17.05
2014

Beauty: Aparelho nos dentes

Depois de velha meus dentes resolveram se revoltar! Não sei exatamente o que aconteceu, mas o que eu notei foi que um dos meus dentes da frente da parte superior começou a virar e com isso a bagunça geral começou.

Lá se foram mais ou menos uns dois anos, até que a coisa começou a me incomodar muuuuito. Não tive opção e o jeito foi marcar uma consulta com um dentista e ver certinho o que de fato estava acontecendo.

Claro que ao visitar um dentista, ele já sabe mais ou menos o que vai ser necessário fazer, mas só pra confirmar, eu tive que fazer uma série de raio-x, moldes dos dentes, entre outros tipos de exames pra ter uma idéia mais certa de tudo.

E como eu já esperava, ficou confirmado: eu tinha que usar aparelho!

Um dos meus objetivos para esse ano de 2014 era justamente enfrentar essa batalha. Na segunda semana de janeiro eu já marquei a consulta pra iniciar a colocação dos aparelhos nos dentes.

2_1193x900

Mas enquanto esse dia não chegou, eu fiz uma série de buscas na internet sobre o assunto e acabei descobrindo muita coisa interessante, como:

– Tipos de Aparelhos Ortodônticos Fixos: hoje em dia a gente pode escolher qual tipo de aparelho a gente quer, seja por questão estética ou por $$. Além daqueles aparelhos (horríveis) de metal, a gente pode ainda optar por aparelhos de cerâmica ou de safira. Confesso que depois que descobri que eu não iria ser obrigada a usar um aparelho de metal, eu até me animei um pouco!

Entre essas opções, o aparelho de metal já estava totalmente descartado. A duvida maior era entre cerâmica ou safira, mas eu optei pelo aparelho de safira.

Basicamente, o aparelho de safira é assim: os brackets são incolores (parece um vidro) e mais resistentes. No geral é muito dificil sofrer alteração na cor (até agora a unica coisa que fez o meu aparelho ficar um pouco verde foi quando comi melão, aquele com a casca amarela, mas de resto, tudo certo. nem mesmo vinho tinto, pinhão, sucos, picole alteraram a cor). Todo mundo me dizia que usar aparelho era torturante, que cortava toda a boca, que dava aftas, enfim, que era horrível, mas não sei pq, até agora eu não sofri com nada disso. Os brackets desse aparelho de safira me deram a impressão de que são mais “polídos”, ou seja, até agora (já to no quinto mês de uso), não tive nenhum corte, machucado ou afta. To achando ótimo!

– Existem cerinhas que a gente pode usar pra evitar que os brackets fiquem raspando na boca e consequentemente causando cortes ou aftas. Eu ganhei do meu dentista um estojinho com essas cerinhas, mas até hoje não precisei usar.

– Passar fio dental nos dentes é praticamente um programa que exige marcar hora na agenda pra acontecer. Parece exagero, mas passar fio dental e escovar os dentes é impossível de ser feito em questão de 2 minutinhos. Eu levo no minimo uns 10 a 15 minutos. Isso pq o fio dental é um pouco diferente. Esses que eu to usando vem num pacotinho com uns 50 ou 60 fiozinhos que tem a ponta mais dura, o que facilita passar no meio dos dentes. Mas o processo é um pouco demorado, pq as vezes o fio enrosca, as vezes tem que passar mais de uma vez no mesmo dente pra poder limpar e por ai vai.

foto 2_1200x900

– Então eu fiquei pensando, deve existir algo pra agilizar esse processo, impossível que ainda não tenham inventado! Foi ai que eu acabei indo na farmácia e analisei toda a seção de produtos dentários com muita paciência. Acabei descobrindo umas escovinhas milagrosas (o nome oficial dela é: escova interdental)! Depois que eu comprei essas escovinhas o processo de limpar os dentes me encurtou muito todo esse processo. Existem diversos tamanhos pra essas escovinhas, então é bom ficar atento. Essa marca que eu achei na farmácia vende essa escova interdental em cinco tamanhos diferentes: 2 mm, 3 mm, 4 mm, 7 mm e 8 mm. Eu acabei comprando a de 3 mm. Achei ela perfeita! O pacotinho vem com 10 escovinhas, sendo que dá pra usar cada escovinha dessas por uma semana.

– Quando eu tava no Panamá, fui conhecer algumas farmácias de lá pra comprar alguns produtinhos de beleza e claro, acabei indo olhar a seção dos produtos dentários. Achei uma série de coisas diferentes e interessantes, mas entre tudo o que vi por lá, uma coisa me chamou atenção: as escovinhas interdentais pra levar na viagem (ou pra sair). Essa escovinha vem com uma espécie de capinha, que parece um batom. É só puxar a escovinha da capinha, usar e depois guardar. Achei isso genial. Esse outro modelo que comprei aqui no Brasil não tem essa capinha, então essas escovinhas eu deixo em casa. Quando saio pra almoçar/jantar fora ou viajar, agora eu levo essa escovinha interdental com capinha. Achei a idéia ótima e muito higienica.

– Outra coisa que meu dentista me indicou e que no inicio eu achei que poderia ser meio bobagem foi uma escova de dente “especial para quem usa aparelho”. Essa escova é de uma marca suíça, a Curaprox. Mas afinal, qual é o grande diferencial dela? Basicamente é a quantidade de cerdas. Pelo que eu vi, existem 3 tipos dessas escovas, onde a quantidade de cerdas é de 1560 (soft), 3960 (super soft) ou 5460 (ultra soft). Eu optei por comprar a que o meu dentista me aconselhou, que foi a de 5460 cerdas. Ela não é uma escova barata, acho que custa uns 12,00 ou 15,00 reais, não lembro ao certo. Mas olha, vale o investimento! Pq? No dia de fazer uma manutenção e os dentes ficarem latejando por uma semana, usando essa escova a gente nota a diferença. Ela é tão macia, mas tão macia, que parece que não tem nada encostando nos dentes e consequentemente, escovar os dentes não é mais uma tortura.

Minhas considerações finais: ao contrário do que todo mundo me falou (assustou) com relação a usar aparelho nos dentes, eu não achei esse bicho de sete cabeças todo. Não sei se o meu problema é que não é tão grave ou se o aparelho é bom, mas até agora não tive nenhum machucado, corte ou afta na boca. Esses apetrechos dentarios evoluiram muito. Tinha muita coisa que eu nem imaginava que existisse. Tudo isso ajuda bastante a facilita e muito a vida de quem usa aparelho no dia a dia. Existe bastante coisa sendo lançada todos os dias, mas acho que essas dicas que to compartilhando aqui já bastam pra tornar o uso do aparelho nos dentes uma coisa mais simples.

Obs.: Apesar de tudo, eu ainda to contando as horas pra tirar esse aparelho dos dentes! hahaha =D

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Beauty
Booking.com
Deixe o seu comentário...