08.09
2013

Jogos, Estádios e Times de futebol na Escócia

De vez enquando aparece alguém aqui no blog ou por email me pedindo informações sobre quais são os principais times de futebol da Escócia, onde é melhor assistir jogo, como compar ingressos e onde comprar camisetas dos times mais populares pra trazer de presente. Então vamos lá…

Atualmente 12 equipes fazem parte do grupo de primeira divisão do futebol escoces, disputando a Scottish Premier League (o Campeonato Brasileiro da Escócia), algumas cidades tem dois times disputando o campeonato, enquanto algumas tem apenas um.

As equipes que fazem parte da Scottish Premier League atualmente

As equipes que fazem parte da Scottish Premier League atualmente

Os principais times de futebol da Escócia são:

Celtic FC e Rangers FC: são as duas maiores equipes de futebol do país, com sede em Glasgow. Eles disputam o famosíssimo clássico chamado de “Old Firm” e a disputa vai além do futebol, pois as duas torcidas também tem uma rivalidade religiosa.

Hearts of Midlothian FC (mais conhecido por Hearts) e Hibernian FC (também chamado de Hibs): são as duas principais equipes de futebol de Edimburgo. Quando essas duas equipes estão jogando a cidade literalmente para.

Hearts of Midlothian

Hearts of Midlothian

Eu já tive oportunidade de ir em dois jogos de futebol na Escócia, um em Glasgow e outro em Edimburgo mesmo. Um para ver o famosíssimo Old Firm e outra vez fui assistir os Hearts.

(Se alguém pretendia ver um Old Fim, infelizmente não será possivel nos próximos anos, pois como o Rangers declarou falência no ano passado, uma série de acontecimentos (inéditos) se sucedeu. Com isso a equipe teve que voltar a jogar o campeonato da 4 divisão do futebol Escoces, ou seja, começou desde o inicio, então vai demorar um pouquinho até eles voltarem a primeira divisão)

Rangers x Celtic no Ibrox Stadium

Rangers x Celtic no Ibrox Stadium

Pra quem acha que, pq a seleção da Escócia nunca ganhou um mundial e também não tem nenhum jogador de destaque a nivel internacional, os jogos e os ingressos das equipes locais não são disputados, pode tirar o cavalinho da chuva. Conseguir um ingresso pra assistir um jogo de futebol na Escócia é bem dificil e essa tarefa se torna quase impossível quando se trata de um Old Firm, um jogo da UEFA Champions League ou até mesmo um jogo da Seleção Escocesa de Futebol.

Eu sempre gostei de assitir jogos de futebol (apesar de atualmente não acompanhar muito), então logo que ficou definido a minha ida pra Edimburgo eu comecei as pesquisas.

Hearts x Celtic em Edimburgo

Hearts x Celtic em Edimburgo

Dois sites que eu recomendo pesquisar sobre quais vão ser os próximos jogos, onde eles vão acontecer e os horários das partidas, são: Scottish Football Association e a página de esportes da BBC Scotland.

Se algum jogo interessar, o melhor lugar pra conseguir comprar um ingresso é no próprio site da equipe escolhida. Então, quem quiser comprar ingresso para assistir:

– o Celtic, clique aqui.

– o Rangers, clique aqui.

– Hearts, clique aqui.

– Hibs, clique aqui.

IF

Quando eu fui assistir um jogo do Hearts em Edimburgo, eu comprei o ticket pelo próprio site deles, mas quando fui assistir o Old Firm em Glasgow, eu tive que comprar com uma agência britânica especialista em vender ingressos de qualquer esporte em todo o Reino Unido (atualmente eles não vendem mais os ingressos do Campeonato da Primeira divisão da Escócia, mas continuam vendendo ingressos para a primeira divisão do Campeonato Inglês).

A venda dos ingressos na Escócia e no Reino Unido em geral é um pouco diferente. O esquema por lá funciona mais ou menos assim: todos os clubes de futebol do Reino Unido oferecem aos seus torcedores a possibilidade de ser um “torcedor membro do clube”, o que garante uma série de vantagens pra quem for cadastrado, como por exemplo, a compra de ingressos antecipados.

Normalmente esses ingressos começam a ser vendidos alguns meses antes do campeonato começar e ficam disponíveis para a compra somente para os “torcedores membros do clube”. Após um tempo, se sobrarem ingressos, eles colocam a venda para o público em geral, ou seja, os “podres mortais” como eu e você.

celtic x milan

Conseguir um ingresso para ver os Hearts em Edimburgo no meio da semana, no inicio do Campeonato foi moleza. O dificil mesmo foi achar um ingresso para ver o clássico entre Rangers x Celtic em Glasgow. Como por hora não haverão mais jogos do Old Firm, então acho que maior dificuldade vai ser conseguir um ingresso para ver o Celtic jogar pela UEFA Champions League (mês que vem tem Celtic x Barcelona e em novembro tem Celtic x Milan) em Glasgow. Imaginem o alvoroço desse povo!!

Três coisas importantes:

– a maioria das equipes de futebol da Escócia disponibilizam compra online dos ingressos e o voucher referente a compra é enviado por email. Geralmente o ticket já pode ser imprimido em casa mesmo, o que facilita muito a nossa vida;

– na hora de comprar qualquer ingresso pra ver um jogo na Escócia, vai ser preciso pré escolher a ala e o lugar (a cadeira) de preferêcia. Com isso, não é necessário chegar com séculos de antecedência, pq o lugar está garantido;

– os horários dos jogos são um pouco meio malucos se comprar com os horários dos jogos aqui no Brasil. Então, os jogos no inverno costumam ser as 12:00 ou 13:00 e durante o verão (primavera e outono também) podem acontecer no meio da tarde, por volta das 15:00 ou 16:00 (nos finais de semana) e ainda a noite, geralmente as 19:00, quando o jogo for durante a semana.

