20.05
2014

Polônia: Informações Práticas

Já faz um tempinho que fiz essa viagem (janeiro de 2011!), mas sempre que vejo uma reportagem ou alguma foto relacionado a Polônia minha curiosidade vem à tona.

Por ser um país pouco visitado por brasileiros, foi bem dificil achar informações pela internet. Muitas atrações na Polônia ainda não tem sites oficiais, quem dirá algo com versão em português, então o jeito foi montar o roteiro baseado em guias e blogs em inglês. Mas o que importa é que no final deu tudo certo!

SONY DSC

Eu não vou dizer que a Polônia fazia parte do meu top 10 de países europeus a serem visitados, pq não seria verdade. Mas conforme eu fui conhecendo colegas poloneses nas aulas de inglês lá em Edimburgo minha curiosidade aumentou e consequentemente as pesquisas relacionadas a esse país também. Mudei totalmente o roteiro do meu “mochilão” pós primeira parte do intercâmbio na Escócia, somente pra incluir esse país.

A Polônia é um daqueles países que por si só já deixa qualquer pessoa curiosa tanto por suas belezas naturais quanto pela sua história triste, porém fascinante. Os poloneses carregam um sofrimento ainda visível nas gerações mais antigas, o país foi totalmente arrasado (Varsóvia conhece melhor do que ninguém esse triste capitulo), mas mesmo assim não se abateu. Muito pelo contrário, quem tiver a oportunidade de visitar a Polônia vai ver um país em constante desenvolvimento, moderno, organizado e que aos poucos está conquistando seu espaço. Foi uma ótima surpresa e claro, preparem-se, que vai vir muita rasgação de seda por ai! Nos próximos posts eu explico melhor o pq!

mapa polonia

## Roteiro ##

Basicamente o roteiro foi de quatro dias. Eu fiquei hospedada todos os dias em Varsóvia e fiz um bate-volta de trem até a Cracóvia. Em resumo, foram 3 dias inteiros em Varsóvia e 1 dia apenas na Cracóvia.

## Visto ##

Brasileiros não precisam de visto pra visitar a Polônia por até 90 dias a turismo e negócios. A Polônia faz parte da União Européia e permite a livre circulação entre países europeu através do Acordo de Schengen.

SONY DSC

É aconselhado levar documentos que comprovem a intenção de apenas fazer turismo, como passagens aéreas, voucher do hotel, passagens de trem e seguro saúde com cobertura de 30 mil euros.

## Como chegar na Polônia ##

Não existem voos direto partindo do Brasil, mas claro que é possível fazer conexão em diversas capitais de países europeus. Quando eu fui, meu voo partiu de Bruxelas, então eu dei prioridade em voar com a companhia aérea de lá, a Brussels Airlines que na época oferecia voo direto com um preço baratex (hoje em dia esse voo só tem com conexão em Munique ou Frankfurt).

SONY DSC

Já no voo da volta eu voei com a cia aérea polonesa, a LOT até o meu próximo destino, Madri. Nesse caso, eu acho que a melhor opção seria essa mesma, voar com a LOT ou pegar um voo com uma empresa de baixo custo como por exemplo a EasyJet ou a Wizz Air (que voa principalmente para os países do leste europeu).

## Imigração ##

Como eu já disse, meu voo partiu de Bruxelas, então eu não precisei passar pela imigração quando cheguei em Varsóvia. Meu voo nesse caso se enquadrava como sendo “doméstico” (dentro do espaço dos países europeus que fazem parte do Acordo de Schengen).

SONY DSC

## Dinheiro: Qual a melhor moeda para levar na Polônia? ##

A moeda da Polônia é o Złoty (PLN). O euro ainda não é aceito em nenhum lugar. Quando cheguei no aeroporto eu tive que trocar um pouco de dinheiro pra pagar as primeiras despesas, mas depois troquei mais um pouco de dinheiro na estação de trem.

SONY DSC

## Aeroporto de Varsóvia e os Meios de transporte até o centro da cidade ##

O Aeroporto Internacional de Varsóvia Frederic Chopin (IATA: WAW) fica super perto do centro da cidade, coisa de uns 10 ou 15 km. Ele tem dois terminais e ao menos o terminal 2 (que foi o terminal que eu fui) era super novinho e moderno.

01192011(001)_1200x876

As opções de transporte entre o aeroporto e o centro de Varsóvia se resumem a: táxi ou ônibus. Como meu voo chegou final de tarde no mês de janeiro (inverno), já tava escuro e eu optei por ir de táxi. Naquela época, o valor que eu paguei foi de 30,00 PLN, que se a gente for converter, não é nenhuma fortuna.

01192011(002)_1200x789

01192011(004)_1200x843

Esse aeroporto é o hub da cia aérea do país, a LOT Polish Airlines. Foi essa a cia aérea que eu utilizei pra ir até o meu próximo destino. Achei essa empresa muito boa. O processo de check-in foi bem tranquilo, os aviões são bem novinhos, o atendimento dos funcionários foi ótimo. Não tenho do que reclamar. O lanchinho servido durante o voo já estava incluido no preço da passagem e eu gostei bastante (eles servem até chocolate suíço da Lindt, dá pra acreditar?!).

01192011(012)_1200x848

## Como ir de trem de Varsóvia a Cracóvia ##

A principal estação de trem de Varsóvia é a estação central, mais conhecida por lá de Warszawa Centralna. Ela ficava bem em frente ao hotel que eu me hospedei e bem perto do Palácio da Cultura (o famoso prédio meio polêmico que foi presente da antiga URSS a Polônia).

SONY DSC

Essa estação é relativamente grandinha e meio confusa e caótica, isso pq boa parte dela fica no subsolo. É meio que um labirinto sem fim. É bom chegar com um bom tempo pra caminhar por lá. Na época, algumas partes ainda estavam em obras (talvez por isso que a coisa era meio desorganizada), mas imagino que agora que a Euro 2012 já aconteceu, as coisas por lá já tenham melhorado.

01172011_1200x873

A empresa que vende passagens pra os trajetos nacionais é a PKP (Polskie Koleje Panstwowe), ou seja, é a empresa do governo polonês. Eu comprei a minha passagem entre Varsóvia e Cracóvia nesse site. Na época existia versão em outros idiomas, porém a tradução não sei pq motivo, nas partes mais importantes simplesmente não acontecia. O jeito foi me aventurar e comprar as passagens em polones. Não foi fácil, mas com o google translator, nada é impossível!

trem varsovia cracovia

Já em Cracóvia, é importante ficar atento com relaçao as estações de trem, pois existem duas estações na cidade. A mais central, ou seja, a mais próxima as atrações turísticas é a Kraków Glówny. A estação é mais bonita e bem mais organizada que a de Varsóvia. E ainda, bem ao lado, fica um shopping bem legalzinho até, com diversas opções pra passar o tempo.

SONY DSC

A frequencia dos trens entre as duas cidades é boa e o trajeto pode ser feito de forma direta ou com paradas. Quem optar por pegar trem direto (que foi o que eu escolhi), o tempo de viagem fica em 2 horas e 30 minutos. Lembro que tinha lido em diversos lugares que os trens na Polônia era bem velhos e imundos, então optei por pagar um pouco mais e fui de primeira classe. Mas ao contrário do que li por ai, ao menos os trens que eu peguei, eram bem novinhos, bem cuidados e limpos.

## Segurança ##

Acho que todo mundo tem uma idéia um pouco errada dos países do leste europeu. Muita gente acha que eles são bagunçados, que existe roubos, que é perigoso andar sozinha a noite, entre outros. Eu tbm tava bem preocupada com essa questão até chegar lá.

SONY DSC

Claro que pra quem vive no Brasil, a gente já tá bem acostumado a tomar cuidado com tudo. Então, pela minha experiência, eu já aviso: a Polônia é um país relativamente seguro.

Os quatro dias que passei lá eu não tive nenhum problema. Claro que não abusei, mas caminhei por diversas partes de Varsóvia e Cracovia e nunca tive nenhum problema. Apenas evitei ficar na rua até muito tarde, então por volta de umas 22:00 horas (no máximo), eu já tava de volta pro hotel.

SONY DSC

## Em resumo ##

Se a Polônia nunca fez parte da sua listinha de países a serem visitados, pode ter certeza que depois dessa série de posts essa idéia vai mudar. Com toda a certeza eu ainda quero voltar pra conhecer outros lugares e pq não, revisitar essas duas cidades que eu já conheci e adorei!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas atualmente morando em Curitiba-PR. Já morou em Edimburgo, a capital da Escócia por quase 2 anos. Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Cracóvia, Polônia, Varsóvia
Booking.com
  1. Fernanda Scafi 21/05/2014 | 23:41

    Ainda bem que vc começou, quero ler os próximos posts!!!

    • Contando as Horas 24/05/2014 | 00:13

      Oi, Fernanda

      Esse ano quero ver se dou um jeito de colocar todas as viagens em dia aqui no blog. Tá dificil, mas acho que consigo! =D

  2. Dani Polis 05/06/2014 | 15:41

    Guria, eu sempre tive vontade de conhecer a Polônia! Lembro que quando o Papa João Paulo morreu, passaram várias imagens de lá, e eu achei bem bonito!
    Adorei ver seu post, quero mais!
    Ta difícil decidir pra qual lugar do mundo ir! ahaha

    Beijo.

    • Contando as Horas 06/06/2014 | 16:01

      Oi, Dani

      Tu sabe que eu nunca tinha pensado em ir a Polônia? Foi em Edimburgo que a Polônia entrou na minha listinha, diversos colegas eram de lá. Me falaram tanto do país, vi tantas fotos, que tbm quis conhecer!

      Os próximos posts tão demorando pra aparecer, pq as fotos estão no meu note antigo, que faleceu essa semana. To no empenho pra recuperar as fotos! Mas logo logo (eu espero), eu termino de escrever esses posts.

      Ah sim, eu tbm to sempre nesse mesmo dilema. Pra onde vai ser a próxima viagem? Fico olhando o mapa por dias e dias.. hahahaa Coisa que só vc e outros viajantes vão entender!! =DDD

  3. Ana Vitoria 07/05/2015 | 21:14

    Olá…
    Eu para Polônia,Cracóvia em 2016 com o JMJ e estou muito nervosa com a viajem; será minha primeira viagem internacional. E graças a você a suas dicas me sinto um pouco mais segura, mais estou super ansiosa para ver os outros post. O que você disse é verdade é bem difícil achar um site que fale sobre a polônia na internet, e se acha e em inglês. Por isso eu agradeço a você é boa sorte para as suas próximas viagens. E não esquece de posta tudo aqui ;)

    • Contando as Horas 11/05/2015 | 19:14

      Oi, Ana

      As vezes eu demoro um pouco pra postar aqui no blog, mas uma hora aparece. Aos poucos vou colocando os posts em dia.

      Nossa, a Polônia foi um dos países que mais me surprendeu. Gostei muito mesmo. Sei bem como é essa ansiedade pré primeira viagem, mas quando a gente lê bastante sobre o destino e se prepara bem, a chance de dar algo errado é muito pequena.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  4. Ieda Maria 27/05/2015 | 09:30

    Olá…
    Eu vou para Polônia,Cracóvia em 2016 com o JMJ e estou precisando de uma informação:qual a moeda que vc. aconselha levar para usar lá, o Euro ou o
    Zloti??? Já tentei encontrar a moeda polonesa no Brasil,mas não consigo encontrar.
    Obrigada, abrçs!!!

    • Contando as Horas 27/05/2015 | 19:53

      Olá, Ieda

      A moeda da Polônia é o Złoty (PLN). Pelo que sei, o euro ainda não é aceito normalmente por lá. Aqui no Brasil é dificil encontrar mesmo, mas chegando na Polonia, vc pode trocar um pouco de dinheiro no aeroporto para as primeiras despesas e depois vc troca o restante no centro (geralmente as conversões são melhores que nos aeroportos).

  5. Larissa 19/07/2015 | 16:50

    É melhor levar real pra polonia ou euro pra trocar la?

    • Contando as Horas 30/07/2015 | 11:50

      Oi, Larissa

      O melhor é vc levar Złoty (PLN), que é a moeda oficial da Polônia, mas se vc não conseguir, o euro é muito mais fácil de trocar lá do que o real. Na verdade, não acho muita vantagem vc trocar real por lá não.

  6. Renata Antunes 25/08/2015 | 00:55

    Olá Bruna!!
    Estou na mesma dúvida que muitos aqui e seu blog ajudou muito!
    Vc citou que trocou também o zloty numa estação de trem. Em Cracóvia também dá pra trocar na estação de trem, você sabe??
    Obrigadíssimo!!

    • Contando as Horas 25/08/2015 | 14:03

      Oi, Renata

      Não sei te dizer, mas acho que sim. A estação de trem de Cracóvia era mais organizada do que a de Varsóvia. Mas não lembro se la tinha casa de cambio. Mas no centro da cidade tem sim, mas não tenho agora nenhuma pra te indicar, não lembro mais desses detalhes.

  7. Celinha 27/08/2015 | 16:38

    Olá. Boa tarde!
    ótimas as suas informações!!!
    Gostaria de saber sobre o trem noturno… vc sabe dizer os destinos desses trens noturnos??
    o povo de lá é legal, educado?
    é verdade que eles não gostam de dá informações em inglês? nem nos estabelecimentos?
    e a comida lá é boa? e o preço???

  8. Celinha 27/08/2015 | 16:40

    ah, qual é o fuso horário BR – POLONIA?

    • Contando as Horas 28/08/2015 | 00:52

      Oi, Celinha

      Infelizmente não sei dos horários dos trens noturnos. A unica vez que peguei foi de Varsóvia pra Cracóvia, mas foi como um bate-volta, fui de manhã e voltei no final da tarde.

      Sim, eles no geral são tranquilos. Não são suuuper simpáticos, mas não tenho do que reclamar. Na verdade, a maioria das pessoas não falam inglês por lá, exceto em lugares bem turísticos. Se vc abordar qualquer pessoa na rua pra pedir informação, é bem provável que eles não falem em inglês. O ideal é sempre ir direto em pessoas mais jovens, onde as chances de vc achar alguém que fale em inglês são maiores.

      A comida eu achei normal, eles tem os pratos típicos mas diversos restaurantes servem pratos internacionais. Certeza que os preços são mais baratos do que Paris, Londres, Roma, Madri…

      Atualmente a diferença de fuso horário com relação ao Brasil é de 5 horas a mais na Polônia.

  9. Irena 27/01/2016 | 21:16

    Na Polônia o cambio se faz com facilidade no” Kantor”, quase em cada rua da encontrar, também nas estações de trem e de ônibus. No Kantor não faz cambio de real. Levar em dólares ou euro. Pode ser esta informação seja útil para alguém. Boa viagem. Polônia é minha pátria.

  10. Carlos 04/03/2016 | 01:39

    Oi,
    Eu vou passar 6 semanas na Polônia no próximo verão europeu, eu to ansioso e com um pouco de medo também porque só falo inglês e a cidade que vou ficar (Kielce) não faz parte da rota turística, mas pretendo conhecer os principais lugares do país. Eu queria saber se você tem dicas de países vizinhos que dá pra conhecer durante finais de semanas. Tava pensando em Praga e Budapeste, mas minha experiência de Europa é zero.

    Ótimo blog.

    • Contando as Horas 06/03/2016 | 19:12

      Oi, Carlos

      Você pode ir a qualquer pais que faz fronteira com a Polônia, como Alemanha, Rep Tcheca, Eslovaquia, Lituânia e ainda, tem todos os países escandinavos e a Russia, que também podem ser boas opções.

  11. Wesley 23/03/2016 | 18:34

    Boa tarde, eu gostaria de ir para a Polônia em busca de trabalho e estudo. Alguem sabe me informar se consigo trabalhar sendo estrangeiro ?

    • Contando as Horas 31/03/2016 | 17:13

      Oi, Wesley

      Infelizmente não sei detalhes sobre como funciona essa questão. Vc ja tentou se informar com a Embaixada da Polônia no Brasil sobre essa questão? Questões legais, como visto, esse tipo de coisa? Vou ficar te devendo essa informação.

  12. Flor 25/04/2016 | 08:59

    Pois é, também gostaria de saber como funciona visto de estudo e trabalho. Será que a imigração é fácil se souber polones? Para empresas deve ser fácil contratar, falando a lingua, se o governo permite… Eu venho fazendo aulas de polones no Preply, alguém conhece? To por passar um tempo por la. Agora vendo suas fotos deu mais vontade ainda <3 hehe

    • Contando as Horas 30/04/2016 | 16:17

      Oi, Flor

      Infelizmente não sei maiores detalhes sobre essas questões. Estive na Polônia por 4 dias apenas e a turismo. Vou ficar te devendo essas infos.

  13. Fatima 09/05/2016 | 16:15

    Oi Bruna,
    Adorei seus comentários sobre a Polônia. Tenho vontade de conhecer e Varsóvia e Cracóvia. Estava dando uma olhada no site de trens e não entendi como comprar o ticket ida e volta para o mesmo dia. Só tem as opções Departure e Arrival. Você pode me ajudar.
    Abraços.
    Fátima

    • Contando as Horas 10/05/2016 | 01:16

      Oi, Fatima

      Você vai adorar a Polônia!! Foi uma bela surpresa!
      Então… Você pode comprar no site (http://www.intercity.pl/en/), na lateral direita tem Buy Tickets, ai é só ir preenchendo as infos. Super tranquilo!!

      Ah, Varsóvia você acha como Warszawa Centralna (estação central de Varsóvia) e Cracóvia seria Kraków Główny (estação melhor localizada em Cracóvia, a que fica mais perto do centro histórico e do castelo).

      • Fatima 11/05/2016 | 10:26

        Obrigada Bruna!
        abraços

  14. Fatima 11/05/2016 | 10:42

    Bruna,
    Fui tentar e só consigo comprar o bilhete de ida. Não consigo comprar ida e volta.
    Realmente não entendi!!!!
    Help
    bjs

    • Contando as Horas 11/05/2016 | 14:37

      Oi, Fatima

      Pra quando é essa tua viagem? O que pode ta acontecendo é que a data da tua viagem de volta seja a mais tempo do que os 3 meses permitidos pra comprar com antecedência pelo site. Se caso for isso, vc deve esperar até dar os 3 meses certinho da data de ida e volta dessa viagem, assim vc consegue concluir a compra dessas passagens.

      • Fatima 11/05/2016 | 15:24

        Oi Bruna
        A viagem será (tomara) em outubro, mas, eu fiz uma simulação para agora. Eu consigo simular a compra para ida mas não ida e volta. Não consigo mandar a imagem mas aparece escrito assim:

        From:
        To:
        ——— (lugar para data)
        ——— (lugar para horário)

        ( ) Departure ( ) arrival

        Search (botão de procura)

        Não tem ( ) day trip

        Desculpe a amolação.
        bj
        Fátima

        • Fatima 12/05/2016 | 15:23

          Oi Bruna
          Já entendi. Mandei um email pra eles e fui informada que não tem como comprar bate volta. Tem que comprar separado.
          Obrigada pela paciência.
          bjs
          Fátima

          • Contando as Horas 13/05/2016 | 14:26

            Oi, Fatima

            Que bom que tudo ficou esclarecido, pq essa história estava um pouco estranha hehe.
            =DD

  15. André Jarduli 07/06/2016 | 23:19

    Boa noite, tudo bem? Goastaria de saber se consigo trocar real em sloty na polonia? ou melhor levar euro? E sobre comprar um chip prepago? Obrigado!

    OBS: vou JMJ

    • Contando as Horas 09/06/2016 | 16:13

      Oi, André

      Não, é muito dificil conseguir trocar real por qualquer moeda na Europa. Melhor você levar euro. Não comprei chip enquanto estive na Polônia, pq só fiquei 4 dias e no hotel tinha wifi gratuito, mas talvez seja uma boa ideia, dependendo da quantidade de dias que você for ficar.

  16. EDSON 30/06/2016 | 09:42

    Olá Bruna, vou estar na Polonia em agosto 2016, você comentou sobre troca de real e euro por Złoty (PLN), gostaria de saber se consigo sacar em caixa eletronico na Polonia valores em Złoty (PLN) da minha conta corrente no Brasil.

    • Contando as Horas 30/06/2016 | 16:22

      Oi, Edson

      Essa minha viagem aconteceu em 2011. Esses tempos um leitor aqui do blog disse que já estão aceitando euro comumente, então acredito que se vc levar apenas euros, não haverá necessidade de trocar por zloty.

  17. Décio Lavos Coimbra 04/07/2016 | 00:59

    Bruna, só depois de já perguntar no seu post sobre Cracóvia que vi este, onde você parece responder mais. A dúvida (lá e cá) é sobre como é a “relação com a língua deles”. Pretendo passar mais de 30 dias por lá (várias cidades pequenas também, tudo de carro) e, pelo que você dá a entender (por nunca ter reclamado a respeito) parece ser fácil (ler as placas, entender alguma direção que é dada, etc.). Confesso que isso é o que me preocupa mais (apavorei só de ver sua passagem de trem, hehe). Placas de ruas, informações culturais/turísticas, a gente se vira bem com o inglês? Novamente obrigado.

    • Contando as Horas 06/07/2016 | 15:40

      Oi, Décio

      Te respondi no outro comentário, no post de Cracóvia. Eu consegui me virar relativamente bem, mas estudei direitinho as duas cidades. Quase não precisei pedir informação. Olhei milhões de vezes os mapas de como ir do hotel até algum lugar em Varsóvia. O mesmo vale pra Cracóvia, eu já sabia como ir nos lugares. Não sabia que existiam as placas em inglês na parte mais turística da cidade, portanto, anotei os nomes em português, inglês e polonês. Então já sabia o nome das atrações nos 3 idiomas. Pode ser que hoje em dia a Polônia esteja mais tranquila nesse sentido, pois em 2012 (ano seguinte a minha visita) o pais recebeu a Euro 2012 e acho que isso tenha ajudado o pais a melhorar a estrutura para o inglês.

      Não sei te dizer como é a situação nas cidades menores, cidades menos turísticas, mas acredito que se vc se preparar bem, for com boa parte programado e tudo devidamente anotado, acho que vc não terá grandes problemas.

      • Décio Lavos Coimbra 06/07/2016 | 17:43

        Novamente, obrigado. Abraço.

  18. Helena Calzolari 18/10/2016 | 11:43

    Tenho minha passagem marcada para Varsóvia para o dia 3 de Novembro. Meu amigo Polonês disse que lá não aceitam Euros. Como faço ? Em Londrina Paraná não tem Zloty

    • Contando as Horas 27/10/2016 | 03:45

      Oi, Helena

      Algumas pessoas já passaram aqui no blog e falaram que o euro ja esta sendo aceito. Não sei se em todos os lugares l, mas ao chegar lá vc pode trocar euros por zloty se for o caso.

Deixe o seu comentário...