30.01
2014

Blenheim Palace: Onde Nasceu o Ex-Primeiro-Ministro Britânico Sir Winston Churchill

Pra quem gosta de palácios, uma ótima opção de day trip partindo de Londres, é conhecer o Blenheim Palace. Esse palácio está localizado a uma curta distância do vilarejo de Woodstock e muito próximo de Oxford.

IMG_7932

Um dos principais motivos de a gente ter ido até lá foi a fixação que meu pai anda lendo tudo relacionado a Sir Winston Churchill (só no ano passado ele leu uns 8 ou 9 livros sobre ele), um ex-primeiro ministro britânico que ocupou esse cargo por duas vezes, inclusive uma delas foi durante o período da Segunda Guerra Mundial.

IMG_8083

A história desse palácio começou a muitos séculos atrás, quando John Churchill, o 1º Duque de Marlborough, venceu a Batalha de Blenheim contra a França. Uma das melhores recompensas que a Rainha da época poderia lhe oferecer era uma área de terra. Como já dá pra imaginar, nesse local foi construido um palácio e como forma de relacionar a vitória na batalha, o nome desse palácio veio a se chamar Blenheim Palace.

b6_1200x860

Mas muita história rolou nesse palácio até que de fato ele viesse a ser relacionado a Sir Winston Churchill, o seu morador mais ilustre.

IMG_8127

Durante o seu primeiro mandato, o pai da atual Rainha Elizabeth II faleceu e Sir Winston Churchill se tornou um dos melhores conselheiros da jovem rainha.

IMG_8130

Churchill não foi só um politico, ele também escreveu livros (em torno de 20!!) e pintou muitos quadros. No seu curriculo consta que ele foi o único primeiro-ministro britânico a receber um prêmio nobel de literatura em 1953, por ter escrito a obra “Memórias da Segunda Guerra Mundial”, dividido em dois volumes. E não foi só isso, em 2002, a BBC apresentou os 100 maiores britânicos da história escolhidos atraves de votação e adivinha quem levou o primeiro lugar? Sir Winston Churchill. A vantagem para o segundo lugar foi de “apenas” 1 milhão de votos a mais.

b10_1200x839

IMG_7953

Sua vida particular foi sempre muito discreta, ele se casou com Clementine Hozier na St Margaret’s Church, a igreja que fica junto a Catedral de Westminster e bem perto do Parlamento Britânico. Teve cinco filhos. E apesar de ter nascido em Blenheim Palace, ele não morou aqui a sua vida toda.

IMG_7926

IMG_8119

Mas vamos ao que interessa… O tamanho do palácio por si só já impressiona, isso sem falar nos seus jardins e toda a área verde que circunda o palácio, um local de uma tranquilidade impressionante.

IMG_8021

IMG_8091_1200x800-645x430

Nos começamos o nosso passeio pelos jardins do palácio, que sério, mesmo no inverno, são lindíssimos. Mesmo com todo o frio que estava fazendo naquele dia, a gente aproveitou bastante pra caminhar a vontade por lá. Atravessamos a ponte, para bater fotos que oferecem um ângulo privilegiado do palácio, da ponte e o rio ao fundo. Vale muito a pena a caminhada, pois a vista compensa demais!!

IMG_8072_1200x782

Depois de passear a vontade pelos jardins, fomos visitar o palácio. A ala aberta a visitação não é muito grande, pois o palácio ainda é usado como residência pelo 11º Duque de Marlborough e sua esposa, a Duquesa de Marlborough.

IMG_8157

Então, basicamente o que visitamos foi:

– A Churchill Exhibition, uma exposição permanente sobre Sir Winston Churchill. O legal dessa exposição que apesar dela ser pequena (e quase nada cansativa), ela resume bem a história do ex primeiro ministro. A gente pode ver uma remontagem do quarto onde ele nasceu, a primeira roupa que ele usou logo ao nascer, algumas cartas, fotos e até alguns quadros que foram pintados por ele. Só por essa exposição já valeu a visita!

b21_1191x900

b29_1200x812

b22_1200x894

– Os State Rooms, algumas alas do palácio foram abertas a visitação pública e o que vemos ali são salas e mais salas com uma decoração digna de um palácio com coleções de tapeçaria, porcelanas, objetos de decoração luxuosos, coleções de porcelas sèvres e mobiliário super requintado.

b70_1200x900

b42_1200x900

b38_1191x900

Antes de terminar a visita, a gente também tem acesso a biblioteca, que estava sendo decorada pois logo mais aconteceria um jantar de Natal.

IMG_8221

E antes de sair do Palácio, fomos conhecer a capela interna, totalmente decorada pro Natal. Lindo, não?

IMG_8232

 – E ainda, no local onde antigamente eram os estábulos do palácio está a exposição “Churchills’ Destiny: The Story of Two Great War Leaders”, que conta as proezas usadas por John Churchill ao vencer a Batalha de Blenheim como as estratégias e liderança de Sir Winton Churchill durante as guerras.

b50_1200x828

b51_1168x900

O palácio, como esperado, tem uma boa estrutura para atender os turistas. Existe uma loja de souvnirs com lanchonete, banheiros e alguns restaurantes. Nos tomamos o café da manhã e almoçamos ali também. Como existem 2 ou 3 restaurantes ali, nos optamos pelo Water Terrace Cafe, com vista para os jardins.

IMG_8239

IMG_8236

IMG_8265

O cardápio é bem bom, com diversas opções de pratos com carne, frango e peixe. E também tem uma mesa de doces com uma variedade enorme de tortas e bolachinhas, que é uma verdadeira perdição.

IMG_8241

IMG_8255

Para ir até lá existem várias opções, mas nos optamos por ir de Londres até Oxford de trem, partindo da estação de Paddington. Chegando em Oxford, ainda tivemos que pegar o ônibus S3 da empresa Stagecoach (cor azul e dourada). Esse ônibus sai exatamente da frente da estação de trem, a cada 30 minutos, então não tem erro. O trajeto entre Oxford até o Palácio dura uns 30 minutos mais ou menos. Eu acho importante dizer que o ônibus deixa a gente em frente ao portão de entrada principal do Palácio, então ainda tem mais uma caminhadinha de uns 10 minutos até a bilheteria.

b4_1200x717

O ticket pode ser comprado tanto pela internet (pra quem já quiser agilizar o processo) ou lá mesmo no palácio (no dia que a gente foi não tinha fila, foi só trocar o voucher enviado por email pelos ingressos e em questão de 2 minutos já estavamos dentro do palácio). Existem dois tipos de ticket, o “Palace, Park and Gardens” e o “Park and Gardens”. Também é importante olhar o site antes de incluir esse palácio no roteiro, pq em algumas épocas do ano (como no inverno, como nos fomos), ele não abre toooodos os dias.

IMG_8277

b67_1200x799

IMG_8285

Obs.: Dá pra tirar foto dentro do palácio, desde que seja sem flash.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Blenheim Palace, Inglaterra, Oxford - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Blenheim Palace: Onde Nasceu o Ex-Primeiro-Ministro Britânico Sir Winston Churchill"
  1. Carol Akemi   25/09/14 • 12h02

    Oi Bruna,
    Quanto tempo voces ficaram lá no Blenheim só para eu ter uma nocao? Estou programando de ir daqui 2 semanas, mas já vi que o lugar é BEM grande.
    Obrigada
    Bjos

    • Contando as Horas   25/09/14 • 18h06

      Oi, Carol

      O dia todo, literalmente!!! Chegamos umas 10:00 e voltamos no fim da tarde. A visita ao palácio não é tããão demorada, mas existem outras exibições menores espalhadas, assim como os jardins, que são fora de serio. Se no inverno eu já gostei, imagino na primavera ou no outono, devem ficar lindíssimos.

  2. Fernanda - Blog Tá indo pra onde?   10/01/17 • 01h44

    Claro que estava na minha listinha pra quando voltar pra Londres e ainda mais agora que comecei a ver o seriado “The Royals” e tem cena filmada aí! rs Fiz uma mega maratona nesse fds e agora vim fuçar na internet pra ver mais sobre esse castelo rs.

    • Contando as Horas   26/01/17 • 20h57

      Oi, Fernanda

      Nããão vi esse seriado!!! Preciso ver!! No Netflix? Esse lugar é muito legal. Se indo no inverno eu já gostei, imagina como deve ser na primavera ou no outono.

      Vou procurar por essa série! Valeu a dica!!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Essa manhã eu teria embarcado para o Brasil. Além das 18 mil coisas que tinha planejado fazer em 10 dias, a mais importante era conhecer minha sobrinha 🥰 (e também, rever meus sobrinhos de quatro patas 🐕🐕 - não esqueci de vcs, não sou uma tia desnaturada 😁). A gente já tinha até planejado um churras com camarão empanado de entrada, lembra @yasminbartolamei ? 😂Otimização de tempo é tudo numa viagem. Impossível comer todas as coisas que tenho saudades (e repetir algumas) em apenas 20 refeições. 🤰🏻😅😆
.
Enquanto isso, depois de 52 dias de quarentena, estou aqui acompanhando Portugal deixar o estado de emergência e passar para o estado de calamidade, situação onde as medidas de isolamento ficam um pouco mais brandas para facilitar esse período de transição para a normalidade.
.
Eu espero que as pessoas não sejam irresponsáveis e sem noção nesse momento, pq o isolamento obrigatório pode voltar.
.
Ontem qdo sai de casa para comprar máscara (a partir de hj o uso é obrigatório em todos os ambientes fechados, como por exemplo, mercado, lojas, bancos, transporte público, entre outros), por exemplo, já vi uma cena que prefiro nem comentar. Além de todas as incertezas que o momento já nos coloca, certamente vamos precisar de muito mais sorte para lidar com esses seres irresponsáveis do que com o vírus.
.
Não vou me alongar muito nesse blablabla, pq a loucura dessa nova realidade está só começando.
.
Mas voltando a minha viagem.. Eu sei que meu pai estava contando os segundos pra ter alguém em casa pra implicar 🤣 e minha mãe estava ansiosa pelos nossos lanchinhos e risadas na madrugada (sim, somos duas 🦉🦉). Véééiooo e Véééiaaa.. em 2021 estarei ai! 🇵🇹✈️🙏🏽🇧🇷🤩
.
Essas foram as últimas fotos que tirei lá em casa, no Brasil, em fevereiro de 2019. ☺️
18.04.2020: UM ANO EM PORTUGAL! 🥰🥰🥰
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
Queria escrever algo interessante sobre esse momento pra deixar aqui registrado, mas não ando muito inspirada. Como nessas últimas semanas tenho recebido algumas msgs relacionadas a pandemia/quarentena, vou falar sobre isso.
.
02 de março foram divulgados os primeiros casos de coronavírus em Portugal. Dia 11 de março a OMS declarou pandemia de coronavírus. Dito isso...
.
No inicio, o governo português declarou estado de alerta, logo na sequência foi declarado estado de emergência (já foi renovado 02 vezes).
.
Nos primeiros dias os mercados estavam um verdadeiro caos. Muitas pessoas. Muitas coisas faltando (principalmente papel higiênico, carnes, frutas e verduras). Nas últimas semanas a situação voltou a normalidade.
.
As atrações turísticas, lojas, restaurantes (seguem funcionando, mas no esquema de take away/entrega a domicílio), bares, academias, entre outros tipos de comércio fecharam suas portas e assim permanecem até então.
.
As Farmácias e os Mercados estão funcionando no esquema de sai 1 entra 1, portanto, exige paciência.
.
Os transportes públicos em Lisboa estão funcionando com horários reduzidos. Não andei mais de metro, mas li nos jornais que o acesso está liberado para todas as pessoas, as catracas estão livres. Também li que começaram a fazer controle de temperatura nas entradas das estações.
.
Os 3 principais aeroportos de Portugal (em Lisboa, no Porto e em Faro) fecharam durante o período de Páscoa. E nos demais dias estão operando apenas para pouquíssimos voos comerciais, mas principalmente para voos humanitários, de repatriação ou de transporte de mercadorias.
.
Lisboa está deserta. Se você sair de casa, independente do horário, parece sempre domingo 07:00 da manhã. Tudo vazio. Poucas pessoas nas ruas.
.
A maioria das pessoas tem usado luvas e máscaras. Eu não tenho usado, pq só tenho saido de casa para ir ao mercado e algumas vezes pra caminhar.
.
E pra todos que me mandaram msgs pedindo como eu estou: depois de 38 dias de quarentena, posso dizer que já ando um pouco entediada, mas estou bem. ☺️
.
Essas são algumas fotos que tirei ao longo desse ultimo ano. 😁
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Contando as Horas