06.01
2014

Londres: Winter Opening – Troca da Guarda, Tours no Palácio de Buckingham, Tour e Chá da Tarde no Parlamento Britânico

* Post atualizado em março de 2015.

Quem estiver indo pra Londres nos próximos dias ou até mesmo estiver programando uma viagem pro próximo inverno, a partir desse ano, vários programas são possíveis de serem feitos também no inverno (winter opening) e não só no verão como acontecia até no ano passado.

Muitas pessoas que vão a Londres até assistem a Troca da Guarda, mas nem imaginam que dá pra visitar o Palácio de Buckingham ou fazer um tour guiado no Parlamento Britânico. Além disso tudo, desde o ano passado, também é possível tomar um chá da tarde em um dos salões do próprio Parlamento também.

IMG_7682_1200x780

Então, pra que todo mundo tenha tempo suficiente pra se organizar e comprar os tickets (é altamente recomendado), aqui vão algumas considerações sobre…

♥♥ Troca da Guarda – Changing the Guard ♥♥

A cerimônia da troca da guarda que acontece sempre em frente ao Palácio de Buckingham, é praticamente “programa obrigatório” em uma primeira viagem a Londres, certo? Pois então, assim como praticamente todo mundo, eu já vi uma vez (em dezembro de 2008). Uma única vez. De longe, esse é um dos programas mais chatos e sem graça que Londres oferece.

dsc03141_1200x829

A gente sempre imagina uma coisa, mas ao chegar lá, o que a gente vê é o seguinte: claro que o “evento” é bem organizado, mas são milhares de pessoas aglomeradas ao redor do trajetinho que os guardas fazem, tudo isso cercado e vigiado por seguranças e ainda, a gente tem que ficar em pé.

Quem quiser ter uma visão privilégiada do show, deve chegar com uma certa antecedência pra poder garantir um bom lugar, eu recomendo pelo menos uns 40 minutos a 1 hora de antecedência, principalmente se for um dia de sol.

IMG_8321_1200x764

No inverno, a troca da guarda acontece um dia sim um dia não e começa pontualmente as 11:30 da manhã. Na verdade, os guardinhas e a banda de música partem do Wellington Barracks, que fica ali perto do Palácio de Buckingham, as 11:15 da manhã. A cerimônia toda é relativamente rapida, pois dura apenas 30 minutos.

É importante levar em consideração que se tiver chovendo ou ventando muuuuito, a cerimônia da troca da guarda não é realizada.

maq-sony-antiga-988_1200x825

Ah, e no inverno, os guardinhas sempre vestem um casacão cinza por cima do uniforme vermelho, mas o chapeuzinho preto peludo (chamado de ‘Bearskins’) permance!

A estação de metro mais próxima é a de Green Park, mas também da pra descer na Victoria ou na St James’s Park.

♥♥ Palácio de Buckingham – Buckingham Palace ♥♥

Muita gente não sabe, mas é possível visitar o Palácio de Buckingham, a residência oficial da Rainha Elizabeth II em Londres. O mais legal de tudo é que, desde dezembro de 2013 também é possível visitar o palácio na temporada de inverno (tomara que permaneça nos próximos anos também). Mas existe um porém, as datas vão somente de 06 de dezembro a 02 de fevereiro de 2014, com datas e vagas limitadas.

Eu já visitei o Palácio de Buckingham por duas outras vezes, uma ainda em 2010 e outra em 2011 (fui de novo só pra ver o vestido da Kate de perto =D) e nessa última viagem, como minha tia e meu primo faziam questão de ir, fui de novo.

IMG_8541_1200x819

A visita acontece por 19 salas que pertencem a ala pública do Palácio, chamada der State Rooms, é nessa parte que a Rainha recebe os convidados durante eventos oficiais. Durante esse trajeto a gente tem acesso a obras de artes que fazem parte da Royal Collection, como pinturas de Rembrandt, Canaletto, porcelanas Sèvres, mobiliário super luxuoso, entre outros.

As únicas diferenças que eu percebi entre os tours de verão e de inverno é que, durante o verão a gente recebe os áudio guides (tem diversas opções de idioma pra escolher) e durante o inverno, o tour é feito por um guia em pessoa e somente em inglês. A visita acontece por praticamente os mesmos lugares por onde passa o tour de verão, onde durante o verão é possível ver os jardins, mas durante o tour de inverno a gente tem acesso ao palácio pela mesma entrada que a Rainha recebe os convidados que estão chegando no Palácio de Buckingham, a Grand Entrance.

buckingham 3_1200x900

Ah, os extras oferecidos no valor do tour de inverno incluem: um livro oficial sobre a história do Palácio de Buckingham em inglês (mas a mulher percebeu que a gente era estrangeiro e pediu que língua a gente falava e aceitou nos dar o livro o livro em português – sim, agora tem a versão em português – ao invés do livro em inglês), apresentando o ingresso na loja oficial a gente recebe um desconto de 20% na compra de qualquer item e no final do tour a gente recebe uma taça de champagne.

O nosso tour foi um pouco diferente, isso pq a nossa guia chegou com um atraso de 40 minutos, isso mesmo, 40 mi-nu-tos.. O que é imperdoável diante da pontualidade britânica. Os funcionários do Palácio estavam tão sem graça, que a cada pouco passava alguém pedindo desculpas e atualizando o paradeiro da guia. E acho que como eles ficaram envergonhados diante desse atraso, nos acabamos recebendo taças de champagne “a vontade” além de um plus, taças de suco de maçã produzidos na residência de Sandrigham foram oferecidos para todos os turistas. Tenho que dizer que esse foi o melhor suco de maçã que tomei em toda a minha vida! =D

buckingham 2_1200x871

Ah, e sobre o preço, se a gente comparar com o valor dos tours oferecidos no verão (por volta de 20,00 libras), o tour de inverno tem um preço bem salgado (75,00 libras).

Obs.: independente de ser o tour de verão ou de inverno, é importante chegar com pelo menos uns 20 – 30 minutos, pois é necessário passar por um esquema de segurança igual aos de aeroporto.

Quem quiser ver o post que escrevi sobre as duas visitas que fiz ao Palácio de Buckingham, é só clicar aqui.

♥♥ Parlamento Britânico  – Houses of Parliament ♥♥

Na minha opinião, outro programa imperdível em Londres é fazer um tour no Parlamento Britânico. Ao contrário do Palácio de Buckingham, é muito mais fácil conseguir um tour para visitar o parlamento. Claro que as opções de dias e horários são maiores nos meses de verão europeu, mas durante os outros meses do ano também é possível conhecer.

f3648b7e64b311e3bf250ee929a7ce16_8_900x900

Quem tiver interesse em visitar o Parlamento durante os meses de inverno, os tours acontecem sempre (e somente) aos sábados. Os tours duram aproximadamente 1 hora e 15 minutos e são sempre acompanhados de um guia em pessoa. Além dos tours em inglês, também são oferecidos tours em espanhol, francês, alemão, italiano e atualmente também são feitos tours em russo (as opções de tour em inglês são bem maiores do que as oferecidas em outros idiomas, claro).

Em dezembro do ano passado, foi a quarta vez que visitei o Parlamento (parece exagero né, mas se alguém me convidar, vou de novo sem duvida alguma). Cada visita a gente aprende mais, vê um detalhe diferente, a guia conta uma história diferente ou menciona outro fato importante, além disso tudo, essa é uma boa maneira de conhecer um pouco mais da história do Reino Unido, um país super interessante, na minha opinião.

IMG_9668_605x900

É importante chegar com pelos menos uns 20 a 30 minutos de antecedência, pq precisamos tirar foto, retirar o crachá e também passar por um controle de segurança igual aos aeroportos.

O tour percorre exatamente o mesmo caminho que a Rainha faz quando ela faz a Abertura Anual do Parlamento, inclusive a gente passa pela sala onde a Rainha veste o manto e a cora que foram trazidos especialmente para a ocasião vindos da Torre de Londres, passamos também pela Commons Chamber, Lords Chambers, entre outras salas. É proibido bater fotos dentro do parlamento, exceto no Westminster Hall, a ala mais antiga do parlamento, com 900 anos de existência. É nesse local onde o tour começa e termina.

b3_1200x863

Inclusive no dia da nossa visita, ainda de manhã, o primeiro-ministro estava deixando o parlamento com todos os seus seguranças, atraindo a multidão.

Quem quiser ver o post que escrevi sobre as outras três visitas que fiz ao Parlamento, é só clicar aqui.

♥♥ Chá da Tarde no Parlamento Britânico – Afternoon Tea at Houses of Parliament ♥♥

A grande novidade anunciada em 2013 no Parlamento foi a abertura do salão, chamado de Pugin Room, onde esta sendo servido um tradicional chá da tarde britânico.

Pra quem quer incluir no roteiro um típico programa inglês, uma ótima opção é tomar um chá da tarde no Parlamento Britânico. O único “problema” nesse caso é que, pra poder tomar o chá da tarde, é preciso fazer o tour, ou seja, não é possível apenas tomar o chá tarde lá.

b11_1200x900

Outro detalhe importante nesse caso é que, pra reservar o chá é preciso ligar no parlamento, não tem como fazer essa reserva por email ou comprar o ticket online, infelizmente. Acredito que em breve isso deve mudar, pq lembro que quando liguei lá pra fazer a nossa reserva, era um saco ficar soletrando tudo, pq eles não sabiam como escrever (a gente tem que passar os nomes das pessoas, os dados do cartão de crédito, endereço de cobrança, endereço de email e por ai vai). A partir desse ano de 2015, já é possível reservar o chá da tarde pelo site do parlamento. Primeiro é necessário reservar o tour guiado e logo na sequencia aparece a página para reservar o chá da tarde.

Os tours devem ser combinados de forma que seja possível tomar o chá da tarde ou em um horário um pouco antes do tour no parlamento ou logo na sequencia. O tour que a gente reservou pra visitar o parlamento era as 12:15 e o chá da tarde obrigatoriamente teve que ser as 14:00 horas, pois esse era o primeiro horário disponível. É importante levar em consideração que o salão onde é servido o chá é super pequeno, então a quantidade de mesas são mínimas.

b9_1200x813

Eu ainda vou escrever um post especial sobre a nossa visita ao Pugin Room e como foi tomar um chá da tarde em um lugar histórico como esse. Mas quem tiver se perguntando quanto custa tomar um chá da tarde lá, eu já adianto, o valor é bem dentro do padrão… O valor nesse caso fica em 25,00 27,50 libras/pessoa (valor de 2015).

Para ver o post sobre como foi a minha experiência em tomar o chá da tarde no Parlamento Britânico, é só clicar aqui.

Obs.: quem comprar o tour no parlamento + o chá da tarde, deve trocar o voucher enviado por email pelos tickets na Jewel Tower, que fica no lado oposto ao Parlamento.

Post relacionado:

Lista com todos os posts que eu já escrevi aqui no blog sobre Londres

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. Catherine 07/01/2014 | 00:59

    Olá, adoro seu blog, está sendo muito útil para mim que estarei indo para Londres dia 20 e em junho estarei indo para Escócia ! Gostaria de tirar uma dúvida, não sei se vc pode me ajudar: tenho dupla nacionalidade (brasileira e alemã) e 2 passaportes. A British Airways, pede o número do passaporte para fazer o check in, qual informar? Irei usar o brasileiro para sair e entrar do Brasil e o Alemão na Europa… Desde já agradeço e um abraço.

    • Contando as Horas 07/01/2014 | 04:46

      Oi, Catherine

      Se eu fosse vc, preencheria com o número do passaporte alemão. Mas acho que isso pouco interfere, pois vc só terá que apresentar na hora de despachar a mala o mesmo passaporte que vc informou no check-in, pra não ter problema. Mas como vc vai levar os dois passaportes, lá na hora vc apresenta o que vc escolheu preencher.

  2. Nick 08/01/2014 | 10:50

    Oi Bruna, Feliz 2014 !!!!
    To adorando seus posts agora com valores das atrações. Você não costuma dar os preços, mas pra quem vai viajar é importante ter uma idéia….Continue assim !!!!
    Abraços

    • Contando as Horas 08/01/2014 | 15:56

      Oi, Nick

      Um excelente 2014 pra vc!! =D
      Ah, verdade! Nem tinha me dado conta que tinha colocado os preços em quase tudo nesse post. Mas foi por acaso mesmo. Vou pensar em uma forma de colocar os preços em posts futuros, eu sei que é importante pra planejar, apesar de não ser uma coisa que eu goste muito de fazer não.

  3. Márcia Zambenedetti 07/07/2014 | 22:11

    Olá Bruna
    Parabéns pelos seus comentários, são ótimos.
    Vou fazer intercâmbio em Dublin em fev/15 e após quero conhecer Edimburgo e Londres, estou preocupada com o tempo, poderei conhecer os lugares se for muito frio e chuvoso?
    Abraços

    • Contando as Horas 08/07/2014 | 23:34

      Oi, Márcia

      Obrigada! =D

      Sim, vc pode visitar praticamente todos os lugares. É interessante vc separar as coisas que te interessam e verificar os horários de abertura, pois durante os meses de inverno, geralmente as atrações tem horários reduzidos. Ai vc precisa se programar melhor pra poder visitar tudo o que vc tem interesse.

  4. Paula Perim 30/03/2015 | 08:46

    Oi Bruna!!!
    Sabe se ainda só da pra reservar o chá da tarde pelo telefone?? E ai como faz? Compra o tour guiado do parlamento primeiro pelo site e depois liga para reservar o chá? Ou o contrário? Ou faz tudo pelo telefone??
    Andei olhando no site do Parlamento e realmente não estava achando como reservar o chá! No final do informativo eles falam que pode ser online mas quando se clica só abre opção do tour… Estranhei…
    Obrigada!!!

    • Contando as Horas 30/03/2015 | 14:58

      Oi, Paula

      Não precisa mais reservar o chá da tarde pelo telefone. Vou até atualizar no post essa info. Pelo que vi, vc deve entar direto na parte onde fala do chá da tarde e primeiro vc precisa selecionar o idioma que vai ser o tour guiado pelo parlamento e depois disso vem a parte onde vc seleciona o chá da tarde. Como eu disse no post, vc precisa selecionar na mesma data e em horários que seja possível um ser na sequencia do outro.

      Quando vc entrar no site do parlamento, na parte onde fala do chá da tarde, no final desse link tem o acesso a reserva
      http://www.parliament.uk/visiting/visiting-and-tours/tours-of-parliament/tours-teas-of-parliament/

      É só vc clicar em “Online”, lá no final.
      Ai vc seleciona no lado esquerdo “guided tour”, escolhe o idioma e a quantidade de pessoas, data e horário da visita. Na próxima tela vc confirma as informações e clica em “check out”. Ai vai aparecer a tela para a reserva do chá da tarde, que atualmente custa 27,50. Vc deve escolher o mesmo dia e um horário próximo do que vc escolheu para o tour guiado. Bem simples, não tem erro.

      Tenta ai, qqer coisa me avisa! =D

Deixe o seu comentário...