28.11
2013

Degustação de vinhos na Toscana: Vernaccia, Chianti e Vino Santo

Uma das coisas que eu mais queria fazer nessa viagem à Itália era visitar uma vinícola na Toscana. No caso dessa viagem, a escolha não poderia ter sido melhor, pois no caminho entre Florença e Siena existem diversas opções de vinícolas abertas para tour e degustação.

SONY DSC

Além de produzir um dos vinhos tintos (sangiovese), brancos (vernaccia) e doce (vino santo) mais famosos do país, pelo caminho a gente consegue ver muitas oliveiras, ciprestes e parreirais também, claro.

SONY DSC

Eu não sou nenhuma expert em vinhos e assim como esse post também não tem a intenção de ser um guia sobre vinhos, eu apenas vou comentar por alto o que aprendi no tour e como foi o meu passeio pelo interior da Toscana.

SONY DSC

O nosso tour tava marcado para a hora do almoço, pois assim aproveitariamos tanto pra fazer o tour propriamente dito pela vinícola como pra almoçar e degustar alguns vinhos.

O local que nos visitamos era a Fattoria Poggio Alloro, fica a 5 km de San Gimignano, é um mix de vinícola e produção de alimentos (como queijos, embutidos, massas, entre outros).

SONY DSC

SONY DSC

A guia nos disse que tudo o que fosse servido no almoço era produzido ali mesmo, ou seja, tudo 100% produção própria, desde o ovo, carne e frutas.

Pra começar nos tivemos acesso aos parreirais tanto da uva sangiovese (usada pra produzir o vinho Chianti) como da vernaccia (uva usada pra produzir o Vernaccia di San Gimignano). A guia nos explicou um pouco sobre as particularidades de cada uva, sobre as estações do ano, cultivo e colheita e depois nos seguimos para a “fábrica”, onde vimos onde os vinhos são produzidos, além de receber algumas explicações sobre o passo-a-passo do processo de produção.

SONY DSC

SONY DSC

Uma coisa que a guia comentou e que eu achei bem interessante é que, existe um controle de qualidade super rigido com alguns dos principais produtos do país, inclusive os vinhos. Então, por exemplo, um vinho que leve DOCG (Denominazione d’Origine Controllata e Garantita) garante ao consumidor que esse produto é de ótima qualidade.

SONY DSC

Conforme os pratos durante o almoço foram sendo servido, com direito a muito queijo pecorino, presunto de parma, copa, salaminhos  e pão de entrada, prato principal um tagliatelle a bolonhesa e de sobremesa biscoitos de amendoas, nos fomos provando os vinhos.

SONY DSC

SONY DSC

Então pra acompanhar a entradinha, foi servido um Vernaccia di San Gimignano, um dos melhores e mais famosos vinhos brancos dessa região. Eu sou suspeira pra falar qualquer coisa sobre vinhos branco, mesmo eu não entendo muito do assunto, com certeza esse é o meu tipo de vinho preferido. E esse em especial é um vinho bem “levinho”, achei excelente!

vinicola 2_1133x900

Já pra acompanhar o tagliatelle a bolonhesa foi servido um Chianti (pronuncia correta é algo como “Kianti”), um dos melhores vinhos tintos produzidos na Itália. Assim como o famoso Brunello di Montalcino, o Chianti é produzido (principalmente) com o mesmo tipo de uva, a sangiovese. Por mais que não seja o meu tipo de vinho preferido, eu nao seria nem louca de dizer que não gostei, mas achei o vinho um pouco seco demais pro meu gosto. Mas gostei muito também.

vinicola 3_1195x900

E pra finalizar, a sobremesa era a famosa Cantuccini com Vino Santo, que nada mais é do que uma bolachinha de amendoas que deve ser mergulhada nesse vinho doce (tipo um vinho-licor), feito principalmente com as uvas trebbiano e malvasia. Como eu já comentei nesse post aqui, essa sobremesa é um pouco diferente, isso pq se a gente tomar apenas o vinho ele tem um gostinho bem doce, porém ao mergulhar a bolachinha, o gosto fica parecido com whisky. Vai entender! Mas essa foi uma das melhores sobremesas que comi na Itália, tanto que repeti em outras oportunidades.

vinicola 10_1200x864

O local do almoço era coisa de cinema, um varandão gigante com vista pra cidade de San Gimignano e os vinhedos da região.

SONY DSC

SONY DSC

Agora me diz, tem como não gostar?

Posts relacionados:

Florença – Gallery Hotel Art

Florença: Gucci Museo Caffe e Procacci

Roteiro de 3 dias em Florença

Roteiro de 1 dia em Siena

Bolonha – A cidade dos pórticos

Fidenza Village: Outlet entre Bolonha e Milão

Itália: 8 passeios imperdíveis pela região da Emília Romanha

Lista com todos os posts sobre Milão

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Florença, Itália, Siena, Vinícolas na Itália
Booking.com
  1. Roberta 31/05/2014 | 22:14

    Nossa, amei esse passeio. Vi em um outro post que vc deixou o nome da agência e disse também que passou por Pisa e San Gimignano esses passeios também são legais dá pra conhecer o principal? E qual foi o preço? Poderia dizer. Seu blog é muito legal e está nos ajudando bastante.

    • Contando as Horas 01/06/2014 | 04:36

      Oi, Roberta

      Esse tour é bem legal mesmo, eu gostei bastante. Sim, em cada uma dessas cidades vc fica 1 hora livre pra explorar as cidades como vc quiser.

      Quanto ao preço, infelizmente não lembro. Mas no site deles tem apenas esse tour, vc não vai ter dificuldades em encontrar quanto custou.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  2. Roberta 08/07/2014 | 06:21

    Olá, bom dia.
    Gostaria de saber o nome da empresa que você fez o tour!
    Se possível o site. Obrigada pela atenção.
    Roberta

    • Contando as Horas 08/07/2014 | 23:38

      Oi, Roberta

      Foi com a Walk About Florence. Peguei o ônibus em Florença, o ponto de encontro é em frente a estação de trem de S.M Novella.

  3. Karis 02/04/2015 | 15:25

    Olá Roberta! Fiquei muito animada com o tour que você fez! Você comprou pelo site mesmo? Precisa comprar com muita antecedência? Obrigada!

    • Contando as Horas 05/04/2015 | 20:22

      Oi, Karis

      Sim, comprei esse tour pelo site dessa empresa. E sim, comprei com muita antecedência, algo em torno de 2 meses antes da data do passeio.

  4. Karis 07/04/2015 | 15:38

    Oi, muito obrigada!
    Como devo ir em novembro, vou esperar um pouco mais então!
    Obrigada, tudo de bom para você!

  5. Bruna 08/01/2016 | 13:10

    Olá, adorei suas dicas!! As fotos estão lindas!!
    Gostaria de saber se esse tour visitya tb as cidades e quais delas (San gimigniano, Siena?)
    Além disso gostaria de saber se fazendo o tour da para ver bem as paisagens bucólicas da toscana, estou na dúvida se faço com agência ou se faço de carro por conta.
    Muito obrigada

    • Contando as Horas 08/01/2016 | 14:09

      Oi, Bruna

      Visita as cidades de Siena, almoço nessa vinícola, San Gimignano e no final do dia, Pisa (mas só a região onde está a Torre de Pisa). Em Siena tem um tour guiado pelas principais atrações da cidade e um tempo livre pra vc explorar um pouco a cidade. Ja em San Gimignano a gente tem 1 hora livre pra conhecer a cidade.

      Sim, pelo caminho tem as paisagens bonitas, dignas de qualquer cartão postal da Toscana, porém (o único porém), a gente não tem a chance de parar e fotografar pelo caminho. Se vc quer isso, é mais aconselhável ir de carro. Essa região é bem tranquila, as estradas são boas e bem sinalizadas.

      Durante o tour, as únicas (melhores) chances de fotografar as paisagens da Toscana são durante o almoço/tour na vinícola e em San Gimignano (a cidade fica no alto, então dá pra ver paisagens tipo a que está na primeira foto desse post).

      Obrigada pela vista aqui no blog!

Deixe o seu comentário...