado, o mesmo ticket pode ser usado tanto nos ônibus, como nos bondinhos e no metro.
Os tickets podem ser comprados pela internet, nas máquinas nas estações e nos guiches de atendimento. As opções de bilhetes são: single ticket, 24 horas, 48 horas, 72 horas, 1 semana, 1 mês e 1 ano.
Entre todas essas opções, nós optamos por comprar 1 single ticket e mais um ticket VOR de 72 horas, que cobriu perfeitamente os nossos deslocamentos durante os dias em que ficamos em Viena. Esse ticket de 72 horas inclusive também é chamado de Sightseeing Ticket.
Uma coisa que eu achei legal é que, ao comprar qualquer bilhete nas máquinas, podemos selecionar a opção de já validar o ticket, o que facilita muito! Obs.: todos os tickets devem ser validados antes andar no transporte público, independentemente de qual for o escolhido. As máquinas pra validar os bilhetes tem cor azul e estão espalhadas na entrada de todas as estações.
Assim como Londres, a malha ferroviaria de Viena também é delimitada por zonas, ou seja, para um turista apenas vai interessar andar na Zona 100, que é a zona mais central da cidade e cobre todas as principais atrações turísticas da cidade.
→ Identificando as estações de metro em Viena
É muito simples! Onde houver uma estação de metro, sempre vai haver uma placa azul com a letra U em branco.
→ Estações de metro
No geral, as estações de metro de Viena são bem organizadas. Existem muitas placas ajudando a identificar onde está a escadaria/elevador que dá acesso a plataforma da linha desejada.
Existem muitas máquinas pra comprar tickets espalhadas por toda a estação, exceto na própria plataforma.
Todas as plataformas são equipadas com um painel que informam quanto tempo falta para os dois próximo metros chegarem e qual é a estação final do trajeto dessa linha em questão.
Se caso houver algum problema na linha (como aconteceu com nós uma vez), os funcionários da estação vão dar todas as coordenadas de como proseguir viagem através dos autofalantes. Os comunicados vão ser feitos em alemão e em inglês.
→ Como andar de metro de Viena
Durante o processo de pesquisa e organização do roteiro de uma viagem, eu tenho o costume de selecionar todas as atrações que me interessam e consequentemente, depois de definir qual o tipo de meio de transporte público eu vou utilizar, eu anoto o nome de todas as estações. Isso facilita muito o deslocamento e evita ficar perdendo tempo durante a viagem.
Então, com o nome da estação de destino e o ticket validado em mãos, é só descer as escadas até chegar na plataforma. Em ambos os lados da plataforma, apenas uma linha vai passar, mas os sentidos vão ser diferentes, claro. Assim, é só olhar nas plaquinhas pra que lado esta a setinha em que o metro vai se deslocar e se a estação destino estiver pro mesmo lado, é só embarcar no próximo metro que vai chegar nesse lado da plataforma. Mais fácil que isso, impossível!
Algumas estações mais movimentadas, normalmente as estações de metro mais centrais, vão ter duas linhas de metro. Mas também não é preciso se preocupar muito com isso, pq cada linha passa em plataformas diferente.
Um detalhe importante: as portas do metro não abrem automaticamente, então, é preciso abrir a porta ou puxando a alavanca (nos metros mais antigos) ou pressionando o botão iluminado (nos metros mais novos).
→ Segurança
Durante os 5 dias que ficamos em Viena, em todos eles nós deslocamos de metro pelo menos 6 vezes/dia. Em nenhum momento ficamos literalmente sozinhos nas plataformas. Nunca ninguém veio nos importunar.
Mesmo nos vagões do metro, cheios ou vazios, também nunca passamos por nenhuma situação desconfortavel. Claro que é importante tomar cuidado extra com a bolsa, principalmente nos horários de pico, quando o metro está literalmente abarrotado de gente. Mas fora isso, não tivemos nenhum problema mesmo!
→ Outras informações
A frequencia dos metros é boa, nas linhas mais movimentadas os metros passam a cada 3 minutos e nas outras linhas, o tempo fica por volta de 5 a 7 minutos.
A quem possa interessar: Vienna Card, oferece transporte ilimitado e descontos em diversas atrações. Eu cheguei a cogitar a comprar, mas acabei não usando dessa vez. Além dos descontos em algumas atrações, ele também dá direito a 72 horas de transporte ilimitado. Pode ser uma boa opção pra quem vai ficar apenas 3 dias na cidade.
Nos finais de semana e feriados, o metro opera durante toda a noite.
** Precisando de hotel em Viena? Inicie as pesquisas aqui.
** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.
Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem e seguro viagem aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D
Posts relacionados:
Todos os posts sobre a Áustria
Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:
no Instagram: @brunabartolamei
e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras
Últimos posts por Bruna Bartolamei (exibir todos)
- Olá, sumi por muito tempo, mas… - 05/09/2024
- Portugal: Os miradouros imperdíveis em Lisboa - 01/10/2020
- Portugal: Os Jacarandás de Lisboa - 17/06/2020
Bruna! Como sempre sensacional seu post!!! Obrigada!!!
Oi, Gilmara!!
Obrigadaaa!! É bem tranquilo andar de metro em Viena, mais facil que em Londres e Paris!! :D
Pode viajar tranquila!!
Que bom! Achei londres tranquilo, ja paris é bem confuso rs
Agora vou testar Viena, em breve, e depois te conto!
Bj
Oi, Gilmara
O metro de Viena é suuuuper tranquilo, muito mais que o de Londres, bem menos pessoas e muvuca também. :D
O itinerário para Viena 3 dias é que está difícil,,, pode me ajudar?
Oi, Claudia
Se eu puder, ajudo sim. O que vc precisa exatamente?
Obrigado pelas boas dicas. Vou a Viena em agosto de 2014. Achei o metrô de Paris muito fácil (até para comprar os bilhetes. Lélio.
Oi, Lélio
Verdade, bem simples e fácil de entender. Na minha opinião, o maior problema é que as estações não levam o mesmo nome das atrações turisticas mais proximas (sao pouquissimas as que tem o mesmo nome), então isso acaba ficando meio chatinho. Mas fora isso, td certo. O metro de Viena é ótimo, limpo e seguro. Tenho certeza que vc vai gostar da experiência.
Oi Bruna, Estou indo para Viena agora em maio e tenho uma dúvida. se eu comprar um single ticket eu poderei utilizá-lo durante quantas vezes nos metros e bondes elétricos? o esquema é parecido com o de sao paulo? caso eu saia da estação tenho que comprar outra passagem?
Oi, Pedro
Não, o single ticket só pode ser usado uma vez. Claro que se durante essa utilizada vc não deixar a estação, vc pode ir trocando de metro sem problemas (para ônibus eu não sei como funciona). Porém, se vc quer usar mais de uma vez no mesmo dia vc deve comprar o de 24 horas.
Você sabe me dizer se tem metrô no Aeroporto internacional até o Park Mortaraplatz?
Oi, Luciana
Infelizmente não sei te dizer, mas vc pode olhar no mapa do metro de Viena que vc encontra no link em vermelho que está no primeiro paragrafo desse post.
Obrigada pela visita aqui no blog! :D
O post sobre transporte em Viena está excelente e graças a ele pude organizar todos os deslocamentos que terei que fazer.Colocar fotos das estações,maquininhas etc tb é muito bom e quando chegamos ao local parece que já conhecemos tudo.Obrigada depois vou ler com calma outros posts.
Oi, Lilian
Verdade, tbm gosto de encontrar essas infos por ai qdo leio outros blogs, parece que da mais confiança.
Obrigada pela visita aqui no blog!
Oi Bruna. Primeiramente queria parabeniza-la pelo ótimo post! Gostaria de saber qual linha de metro posso pegar da estação principal de trem até o centro histórico. Saberia me informar? Obrigada
Oi, Jessica
Tudo depende onde exatamente vc vai na região mais central de Viena. Se for perto da Stephansdom (a Catedral), vc deve descer na estação de Stephansplatz, fica bem pertinho dali.
Estava temeroso em ir só com minha esposa( somos da melhor idade) a Viena e Bratislava, sem ser de excursão, mas pelo seu blog me amimei
a irmos sós. Com dados pré-demarcados e anotações do ir e vir, acreditamos que vamos conseguir. Parabéns em desta forma auxiliar a tantos.
Oi, Carlos
Super tranquilo uma viagem a Áustria e Eslováquia. Vc não vai ter nenhum problema não, é tudo muito bem sinalizado e facil de entender.
Obrigada pela visita aqui no blog! Feliz 2015 pra vcs!
Muito bom o teu blog. Costumo ler tudo que posso antes de viajar e achei as tuas informações excelentes. Parabéns!
Vou a Viena em junho, você também tem dicas de Berlim, Praga ou Budapeste?
Obrigada,
Lucia
Oi, Lucia
Praga eu ja escrevi aqui no blog, vc pode ver os posts aqui:
http://contandoashoras.com/categoria/destinos/rep-tcheca/praga/
Sobre Berlim, em breve vou ter dicas, mas Budapeste por enqto não tenho previsão de viajar pra lá nesse momento, apesar de ser um lugar que quero muito conhecer.
