26.01
2014

Pugin Room, no Parlamento Britânico – Onde é servido a mais nova opção de Chá da Tarde em Londres

* Post atualizado em março de 2015.

Em 2012 quando estive em Londres, pela primeira vez eu resolvi incluir no meu roteiro um chá da tarde, e o lugar escolhido para essa estréia não poderia ter sido melhor: o tradicional chá da tarde na Harrods. Apesar de ser um típico programa inglês, em um dos lugares mais tradicionais da cidade, eu achei a experiência legal, mas um pouco turistona demais pro meu gosto. Então, nessa última viagem à Londres, em dezembro do ano passado, eu resolvi procurar algo diferenciado.

IMG_9614_1200x815

Procurando por informações sobre as visitas que acontecem nos meses de inverno no parlamento, qual não foi a minha surpresa ao ver que dessa vez havia uma novidade no site, agora era possível tomar um chá da tarde em um dos salões do Parlamento Britânico, o Pugin Room.

cha32_1200x857

O local escolhido para servir o chá da tarde foi o Pugin Room, uma sala super bem decorada que pertence a ala da House of Commons e tem uma vista legal para o rio Tâmisa, inclusive dá até pra ver a London Eye mais na lateral. Por todo o ambiente existem obras de arte que pertencem a coleção privada do Parlamento ou vieram emprestada da National Gallery e da National Portrait Gallery de Londres.

IMG_9684_1200x713

O nome escolhido pra essa sala, Pugin Room, presta uma homenagem ao arquiteto britânico Augustus Pugin, que foi quem projetou todo o interior (desde vitrais até movéis, inclusive as molduras de alguns quadros) do novo Palácio de Westminster, com estilo neo-gótico, após ele ter sido praticamente todo destruído em um incêndio.

cha29_1200x754

Diferentemente do salão da Harrods ou de várias outros lugares onde é possível tomar um chá da tarde em Londres, o Pugin Room é uma sala super pequena. Se não me engano, tem capacidade para 8 – 10 mesas apenas. Quanto antes o chá da tarde for reservado, maiores as chances de se conseguir um lugar (eu reservei com um mês de antecedência).

cha14_1200x869

cha13_1200x869

O chefe contratado pelo Parlamento, desenvolveu um cardápio variado (inclusive quem for vegetariano, eles oferecem uma opção diferenciada), que serve desde os tradicionais sanduiches, scones (os típicos pães doces escoceses) e mais alguns doces pra finalizar. Tudo isso acompanhado de geléia de morango (se tivesse pra vender, com certeza eu iria comprar!!!) e uma espécie de nata (Devonshire clotted cream), ambos eram ótimos, muito bons mesmo!!!

cha23_1157x900

Além disso, o cardápio tinha uma boa seleção de bebidas. Era possível pedir uma tacinha de champagne, vinhos (tinto e branco), refrigerantes ou água pra acompanhar, porém essas bebidas eram pagas a parte. Somente o chá era a vontade. A variedade de chás era boa, haviam 4 opções pra escolher. E pra quem não dispensa um cafezinho, também existe essa opção.

cha11_1200x900

Mas quem tiver interesse, precisa ficar atento a um detalhe: até ano passado só era possível tomar o chá da tarde se fissesse o tour no parlamento britânico, reservar mesa somente para o chá estava fora de cogitação. Como eu já expliquei nesse post aqui, também não tem como reservar online ou reservar por email, era preciso ligar (mas acredito que isso deve mudar, pq era um saco ficar soletrando tudo pro atendente, pq ele não sabia como escrever o nossos nomes, o endereço e tal).  A partir desse ano de 2015, as reservas do chá da tarde já podem ser feitas no próprio site do Parlamento, através desse link aqui. No final dessa página é necessário clicar em “online” e logo virá a página para reservar o tour e na sequencia o chá da tarde. Tudo muito simples, não tem erro!

cha16_1200x900

** Para ler o post sobre as três visitas que eu já fiz ao parlamento britânico, é só clicar aqui. **

Também é importante levar em consideração que os tours devem ser combinados para que seja possível tomar o chá da tarde antes ou depois do horário agendado pro tour. O tour que a gente reservou estava marcado para as 12:15 e o chá da tarde obrigatoriamente precisou ser marcado para as 14:00, pois esse era o primeiro horário disponível. Existem apenas três horários para o chá da tarde, as 14:00, as 15:45 e as 17:15.

cha27_1200x898

Se alguém estiver se perguntando sobre o preço, o valor é bem compatível com os demais chás da tarde servidos por aí, mas nesse caso em especifico, o chá da tarde fica em 25,00 27,50 libras/pessoa (valor de 2015).

Obs. 1: é importante chegar com uns 20 minutos de antecedência pro tour + chá, pois a gente precisa retirar um crachá na entrada e passar por um controle de segurança igual aos dos aeroportos.

Obs. 2: é permitido bater fotos no Pugin Room, onde o chá da tarde é servido.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chá da Tarde, Inglaterra, Londres - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Pugin Room, no Parlamento Britânico – Onde é servido a mais nova opção de Chá da Tarde em Londres"
  1. Paula Perim   11/03/15 • 19h05

    Bruna, qual chá da tarde vc preferiu??? O do Parlamento ou o da Harrods?? Em questão de local, sabor, tudo… hehe
    Obrigada!!!!!!!

    • Contando as Horas   11/03/15 • 20h51

      Oi, Paula

      Eu gostei dos dois, mas acho que o do Parlamento tem um “plus” a mais, sei lá, não sei explicar. Mas ainda prefiro o do parlamento se tivesse que escolher! =D

  2. Fernando Matheus Duarte Casarotti   09/09/17 • 22h41

    Boa noite, Bruna! Primeiramente, parabéns pela excelente matéria, que nos ajudou demais!
    Eu e minha esperança iremos, em lua de mel, para Londres no fim do ano e estamos super empolgados.
    Quanto ao café no Parlamento, uma pergunta: a comida é à vontade?

    Muito obrigado!
    Fernando e Marina

    • Contando as Horas   21/09/17 • 18h10

      Oi, Fernando

      Desculpa a demora pra responder, estava viajando. Então, quando eu fui não era. Acredito que nao tenha mudado. Nenhum chá da tarde que fui ate hj, tanto em Londres como em Edimburgo, a comida era a vontade.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Desejo uma otima lua de mel pra vcs em Londres!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas