30.12
2013

Londres – Exposição Pearls, no V&A Museum

O que não falta em Londres são exposições interessantes pra visitar. As vezes é até dificil priorizar pq sempre tem muita coisa legal pra ver . Uma das exposição que a gente queria muito ver nessa viagem era: “Pearls“, no Victoria & Albert Museum.

A entrada no Museu Victoria & Albert é gratuita, porém pra ver essa exibição é preciso desembolsar alguns pounds, mas tenho certeza que será um dinheiro muito bem investido!

va museum 5_1200x843

O espaço da exposição é relativamente pequeno, eu tava imaginando que seria uma exposição gigante – nem sei pq! Mas em compensação essa exposição dá uma visão geral sobre o assunto “pérolas” que é abordado em praticamente todos os aspectos, indo desde como uma pérola é feita, a sua descoberta, as técnicas usadas para destinguir pérolas falsas das verdadeiras.

Fala também dos locais de maior concentração de produção de pérolas do mundo (na região do Golfo, perto do Catar e do Bahrein), além das pérolas feitas com a ajuda do homem, sobre a produção em massa dessas jóias.

va museum 1_1200x879

Também tem alguns videos ao longo da exposição, sendo alguns de carater mais didático (como por exemplo o video que mostra como uma pérola é feita) e os que mostram cenas reais (quando uma pérola é retirada de dentro da concha).

Sem esquecer do ponto alto da exposição, que mostra que as pérolas sempre foram sinônimo de exclusividade, raridade e beleza. As pérolas são desejadas desde a época do império Romano até hoje em dia (colar que pertenceu a Marilyn Monroe e brincos de Elizabeth Taylor), principalemnte pela realeza (tem um colar que pertenceu a Queen Mary, Queen of Scots) e nobreza na Europa (os nobres Franceses é que lançaram moda usando as pérolas como jóias).

Então, a exposição mostra mais de 200 jóias (colares, broches, prendedores de cabelos, brincos, pulseiras, coroas, tiaras, entre outros), além de alguns quadros que mostram que desde sempre as mulheres usam pérolas pra se enfeitar.

va museum 3_1200x900

Uma das coisas que aprendi nessa exposição foi que, diferentemente do que todo mundo pensa, as pérolas não são formadas a partir de um grão de areia e sim pq um parasita invade a concha. Também achei bem interessante os cortes em lâmina que mostram as diferenças entre as pérolas produzidas naturalmente e as pérolas produzidas de forma artificial.

Ai a gente fica se perguntando o que seriam as pérolas artificiais, certo? Pois então, quase no final da exibição tem uma parte dedicada a esse assunto. As pérolas artificiais foram criadas no Japão, e a técnica usada era a indução desse parasita diretamente dentro da concha, enquanto em uma pérola natural o parasita invade a concha e junto leva alguns materiais que fazem com que seja possivel identifica-la como sendo natural. Interessante, não?

image

Foto retirada do site do Victoria & Albert Museum

As pérolas verdadeiras levam um pouco mais de 2 anos para serem produzidas, enquanto as que tiveram o parasita introduzidos levam a metade do tempo.

Outra coisa que descobri nessa exposição foi que eu sempre achei que as pérolas só existissem na cor “pérola”, mas não. Existem pérolas verdadeiras de diversas cores (bege, cinza, marrom, rosa).

Pra saber se uma pérola é de boa qualidade, os critérios analisados, principalmente, são: forma, cor e o tamanho. Tem pérolas de todos os tamanhos, formas e cores. É impressionante!

va musem 4_1136x900

E pra terminar a exposição, vem a parte dedicada a produção em massa das pérolas pelos chineses em ambientes e condições péssimas, o que faz com que a pérola tenha uma qualidade e brilho horriveis, parecendo serem de plástico.

Quem tiver interesse em saber mais sobre as pérolas, essa exibição vai até dia 19 de janeiro de 2014, ou seja, já está praticamente terminando, infelizmente. Então, é bom se apressar. Apesar da entrada é paga, é altamente recomendado comprar o ticket online, pq em 2010 eu tentei comprar os tickets para uma exibição temporária lá na hora e os ingressos já estavam todos esgotados.

O Museum Victoria & Albert fica na Cromwell Road, ao lado do Museu da História Natural e bem perto da loja de departamento Harrods. A estação de metro mais próxima é a South Kensington.

Posts relacionados:

Lista com todos os posts que já escrevi sobre Londres aqui no blog

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas