20.02
2014

Londres – It’s Tea o’clock! Tudo sobre o tradicional Chá da Tarde Britânico

Entre um dos programas mais tradicionais para os Britânicos, certamente o Chá da Tarde está em primeiro lugar. Quem pensa que o chá da tarde só é servido em Londres, está muito enganado. Existem diversas opções tanto na Escócia, como na Irlanda do Norte e até mesmo no País de Gales. Mas claro que nada é tão autentico do que ter uma experiência como essa em Londres.

Pra quem não sabe, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando apenas atrás da água. No Reino Unido então, eu chegaria a arriscar que supera a água, tamanho é a sua popularidade.

SONY DSC

Existem mais de 3 mil tipos de chás no mundo, dá pra acreditar? E o melhor de tudo (eu não tinha idéia), todos eles tem origem de uma unica planta, a Camelia Sinensis.

Nessa última viagem à Londres, como meu pai gosta muito de chás e todos os seus apetrechos (herança da sua época de Lord Inglês hahaha), eu fiz uma pesquisa sobre o assunto e como achei bastante coisa interessante a respeito, achei que era legal escrever um post mais completo sobre isso.

cc2_1200x814

Primeiro de tudo, um bom lugar pra começar a pesquisar sobre as milhares de opções de lugares pra tomar um chá da tarde em qualquer parte do Reino Unido é o site British Afternoon Tea Guide. Esse é um site super bem organizado, onde as opções estão separadas por regiões no caso da Inglaterra e os demais opções estão agrupados dentro dos demais países parte do Reino Unido.

c05_1200x807

Então por exemplo, quem for a Escócia, vai ver uma lista com algumas opções de lugares que servem o chá da tarde em todo o país e ainda, eles dão preço e oferecem a opção de reserva pelo site (nunca reservei por esse site em especifico, mas se um dia fizer, atualizo o post). Ao selecionar uma das opções, o site mostra diversas informações importantes, como: horário que o chá da tarde é servido, o menu, localização, entre outros.

SONY DSC

Esse site é uma verdadeira maravilha pra quem não sabe nem por onde começar e com certeza ajuda a decidir qual é a melhor lugar pra ir, já que o que não faltam são opções.

cha 9_Fotor

Até hoje, eu só tive oportunidade de ir a dois chás da tarde em Londres: um na Harrods, no Georgian Restaurant e outro no Pugin Room, no Parlamento Britânico.

SONY DSC

Meu sonho de consumo!! =DD

Quem tiver interesse em ver esses posts, é só clicar no link abaixo em vermelho:

O tradicional Chá da Tarde na Harrods

Pugin Room, no Parlamento Britânico – Onde é servido a mais nova opção de Chá da Tarde em Londres

SONY DSC

Nessas pesquisas que fiz, no Reino Unido, podemos encontrar os chás de duas formas: “Loose Leaf Tea” ou “Tea Bags”, que respectivamente são, folhas praticamente inteiras ou chá triturado que vem dentro de saquinhos. Bom, até aqui nenhuma novidade.

c09_1200x808

Quem tiver interesse em comprar chás e apetrechos de ótima qualidade em Londres, existem algumas lojas especializadas no assunto, como:

SONY DSC

→ Twinings é considerada a loja de chá mais antiga de Londres (foi fundada em 1706!!!!), recebeu o Royal Warrant da Rainha Victoria no inicio do século 19 e ainda foram os responsáveis por criar um dos tipos de chás mais populares do país: o English Breakfast Blend. Antigamente era um café, mas visando ampliar os negócios, Thomas Twining começou a vender chás exóticos que vinham do outro lado do mundo. A loja fica na Strand, bem perto da Catedral de St Paul e em frente ao Royal Courts of Justice. Como o local é super pequeno e quase sempre está lotado, é preciso muita paciência pra conseguir caminhar pela loja. Além de centenas de tipos de chás, eles vendem também xicaras e utensilios em geral usados para preparar chás. Mas o mais legal são as embalagens pra presente. Como fomos até lá pq meu pai queria comprar chás, eu aproveitei e comprei também uma dessas opções de presente, uma caixinha de madeira que podia ser completada com 48 tipos de chás. Claro que existem outras opções, mas essa foi a que eu mais gostei.

chaa_1178x900

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Whittard, na Oxford Street e no Covent Garden: além de venderem chás de todos os tipos nas mais diferentes embalagens, eles vendem também utensilios e apetrechos de chá em geral.

cha 1_Fotor

→ As lojas de departamento, todas as lojas de departamento de Londres vendem algo relacionado a chá, seja o próprio produto ou utensílios para a sua preparação. Então por exemplo, a Harrods, a Fortnum & Mason vendem além dos chás, jogos completos de bules, xícaras um mais bonito que o outro e todos os tipos imaginaveis de apetrechos para preparar a bebida. Meu sonho é comprar um desses bules de prata para servir chá (tem uns modelos super bonitinhos na Fortnum & Mason)!! Na Selfridges, por exemplo, a Pierre Hermé vende chás também.

cha_1200x830

Tea Palace, fica no Covent Garden Market. Essa loja é bem bonitinha e além de vender mais de 160 tipos de chás, eles vendem objetos utéis na preparação do chá. Um fato curioso nessa loja é que, todos os anos eles criam uma nova combinação de chá para homenagear alguma ocasião especial, como por exemplo os Jogos Olímpicos ou o Casamento Real.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Tea House, na Neal Street que também fica no Covent Garden vende uma infinidade de tipos de chás que vieram de todas as partes do mundo. Também vendem tudo relacionado a preparação, como alguns tipos de utensílios, tem opções de jogos de xícaras para todos os gostos, sem contar que a vitrine da loja é super bonitinha.

cha 5_Fotor

cha 8_Fotor

East India Company “rivaliza” com a Twinings como sendo uma das lojas mais antigas sobre o assunto em Londres. Essa loja foi fundada por um inglês que viajou boa parte dos países asiáticos e trouxe para o UK diversos tipos de chás, ervas e tempertos, numa época onde tomar chá era algo feito somente pela aristocracia britânica. O sucesso foi tanto, que a principal loja fica na Conduit Street (perto da Regent Street), mas vende também na Harrods (e provavelmente em outros lugares também).

foto_Fotor

E ainda, quem tiver curiosidade em saber mais sobre o assunto, o United Kingdom Tea Council, é um instituição que foi criada para fiscalizar e divulgar a cultura do chá mundo a fora. Ele também traz uma série de informações a tudo relacionado ao assunto. Inclusive eles tem um contador mostrando o número de xícaras de chás consumidas no país por um dia. Os números são astronômicos!!! É impressionante como os inglês adoram um cházinho!

cha 7_Fotor

Como dá pra ver, tomar um chá da tarde na terra da Rainha é praticamente um programa obrigatório!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Chá da Tarde, Compras, Inglaterra, Londres - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
5 comentários em "Londres – It’s Tea o’clock! Tudo sobre o tradicional Chá da Tarde Britânico"
  1. Luciano mesquita Holanda   06/09/15 • 11h20

    Ótimo!

  2. Luciano mesquita Holanda   06/09/15 • 11h37

    Muito legal. Um dia vou lá tomar um chazinho

    • Contando as Horas   06/09/15 • 18h19

      Oi, Luciano

      hehehe Legal!! Vai mesmo, é um programa imperdível. Vale a pena!

  3. Rory   21/04/17 • 17h51

    Oi,
    Muito legal o seu blog, muito bom post sobre os chás na terra da rainha. Aproveito para dar uma dica para quem quiser tomar o chá da tarde em Londres. No Victoria and Albert Museum (entrada gratuita), no Café do museu, um chá: chá, leite, clotted cream (creme mais consistente), scones (aqueles pãezinhos levemente adocicados) e a (maravilhosa) geleia sai por 6,80 libras por pessoa. Naturalmente se você quiser algo mais sofisticado tem o Ritz por 63 libras per capta.
    Saudações!

    • Contando as Horas   29/04/17 • 21h37

      Oi, Rory

      Obrigada pelas dicas! Ainda não conheço esses lugares, mas certamente um dia irei.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas