02.04
2014

Cinco curiosidades sobre Aruba

Muitos lugares nesse mundão tem coisas únicas, alguns tem algumas coisas muito bem pensadas/planejadas, já outras coisas acabam chamando atenção mesmo sem querer.

Cinco coisas me chamaram muito atenção em Aruba e por isso resolvi escrever esse post.

** Idioma **

Em Aruba, os idiomas oficiais do país são: papiamento e o holandês. Até aqui nenhuma novidade, certo?!?! O legal é que o papiamento, como é uma mistura de vários idiomas, tem uma pequena influencia do português, então algumas palavras dá pra entender tranquilamente, enquanto outras dá pra decifrar sem maiores dificuldades. Já o holandês é aquele mesmo que a gente ouve na Holanda, que me parece uma mistura de inglês com alemão, totalmente impossível de entender.

a31_1200x844

** Fluência em outros idiomas **

Gente, Aruba é a Suíça do Caribe. Essa foi a melhor definição que achei pra essa ilha quando esse é o assunto. Não teve uma pessoa com quem eu tenha conversado que não falasse fluentemente pelo menos 4 ou 5 idiomas. Algumas pessoas falavam até 7 ou 8. Quase igual aqui no Brasil, hein?!?!?

Conversando com o tiozão do táxi que me levou fazer um mini-tour antes de ir embora (nascido e criado lá em Aruba mesmo, como ele me disse diversas vezes), ele me explicou como pra eles é fácil ter fluencia em diversos idomas. Se a gente parar pra pensar, o papiamento é uma lingua única que só é falada nas ilhas pertencentes ao Caribe Holandês, já o holandes é falando nas ilhas e na Holanda. Então pra eles se virarem bem com o turismo (que é a principal atividade do país), é imprensindivel falar inglês e espanhol. Nem é dificil imaginar o motivo, pois americanos e canadenses literalmente invadem Aruba o ano todo, assim como Venezuelanos e Colombianos (devido a proximidade geografica entre os países). Ai como plus vieram a fluência com o francês e o alemão, pois muitos turistas da França, Bélgica e Alemanha vem da Europa em voos da KLM/Air France até Aruba.

E agora, o próximo idioma a entrar na listinha dos arubanos com certeza já está sendo o português. Em alguns lugares que fui, quando eu falava que era brasileira ninguém acreditava, sempre achavam que eu era francesa ou belga (não tenho a minima idéia do motivo!). Mas logo vinha alguma palavra ou frase em português. Algumas pessoas estão vendo que o número de brasileiros estão aumentando ano a ano na ilha, então já estão aprendendo português. Então quem sabe daqui uns 3 ou 5 anos, outro idioma fluente na listinha desse povo ai vai ser o português, sem duvida alguma.

aa2_1200x741

** Placa dos Carros **

Outra coisa que me chamou atenção em Aruba são as placas dos carros. Além do slogan da ilha “One Happy Island”, a gente vê sempre as mesmas letras, mas com número diferentes (claro).

O fato de as letras das placas serem sempre as mesmas, tem apenas um único motivo: organização. Então, quando a placa tiver as letras “TX” indicam que aquele carro é um táxi (lembrando que os táxis em Aruba não tem uma cor padrão). Os carros que tem a letra “A” são dos moradores da ilha. E os que tiverem a letra “V”, significa que aquele carro está sendo alugado por um visitante.

Achei isso bem interessante!

SONY DSC

** Água **

Eu tinha lido muito na internet de que a água de Aruba era potável, dessalinizada e por fim, era considerada uma das melhores do mundo. Chegando lá, fui me certificar com a moça na recepção e ela confirmou: é possivel tomar água direto da torneira. Então, é só ir até um mercadinho no primeiro dia e comprar uma garrafa de plástico. Onde a gente for, é só encher com água da torneira. Simples assim! Eu fiz isso todos os dias e não tive nenhum problema.

aa1_1200x882

** Iguanas **

Não fazia nem 1 hora que eu tava em Aruba e adivinha? Me dei de cara com uma iguana! Tomei um susto daqueles. Pra falar bem a verdade, quase morri do coração. Mas mesmo assim, eu fui rápida e consegui fotografar! =DD

Eu já tinha lido na internet que as iguanas são nativas da ilha e são frequentemente encontradas em qualquer parte. Mas né, nunca imaginei que elas ficasse circulando livremente entre as piscinas do hotel.

Então, quando estiver em Aruba é bom ficar ligado, pois do nada esses bichos aparecem na nossa frente!

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aruba, Caribe
Booking.com
Deixe o seu comentário...