26.01
2014

Pugin Room, no Parlamento Britânico – Onde é servido a mais nova opção de Chá da Tarde em Londres

* Post atualizado em março de 2015.

Em 2012 quando estive em Londres, pela primeira vez eu resolvi incluir no meu roteiro um chá da tarde, e o lugar escolhido para essa estréia não poderia ter sido melhor: o tradicional chá da tarde na Harrods. Apesar de ser um típico programa inglês, em um dos lugares mais tradicionais da cidade, eu achei a experiência legal, mas um pouco turistona demais pro meu gosto. Então, nessa última viagem à Londres, em dezembro do ano passado, eu resolvi procurar algo diferenciado.

IMG_9614_1200x815

Procurando por informações sobre as visitas que acontecem nos meses de inverno no parlamento, qual não foi a minha surpresa ao ver que dessa vez havia uma novidade no site, agora era possível tomar um chá da tarde em um dos salões do Parlamento Britânico, o Pugin Room.

cha32_1200x857

O local escolhido para servir o chá da tarde foi o Pugin Room, uma sala super bem decorada que pertence a ala da House of Commons e tem uma vista legal para o rio Tâmisa, inclusive dá até pra ver a London Eye mais na lateral. Por todo o ambiente existem obras de arte que pertencem a coleção privada do Parlamento ou vieram emprestada da National Gallery e da National Portrait Gallery de Londres.

IMG_9684_1200x713

O nome escolhido pra essa sala, Pugin Room, presta uma homenagem ao arquiteto britânico Augustus Pugin, que foi quem projetou todo o interior (desde vitrais até movéis, inclusive as molduras de alguns quadros) do novo Palácio de Westminster, com estilo neo-gótico, após ele ter sido praticamente todo destruído em um incêndio.

cha29_1200x754

Diferentemente do salão da Harrods ou de várias outros lugares onde é possível tomar um chá da tarde em Londres, o Pugin Room é uma sala super pequena. Se não me engano, tem capacidade para 8 – 10 mesas apenas. Quanto antes o chá da tarde for reservado, maiores as chances de se conseguir um lugar (eu reservei com um mês de antecedência).

cha14_1200x869

cha13_1200x869

O chefe contratado pelo Parlamento, desenvolveu um cardápio variado (inclusive quem for vegetariano, eles oferecem uma opção diferenciada), que serve desde os tradicionais sanduiches, scones (os típicos pães doces escoceses) e mais alguns doces pra finalizar. Tudo isso acompanhado de geléia de morango (se tivesse pra vender, com certeza eu iria comprar!!!) e uma espécie de nata (Devonshire clotted cream), ambos eram ótimos, muito bons mesmo!!!

cha23_1157x900

Além disso, o cardápio tinha uma boa seleção de bebidas. Era possível pedir uma tacinha de champagne, vinhos (tinto e branco), refrigerantes ou água pra acompanhar, porém essas bebidas eram pagas a parte. Somente o chá era a vontade. A variedade de chás era boa, haviam 4 opções pra escolher. E pra quem não dispensa um cafezinho, também existe essa opção.

cha11_1200x900

Mas quem tiver interesse, precisa ficar atento a um detalhe: até ano passado só era possível tomar o chá da tarde se fissesse o tour no parlamento britânico, reservar mesa somente para o chá estava fora de cogitação. Como eu já expliquei nesse post aqui, também não tem como reservar online ou reservar por email, era preciso ligar (mas acredito que isso deve mudar, pq era um saco ficar soletrando tudo pro atendente, pq ele não sabia como escrever o nossos nomes, o endereço e tal).  A partir desse ano de 2015, as reservas do chá da tarde já podem ser feitas no próprio site do Parlamento, através desse link aqui. No final dessa página é necessário clicar em “online” e logo virá a página para reservar o tour e na sequencia o chá da tarde. Tudo muito simples, não tem erro!

cha16_1200x900

** Para ler o post sobre as três visitas que eu já fiz ao parlamento britânico, é só clicar aqui. **

Também é importante levar em consideração que os tours devem ser combinados para que seja possível tomar o chá da tarde antes ou depois do horário agendado pro tour. O tour que a gente reservou estava marcado para as 12:15 e o chá da tarde obrigatoriamente precisou ser marcado para as 14:00, pois esse era o primeiro horário disponível. Existem apenas três horários para o chá da tarde, as 14:00, as 15:45 e as 17:15.

cha27_1200x898

Se alguém estiver se perguntando sobre o preço, o valor é bem compatível com os demais chás da tarde servidos por aí, mas nesse caso em especifico, o chá da tarde fica em 25,00 27,50 libras/pessoa (valor de 2015).

Obs. 1: é importante chegar com uns 20 minutos de antecedência pro tour + chá, pois a gente precisa retirar um crachá na entrada e passar por um controle de segurança igual aos dos aeroportos.

Obs. 2: é permitido bater fotos no Pugin Room, onde o chá da tarde é servido.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chá da Tarde, Inglaterra, Londres - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Pugin Room, no Parlamento Britânico – Onde é servido a mais nova opção de Chá da Tarde em Londres"
  1. Paula Perim   11/03/15 • 19h05

    Bruna, qual chá da tarde vc preferiu??? O do Parlamento ou o da Harrods?? Em questão de local, sabor, tudo… hehe
    Obrigada!!!!!!!

    • Contando as Horas   11/03/15 • 20h51

      Oi, Paula

      Eu gostei dos dois, mas acho que o do Parlamento tem um “plus” a mais, sei lá, não sei explicar. Mas ainda prefiro o do parlamento se tivesse que escolher! =D

  2. Fernando Matheus Duarte Casarotti   09/09/17 • 22h41

    Boa noite, Bruna! Primeiramente, parabéns pela excelente matéria, que nos ajudou demais!
    Eu e minha esperança iremos, em lua de mel, para Londres no fim do ano e estamos super empolgados.
    Quanto ao café no Parlamento, uma pergunta: a comida é à vontade?

    Muito obrigado!
    Fernando e Marina

    • Contando as Horas   21/09/17 • 18h10

      Oi, Fernando

      Desculpa a demora pra responder, estava viajando. Então, quando eu fui não era. Acredito que nao tenha mudado. Nenhum chá da tarde que fui ate hj, tanto em Londres como em Edimburgo, a comida era a vontade.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Desejo uma otima lua de mel pra vcs em Londres!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas