30.12
2013

Londres – Exposição Pearls, no V&A Museum

O que não falta em Londres são exposições interessantes pra visitar. As vezes é até dificil priorizar pq sempre tem muita coisa legal pra ver . Uma das exposição que a gente queria muito ver nessa viagem era: “Pearls“, no Victoria & Albert Museum.

A entrada no Museu Victoria & Albert é gratuita, porém pra ver essa exibição é preciso desembolsar alguns pounds, mas tenho certeza que será um dinheiro muito bem investido!

va museum 5_1200x843

O espaço da exposição é relativamente pequeno, eu tava imaginando que seria uma exposição gigante – nem sei pq! Mas em compensação essa exposição dá uma visão geral sobre o assunto “pérolas” que é abordado em praticamente todos os aspectos, indo desde como uma pérola é feita, a sua descoberta, as técnicas usadas para destinguir pérolas falsas das verdadeiras.

Fala também dos locais de maior concentração de produção de pérolas do mundo (na região do Golfo, perto do Catar e do Bahrein), além das pérolas feitas com a ajuda do homem, sobre a produção em massa dessas jóias.

va museum 1_1200x879

Também tem alguns videos ao longo da exposição, sendo alguns de carater mais didático (como por exemplo o video que mostra como uma pérola é feita) e os que mostram cenas reais (quando uma pérola é retirada de dentro da concha).

Sem esquecer do ponto alto da exposição, que mostra que as pérolas sempre foram sinônimo de exclusividade, raridade e beleza. As pérolas são desejadas desde a época do império Romano até hoje em dia (colar que pertenceu a Marilyn Monroe e brincos de Elizabeth Taylor), principalemnte pela realeza (tem um colar que pertenceu a Queen Mary, Queen of Scots) e nobreza na Europa (os nobres Franceses é que lançaram moda usando as pérolas como jóias).

Então, a exposição mostra mais de 200 jóias (colares, broches, prendedores de cabelos, brincos, pulseiras, coroas, tiaras, entre outros), além de alguns quadros que mostram que desde sempre as mulheres usam pérolas pra se enfeitar.

va museum 3_1200x900

Uma das coisas que aprendi nessa exposição foi que, diferentemente do que todo mundo pensa, as pérolas não são formadas a partir de um grão de areia e sim pq um parasita invade a concha. Também achei bem interessante os cortes em lâmina que mostram as diferenças entre as pérolas produzidas naturalmente e as pérolas produzidas de forma artificial.

Ai a gente fica se perguntando o que seriam as pérolas artificiais, certo? Pois então, quase no final da exibição tem uma parte dedicada a esse assunto. As pérolas artificiais foram criadas no Japão, e a técnica usada era a indução desse parasita diretamente dentro da concha, enquanto em uma pérola natural o parasita invade a concha e junto leva alguns materiais que fazem com que seja possivel identifica-la como sendo natural. Interessante, não?

image

Foto retirada do site do Victoria & Albert Museum

As pérolas verdadeiras levam um pouco mais de 2 anos para serem produzidas, enquanto as que tiveram o parasita introduzidos levam a metade do tempo.

Outra coisa que descobri nessa exposição foi que eu sempre achei que as pérolas só existissem na cor “pérola”, mas não. Existem pérolas verdadeiras de diversas cores (bege, cinza, marrom, rosa).

Pra saber se uma pérola é de boa qualidade, os critérios analisados, principalmente, são: forma, cor e o tamanho. Tem pérolas de todos os tamanhos, formas e cores. É impressionante!

va musem 4_1136x900

E pra terminar a exposição, vem a parte dedicada a produção em massa das pérolas pelos chineses em ambientes e condições péssimas, o que faz com que a pérola tenha uma qualidade e brilho horriveis, parecendo serem de plástico.

Quem tiver interesse em saber mais sobre as pérolas, essa exibição vai até dia 19 de janeiro de 2014, ou seja, já está praticamente terminando, infelizmente. Então, é bom se apressar. Apesar da entrada é paga, é altamente recomendado comprar o ticket online, pq em 2010 eu tentei comprar os tickets para uma exibição temporária lá na hora e os ingressos já estavam todos esgotados.

O Museum Victoria & Albert fica na Cromwell Road, ao lado do Museu da História Natural e bem perto da loja de departamento Harrods. A estação de metro mais próxima é a South Kensington.

Posts relacionados:

Lista com todos os posts que já escrevi sobre Londres aqui no blog

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas