29.08
2013

Cinco museus imperdíveis em Edimburgo

A maioria das pessoas que visitam Edimburgo sempre tem em mente conhecer o Castelo de Edimburgo, subir o Calton Hill e escalar o Arthur’s Seat e acabam deixando os museus de lado. Então eu resolvi escrever esse post pra mostar um pouco o que os cinco principais museus da cidade tem a oferecer. E na minha modesta opinião, merecem sim uma visita.

mapa museus em edimburgo

(clique na imagem para ampliar o mapa)

Museu Nacional da Escócia – National Museum of Scotland (A) é o museu mais importante da Escócia. Ele é formado por dois prédios, um de arquitetura mais moderna (que fica na esquina), o Museu da Escócia e o de arquitetura mais antiga, o Museu Real. Ambos ficam lado a lado e são totalmente interligados internamente. O grande destaque o Museu da Escócia fica por conta das exibições que falam um pouco da cultura e da história do país, que vai desde os Reis Escoceses até o whisky. Já o Museu Real tem uma acervo bem diversificado, mostra desde as diferentes culturas ao redor do mundo, até a evolução de alguns equipamentos tecnologicos e curiosidades sobre a vida animal. O estilo victoriano interno desse edificio é um dos seus principais destaques, além do clone da Ovelha Dolly.

museu edimburgo 03_1173x900

Ele está localizado na Chambers Street esquina com a George IV Bridge, bem próximo ao Elephant House. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00. A entrada é gratuita.

museu edimburgo 04_1200x900

Galeria Nacional Escocesa – Scottish National Gallery (B) pode-se dizer que é uma continuação da Galeria Nacional de Londres. Elas tem o mesmo estilo interno e em seu acervo, além de pintores conhecidos mundialmente como Botticelli, Rembrandt, Raphael, Gauguin, Van Gogh, Velázquez, entre outros, também exibem obras dos pintores mais famosos da Escócia, como Robert Burns e o meu preferido, Henry Raeburn. Ah, não dá pra deixar de ver a exposição de alguns desenhos originais de Leonardo da Vinci. Como o museu tem apenas dois andares, a visita é bem rapidinha. Em uma hora dá pra ver tudo tranquilamente.

foto_1200x900

A Galeria Nacional está localizada no The Mound, uma parte que separa o Princes Street Gardens em dois. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00 (as quintas até as 19:00). A entrada também é gratuita.

Academia Real Escocesa – Royal Scottish Academy (C) destaca obras do periodo contemporâneo da Escócia. O museu é uma instituição independente, mas procura sempre destacar a cultura escocesa e britânica em geral. Normalmente as exposições são bem interessantes.

IF

Fica no The Mound, no prédio em frente a Galeria Nacional, na Princes Street. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00, mas nos domingos abre ao meio-dia. A maioria das exibições especiais são pagas e apenas algumas delas são gratuitas.

Galeria Nacional Escocesa de Retratos – Scottish National Portrait Gallery (D) reabriu suas portas em 2011, depois de um longo periodo de reformas. Felizmente eu ainda estava em Edimburgo e pude conhecer. É mais um museu dedicado a artistas e inventores escoceses, claro. Em exibição estão além de obras e esculturas de artistas escoceses, podemos ver um andar totalmente voltado as descobertas e invensões feitas por escoceses, como o telefone, a televisão, o raio-x, a penicilina, entre outros. Além disso, no ultimo andar estão os retratos de algumas personalidades escocesas como Mary, Queen of Scots, William Wallace, Robert, the Bruce, entre outros. A parte dedicada ao pintor escocês George Jamesone também vale a pena conhecer, pois ele é considerado o primeiro e mais famoso pintor escocês de retratos. Ah, os retratos de homens usando kilt também é imperdível!

museu edimburgo 01_1200x900

Está localizada na Queen Street, na mesma altura da St Andrew Square e da Bus Station de Edimburgo. Abre todos os dias das 10:00 as 17:00 e as quintas feiras até as 19:00. A entrada é gratuita.

museu edimburgo 02_1200x900

Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna e a Galeria Dean – Scottish National Gallery of Modern Art e a Dean Gallery (E) essas duas galerias são totalmente voltadas para as obras de pintores arte moderna, mas cada uma tem um foco diferente. Enquanto a Galeria Nacional Escocesa de Arte Moderna apresenta obras de pintores mundialmente conhecidos como Miró, Dalí, entre outros, a Dean Gallery é voltada para pintores de arte moderna escoceses e britânicos, como Cadell, Raeburn, entre outros. Claro que quem vai até lá, deve reservar um tempinho extra pra conhecer os jardins das galerias, que além da sua “arquitetura”, existem muitas estátuas e obras de arte moderna espalhados por lá. O jardim é um espetáculo!

edimbra-2011-685_1200x840

Essas duas galerias ficam mais afastadas do centro da cidade, na Belford Road. Mas também não é tão longe assim, dá pra ir caminhando tranquilamente. O trajeto partindo da Princes Street leva mais ou menos uns 15 minutos. Quem não quiser ir caminhando, existe um ônibus, o Gallery Bus, que é gratuito e sai de hora em hora da Galeria Nacional, no The Mound, ou ainda, dá pra pegar o ônibus número 13. Abrem todos os dias das 10:00 as 17:00. A entrada em ambas é gratuita.

edimbra-2011-696_1200x824

Os principais museus de Edimburgo, como deu pra perceber, são todos gratuitos e com certeza valem muito a pena conhecer!

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Cinco museus imperdíveis em Edimburgo"
  1. Jamille Altheman   30/08/13 • 01h11

    Olá :D
    primeiramente parabéns pelo blog. É excelente do layout à forma de escrever. Adicionei a pastinha de “boas leituras” da minha barra de favoritos HASUHSAUSHAUHASHAS… Agora eu gostaria de tirar uma dúvida. Estou indo morar em Portugal por dois anos, embarco no próximo fim de semana e fazendo os últimos preparativos surgiu me uma dúvida: posso levar remédios? Sendo mais especifica eu pretendo levar anticoncepcional e remédios basicos tipo dorflex, dipirona… essas coisas. Mas estou em dúvida se coloco na bagagem de mão ou se despacho.
    Desde já agradeço sua atenção

    Abraços
    Jamille

    • Contando as Horas   30/08/13 • 01h57

      Oi, Jamille

      Obrigada!! Que bom que gostou, fico feliz! =DDD

      Sim, pode levar remédios sem nenhum problema. Se for remedios em cartela, pode levar na bagagem de mão, agora se tiver remedios liquidos é preciso respeitar a regra de 100 ml na bagagem de mão, mas fora isso, vc também pode levá-los na bagagem que vai despachar.

      Eu sempre levei meus remédios na bagagem de mão e nunca tive problema. Tinha umas duas ou 3 cartelas de cada um.

      Um tempo atrás eu escrevi um post sobre esse assunto, não sei se vc já viu?
      http://contandoashoras.com/2012/10/25/utilidade-o-que-podemos-levar-como-bagagem-de-mao/

      E aqui nessa página estão listados vários posts de ordem prática…
      http://contandoashoras.com/utilidade/

  2. Samantha   20/11/14 • 10h59

    Oi, Bruna! Adorei as dicas! O blog tem sido um guia muito importante pra criação do roteiro da minha viagem! Queria só confirmar, todos esses museus podem ser visitados em um dia com folga, certo? Ou toma o dia inteiro? Me pareceu que, começando cedo, dá pra fazer os 5 locais e terminar antes do dia escurecer, já que vou no inverno.

    • Contando as Horas   20/11/14 • 23h05

      Oi, Samantha

      Teoricamente vc consegue fazer todos os museus em um unico dia. O interessante, ao meu ver, seria vc começar pelos Museus de Arte Moderna, que ficam mais afastados um pouco do centro da cidade e só abrem as 10:00. Então vc pode ir até la caminhando e as 10:00 começar a visita.

      Entre todos esses museus, o Museu Nacional da Escócia é o maior, esse é o mais demorado de todos. Mas se vc não quiser ver tudo, claro que dá pra conhecer o principal em 2 horas – 3 horas.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas