02.04
2014

Cinco curiosidades sobre Aruba

Muitos lugares nesse mundão tem coisas únicas, alguns tem algumas coisas muito bem pensadas/planejadas, já outras coisas acabam chamando atenção mesmo sem querer.

Nesse post eu vou compartilhar cinco coisas que me chamaram muito atenção em Aruba.

Idioma 

Em Aruba, os idiomas oficiais do país são: papiamento e o holandês. Até aqui nenhuma novidade, certo?!?! O legal é que o papiamento, como é uma mistura de vários idiomas, tem uma pequena influencia do português, então algumas palavras dá pra entender tranquilamente, enquanto outras dá pra decifrar sem maiores dificuldades. Já o holandês é aquele mesmo que a gente ouve na Holanda, que me parece uma mistura de inglês com alemão, totalmente impossível de entender.

a31_1200x844

Fluência em outros idiomas 

Gente, Aruba é a Suíça do Caribe. Essa foi a melhor definição que achei pra essa ilha quando esse é o assunto. Não teve uma pessoa com quem eu tenha conversado que não falasse fluentemente pelo menos 4 ou 5 idiomas. Algumas pessoas falavam até 7 ou 8. Quase igual aqui no Brasil, hein?!?!?

Conversando com o tiozão do táxi que me levou fazer um mini-tour antes de ir embora (nascido e criado lá em Aruba mesmo, como ele me disse diversas vezes), ele me explicou como pra eles é fácil ter fluência em diversos idiomas. Se a gente parar pra pensar, o papiamento é uma língua única que só é falada nas ilhas pertencentes ao Caribe Holandês, já o holandês é falando nas ilhas e na Holanda. Então pra eles se virarem bem com o turismo (que é a principal atividade do país), seria imprescindível falar inglês e espanhol. Nem é difícil imaginar o motivo, pois americanos e canadenses literalmente invadem Aruba o ano todo, assim como Venezuelanos e Colombianos (devido a proximidade geográfica entre os países). Ai como plus vieram a fluência com o francês e o alemão, pois muitos turistas da França, Bélgica e Alemanha vem da Europa em voos da KLM/Air France até Aruba.

E agora, o próximo idioma a entrar na listinha dos arubanos, com certeza, já está sendo o português. Em alguns lugares que fui, quando eu falava que era brasileira ninguém acreditava, sempre achavam que eu era francesa ou belga (não tenho a minima ideia do motivo!) e logo vinham algumas palavras ou frase em português. Algumas pessoas estão vendo que o número de brasileiros estão aumentando ano a ano na ilha, então já estão aprendendo português. Então quem sabe daqui uns 3 ou 5 anos, outro idioma fluente na listinha desse povo ai vai ser o português, sem duvida alguma.

aa2_1200x741

Placa dos Carros

Outra coisa que me chamou atenção em Aruba são as placas dos carros. Além do slogan da ilha “One Happy Island”, a gente vê sempre as mesmas letras, mas com número diferentes (claro).

O fato de as letras das placas serem sempre as mesmas, tem apenas um único motivo: organização. Então, quando a placa tiver as letras “TX” indicam que aquele carro é um táxi (lembrando que os táxis em Aruba não tem uma cor padrão). Os carros que tem a letra “A” são dos moradores da ilha. E os que tiverem a letra “V”, significa que aquele carro está sendo alugado por um visitante. Achei isso bem interessante!

SONY DSC

Água

Eu tinha lido muito na internet de que a água de Aruba era potável, dessalinizada e por fim, era considerada uma das melhores do mundo. Chegando lá, fui me certificar com a moça na recepção e ela confirmou: é possivel tomar água direto da torneira. Então, é só ir até um mercadinho no primeiro dia e comprar uma garrafa de plástico. Onde a gente for, é só encher com água da torneira. Simples assim! Eu fiz isso todos os dias e não tive problema algum (se é que vocês me entendem!).

aa1_1200x882

Iguanas 

Não fazia nem 1 hora que eu tava em Aruba e adivinha? Me dei de cara com uma iguana! Tomei um susto daqueles. Pra falar bem a verdade, quase morri do coração. Mas mesmo assim, eu fui rápida e consegui fotografar! =DD

Eu já tinha lido na internet que as iguanas são nativas da ilha e são frequentemente encontradas em qualquer parte. Mas né, nunca imaginei que elas ficasse circulando livremente entre as piscinas do hotel.

Então, quando estiver em Aruba é bom ficar ligado, pois do nada esses bichos aparecem na nossa frente!

** Precisando de hotel em Aruba? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Aruba

Todos os posts sobre Barbados

Todos os posts sobre St Maartin/Martin

Todos os posts sobre St Kitts e Nevis

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aruba, Caribe
Booking.com
Deixe o seu comentário...