Oi Bruna,
Descobri seu blog em uma pesquisa sobre roteiros em Viena e estou encantada. Parabéns! Mas estou com um dúvida acerca dos tickets de metro. O ticket de 72 horas, é válido, óbvio, por 72 horas e viagens ilimitadas, certo? ele deve ser validado a cada viagem, ou seja, cada vez que eu entrar numa estação (para pegar o metrô) eu valido o ticket, ou a validação é uma vez por dia? Obrigada
Oi, Paula
Obrigada!! =DDD
Isso, em 72 horas vc pode usar quantas vezes quiser o mesmo ticket. A validação é feita somente na primeira vez que vc for usar, pois vai ficar registrado no teu ticket o dia e o horario que vc utilizou esse bilhete pela primeira vez.
Na 4 foto desse post tem a tela de como é a compra dos bilhetes. Repare que vc pode já validar o ticket no momento da compra, evitando ter que ficar procurando as maquinas pra validar o ticket caso vc vá comprar o teu bilhete e já for usar logo em seguida. Nos validamos no momento da compra e foi bem tranquilo. Não tem erro.
Olá Bruna,
Parabéns pelo blog. Eu e minha esposa estamos indo p/ Viena em julho próximo(comemoraremos 45 anos de casados lá). Poderia me listar as atrações escolhidas por vc com as respectivas estações de metro que as servem?
Antecipadamente agradeço.
Carlos/Cida.
Oi, Carlos Alberto
Obrigada! Parabéns pra vcs pelos 45 anos de casamento.
Então, as atrações que nos visitamos estao descritas nesse post aqui: http://contandoashoras.com/2013/07/07/viena-um-roteiro-de-4-dias/
Quando as estações de metro mais proximas, eu nao lembro mais. Mas vc pode entrar nos sotes oficiais (os links em vermelho que aparecem no post que eu te indiquei ali mais pra cima. Esses sites sempre tem uma parte dedicada a como chegar usando todos os tipos de meios de transporte.
Oiii,
Vou passar 4 dias inteiros em Viena, vamos eu, meu esposo, minha mãe e minhas duas adolescentes. Estou em dúvida se compro os passes de metrô ou o Viena Card, ou ainda um daqueles onibus turísticos de dois andares. Você pode me ajudar?
Oi, Ludmilla
Olha, eu particularmente sempre gosto de andar de transporte publico, principalmente metro. Achei muito simples andar de metro em Viena. Eu indicaria você a fazer o mesmo.
Olá Bruna, Vou viajar para o Leste Europeu agora em Agosto e o seu site me ajudou muito, sensacional a sua explicação do metro, as suas fotos ajudam muito! Parabéns!!
Oi, Daniella
Obrigada pelo comentário, fiquei feliz que o blog tenha te ajudado de alguma forma! :D
Seu site está sendo de enorme ajuda. Muito obrigado. Estava confuso com o transporte público de Viena, mas você deixou tudo muito claro. Valeu.
Oi, Paulo
Obrigada!! Fico feliz que o post tenha te ajudado! =DD
Ola Bruna, eu observei no seu site que vc escolheu ficar em um hotel quando foi a Viena. Eu gosto muito de alugar apartamentos/studio. Vc tem alguma dica de algum bem localizado proximo ao hotel que vc ficou? Obrigada
Oi, Karla
No site do booking vc consegue ver no mapa esse hotel que eu reservei e também outras indicações de hotéis/apartamentos nessa mesma área. Por nome, não conheço nenhum pra te indicar. Acho que a melhor coisa é vc fazer isso que te falei, assim vc consegue pesquisar de forma mais rápida e fácil.
[…] É a forma mais barata e gostosa de passear em Viena. Porém no inverno, melhor usar o transporte público mesmo. Vale lembrar que ele funciona muito bem e te leva para qualquer lugar. Mas não é barato. Uma passagem para trechos curtos custa 2,20 euros. O bilhete que vale por 24 horas custa 7,60 euros. Saiba mais também sobre o metrô em Viena nesse post. […]
Informações preciosas. Gratíssima pela gentileza. Pretendo ir a Viena com meu marido este ano. Minha preocupação é com a comunicação, meu inglês é de mediano a básico. Acha que conseguirei?
Oi, Meire
Acredito que sim. Todo mundo fala inglês na Áustria. Se vc se vira bem com o básico, acredito que não vai ter problema algum.
[…] É a forma mais barata e gostosa de passear em Viena. Porém no inverno, melhor usar o transporte público mesmo. Vale lembrar que ele funciona muito bem e te leva para qualquer lugar. Mas não é barato. Uma passagem para trechos curtos custa 2,20 euros. O bilhete que vale por 24 horas custa 7,60 euros. Saiba mais também sobre o metrô em Viena nesse post. […]