Ibrox Stadium, estádio do Rangers

Ibrox Stadium, estádio do Rangers

Outro assunto que eu acho importante comentar é sobre os estádios. Todos os times de futebol da Escócia tem seu próprio estádio, ou seja, nenhuma equipe divide campo. Então por exemplo o Celtic joga no Celtic Park, o Rangers no Ibrox Stadium, o Hearts no Tynecastle Stadium e o Hibs no Easter Road Stadium.

Em Glasgow, as opções de transporte para ir da Glasgow Queen Station (umas das principais estações de trem da cidade) até qualquer um dos estádio se resume a duas possibilidades: táxi ou ônibus. Mas por exemplo, no estádio do Rangers, o Ibrox Stadium dá pra ir a pé, eu fui, é bem tranquilinho.

Legenda: (A) Glasgow Queen Stration, (B) Celtic Park e (C) Ibrox Stadium

Legenda: (A) Glasgow Queen Stration, (B) Celtic Park e (C) Ibrox Stadium

Já em Edimburgo, como os estádios ficam relativamente numa área central, é possivel, além de ir de ônibus ou táxi, ir a pé. O dia que fui assistir o jogo do Hearts x Celtic, eu fui de a pé mesmo. O estádio ficava relativamente perto da minha casa e da Haymarket Station (estação de trem), uns 20 minutos caminhando.

Legenda: (A) Princes Street, (B) Tynecastle Stadium e (C) Easter Road Stadium. Em preto: Haymarket Station.

Legenda: (A) Princes Street, (B) Tynecastle Stadium e (C) Easter Road Stadium. Em preto: Haymarket Station.

Quem quiser comprar camisetas de times de futebol da Escócia, os melhores lugares são:

– as lojas de material esportivos como por exemplo na Foot Locker, que fica na Princes Street ou na JD Sports, que fica na Hanover Street, entre a Princes Street e a George Street;

– online no próprio site dos times de futebol: dá pra colocar o endereço de entrega do hotel, porém é aconselhavel checar antes se o hotel permite esse tipo de coisa;

– lojas fisicas nos estádios de futebol de cada uma das equipes;

– em Glasgow, tem várias lojas do Celtic espalhadas pela cidade, mas lembro que tem uma bem grandinha até na Argyle Street, uma das principais ruas de comércio da cidade (fica bem pertinho da estação de trem Glasgow Queen St).

A qualidade da foto não tá horrivel, mas esse pessoal de amarelo fluorescente são os responsavéis pela segurança do estádio

A qualidade da foto não tá horrivel, mas esse pessoal de amarelo fluorescente são os responsavéis pela segurança do estádio

Segurança nos estádios: salvo alguns episódios lamentáveis com os hooligans, no geral ir a um jogo de futebol na Escócia é um “programa bem familia”, nas arquibancadas vemos muitas crianças (de todas as idades) e muitas mulheres também. Existe um forte esquema de policiamento nas áreas externas e geralmente a forma como o acesso ao estádio é realizada, as torcidas nunca se encontram. O policiamento em dia de jogo é enorme, ou seja, tem horas que dá impressão que tem mais policiais do que torcedores tanto dentro como fora do estádio. Nas três vezes que fui assitir jogos de futebol lá na Escócia (também fui ver um jogo da seleção escocesa, Escócia x Espanha, logo apos a Espanha ganhar o mundial em 2010) foi tudo muito tranquilo, não tive nenhum problema.

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Esportes, Glasgow, Jogos de Futebol
Booking.com
  1. Renata 01/11/2013 | 15:26

    Ai que delicia ver este blog!
    Estou quase comprando o aéreo pela Ryanair para ir ver um jogo do Celtic na Escócia, o estádio mais próximo seria o de Glasgow certo?

    Preciso do seu e-mail, whataspp sei lá kkkk!

    Obrigadaaaaaaaaaa!

    • Contando as Horas 02/11/2013 | 16:50

      Oi, Renata

      Isso, o Celtic joga em Glasgow, no Celtic Park. Aeroporto mais próximo seria qualquer um dos dois aeroportos de Glasgow. Mas se vc voar via Edimburgo, são mais 45 minutos de trem até lá.

  2. Renata 03/11/2013 | 09:01

    Oi Bruna!!!
    Massa!!!
    Acho melhor desembarcar em Glasgow mesmo…
    No meu primeiro comentário eu falei errado rsrs… seria o aeroporto mais próximo e não estádio, bom… mas vc entendeu rs.

    Assim como eu vou sozinha, tenho medo de ficar perdida, ainda não encontrei ninguém aqui em Dublin que curta jogos de futebol a ponto de ir ver um jogo…

    Eu só espero que o final de novembro não tenha nem um pingo de neve por lá… Rs.

    Mas muito obrigadaa! :)

    • Contando as Horas 03/11/2013 | 13:34

      Oi, Renata

      Sim, se tiver essa opção com a Ryanair, acho mais sensato mesmo já que o próposito da tua viagem é ver o jogo em Glasgow.

      Pelo fato de vc estar sozinha, não precisa se preocupar, é tudo bem tranquilo e seguro.

      =D

Deixe o seu comentário...