23.11
2013

Edimburgo – Guia completo sobre o Natal e o Hogmanay 2013

Final do ano chegando e assim como diversas cidades da Europa, Edimburgo não deixa a desejar quando o assunto é Natal e Ano Novo. Eu passei 2 vezes o Natal e o Hogmanay lá e posso afirmar: conforme os anos vão passando, as comemorações ficam cada vez mais caprichadas.

Quem estiver com passagem marcada para Edimburgo entre essa ultima semana de novembro e a primeira semana de janeiro, vai poder ver a cidade muito mais bonita, afinal, as luzes de Natal vão ser inauguradas.

Nesses ultimos dias, o número de pessoas que chegam aqui no blog procurando informações sobre esses dois eventos aumentou (o que já era esperado), eu achei que seria legal escrever esse post.

SONY DSC

Royal Mile vista a partir do Princes Street Gardens

♥♥ Pra começar… ♥♥

Essa época do ano, que vai de novembro até janeiro é chamada de Winter Festivals. Esse festival de atrações começa sempre no final de novembro, com as luzes de Natal e termina no final de janeiro com o Burn’s Night.

Então, os principais eventos que fazem parte do Winter Festivals são:

– Comemorações de Natal: de 22 de novembro a 05 de janeiro;

– St Andrew’s Day: dia 30 de novembro (como esse ano como vai cair num final de semana, as comemorações vão ser no próprio dia 30 de novembro e também no dia 01 de dezembro);

– Hogmanay: o Ano Novo escocês acontece de 30 de dezembro a 01 de janeiro.

– Burn’s Night: é celebrado sempre no dia 25 de janeiro, data de nascimento de um dos maiores poetas escoceses.

♥♥ Passagens, Hotéis e Tickets ♥♥

Quem ainda não comprou passagem e reservou hotel pra ir até Edimburgo passar o Natal ou o Ano Novo, sinto dizer que a essa altura as opções vão ser pouquíssimas e o que ainda estiver sobrando, vai estar custando uma verdadeira fortuna.

Junto com o mês de agosto, novembro, mas principalmente o mês de dezembro e os primeiros dias de janeiro tudo costuma custar muito mais caro, coisa de 2 a 3 vezes o valor que é encontrado em qualquer outro mês do ano, pois os festivais de verão e os festivais de inverno são as épocas mais disputadas.

Quem estiver se programando pra passar essa época do ano em Edimburgo ano que vem (2014/2015), eu recomendo a começar as reservas com pelo menos uns 6 a 8 meses de antecedência, principalmente pra quem gosta de escolher onde quer se hospedar ou qual meio de transporte vai usar pra chegar até Edimburgo. Se deixar pra ultima hora, tem que se contentar o que restou.

A maioria dos ingressos para os eventos começam a ser vendidos nesse periodo de 6 a 8 meses antes também, o que ajuda bastante a se programar e a distribuir os gastos ao longo dos meses.

Post relacionado: Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

SONY DSC

Edimburgo do alto do Calton Hill após o Torchlight Procession

♥♥ O tempo em Edimburgo ♥♥

Muita gente me pergunta como vai estar o tempo no inverno lá na Escócia. Minha gente, de novembro até fevereiro vai estar muuuuito, mas muiiiito frio em qualquer lugar daquele país! Em alguns lugares já estão nevando desde metade do mês de outubro. É bom levar em consideração o vento, qualquer ventinho na Escócia já é motivo pra ficar mais frio do que realmente parece (ou que o termometro marque). Em Edimburgo então, devido a sua localização, na cara do Firth of Forth, venta quase sempre, então muito provavelmente vai estar muito frio!

Outra coisa que vale comentar é que, nessa época, o dia em Edimburgo amanhece por volta das 08:00 e começa a escurecer por volta das 15:30, o que significa que o dia é muito curto.

Post relacionado: O tempo em Edimburgo (e na Escócia)

♥♥ Natal em Edimburgo ♥♥

As festas de fim de ano em Edimburgo já começam agora em novembro. De 22 de novembro até 05 de janeiro Edimburgo vai ter uma programação bem intensa relacionada a essa comemoração. Diferentemente dos outros anos que tudo acontecia na Princes Street e na George Street, esse ano mais dois lugares foram adicionados a listinha: St Andrew’s Square e Rose Street.

Não sei se alguém acompanha no instagram as hastags #Edinburgh ou #Scotland, mas se alguém se interessar em olhar, algumas pessoas já estão postando fotos dos ultimos preparativos, como o pessoal instalando as luzes, a montagem da Edinburgh Eye (a roda gigante), a montagem das barraquinhas de Natal no The Mound e na St Andrew’s Square, entre outros. Fica a dica!

WinterInEdinburgh_800x500_1_800_500_85auto

Foto retirada do site oficial Edinburgh’s Christmas

Os principais destaques do Natal em Edimburgo são:

Light Night: amanhã, dia 24 de novembro, as luzes de Natal vão ser ligadas em toda a cidade. Nos anos que eu morei lá, esse evento era sempre mais a noite, mas esse ano eles resolveram começar um pouco mais cedo, as 15:00 é o horário marcado. Esse evento sempre acontece na George Street, rua paralela a Princes Street sentido New Town.

Os Mercadinhos de Natal: antigamente, o principal mercadinho de Natal de Edimburgo era montado apenas no The Mound, mas esse ano haverá outro mercadinho na St Andrew’s Square. Em 2011, qdo passei o ultimo natal em Edimburgo, o espaço no The Mound e parte do Princes Street Gardens já estava pequeno pro tanto de gente que vinha comparecendo. Edimburgo já estava merecendo ganhar um novo espaço pra isso. Esse novo mercado de Natal na St Andrew’s Square vai ser de produtos escoceses e o do The Mound continua seguindo o estilo de um típico mercadinho de natal alemão.

Independente de qual mercadinho for o escolhido, não deixe de provar um mulled wine ou glühwein, que nada mais é do que um quentão.

mapa edi

Legenda: (A) St Andrew’s Square e (B) Princes Street e Princes Street Gardens

Ice Rink: além dos mercadinhos de natal, outra coisa muito popular são as pistas de patinação no gelo. Em Edimburgo, ela está localizada no Princes Street Gardens, bem perto do Scott Monument. Eu nunca patinei, até pq sou um verdadeiro desastre pra isso, mas é um dos lugares mais disputados, principalmente pelas crianças. Quem tiver interesse já pode reservar o dia e o horário de preferência.

Edinburgh Wheel: Edimburgo tbm tem uma roda gigante pra chamar de sua, a Edinburgh Eye. Esse ano ela está maior dos os demais anos e também está disposta de forma diferente. Quem tiver interesse em ver a cidade de outro ângulo, pode comprar o ticket pelo site, só é preciso definir o dia.

Santa Train: é um trenzinho todo enfeitado com motivos de Natal (claro!) que percorre toda a extensão da Princes Street. Quem estiver em Edimburgo com crianças, com certeza é uma ótima idéia de passeio.

Star Flyer: essa é a mais nova atração e vai estar na St Andrews Square, quem resolver se aventurar a dar uma voltinha ali, também vai ter uma visão 360 graus de Edimburgo, só que muito mais adrenalina.

Obs.: qualquer ticket comprado no site será 10% mais barato dos que os tickets vendidos lá na hora.

Posts relacionados:

Scotland’s Winter Festivals: Light Night, Inauguração das Luzes de Natal em Edimburgo!

Outros eventos de Natal em Edimburgo

SONY DSC

Mercadinho de Natal no Princes Street Gardens

♥♥ Hogmanay, o Ano Novo Escocês ♥♥

Junto com o Royal Edinburgh Millitary Tatto, o Hogmanay é um dos principais eventos que literalmente movimentam a Escócia. A cidade literalmente fica super lotada. A festa é bem animada, vale a pena conferir!

Todo mundo já ouviu falar no Hogmanay, o Ano Novo Escocês. Esse ano ele vai ser comemorado do dia 30 de dezembro até o dia 01 de janeiro.

Cada ano que passa, a festa tem ficado cada vez melhor. Os fogos de artificio são realmente muito bonitos, um verdadeiro espetáculo. A iluminação tem melhorou significativamente. A organização então, se em 2008 quando fui a primeira vez era ótima, agora então, deve tá muito melhor.

hogmanay

Foto retirada do site oficial do Edinburgh’s Hogmanay

Os 3 dias de Hogmanay são intensos, cheio de coisas pra fazer, mas na minha opinião, os destaques são:

Torchlight Procession, dia 30 de dezembro: é o evento que abre as comemorações do Ano Novo em Edimburgo. Esse ano ele vai iniciar as 19:00 na George IV Bridge e segue até o Calton Hill. Quem quiser participar carregando a tocha, ela custa 8,00 libras pra quem comprar pelo site ou 10,00 libras pra quem comprar lá na hora. É legal participar com a tocha, pq todo o dinheiro arrecadado é doado pra instituições de caridade. Eu já participei duas vezes, uma carregando a tocha e outra apenas segui a multidão pra poder fotografar melhor. Quem quiser ver os detalhes, eu já escrevi um post sobre esse assunto, então é só clicar aqui => Torchlight Procession 2010-2011

Candlelit Concert, no dia 31 de dezembro: apesar de um nunca ter conseguido comprar ingresso pra ver essa apresentação, várias pessoas já me falaram muito bem. Esse concerto, além de ser super tradicional, todos os anos ele acontece na St Giles Cathedral (na Royal Mile) as 19:30. O ticket custa 16,00 libras.

The Keilidh, no dia 31 de dezembro: o Keilidh acontece no The Mound, as 21:00 e termina um pouco antes dos fogos da meia noite. Pra quem se interessar, são dancinhas e musicas típicas do país. Muito legal!

Concert in the Gardens, no dia 31 de dezembro: são os shows que acontecem a partir das 20:30 no Princes Street Gardens. Esse ano, além de DJs e algumas bandas locais, a grande atração anunciada foi Pet Shop Boys.

Hogmanay Street Party, no dia 31 de dezembro: é a festa do ano novo propriamente dita. Ao longo da Princes Street, várias bandinhas e DJs vão animar a festa até a hora dos fogos de artificio no Castelo de Edimburgo. Como os portões de entrada fecham as 23:00, é interessante se dirigir pra frente do Castelo de Edimburgo lá por umas 22:30 pra garantir um bom lugar. Os fogos duram uns 10 minutos no máximo e prepare a máquina, pq o espetáculo é maravilhoso! Ah, e depois da queima dos fogos, quem quiser entrar no clima, é bom saber cantar Auld Lang Syne.

Quem não conseguir pegar um bom lugar pra ver os fogos, a partir desse ano vão estar espalhados 12 telões ao longo da Princes Street.

Loony Dook, no dia 01 de janeiro: é um dos eventos mais doidos do Hogmanay. Sabe pq? As pessoas que resolvem participar tiram a roupa e mergulham nas águas geladas do Firth of Forth. Então, pra quem quiser curar a ressaca causada pelo whisky nacional tomado no dia anterior, fica a dica! =D

Ah, o evento começa cedo, por volta das 10:30 já tem o Dookers Parade (com muita gente fantasiada, com kilt e gaita de fole). Na verdade esse evento não é em Edimburgo, e sim em South Queensferry, perto das Forth Bridges. Valor de 8,00 libras pra quem for ver ou participar.

SONY DSC

Princes Street durante as comemorações de fim de ano

♥♥ Atrações turísticas / Pubs, Bares e Restaurantes / Lojas ♥♥

Ano passado eu escrevi um post completo com todas as informações sobre quais atrações abrem normalmente ou com horário reduzido, sobre os horários das lojas e como funcionam os pubs, bares e restaurantes durante essa época do ano. Quem quiser ler esse post, é só clicar => Mini-guia para passar o Natal e o Ano Novo em Edimburgo.

♥♥ Meios de transporte público ♥♥

Normalmente as atrações e restaurantes trabalham com horários diferenciados nessa época de fim de ano, e os meios de transporte público também. Então por exemplo, no dia 24 de dezembro, tudo funciona normalmente, já no dia 25 de dezembro nenhum tipo de transporte público funciona, nenhum meeeesmo (é melhor reservar táxi com antecedência se for o caso, só pra garantir), e no dia 26 de dezembro os ônibus e trens voltam a funcionar, porém operam com horários reduzidos.

Para o Ano Novo, os transportes públicos funcionam normalmente nos dias 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro, não é necessário se preocupar.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Hogmanay, Natal - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
3 comentários em "Edimburgo – Guia completo sobre o Natal e o Hogmanay 2013"
  1. Paula Spirandelli   09/12/14 • 16h39

    Amei encontrar o eu blog.
    Vou passar o ano novo em Edimburgh e estou animadíssima. Com os relatos do seu blog, fiquei ainda mais na expectativa.

    • Contando as Horas   10/12/14 • 01h20

      Oi, Paula

      Ahhh, que legal!! Tenho certeza que vc vai adorar! Eu já fui duas vezes no Hogmanay e to louca pra ir outra vez, pois pelo que tenho acompanhado pela internet, cada ano que passa as coisas melhoram.

      Aproveite!! Na volta passa aqui pra deixar um comentário se vc aprovou!

      Ah, se vc quiser ver infos atualizadas (versão 2014), vc pode ver esse post aqui:
      http://contandoashoras.com/2014/11/21/festivais-de-inverno-de-edimburgo-2014/

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  2. […] Edimbrugo, Escócia – blog Contando as Horas & blog Juntando Mochilas […]

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas