09.03
2014

Voando Copa Airlines pela Primeira Vez

Quem me conhece já sabe: toda a viagem que faço eu sempre (que possível) escolho uma cia área que faça voo direto pra um determinado país. Nessa viagem, eu optei por voar em todos os trechos com a Copa Airlines, a principal cia aérea do Panamá, pois a minha viagem teria inicio ali.

Além de oferecer uma boa quantidade de locais de partida aqui do Brasil (São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, entre outros), eles cobrem muito bem praticamente todos (senão forem todos) os destinos da América Central, boa parte das ilhas do Caribe e as principais cidades da América do Norte.

c31_1200x875

Uma das maiores vantagens da Copa, na minha opinião, é que eles oferecem a possibilidade de voar de dia, o que eu acho muito melhor. O tempo de voo entre São Paulo e a Cidade do Panamá fica em torno de 6 horas e 30 minutos, então não chega a ser nenhum sacrificio ficar no avião.

♣♣ Os trechos voados com a Copa Airlines ♣♣

Depois de definir o roteiro e ver se era possível na prática, os trajetos que fiz durante essa viagem foram todos feitos com a Copa Airlines, que ficaram definidos assim:

– De São Paulo – Guarulhos até Cidade do Panamá, voo diurno;

– Da Cidade do Panamá até Aruba, voo pela manhã;

– De Aruba a Cidade do Panamá, o voo foi logo após ao meio dia. Fiz uma uma conexão de seis horas na Cidade do Panamá, e a noite peguei o voo para São Paulo.

c4_1200x840

♣♣ Comprando a passagem ♣♣

Um belo dia eu tava aqui na frente do computador sem fazer nada de interessante e foi quando vi uma propaganda da Copa Airlines e resolvi entrer no site deles pra dar uma olhada.

Acabei comprando a minha passagem pelo site mesmo. Eles tem versão em português, então facilita muito a vida pra quem não entende inglês muito bem ou que tenha dúvida sobre algum assunto em específico.

Após a compra da passagem, a confirmação veio logo em seguida por email. É importante dizer que a Copa parcela a compra de qualquer passagem em até 5 vezes sem juros.

Como eu comprei minha passagem com muuuita antecedência (uns 8 meses), eu consegui pegar um preço ótimo pelos quatro trechos. Não gosto muito de ficar colocando valores aqui no blog, mas como sempre me perguntam, todos os trechos dessa viagem me custaram 1500,00 reais.

a10_1184x900

♣♣ Check-in em São Paulo – Aeroporto de Guarulhos ♣♣

Um dia antes da viagem, entrei no site pra fazer meu check-in online (que está disponível com 36 horas de antecedência) e não consegui terminar o processo. Recebi uma mensagem dizendo que tinha que entrar em contato com a central de reserva. Nesse momento eu gelei!

Liguei no 0800 da Copa, fiquei mais ou menos uns 20 minutos esperando até que consegui falar com um atendente. Expliquei a situação e ele me disse que como o horário do meu voo de ida tinha sido alterado (das 11:55 para as 12:15) eles tinham que liberar pelo telefone o meu check-in online. Achei meio nada a vê esse processo, mas enfim, aguardei os 10 minutos que o atendente solicitou e entrei no site novamente pra fazer o check-in. Dessa vez deu certo. Fiz o check-in pelo celular e no fim de todo o processo recebi um email que dizia que era só ir até as máquinas no aeroporo e retirar o meu cartão de embarque.

Na prática a coisa não funciona assim. Ao chegar no aeroporto, a Copa não tem nenhuma máquina pra que a gente retire o próprio bilhete. Apesar de eles terem um guiche destinado a “Web Check-in” ninguém respeita as filas e no fim das contas, todo mundo fica na mesma fila.

c1_1200x852

Uma coisa que eu poderia ter levado 2 minutos pra conseguir, eu levei mais ou menos uma hora!!!!! A fila tava gigante, o atendimento no balcão é beeeeeeem demorado. Leve isso em consideração.

Em resumo, a única vantagem de fazer o check-in online é conseguir pegar um lugar na janela, fora isso, todo o processo vai ser igual pra todo mundo, inclusive a fila de espera no atendimento no balcão.

♣♣ Check-in na Cidade do Panamá – Aeroporto de Tocumen ♣♣

O único dia que não precisei me estressar com o check-in foi no voo que fiz entre Panamá e Aruba. Foi a unica vez que consegui concluir o processo de check-in online no site da Copa. Imprimi minha passagem no hotel e fui até o aeroporto.

Como nessa passagem que imprimi no hotel não tinha codigos de barras, achei melhor garantir e chegar antes no aeroporto e me certificar.

Por incrivel que pareça, o único lugar onde o guiche de atendimento para o “Web Check-in” existia e era respeitada que encontrei foi justamente no aeroporto do Panamá. Mostrei o papel que imprimi pra funcionária que organizava as filas e ela me disse que se eu não fosse despachar a mala eu já poderia ir direto para o portão de embarque.

Custava ser assim em todos os aeroportos?

c27_1200x781

♣♣ Check-in em Aruba – Aeroporto Reina Beatrix ♣♣

No dia de voltar de Aruba para o Panamá eu também não consegui terminar o processo de check-in online pq o horário do meu voo tinha sido alterado de 13:33 para 13:23. Por sorte, no dia que eu fiz o check-in do voo de ida entre Panamá e Aruba, eu cliquei em uma opção que fazia o check-in automatico para todos os demais voos que estavam no mesmo código de reserva.

Chegando no aeroporto de Aruba, encontrei o mesmo problema que no aeroporto de São Paulo, apesar de existir um guiche de atendimento para auxiliar as pessoas que fizeram o check-in online, as pessoas não obedecem as filas e no fim das contas todo mundo enfrenta a mesma fila.

Só que dessa vez eu me recusei a ficar ali naquela fila gigante esperando, e resolvi dar uma de cara de pau e fui na fila para quem voa na classe executiva. Expliquei a situação pra atendente, escolhi meus lugares na janela e em menos de 5 minutos eu já estava na imigração.

c59_1200x900

♣♣ Aeroporto Internacional Tocumen ♣♣

O Aeroporto Internacional Tocumen (IATA: PTY) é o principal aeroporto do Panamá. Ele fica relativamente perto do centro da Cidade do Panamá, algo em torno de 25 km.

O “Hub das Américas” que é como ficou conhecido esse aeroporto, tem apenas um terminal. Em 2006, o aeroporto passou por uma grande reforma, então nas três vezes que eu estive ali, todos os meus voos chegaram/partiram da parte reformada e ampliada desse terminal.

c25_1200x868

Como o número de pessoas que viajam ao Panamá e consequentemente voam Copa estão aumentando significativamente ano após ano, já esta em andamento a construção de um segundo terminal, que tem previsão de ficar pronto em 2016.

O aeroporto é grande, mas certamente é muito menor que o Heathrow, em Londres e que o Kastrup, o aeroporto de Copenhague, que foram os dois maiores aeroportos que eu estive até hoje.

c58_1200x761

A maioria dos brasileiros que vão ou fazem conexão no Panamá estão mais interessados no seu Free Shop. Vale dizer que o free shop é bom, mas não achei tuuuuuuudo isso que o pessoal fala por ai não. Existem boas opções sim, mas achei no geral as lojas bem pequenas e com poucas opções (comparando com os aeroportos de Heathrow e Kastrup). As principais lojas do free shop são a La Riviera e a Attenza, mas existem duas lojas da Lacoste e da Tommy Hilfiger, além de lojas como Ricardo Cavalli, Valentino, entre outras lojas menores.

Três coisas que eu destaco nesse aeroporto pq gostei muuuuito são:

– Todos os desembarques são feitos através dos fingers, então a gente não anda naqueles famosos ônibus que existem em Guarulhos pra ir do terminal até o avião.

c54_1200x743

– No voo que fiz entre Aruba – conexão de seis horas no Panamá – São Paulo eu não precisei passar na imigração, controle de passaporte ou alfândega, a gente já desembarca dentro da area de embarque, ai é só passar o tempo no free shop e aguardar o próximo voo.

– E existem tomadas pra carregar os eletronicos espalhadas por todo o aeroporto.

Outra coisa que na teoria eu achei ótimo é que eles oferecem internet wifi free por duas horas, mas a qualidade não é muito boa. Na verdade, a conexão funciona bem por uns 10 ou 15 minutos e depois tudo demoooora séculos pra carregar.

a3_1200x832

Ah, nem pense em viajar de bermuda, regata e chinelo, pq o ar-condicionado tanto no aeroporto do Panamá como no aeroporto de Aruba estão ligados no frio polar. É muito frio mesmo! Eu viajei de calça e casaquinho, quase morri congelada!

♣♣ Bagagem ♣♣

Pra quem for viajar em classe econômica, a Copa permite despachar duas malas de 23 kg e mais uma mala de mão de 10 kg (pelo que li no site, na classe executiva é permitido duas malas de 32 kg e mais duas malas de mão de 10 kg).

Dessa vez, a minha famosa malinha azul não foi junto. Levei uma mala um pouco menor do que ela, uma malinha preta da Samsonite, que tem o tamanho ideal para levar dentro do avião. Essa mala tem rodinhas de 360 graus, o que facilita muito a vida.

Ultimamente eu sempre tenho viajado levando apenas uma bagagem de mão e quando a viagem é no verão, isso fica muito mais fácil, pq as roupas além de serem mais leves, a gente acaba levando muito menos coisas.

Como essa malinha era super leve, tanto na ida quando no voo da volta eu não tive problemas, na ida a minha mala ficou com um pouquinho menos de 5 kg e com quase 6kg na volta.

c6_1200x781

♣♣ Voando na Classe Economica ♣♣

Os aviões que voam do Brasil para o Panamá são Boeings 737-800 e os que voam do Panamá para Aruba são Embraer 190. Ambos os aviões oferecem a possibilidade de voar em classe executiva e em classe economica. Eu optei por voar classe economica, claro, até pq dessa vez não tinha milhas pra gastar em um upgrade.

(Um detalhe importante: a classe executiva da Copa não é igual as classes executivas que a gente vê normalmente por ai, isso pq a poltrona não estica totalmente, então, pelo que eu vi, a classe executiva da Copa é mais ou menos como a classe econômica plus da British Airways, ou seja, as poltronas são de couro, mais largas, tem um bom espaço pras pernas, mas né, ninguém vai dormir como se estivesse deitado em uma cama).

c9_1155x900

A configuração do avião era: na classe executiva 2-2, ou seja, duas poltronas – corredor – 2 poltronas. Já na classe economica a configuração fica em 3-3.

Pra falar bem a verdade, eu achei a classe economica da Copa muito boa. O espaço entre os bancos eu achei maior do que a média das outras cia aéreas que já voei pra Europa.

♣♣ Serviço de Bordo ♣♣

O serviço de bordo da Copa no voo São Paulo – Panamá, nos voos de ida e volta foram assim:

– Na ida, como meu voo era diurno, logo após a decolagem foi servido o almoço. Nesse dia as opções eram carne ou massa, eu acabei optando por massa. Junto também foi servido uma saladinha e um pão com manteiga. Quando a gente já estava quase chegando, foi servido um lanchinho, um sanduiche de presunto e queijo com um pacote de Doritos e mais umas bolachinhas.

c22_1200x832

– Na volta, como meu voo era noturno, logo após a decolagem foi servida a janta. Nesse dia as opções eram filé de carne de gado e mais um outro prato que eu não entendi direito o que era, mas o aeromoço disse que era um prato típico do país e que era muito bom.  Como a explicação não me ajudou muito, optei por pegar carne com arroz. Os acompanhamentos também eram salada e um pãozinho com manteiga.

– Em ambos os voos as opções de bebidas eram boas, desde água, sucos, refri até bebidas alcoolicas (vinho e cerveja).

Já o serviço de bordo da Copa entre Panamá e Aruba, tanto no voo da ida quanto no voo da volta foi assim:

Nos dois voos foi servido um lanche logo após a decolagem, onde as opções eram: hamburger de frango ou de carne (em cada um dos trechos eu peguei um pra provar) acompanhados de Doritos e mais umas bolachinhas. Geralmente eu não acho ruim as comidas de avião, mas esses hamburgers da Copa não tinham gosto de nada, achei bem sem graça. As opções de bebidas seguem o mesmo padrão do que foi oferecido no trecho Brasil – Panamá.

c3x_1057x900

♣♣ Entretenimento de Bordo ♣♣

Nos trechos entre São Paulo e Panamá, os aviões tinham TVs individuais, já nos voos entre Panamá e Aruba as TVs eram coletivas. Não cheguei a ver as opções de entretenimento oferecidas, pois eu estava terminando de ler um livro.

Mas pelo que vi nas tvs dos meus vizinhos de poltrona, filmes e séries estão disponíveis. Além disso, a Copa tem uma revista (legalzinha até), chamada Panorama de Las Américas, que ajuda a passar o tempo também.

c5_1200x843

♣♣ Considerações Finais ♣♣

A única reclamação que tenho a fazer da Copa é com relação ao processo de check-in online. Inclusive reclamei sobre isso no twitter da cia aéria. Ao meu ver, de nada adianta oferecer essa possibilidade de check-in online, pois se o voo sofrer alguma alteração de horário, a gente não consegue terminar o processo. No dia do primeiro check-in eu consegui ligar no 0800, mas no dia que tava em Aruba, eu só tinha acesso a ligações pelo Skype (e quem usa skype sabe muito bem que as ligações não são lá aquela maravilha toda), então fiquei sem conseguir resolver o problema.

Também não acho que vale muito a pena pegar uma conexão muuuito longa no aeroporto de Tocumen, pois o Free Shop é ok, mas certamente ninguém vai precisar ficar 12 horas em conexão pra comprar alguma coisa lá.

c38_1184x900

Mas no geral eu gostei de voar com a Copa, achei os aviões bem novos e bem conservados. O atendimento das aeromoças foi ótimo. Certamente vou voltar a voar com eles se eu tiver oportunidade, apenas vou ficar ligada com essa história do check-in online. Espero que eles melhorem essa questão em breve.

Ah, e quem quiser ter uma boa visão do Canal do Panamá, Casco Viejo e de toda os prédio modernos durante o voo de ida do Brasil para o Panamá, a dica é sentar no lado esquerdo do avião.

c26_1200x827

Os navios que entram e saem do Canal do Panamá

♣♣ Como ir do aeroporto de Tocumen até o centro da Cidade do Panamá ♣♣

As opções de deslocamento disponiveis entre o aeroporto e o centro da Cidade do Panamá são: táxi, ônibus, alugar carro ou um transfer privado.

Quem já leu alguma coisa sobre o Panamá, com certeza já ficou sabendo que o transito na cidade é meio caótico. Pensando nisso, eu preferi pegar um transfer privado, que me saiu pelo mesmo preço que se eu fosse pegar um táxi. Só que nesse caso, eu não tive que me preocupar com o fato de ser um táxi seguro e também se o taxi não iria parar no meio do caminho pra pegar mais pessoas (que li em vários lugares que é muito comum isso acontecer no Panamá).

Um detalhe importante: o motivo de ter trânsito pesado entre o aeroporto e o centro da cidade é os dois pedágios pelo caminho. Normalmente é isso que faz com que o transito fique lento.

c25x_1200x826

A esquerda, uma estrada em construção que circunda todo o Casco Viejo. E a direita, os prédios modernos da Cidade do Panamá

Nas vezes que me desloquei entre aeroporto e centro da cidade e vice-versa, eu sempre estava na “hora boa” para fazer esse deslocamento, então não peguei transito em nenhuma das duas vezes. Na ida, como meu voo chegou por volta das 17:00, o transito tava bem tranquilo no sentido aeroporto – centro da cidade. E no dia que fui pegar o voo pra Aruba, como meu voo saia as 09:30, o transito as 07:00 da manhã também tava bem tranquilo e o fato de nesse dia ser domingo, também ajudou bastante pra isso. Nesses dois deslocamentos, eu não levei mais do que 15 minutos.

* Precisando de hospedagem no Panamá? Para iniciar as pesquisas no site Booking, é só clicar aqui. *

Posts relacionados:

Todos os posts sobre o Panamá

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Canal do Panamá, Cidade do Panamá, Panamá
Booking.com
  1. Vera M. Costa 13/03/2014 | 22:58

    Boa noite, estou cogitando ir ao Caribe no Ano Novo. O que você acha dessa época? Gostei do seu relato sobre essa compania aérea, se os preços estiverem dentro do meu orçamento, vou fechar as passagens com eles. Muito obrigada

    • Contando as Horas 14/03/2014 | 06:53

      Oi, Vera

      É uma boa época, porém pode ser que vc pegue as ilhas lotadas (de americanos e canadenses) e os preços um pouco mais altos que a média da alta temporada.

      A Copa é uma ótima cia aérea, vc vai gostar! =D

      Obrigada pela visita aqui no blog!!

  2. Ilca 28/03/2014 | 17:27

    Me diz uma coisa, você não conseguiu marcar tua poltrona na hora que comprou as passagens?? estou indo agora dia 22 e já marcamos no site mesmo… será que posso chegar na hora e a copa ter desmarcado?

    • Contando as Horas 28/03/2014 | 19:00

      Oi, Ilca

      Sim, marquei as poltronas do trecho Brasil e Panamá, mas no trecho de Aruba não marquei na hora da compra, esqueci.

      Acho difícil eles desmarcar as poltronas escolhidas. O que me referi no post é que não consegui fazer o check in nos trechos que tiveram horário alterado pelo site de jeito nenhum.

  3. Ilca 31/03/2014 | 15:15

    Obrigado! Normalmente quando compro as passagens pela agência de turismo eles nunca marcam os assentos e depois sobra os do fundão. Como você referiu que teve que marcar os assentos no check-in, fiquei pensando se tinham alterado ou você não tinha marcado. Vou bisbilhotar mais teu blog, rsrs.

  4. fabiana 26/04/2014 | 15:12

    oi boa tarde, achamos passagens baratas para orlando, vamos eu e minha família como vc ja tem experiencia co a copa airlines gostaria de saber o que achou de tudo em geral avião atendimento, refeições etc obrigada.

    • Contando as Horas 28/04/2014 | 20:57

      Oi, Fabiana

      Foi como eu disse no post, algumas coisas eu gostei outras não, mas no geral gostei de voar com a Copa.

  5. Francine 16/07/2014 | 17:36

    Olá!
    Compramos passagens para Curação e nossos vôos parecem ser nos mesmo horários que os teus. Chegaremos às 17hs na Cidade do Panamá e nosso próximo vôo será às 9h da manhã. Nesse meio tempo, tu te hospedou em algum hotel? O que tu indicaria, um hotel mais próximo ao aeroporto, considerando o trânsito complicado ou um hotel no centro, para tentarmos conhecer alguma coisa da cidade? Li alguns relatos dizendo que deveríamos nos apresentar no aeroporto 3hs antes do vôo, é assim mesmo? Obrigada!

    • Contando as Horas 16/07/2014 | 22:42

      Oi, Francine

      Sim, me hospedei no Hard Rock Hotel, mas eu fiquei 3 dias na cidade no total. Mas se os teus horários são iguais aos meus, vc pode se hospedar no centro da cidade mesmo, jantar no centro histórico ou algo do tipo, pois tanto a ida como a volta ao aeroporto no dia seguinte são nos “horários bons”, ou seja, vc não vai pegar congestionamento.

      Se vc voar com a copa, como eu, vc pode fazer o check in online e no outro dia só despachar as malas em um guiche próprio pra isso. É bem tranquilo e organizado o atendimento da copa no Panamá. Eu cheguei umas 2 horas antes, acho que se vc chegar com 2 horas de antecedência fica bem tranquilo. O free shop nesse horário é bem vazio tbm.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  6. manuel 06/08/2014 | 20:25

    Oi! Tudo bom? Olha eu estou com uma dúvida, vou fazer uma conexão longa no aeroporto do Panamá (14 horas), mas não estou interessado em sair do aeroporto. Você disse que já desembarcamos no salão de espera. Eu gostaria de saber se você achou seguro lá ou se é perigoso esperar todo esse tempo. Pelo que eu entendi é uma área fechada só para os que irão embarcar no próximo voo. Sei que vai ser cansativo e chato esperar todo esse tempo, mas por alguns motivos não vou querer sair. Minha única preocupação é com a minha segurança e da minha família. O que você acha?

    • Contando as Horas 06/08/2014 | 23:27

      Oi, Manuel

      Não tem nenhum perigo, pode ficar tranquilo. Vc vai desembarcar dentro da area de embarque, onde vão estar outras pessoas aguardando seus voos. Nessa area ficam alguns restaurantes, lanchonetes e o free shop. 14 horas é muuuuito tempo, porém vc vai ter algumas opções pra passar o tempo.

      • manuel 07/08/2014 | 19:20

        Muito obrigado!

  7. Solon Pereira 12/08/2014 | 22:24

    Vou para o Panamá em novembro e estou lendo bastante sobre o local fiquei curioso sobre o que seria o transfer privado, poderia explicar? Caso possa me passar mais dicas eu agradeço, vou para praticar idioma e conhecer um pouco dessa bela cidade além de fazer umas compras claro..rsrs Obrigado. Abs. Solon Neto.

    • Contando as Horas 13/08/2014 | 00:45

      Oi, Solon

      Sim, claro. O transfer privado é quando vc contrata um motorista (que também pode ser motorista e guia) pra te levar do aeroporto até o centro da cidade ou vice-versa. Essse transfer que eu contratei é oferecido por um brasileiro que mora lá faz algum tempo. Ele também foi o guia que me levou nos demais passeios que fiz no país.

      Vc vai gostar do Panamá. Eu me surpreendi com o que encontrei lá. Pelo que tinha lido na internet, eu tava meio apavorada, mas quando cheguei lá, achei tudo muito tranquilo.

      Obrigada pela visita aqui no blog. Se precisar de mais alguma info, é só me escrever.

  8. Samy 18/08/2014 | 16:33

    Ola, estarei indo em setembro para o panama e gostaria de saber desse guia brasileiro que você contratou, se tiver algum email para poder contatar ele e você sabe me dizer qual foi o preço cobrado?
    Agradeço
    Abs.

  9. Matheus O. 18/08/2014 | 22:05

    Olá, em setembro vou a Punta Cana com conexão no Panamá, pela Copa. Tenho dúvidas com relação ao embarque de quem está em conexão. É um processo simples e descomplicado? Pode-se andar pelo aeroporto após o check-in? E as malas, são despachadas diretamente ou a cada conexão você tem de pegá-las? Obrigado, e perdoe-me desde já por tantas dúvidas, sou “marinheiro de primeira viagem”.

    • Contando as Horas 20/08/2014 | 18:56

      Oi, Matheus

      Sim, é um processo bem tranquilo. Se vc comprou todos os trechos da viagem juntos, com o mesmo código de reserva, vc terá que fazer o seguinte:
      – o check-in de todos os voos de ida são feitos no local de inicio da tua viagem;
      – nessa hora vc também já despacha as malas.
      – na conexão no Panamá, vc só desembarca do avião e fica dentro da área de reembarque, onde tem o free shop e tal, vc não precisa sair dessa área. Ai, é só aguardar o próximo voo e pronto.
      Não precisa se preocupar, o processo todo é bem simples e descomplicado, vc vai ver!

  10. Matheus O. 23/08/2014 | 09:33

    Oi. Muito, mas muito obrigado pelos esclarecimentos. Deixe-me ver se entendi. No caso, saio de Porto Alegre, e despacho as malas desde então e não as pego no Panamá, somente em Punta Cana, isso? Obrigado mais uma vez!!

    • Contando as Horas 24/08/2014 | 22:56

      Oi, Matheus

      Isso mesmo, se vc comprou todos os trechos dessa viagem desde Porto Alegre a Punta Cana juntos. =D

  11. Mariele 11/09/2014 | 12:37

    Oi, tudo bem? Chegamos as 17h no Panamá e saímos no outro dia pelas 09h da manhã, o que recomendas fazermos? Da para ficar em um hotel no centro ou é melhor ficar próximo do aeroporto? E de programações, o que conseguimos fazer a noite? Sabes a respeito da vacinação contra febre amarela se preciso ter cartão internacional de vacinação ou vale o cartão de vacinação normal? Beijos

  12. Mariele 11/09/2014 | 20:59

    Muito obrigada pelas dicas e parabéns pelo post das informações práticas, foi muito esclarecedor!

    Quanto a noite que estaremos lá, achas que teremos tempo de visitar algum shopping? Acho que não da, né? :( queria muito poder ir no multiplaza!

  13. L.C.Costa 29/09/2014 | 09:04

    Olá. De todos os blogs, sites e coisas que li por ai , o seu de longe é mais esclarecedor e detalhado. Obrigado pelo seu trabalho..
    Estou indo para Cuba nesse próximo fds e tenho apenas 1 hora e 20 minutos entre um vôo e outro. Vc acredita que dá tempo para uma passagem rápida nas lojas ? É bem tranquilo encontrar os “GATES” e o processo para sair de um avião e entrar em outro ? Desculpe as perguntas básicas, mas é minha primeira vviagem internacional

    • Contando as Horas 30/09/2014 | 00:30

      Oi, L.C Costa

      Obrigadaaa!! =D

      Sim, é bem tranquilo. Vc sai de um avião e já cai direto na área de reembarque, ai é só aguardar o horário de embarque pro próximo voo. Não é preciso fazer nada além disso.

      Minha dica, antes de qualquer coisa, vê qual é o portão de embarque do teu próximo voo, pois assim vc já tem uma noção de quanto terá que caminhar caso resolva ir as compras.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  14. Adriana 16/10/2014 | 22:33

    Olá Bruna, que bom que você se disponha a compartilhar suas experiências em um blog.Parabéns pela iniciativa. Agora, você dizer que as aeronaves da Copa Airlines são bons, novos e conservados????? Sinto muito, é a pior companhia que já voei em minha vida. Comida de avião já não é lá grandes coisas e a Copa tem o desrespeito com o passageiro noturno, que sai de BH e vai até conexões no Panamá, de servir uma pacotinho mini de batata Ruffles e somente uma bebida à sua escolha, sem muitas opções. A garrafinha de água mineral que disponibilizam é uma “amostra grátis”. Acredito que você tenha ganhado na Mega Sena e voado pela Copa na exceção da exceção. A classe executiva, bem você diz, é abaixo da crítica e o preço cobrado é mais absurdo ainda. Então, generalizar as experiências é realmente um risco. Daqui de BH, tudo é um traste pela Copa e não indico a ninguém. Se possível, melhor ir nas asas de um pássaro do que ir com esta Cia aérea. Grande abraço e continue relatando suas experiências! Não podia deixar de comentar aqui este assunto!!!!

    • Contando as Horas 20/10/2014 | 16:31

      Oi, Adriana

      A minha experiência foi essa que relatei. Tinha lido algumas experiências de pessoas que sairam de Porto Alegre e falaram que as aeronaves tbm eram velhas. É uma pena que isso aconteça tbm em BH, pois a Copa é uma ótima cia aérea, ao menos nessa minha viagem a experiência foi positiva.

      De qualquer forma, obrigada pelo comentário.

  15. Mariana 14/11/2014 | 15:48

    Oi Bruna! Tenho uma dúvida e não encontrei resposta em lugar nenhum: como vou fazer stopover no Panama e a bagagem vai direto pro destino final, caso eu faça compras posso despachar outra mala no Panama? Ou somente bagagem de mão? Sabe como isso funciona?

    Obrigada!

    • Contando as Horas 16/11/2014 | 18:45

      Oi, Mariana

      Eu acho que vc tem que levar como bagagem de mão mesmo. Mas não se preocupa muito com isso, pq o Panamá até tem algumas coisas que valem a pena, mas o Free Shop do aeroporto não é tuuuuudo isso que dizem por ai não.

  16. Fernanda 30/11/2014 | 18:24

    Gostei muito da matéria, vou para Punta Cana em Janeiro/2015, e vamos fazer uma conexão em Panamá, vamos com a Copa.

    • Contando as Horas 01/12/2014 | 17:43

      Oi, Fernanda

      Legal! Ainda não conheço a Rep Dominicana, mas quanto a conexão no Panamá, é tudo muito tranquilo. Vc vai ver!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  17. Jose victor 11/12/2014 | 08:34

    Olá Bruna, em março estou indo para os EUA com a copa, RJ – MIA, ja fiz este trecho varias vezes, mas com outras cias, que fazem o trajeto sem conexoes, como American e Tam. Minha dúvida é, na correria da compra de passagems em promoçao, eu acabei escolhendo o voo de volta com 15h de conexao no Panama, a noite, é possivel sair do aeroporto e passar a noite num hotel? Podemos retirar as bagagens e despachá-las novamente no dia seguinte? Voce tem algum hotel proximo ao aeroporto para indicar?

    • Contando as Horas 12/12/2014 | 01:05

      Oi, Jose Victor

      Possivel é, porém vc vai precisar passar na imigração e tal, fazer todo o procedimento de entrada exigido pelo país de destino, claro.

      Quanto as bagagens eu não sei te dizer, pois nunca tive uma experiência dessas, mas eu acredito que vc possa retirar. Mas isso vc pode se informar direitinho no dia do voo de ida.

      Tbm não tenho nenhuma indicação de hotel proximo ao aeroporto, só me hospedei no centro da cidade, no Hard Rock Hotel. Mas se o teu voo sai cedo, vc até pode cogitar de se hospedar no centro, pois de manha beeem cedo o transito ainda não é uma loucura.

  18. Giovanna 14/12/2014 | 03:48

    Oi tudo bem? Vou para Los Angeles com a Copa em Janeiro… Gostaria de saber sobre conforto da aeronave. Para voos longos assim, você achou tranquilo? Algo com relação a poltrona (etc) te incomodou ou você acha que é bem normal mesmo? É bom? Aguardo retorno.

    • Contando as Horas 15/12/2014 | 14:47

      Oi, Giovanna

      Olha, eu viajei na classe economica e achei tranquilo. Conforto é relativo, não é a coisa mais confortavel do planeta, mas também não foi nenhum sacrificio.
      Eu tenho apenas 1,67 de altura e achei tudo certo. O voo entre Brasil e PAnama é relativamente curto. Então vc vai ter uma conexão pra esticar as pernas antes de seguir viagem a LA.

  19. Camila 13/01/2015 | 23:17

    Boa noite Bruna, tudo bem? Comprei passagem para orlando pela copa e estou com uma duvida, não sei se vai poder me ajudar… Quando entro no meu cadastro da copa para marcar o lugar no voo meu nome aparece junto, por exemplo, tenho dois nomes e dois sobrenomes mas no site da copa não ha espaços entre os dois nomes e sobrenomes… Achei estranho, não sei se e normal. Vc lembra do seu cadastro? Obrigada! Beijos

    • Contando as Horas 15/01/2015 | 00:59

      Oi, Camila

      Sim, é normal. Os nomes ficam assim tudo grudados e ainda, as vezes aparecem cortados. Nem esquenta com isso. É normal, inclusive na passagem aparece assim, se vc fizer o check-in no aeroporto, aparece tudo cortado e grudado.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  20. Camila 15/01/2015 | 18:01

    Obrigada Bruna! :)

  21. Carlos 25/01/2015 | 14:37

    Bruna,

    Tenho uma dúvida e gostaria da sua opiniao. Eu volto dos EUA em junho de 2015, num domingo também. Tenho uma conexao de 4hs30 e gostaria de saber se voce acha que dá para dar um passeio na cidade do panamá ou o tempo é muito pouco e é melhor ficar o aeroporto.

    • Contando as Horas 25/01/2015 | 19:04

      Oi, Carlos

      Na minha opinião, eu acharia melhor ficar no aeroporto. Esse tempo é minimo, não dá pra vc aproveitar nada de forma satisfatória. Sem falar que pode ser uma correria, caso vc pegue algum tipo de engarrafamento na hora de voltar pro aeroporto (dependendo do horário).

  22. Marry 04/02/2015 | 11:49

    Parabéns pelo blog.
    Adorei o Post! Ajuda muito quando vamos viajar por uma companhia não muito conhecida como a Copa…
    Estou com uma dúvida… Para comprar as passagens direto no site da Copa, o cartão de crédito precisa estar habilitado para compras internacionais?
    Muito obrigada!

    • Contando as Horas 12/02/2015 | 23:20

      Oi, Marry

      Obrigada!! =DD

      Isso, vc precisa habilitar o cartão pra compras internacionais no 0800 do teu cartão de credito dizendo pra qual pais vc vai viajar.

  23. Alvaro 24/02/2015 | 15:09

    Caramba, sempre ouvi falar que a Copa tem bons preços, mas andei pesquisando SP – Miami para maio, e a Copa é disparado a mais cara que tem, mas muito cara mesmo, tanto em sites como Decolar onde dificilmente aparecem voos dela, como direto no site da Copa, aonde é mais caro ainda, chegando quase ao dobro de AA, Tam, Gol, etc. Não entendi qual a vantagem.

    • Contando as Horas 25/02/2015 | 01:13

      Oi, Alvaro

      Verdade! Tbm sempre ando acompanhando os preços da Copa e realmente estão beeeem acima da média que eu sempre encontrava. Não tenho idéia do motivo, mas achei muito estranho.

  24. Claudia 25/02/2015 | 11:29

    Oi Bruna, vc se lembra qual é o terminal de embraque em São Paulo? Verifiquei no site do aeroporto e está como Terminal 2, gostaria de confirmar.
    Como iniciamos nossa viagem em Florianópolis, vamos passar umas cinco horas esperando para embarcar.
    Obrigada!!

    • Contando as Horas 25/02/2015 | 12:48

      Oi, Claudia

      É o Terminal 2, ao menos nessa ultima viagem que eu fiz no inicio desse mês de fevereiro, o avião partiu do terminal 2.

      • Claudia 26/02/2015 | 15:42

        Oi Bruna!! Obrigada por confirmar.

  25. João Paulo 14/03/2015 | 20:14

    Bruna,
    irei pela Copa Airlines de BH – Panamá com conexão de 24 horas para Montreal, Canadá. Chegarei no Panamá às 17:00 de segunda e sairei para Montreal na terça às 17:00. Será que serei obrigado a retirar as malas porque a minha conexão tem intervalo de um dia ou ela irá direto para o seu destino.
    obrigado.

    • Contando as Horas 16/03/2015 | 23:03

      Oi, João Paulo

      Infelizmente essa tua duvida eu não sei a resposta. Nunca viajei nessas condições através do Panamá. Vou ficar te devendo essa info.

      De qualquer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  26. Ana Paula Rodrigues 20/03/2015 | 00:43

    Eles fornecem travesseiros e lençol nesses voos que irão para Orlando com escala em Panamá?

  27. Rodrigo 15/04/2015 | 11:08

    Gostaria de falar com vc sobre minha viagem vou de guarulhos pra panama conexão e destino punta cana quero sabermos e tirar dúvidas aguardo seu contato ok se puder

  28. Jacqueline 01/05/2015 | 21:03

    Olá! Boa Noite! Estou animando de ir até o México (DF) nas minhas próximas férias. Não falo espanhol nadinha, apenas “portunhol” e inglês. Mas estive em Cuba e um tempo no Chile sem problema algum. Mas agora irei sozinha. Você acha que é uma boa idéia? Queria ir de Copa pois o preço está tentador, mas não conheço ainda. Queria muito uma opinião. Muito obrigada desde já e parabéns pelo site!

    • Contando as Horas 04/05/2015 | 11:57

      Oi, Jacqueline

      Eu nunca estive no México até então. Pelo que já li sobre lá, o país é bem parecido com o Brasil no quesito segurança. Entao, é sempre bom ficar bem atenta.

      Sobre o idioma, ao menos no Panamá, ninguem entende portugues e vc precisa ter muita paciencia pra se fazer entender com o portunhol. Eles preferem que vc fale em inglês sempre.

  29. Bruno 22/05/2015 | 01:10

    Olá parabéns pela matéria.
    Em janeiro eu e minha noiva vamos para Orlando, no voo de ida faremos uma conexão de 3h30 no panamá, mas na volta será uma conexão de 08hs, o que você indica para que possamos fazer considerando nossa idade (28 anos), e nosso tempo no Panamá.

    Obrigado

    • Contando as Horas 24/05/2015 | 21:23

      Oi, Bruno

      Em 8 horas vc consegue fazer alguma coisa.. ou ir no Canal do Panamá ou ir no Centro Antigo. Depende do que vc preferir. Os dois juntos acho que fica bem corrido, levando em conta que vc vai precisar passar na imigração e o tempo de deslocamento de ida e volta ao aeroporto.

  30. Izabela Rezende Rodrigues 22/05/2015 | 12:08

    Oi Bruna, boa tarde!
    Você tem o contato do Transfer que você utilizou? Ou você contratou direto no aeroporto?

  31. Ana Flávia 30/05/2015 | 16:38

    Olá Bruna!
    Achei seu post bastante esclarecedor.
    Estou comprando um voo da copa saindo de chicago, passando por panama e depois indo para BH. Estou um pouco receosa pois teria apenas 1h40 de conexao no panama. Estou achando um tempo muito curto, fico com medo de atrasos e principalmente de nao ser tempo suficiente para a mala ir de um voo até o outro. Qual a sua opiniao?

    • Contando as Horas 31/05/2015 | 17:55

      Oi, Ana Flávia

      Eu particularmente sempre compro voos com pelo menos 4 horas de diferença, mas as vezes quando tem opção de 3 horas de intervalo eu tbm considero. Mas 1 hora e 40 minutos realmente é pouco tempo. Mas assim, só existe essa opção de tempo de conexão? Teoricamente esse tempo é tranquilo, mas como vc diz, se da qualquer atraso ou acontece algo, vc corre o risco de perder o próximo voo.

      • Camila 21/07/2015 | 10:53

        Olá meninas… viajei de copa ano passado para miami com conexão panama 1:45 minutos e é super tranquilo e vale a pena se nao quiser ficar muito tempo no aeroporto que por estar em reforma nao tem lugares confortaveis para tirar um cochilo… foi tranquilo nao tive problema com bagagem e nada da tempo de fazer trasnferencia de boas… e ah adorei a copa achei melhor que aa quando fui para miami em 2013 de aa.. achei a copa melhor… bjss

        • Contando as Horas 30/07/2015 | 15:48

          Oi, Camila

          Obrigada pelo comentário, a experiência de outras pessoas sempre ajudam os leitores a decidir o que fazer na hora de comprar uma passagem. Tbm gostei muito de viajar com a Copa, sempre recomendo qdo alguém me pede dicas nesse sentido na América Central ou Caribe.

  32. Ângelo 01/07/2015 | 10:39

    Parabéns pelo seu blog Bruna!

    Estou muito mais tranquilo de voar Copa agora que li as informações encontradas aqui. E parabéns pela sua boa vontade de responder a galera que comenta aqui. Tem outros blogs por aí que já vai fazer um mês sem resposta….. ¬¬

    Só uma pergunta, você já teve, ou conhece alguém que teve problemas com extravio de mala ou violação de bagagem no Panamá? Tem muita gente me pondo medo de que eles mexem na sua mala no Panamá… =(

    • Contando as Horas 01/07/2015 | 16:02

      Oi, Ângelo

      O Panamá é um destino relativamente novo pra nós brasileiros.. Normal essa insegurança!

      Não, não conheço e nem nunca li nada a respeito de que alguém tenha tido mala violada no Panamá. Normalmente isso acontece aqui no Brasil (em alguns aeroportos) e já li muito que acontece em Buenos Aires, mas no Panamá ainda não soube de nada.

      Mas assim, sempre quando há algum risco, é bom vc colocar aqueles plásticos na mala. É caro, mas eles vão ter que ter um bom motivo pra tirar os plásticos de proteção pra arrombar a tua mala.

      Ano passado, quando fui a Patagônia, passei por Buenos Aires na ida e na volta, preferi plastificar as malas e gastar esse dinheiro do que ter alguma coisa roubada, ainda mais que os períodos de conexão foram relativamente longos.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  33. Noeme 31/07/2015 | 15:34

    Oi Bruna, boa tarde! Eu pretendo viajar pra miami no final do ano e encontrei uma ótima promoção indo pela Copa, com conexão no Panamá e saindo de Brasília. Você já ouviu falar se os aviões que saem de bsb são bons/ruins? Estou meio insegura porque o preço é muito mais baixo do que de várias outras companhias aéreas, então já fiquei me perguntando se isso não seria pela má qualidade de serviço ou algo assim. Outra coisa! A classe econômica é dividida em três na hora de escolher seu voo, sendo que a Economica Promo (a mais barata de todas, de classe L e não E) está quase mil reais abaixo no preço da outra econômica de classe E. Você voou de qual classe econômica?
    De qualquer forma, obrigada pelos esclarecimentos no blog e continue fazendo posts assim.

    • Contando as Horas 01/08/2015 | 13:24

      Oi, Noeme

      Então, já ouvi falar algo nesse sentido, mas em voos partindo de Porto Alegre e de Belo Horizonte. De Brasilia nunca ouvi nada a esse respeito. As duas vezes que viajei com a Copa, eu sai de São Paulo, e não tenho do que reclamar quando ao estado de conservação das aeronaves e o atendimento, no geral, achei bom.

      Essa divisão na Classe Econômica é quanto as regras de cancelamento e alteração, quanto mais baixo o valor da passagem, vc não tem nenhum beneficio nesse sentido. Imagino que as outras opções dentro da classe econômica deixem vc cancelar (mediante pagamento de uma taxa) ou alterar algo na passagem (horário e tal) com pagamento ou não de multa), mas não sei ao certo, pois nunca li as regrinhas da Copa. Sempre comprei minhas passagens as mais baratas possíveis, ou seja, sem nenhum beneficio, pois eu iria viajar de qualquer maneira.

  34. Michaele 05/08/2015 | 22:51

    Olá Bruna, parabéns pelo blog!! muito esclarecedor! uma dúvida.. eu e meu marido iremos para Chicago pela Copa.. faremos a conexão no Panamá.. não falamos inglês ou espanhol.. isso pode ser um problema? Obrigada

    • Contando as Horas 10/08/2015 | 14:08

      Oi, Michaele

      Acredito que não, algumas pessoas sabem algumas palavras chaves em português ou até mesmo, se eles falarem devagar da pra entender. Acredito que vocês não vão ter problemas.

  35. Filipe 18/08/2015 | 14:26

    Olá, Bruna.
    Vou viajar para Chicago e o voo tem parada no Panamá (E também pretendo ir pela Copa, pois já vi muita gente falando bem dessa companhia). Li algumas resenhas que disseram que nessas situações, não pegamos as malas na esteira do desembarque e levamos para o embarque, já ficamos na ala de trânsito internacional. Você saberia me informar se isso está correto? Obrigado.

    • Contando as Horas 22/08/2015 | 16:26

      Oi, Filipe

      Isso mesmo. Não é preciso retirar a bagagem e despachar novamente. É tudo automático, vc fica na área de transito e só recolhe a bagagem no destino final.

  36. denise 13/09/2015 | 01:59

    Ola Bruna,
    Muito bom o seu site, parabéns!
    Estou pensando em viajar pela copa para os eua, e gostaria de saber se o voo possui muita turbulencia, pois sempre voei pela american airlines que voa sobre o brasil direto para miami, enquanto o da copa vai pelo panama e me parece que o aviao é maior que o da copa, portanto mais estável. O voo de ida seria em setembro e o de volta em outubro, que é na epoca que costuma ter muita chuva nos eua. Obrigado

    • Contando as Horas 13/09/2015 | 22:25

      Oi, Denise

      Obrigada!! =D

      Nas duas vezes que viajei com a Copa era verão e o tempo tava bom, não tive nenhum problema de turbulência. Talvez pelo mal tempo isso pode acontecer, mas tbm depende muito.. Coisa de sorte!

  37. Marcelo 14/09/2015 | 02:43

    Vou sair do país pela primeira vez, e vou de Copa Airlines estou muito preocupado,primeira experiência assim, e eu vou sozinho, meu destino EUA, quando eu chegar vão ter pessoas me esperando, mas mesmo assim estou muito preocupado

    • Contando as Horas 15/09/2015 | 15:19

      Oi, Marcelo

      Não há motivos pra se preocupar.. é super tranquilo! Como vc vai fazer uma conexão, vc apenas desembarca e fica na área de transito aguardando o próximo voo. Sua mala já vai direto ao destino final. Fique tranquilo!

  38. Telma 30/09/2015 | 16:04

    Adorei suas dicas viajo no fim do ano para panana e aruba fiquei mais tranquila para viajar abraco

    • Contando as Horas 30/09/2015 | 21:59

      Oi, Telma

      Obrigada pela mensagem! Que bom que o blog te ajudou! Tenha uma boa viagem!! =DD

  39. Alessandra 07/10/2015 | 12:06

    Olá. Peguei muitas dicas legais, obrigada.
    Sabe me dizer que tem que pagar alguma taxa quando sai do aeroporto em um dia a noite e retorna no dia seguinte a tarde? Obrigada

    • Contando as Horas 08/10/2015 | 16:08

      Oi, Alessandra

      Não sei te dizer, mas acredito que essas taxas já são cobradas quando vc compra a passagem, será que não? Não sei te responder com certeza essa pergunta, mas eu acredito que não tenha taxas extras a serem pagas, tirando as que vc já pagou ao comprar a passagem.

  40. Vera Valadares 09/10/2015 | 21:32

    Olá Bruna, Parabens pelo seu site. Você me ajudou a decidir a compra de uma passagem para os EUA através do Copa. Gostaria de saber se, ao desembarcar no Panamá precisamos passar pela imigração ou se so faremos nos EUA. É a primeira vez que vou pelo Panamá e confesso, estava morrendo de medo, pois nao falo Ingles nem Espanhol. Lendo seu site me tranquilizei.
    Aguardo retorno;
    Vera Valadares

    • Contando as Horas 10/10/2015 | 10:30

      Oi, Vera

      Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do blog!
      Então, vc não precisa passar na imigração no Panamá, vc desembarca na área de transito do aeroporto. Logo vc embarca para os EUA e lá sim, vc passará na imigração. Lembrando que, se vc quiser deixar o aeroporto do Panamá, vc passará na imigração panamenha, ok?!?! Não precisa se preocupar, se vc tiver com os documentos certinhos (comprovante de hospedagem, passagem de volta e tudo mais que eles exigem), não há motivos pra se preocupar.

  41. Vera Valadares 10/10/2015 | 16:36

    Muito obrigada Bruna pelas informações, estava preocupada com a imigração e você me ajudou bastante na decisão. Não pretendo sair do aeroporto. E quanto ao idioma, será que vou ficar “apertada” por não falar Inglês e Espanhol? Sou medrosa viu Bruna, por isso estou correndo atras da sua experiência.
    Muito agradecida desde já;
    Vera

    • Contando as Horas 11/10/2015 | 17:16

      Oi, Vera

      Huuum.. Nunca estive nos EUA até então, mas eu acredito que se eles notarem que vc não fala inglês, eles devem saber falar espanhol ou ao menos vão tentar estabelecer uma comunicação com vc. Já ouvi gente falando que alguns oficiais de imigração dos EUA falam outros idiomas, não sei se é verdade ou não, mas..

  42. Vera Valadares 11/10/2015 | 12:44

    Oi Bruna
    Só mais uma informação; o voo que estou reservando, vai pelo Panamá e volta por Huston, você conhece o aeroporto de Huston? ou indica algum blog que tenha as informações?
    Grata;
    Vera

    • Contando as Horas 11/10/2015 | 17:20

      Oi, Vera

      Não conheço esse aeroporto ainda.. Ainda não fui aos EUA, mas quero muito ir em breve pra lá! Então, a unica pessoa que lembrei agora foi a Luciana, do blog Colagem. Ela mora nos EUA e vive viajando pra lá e pra cá, talvez ela possa te ajudar. O blog dela é o http://luciana.misura.org. Quem sabe ela pode te ajudar com mais informações!

  43. Vera Valadares 11/10/2015 | 18:37

    Muito obrigada Bruna por todas as informações. Seu blog é maravilhoso.
    Agradecida
    vera

  44. Viviane 08/01/2016 | 11:14

    Bom dia
    Pretendo viajar para a Califórnia pela Copa em abril.Preciso fazer vacina pra febre amarela?

    • Contando as Horas 08/01/2016 | 13:52

      Oi, Viviane

      O Panamá não exige mais vacina de febre amarela de Brasileiros desde janeiro de 2015. Não sei se os EUA exigem, mas se vc estava com essa duvida por causa da tua conexão no Panamá, não há motivos pra se preocupar.

  45. Patrícia 11/01/2016 | 13:08

    Olá,
    Estou indo para o Panamá essa semana e gostaria de saber que tipo de roupa levar para dia,tarde e noite.

    • Contando as Horas 11/01/2016 | 15:02

      Oi, Patrícia

      De dia leve roupas para um calor senegales. É muuuito quente no Panamá. Mas sempre tenha um casaquinho na bolsa, pq dentro dos lugares o ar-condicionado costuma ser ligado do frio polar.

      Já a noite, depende da programação que vc vai fazer. Mas no geral é isso ai, apenas tenha noção de que vc estará viajando pra um lugar SUPER quente.

  46. cleusa venancio 31/01/2016 | 03:34

    meu voo chega no panama as 18h. a conexão será com aero republica para colombia. as malas eu pego no dia da chegada ou estarão indo para a colombia?

    a taxa de cambio no aeroporto do panama é boa?

    • Contando as Horas 02/02/2016 | 21:27

      Oi, Cleusa

      A Aero República é a versão Copa Airlines Colombiana, então eu imagino que seja praticamente tudo a mesma coisa. Normalmente quem viaja de Copa Airlines do Brasil para o Panamá e segue para outro destino, não há necessidade de retirar a bagagem no Panamá, as malas seguem até o destino final. Mas isso vc pode confirmar na hora que fizer o check-in/despachar a mala ainda aqui no Brasil.

  47. ANDRESSA VENANCIO 13/04/2016 | 01:04

    ola. muitas pessoas me disseram que em confins e porto alegre a COPA colocam aeronoves mais velhas. alguem sabe me dizer se as aeronaves que saem de confins tem telas individuais e carregadores de tomadas e manta? no site da COPA diz que o voo sai do terminal 01. mas, nao era para decolar do terminal 03?

    • Contando as Horas 14/04/2016 | 00:23

      Oi, Andressa

      Também já ouvi isso, que as aeronaves que saem de outras cidades que não seja São Paulo, mas não sei te dizer se ainda continua assim.

      Quando vc se refere do Terminal 3, vc fala do aeroporto de São Paulo? Eu acho que a Copa não sai do terminal novo não.

  48. Maria Eduarda Cortina Bartolomey 19/06/2016 | 16:04

    E sobre turbulências, como foi a experiência? Sou claustrofóbica

    • Contando as Horas 27/06/2016 | 00:02

      Oi, Maria Eduarda

      Nas duas vezes que viajei com a Copa não tive nenhum problema relacionado a turbulência. Ambas as viagens foram bem tranquilas nesse sentido.

  49. debora brandao 11/07/2016 | 10:57

    bom dia,

    pretendo viajar pela copa pela primeira vez em setembro Rio-Orlando, gostaria de saber se o avião e confortável, pois, um amigo meu disse q o avião era como se fosse voo domestico…

    • Contando as Horas 11/07/2016 | 11:31

      Oi, Debora

      Sim, parece um avião de voo nacional, mas achei o espaço para as pernas um pouco maiorizinho. Mas no geral, ao menos pra mim que não sou tão alta, achei confortável.

  50. Ariane 12/07/2016 | 16:49

    Olá Bruna…. Primeiramente parabéns pelo Blog…. Como será minha primeira viagem para fora do Brasil, tenho algumas dúvidas…. Eu irei de São Paulo para o Panamá com escala de 1hr20 vc acha pouco tempo??quando desembarcar no aeroporto de Panamá como procedo??? Quanto as malas terei que pega-las ou elas já irão direto para o outro voo que vai para Orlando??? Vou com minha bebê de três anos o que vc sugere para distraí-la no avião? Vc sabe se ela precisa de passaporte? Obrigada…..

    • Contando as Horas 13/07/2016 | 01:08

      Oi, Ariane

      Teoricamente é tempo suficiente, mas como não dá pra garantir, eu sempre tenho o costume de deixar pelo menos 4 horas de intervalo entre um voo e outro.

      Sobre as malas, se vc comprou todos os trechos juntos, no mesmo momento, com um mesmo localizador, vc só pega as malas no destino final. Ao desembarcar no Panamá, vc fica na area de transito e apenas precisa procurar o teu novo portão de embarque. É bem tranquilo.

      Sim, tua filha precisa de passaporte sim. Infelizmente não tenho experiência de viajar com crianças, então vou ficar te devendo essas infos.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  51. Ariane 13/07/2016 | 21:34

    Muito obrigada Bruna pelas dicas… Outra pergunta você sabe me dizer se o trecho Brasil Panamá possui muita turbulência???? E quantas horas mais ou menos do Panamá para Orlando ??

    • Contando as Horas 14/07/2016 | 00:48

      Oi, Ariane

      As vezes que viajei, não lembro de ter pego turbulência. Já me fizeram essa pergunta aqui diversas vezes, mas os meus voos sempre foram muito tranquilos.

      O tempo de viagem deve estar na passagem, dá uma olhada. Não faço idéia de quanto tempo é, mas não deve ser muito não.

  52. Paulo 06/08/2016 | 19:59

    Boa noite, parabens pelo blog. Referente a conexão no Panama, estou vendo um trecho para Las Vegas pela Copa Airline, faz conexao no Panama de 42 minutos. Ja fui para Vegas pelo Mexico mas sempre com um bom espaço de tempo entre as escalas. Li bastante ja a respeito sobre o que vc relata aqui, desembarque facil ja na sala de embarque sem necessidade de pegar malas, migraçao e etc. Tempos de crise pretendo economizar mas esbarrei nesse tempo de conexao. O q acha e tem algo que possa me orientar?

    • Contando as Horas 10/08/2016 | 16:41

      Oi, Paulo

      O que eu posso te dizer? Apenas 42 minutos? Eu acho bem arriscado, a unica vez que peguei um voo com 2 horas de diferença, quase perdi. Por sorte, o voo na sequencia também tava atrasado. Depois disso, sempre procuro voos com pelos menos umas 4 horas de conexão.

  53. Tomas 11/08/2016 | 00:16

    Olá, adorei a iniciativa! Estou em fase de procura de passagem mais barata e vi que a Copa está com preço mais em conta. Fiquei na dúvida em comprar e parei para pesquisar sobre a companhia aérea COPA. Ainda bem que seu blog me informou sobre a solicitação prévia à operadora do cartão para compras internacionais. Quanto a isso fique na dúvida: a pesquisa que fiz foi no site “e-destino” e não no site da COPA. Será que preciso informar à operadora do cartão acerca da compra? Se puder dê mais dicas para uma iniciante em viagens internacionais. Obrigado!

    • Contando as Horas 11/08/2016 | 00:33

      Oi, Tomas

      Nunca comprei passagens de avião em nenhum site que não seja o oficial da respectiva cia aérea. Não sei que site é esse que vc pesquisou, mas o que acontece é o seguinte: o preço inicial aparece mais barato nesses sites pq eles não incluem o preço da taxa de embarque, coisa que eles só fazem na hora que vc vai pagar, no final do processo. Essa é a “pegadinha”. É melhor sempre comprar no site da própria cia aérea, impossível que outro site que não seja o oficial consiga vender uma passagem com preço mais baixo.

      Sobre o cartão de crédito, sempre que vc vai fazer compra pra alguma viagem internacional é bom avisar. Assim evita problemas.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...