26.02
2014

Próxima viagem – Parte 1: Panamá

Se tem uma época do ano que eu não me motivo muito em ficar no Brasil, esse periodo é quando acontece o Carnaval. Então, assim como no ano passado (quando fui a Barbados), esse ano eu também resolvi me aventurar novamente por ai. Dessa vez o meu roteiro vai ser dividido em duas partes, sendo que a primeira parada vai ser no… Panamá.

Essa vai ser a minha primeira vez no país e confesso que por tudo que pesquisei, o país já me surpreendeu muito.

Flag_of_Panama_svg

A idéia dessa viagem surgiu num dia que eu tava aqui de bobeira na frente do computador e apareceu uma propaganda da Copa Airlines. Resolvi entrar no site pra dar uma olhada nos trajetos oferecidos, nos preços e tal… Bom, pra encurtar a história, não consegui me controlar e comprei uma passagem.

Com a passagem comprada, a primeira coisa que me ocorreu de pesquisar foi se era necessário visto pra visitar o país. Já adianto a resposta: brasileiros não precisam de visto pra visitar o Panamá.

Ai resolvi pesquisar se era necessário levar o comprovante de vacina de febre amarela. Sim, teoricamente o Panamá exige a apresentação da carteira internacional de vacinação contra a febre amarela. Como eu já tomei a vacina no inicio do ano passado e ela tem validade por 10 anos, só tive que lembrar de colocar esse certificado na bolsa.

untitled

Apesar de ser um país minusculo, o Panamá tem uma localização excelente e super estratégica, ficando bem no meio da América do Sul e da América do Norte. É banhado tanto pelo Mar do Caribe quanto pelo Oceano Pacífico e ainda, através do Canal do Panamá, permite que os oceanos Atlântico e Pacífico se comuniquem.

Tem uma população de apenas 3,5 milhões de habitantes, sendo que na capital vivem um pouco mais de 900 mil pessoas de diversas nacionalidades.

O Panamá foi descoberto pelos espanhóis, já fez parte da Colômbia e quando conseguiu sua independência com ajuda dos Estados Unidos, literalmente o país se destacou. Motivo? Os EUA ajudaram o Panamá a ficar independente, mas em troca queriam a concessão para contruir um canal que atravessasse a América Central, ligando os oceanos e encurtando distâncias, através do famoso Canal do Panamá.

E muito por acaso, sem nem saber, enquanto eu fazia as pesquisas do meu roteiro, descobri que o Canal do Panamá completa agora em 2014, 100 anos de vida! Legal conhecer uma obra desse porte e com tamanha importância justamente numa época de comemorações especiais.

map_of_panama

Bom, mas ai a pergunta que não quer calar.. O que fazer no Panamá? Existem milhões de coisas pra fazer por lá, mas basicamente o meu roteiro vai se restringir em conhecer sua capital, a Cidade do Panamá e o Canal do Panamá. Pra fazer tudo com bastante calma, pra essa etapa da viagem eu reservei 3 dias.

Eu li em muitos lugares que a Cidade do Panamá é uma mini-Miami, como ainda não estive nos Estados Unidos, acredito que será uma boa oportunidade de já ir entrando no clima.

Então, daqui uns dias estarei de volta, com diversas dicas sobre esse país que apesar de ser pequeno, tem um enorme destaque!

Ah, no momento que esse post for ao ar, já espero ter desembarcado e passado pela imigração no Panamá! =DDD

Obs.: a bandeira do Panamá eu retirei do site da Wikipédia e os outros dois mapas eu peguei no site da Lonely Planet.

Hasta pronto!!

* Precisando de hospedagem no Panamá? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Todos os posts sobre o Panamá

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Canal do Panamá, Cidade do Panamá, Panamá
Booking.com
  1. Flávia Donohoe 01/03/2014 | 12:18

    Olá Bruna! Fui pra lá na minha viagem pro México e adorei! O Panamá surpreende, país bem bacana, uma pena ser tão quente, a temperatura chega a atrapalhar os passeios, mas mesmo assim valeu a pena! Boa estadia ;)

    • Contando as Horas 02/03/2014 | 01:14

      Oi, Flávia

      Sabe que tbm gostei muito daqui? Me surpreendi!! E qto ao calor, meeeeu deus, é realmente muito quente. A gente caminha cinco minutinhos e já tá suando muito. Mas o que achei “pior” é que ao entrar nos lugares o ar condicionado esta na temperatura polar. Não há saúde que aguente!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  2. Flávia Donohoe 02/03/2014 | 09:56

    Sim, también percebi isso, fiquei até gripada! É um prazer vir por aqui! Beijos

  3. Talita 30/01/2015 | 11:04

    Olá Bruna, achei seu blog, através da post sobre viajar com a Copa, achei muito legal que tem informações sobre o Panamá, pois não há muitos relatos sobre esse país dos turistas.Estou indo para o Panamá em Maio, gostaria de saber se você utilizou alguma companhia especifica de translado ou pegou um táxi na frente do aeroporto mesmo, e também para os passeios como fez para se locomover pela cidade?Estaremos em 6 pessoas e estou achando o translado aeroporto-hotel, hotel-aeroporto bem caros.

    • Contando as Horas 06/02/2015 | 00:32

      Oi, Talita

      Ano passado foi a primeira vez que fui ao Panamá e peguei um guia brasileiro que ja mora lá faz tempo. Eu deixei o contato dele em um dos comentarios de um post sobre o Panamá, da uma olhada.

      Eu estou agora aqui no Caribe e pra vir até aqui eu passei novamente pelo Panamá e fiquei 1 dias. Peguei taxi no desembarque. Tem um quisque logo na saida do desembarque, esses sao os taxis oficiais. Pra ir ate o centro eles cobram 30,00 dolares, valor fixo. Existem taxis grandes e pequenos. Nos taxis grandes cabem 6 pessoas.

    • Rodrigo e Tuyra 15/02/2015 | 15:07

      Olá, estamos indo para o Panamá também, final de março, e também em 6 pessoas, optamos por alugar um carro grande, hiunday H1, que ficou no preço de R$ 200,00 a diária já com seguro total. É um pouco mais caro mas fomos obrigados por ter duas pessoas de idade conosco.
      Mas vi que tinha Kia Picanto por $20 a diária, vale a pena fazer uma peswuis.
      Boa viagem.

  4. Etienne Oliviera 20/05/2015 | 08:27

    Estou viajando com minha família nesse sábado e teremos uma escala de 8 horas no Pananá. Em uma ligação para a Copa Airlines, fui informado da necessidade de pagamento de uma taxa de USD 40.00 por pessoa para deixar o aeroporto. Fiquei surpreso, pois a única referência ao pagamento de taxas seria para permanências superior a 9 horas e essa taxa seria paga junto com compra da passagem aérea. Essa taxa existe mesmo?

    Obrigado.

    • Contando as Horas 20/05/2015 | 21:12

      Oi, Etienne

      Não sei da existência dessa taxa ai não, mas também nunca deixei o aeroporto no caso de uma conexão, então não sei qual é o procedimento nesse caso.

  5. Robson 05/08/2016 | 00:20

    Olá eu me chamo Robson Marcel estou viajando com a minha noiva gostaria de saber mais sobre a viajem sobre quantas horas de voo qual a vacina eu terei que tomar etc . Por favor me ajuda ….. No mais muito obrigado

Deixe o seu comentário...